Por que as hortênsias não florescem e o que fazer a respeito?
A hortênsia é justamente considerada a verdadeira decoração de qualquer jardim, suas grandes bolas de flores perfuradas de cores delicadas parecem espetaculares tanto em uma única plantação como em uma sebe. Apesar da natureza despretensiosa deste arbusto chique, nem todo jardineiro é capaz de atingir uma floração exuberante e longa.
Em nosso artigo, iremos nos deter em mais detalhes sobre as razões pelas quais as hortênsias de rua dão apenas uma massa verde e não formam flores.
Condições necessárias para floração
Normalmente a hortênsia, com os devidos cuidados, forma um arbusto espetacular, consistindo de 5 a 7 inflorescências. Esta planta torna-se o principal elemento decorativo no campo ou no jardim florido da casa. As hortênsias florescem em meados do verão, quando o número de dias de sol aumenta significativamente, e uma alta temperatura estável é estabelecida à noite. O final da floração é em setembro.
Para para que a hortênsia delicie os seus proprietários com uma floração exuberante e longa, os arbustos requerem poda obrigatória. - tem um forte efeito no crescimento dos rebentos verdes e na abundância da floração. O procedimento executado incorretamente torna-se a principal razão pela qual as hortênsias de rua formam uma folhagem.
A rega desempenha um papel importante, a hortênsia responde bem à água, até o seu nome é traduzido do latim como "uma tigela de umidade". A cultura precisa de hidratação frequente e abundante. Durante o período quente do verão, cada planta precisa ser regada duas vezes por semana, porém, se estiver chuvoso, a quantidade de irrigação pode ser reduzida, enquanto o volume de água é ajustado dependendo do clima.
Lembre-se: arbustos jovens que só recentemente foram plantados no solo geralmente têm raízes enfraquecidas e demoram algum tempo a fim de se fortalecer totalmente e começar a formar hastes de flores. É por isso que a floração completa da hortênsia ocorre apenas no quarto ano de crescimento da planta.
Se ela não te deixa feliz com suas flores logo após o plantio, você não deve entrar em pânico, continue regando e fertilizando o bichinho verde e no futuro você poderá obter lindas plantações em todas as estações.
Os motivos de sua ausência
Razões pelas quais Street Hydrangea não forma pedúnculos e botões, pode ser diferente:
- a composição do solo não é adequada para a planta;
- o sistema radicular está enfraquecido e pouco desenvolvido;
- regime de irrigação incorreto;
- problemas de iluminação;
- excesso ou, inversamente, falta de fertilizantes;
- congelamento de brotos;
- local de pouso errado;
- doenças e pragas de jardim;
- poda incorreta.
Na hora de comprar material de plantio, é aconselhável entrar em contato com viveiros especializados. Ao escolher um arbusto de hortênsia de jardim no mercado e em uma loja pouco conhecida, muitos preferem exemplares com floração abundante. No entanto, na prática, isso nem sempre se torna um indicador de boa saúde vegetal. Na maioria dos casos, estimulantes de crescimento são usados para dar uma apresentação à muda. O fato é que tais amplificadores criam uma carga aumentada nas características vegetativas das hortênsias, posteriormente tais arbustos não formam flores por muito tempo, e às vezes acontece que os proprietários não veem floração alguma.É melhor recusar imediatamente a compra de tal muda e escolher um espécime sem floração.
Ao comprar material de plantio, certifique-se de que a planta não seja uma estufa - esse material cria raízes muito precárias em campo aberto.
Erros na alimentação geralmente causam a falta de inflorescências em uma hortênsia de jardim. A introdução de fertilizantes contendo nitrogênio no solo estimula o crescimento ativo da massa verde, os fertilizantes de potássio e fósforo têm um efeito benéfico sobre a floração, seu esplendor e duração. Os cultivadores inexperientes acreditam que as hortênsias de rua não precisam de nitrogênio para o aparecimento das flores - e isso é um grande erro. Os preparados de nitrogênio contribuem para a formação de brotos, nos quais os botões são colocados no outono, ejetando os caules das flores na estação de crescimento subsequente, mas esses fertilizantes precisam ser aplicados apenas na primavera. No verão, a ênfase deve ser dada aos preparados contendo potássio e fósforo - eles manterão a duração da floração.
Com o início do outono, as hortênsias precisam de compostos de fósforo - com a ajuda deles, a flor conseguirá sobreviver ao inverno e manter todos os botões intactos.
A hortênsia pode não produzir pedúnculos devido à poda analfabeta - esta é uma das razões mais comuns para a não floração. Se você cortar todos os brotos no outono, a planta nunca florescerá na próxima primavera. O fato é que botões que devem florescer começam a se formar no outono... É importante que hibernem e possam acordar com o início do calor, portanto, a poda de outono deve ser limitada à remoção de ramos secos, rebentos enfraquecidos e crescidos, também é necessário cortar os arbustos que crescem para dentro - eles piorar o estado decorativo da planta.
Lembre-se de que os botões se formam no topo dos brotos, portanto, não há necessidade de encurtar os galhos saudáveis das hortênsias.
Um fator de floração fraca ou sua ausência completa pode ser a falta de iluminação. Isso é bastante comum em áreas onde a luz solar natural está disponível de forma limitada. Para resolver o problema, você precisa configurar iluminação adicional ou mover a planta para um local onde haja luz solar suficiente.
Hortênsia muitas vezes não forma botões devido ao congelamento dos botões no inverno. A maioria das variedades despretensiosas de hortênsia tolera facilmente o frio, mas nos últimos anos os invernos têm pouca neve, então a hortênsia precisa ser coberta para o inverno, e quanto antes você fizer isso, melhor. É ideal para realizar todo o trabalho necessário na segunda década de setembro. Em clima seco e calmo, os brotos flexíveis do arbusto são cuidadosamente dobrados ao substrato e fixados com grampos de jardim. Os rebentos lenhosos frequentemente se partem com uma forte fixação, pelo que podem ser aplicadas pedras grandes, tijolos ou uma camada de ramos de abeto. Em seguida, o arbusto é coberto com agrofibra ou outro material não tecido. Lembre-se: a ventilação de alta qualidade deve ser mantida sob o abrigo, de forma que o filme plástico não pode ser usado. De cima, o arbusto é polvilhado com turfa ou solo com uma camada de 8-15 cm e coberto com agulhas.
O abrigo é removido na primavera, após o derretimento final da neve e o estabelecimento de uma temperatura estável acima de zero durante o dia e à noite.
Métodos de resolução de problemas
Refira-se que a época de cultivo de hortênsias de diferentes variedades apresenta características próprias e com o objetivo de para resolver o problema da falta de flores, deve-se indagar sobre as peculiaridades do desenvolvimento de uma determinada variedade.
- Paniculata. Esta espécie distingue-se por um longo período de desenvolvimento, a primeira floração ocorre apenas na idade de 5-6 anos. O motivo mais comum para a falta de botões é a composição e estrutura da terra. Variedades paniculadas preferem acidez moderada e argila; pedúnculos simplesmente não aparecem em argila pesada, arenitos e solo pobre.
Para uma floração longa e abundante, deve-se testar o solo, fornecer a acidez necessária e aplicar constantemente a cobertura.
- Hortênsia de folhas grandes. O motivo mais comum para a ausência de botões desta variedade é o congelamento, já que tal arbusto só pode tolerar geadas de até -18 graus, em áreas com invernos frios, a cultura precisará de um abrigo protetor.
Os botões de proteção são formados exclusivamente nos brotos da última safra, e este fator deve ser levado em consideração no corte. Se a poda foi realizada sob o toco, a planta florescerá apenas no segundo ou terceiro ano.
Lembre-se de que esta é uma das variedades de hortênsias que mais ama a umidade, por isso precisa de rega abundante e frequente, pelo menos uma vez por semana, de 2 a 4 baldes por arbusto. Quando a água é escassa, as plantas produzem muito poucas flores pequenas.
- Hortênsia semelhante a uma árvore. Pertence às variedades de floração mais longas. A formação da flor começa a partir do quinto ano de vida da planta. Hortênsia semelhante a uma árvore distingue-se por uma maior necessidade de umidade; em épocas de seca, sem regar, os arbustos simplesmente param no desenvolvimento e não liberam pedúnculos. Para a floração de longo prazo, a planta requer pelo menos 6 regas abundantes por temporada.
Esta hortênsia forma inflorescências nos brotos sazonais, então a poda não afeta a formação dos botões de forma alguma - esses arbustos podem ser cortados como você quiser e quando quiser.
Conselhos sobre cuidados
Se a planta for plantada em local confortável, todas as regras básicas da tecnologia agrícola são observadas, a hortênsia não sofre doenças e ataques de insetos-praga e não floresce por mais de 5 anos - estimulação adicional será necessária. Para fazer a cultura florescer, fertilizantes minerais e misturas de nutrientes devem ser usados. O top curativo deve ser feito esporadicamente ou de acordo com o esquema. Aqui estão algumas opções eficazes para estimular a floração.
- Imediatamente após o derretimento da neve, o fertilizante Pokon é aplicado ao solo para nutrir os caules e fortalecer o sistema radicular. Composição com alta atividade, todas as dosagens necessárias estão indicadas na embalagem.
- De maio a junho, a hortênsia deve ser regada com uma solução de nitroammofoska na proporção de 2 colheres de sopa. eu. em um balde de água ou uma mistura complexa para arbustos com flores ornamentais, o intervalo entre cada fertilização é de 2 semanas.
- Para aumentar o esplendor da floração, é necessário realizar regularmente curativos líquidos ou granulares ao longo de toda a estação de crescimento, especialmente de maio a julho, durante este período a cultura responde bem ao superfosfato de potássio (1 colher de sopa. L. Por 10 l de agua). Fertika pode ser usado a partir de misturas prontas.
- Uma alimentação única com GreenWorld, que foi criado especificamente para hortênsias e rododendros, ajuda a aumentar significativamente o número total e a qualidade dos botões. A cobertura é realizada na primavera, na fase de emergência da segunda folha.
- Com o início do outono, você pode alimentar a hortênsia com fertilizantes orgânicos, o que facilitará o preparo para o inverno. Neste momento, húmus ou esterco podre servirão, cobertura com lascas, serragem ou agulhas ajudará a manter a umidade sob os arbustos.
Nota: as preparações que contêm cal não devem ser utilizadas para estimular a floração de hortênsias, não se deve alimentar a cultura com cinzas de madeira. O fato é que tais misturas reduzem a acidez do solo, o que prejudica o aspecto da planta e prejudica sua capacidade de floração.
Para obter informações sobre por que a hortênsia não floresce e o que fazer a respeito, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.