Hortênsia nos Urais: variedades adequadas e segredos de cultivo
A hortênsia é uma das flores mais belas conhecidas dos jardineiros desde os tempos antigos. A pátria desta planta exótica é o Leste Asiático, mas as hortênsias podem ser cultivadas em várias partes do mundo, incluindo os Urais.
Qual é o melhor para plantar?
Nem todas as variedades podem ser cultivadas em regiões frias do país. Uma hortênsia de jardim que vai decorar um terreno pessoal nos Urais, em primeiro lugar, deve ser resistente ao inverno. Os jardineiros locais podem querer considerar variedades paniculadas ou semelhantes a árvores.
No entanto, essas flores provavelmente precisarão de um abrigo confiável para o inverno. Afinal, os invernos nos Urais são bastante frios e em geadas severas, a planta simplesmente morre. Agora, para entender mais claramente a favor de qual flor convém fazer a sua escolha, vale a pena considerar as variedades mais famosas e queridas por muitos.
Panícula de hortênsia
Existem muitas variedades dessas hortênsias, mas nas regiões frias dos Urais o seguinte irá enraizar melhor.
- Dardos Little-Dot. É um pequeno arbusto bonito, cuja altura varia entre 75-85 centímetros. As flores são de cor branca e são coletadas em grandes inflorescências. Após algumas semanas de floração, sua cor torna-se rosa pálido. A hortênsia floresce da segunda semana de julho até o final do verão.
Esta variedade pode suportar geadas severas, até -28 graus.
- Limelight Pieter Zwijnenburg. Esta é uma planta mais alta. Essas hortênsias atingem uma altura de 2 a 2,5 metros. Muitas vezes esta variedade é usada para decorar parques ou jardins.
As flores brancas, quase cremosas, da hortênsia da panícula ficam lindas em qualquer lugar. A floração também começa em meados do verão, mas vai até o final de setembro. A planta é bastante resistente ao frio.
- Exclusivo - Esta é outra variedade de hortênsia que pode sobreviver a geadas de até -35 graus, mesmo sem abrigo. O arbusto em si é grande o suficiente, decorado com enormes inflorescências brancas. No final da floração, tornam-se quase rosados.
- Vanille Fraise. A altura deste arbusto não ultrapassa 1,5m As flores são brancas, quase cremosas. Com o tempo, suas pétalas ficam vermelhas. Esta variedade de hortênsias pode sobreviver a geadas de até -28 graus, por isso precisa de abrigo.
- Kyushu é um enorme arbusto, cuja altura chega a 3 metros. As flores brancas são coletadas em belas inflorescências ligeiramente oblongas. Esta hortênsia pode suportar geadas severas, o que permite que os jardineiros não pensem em proteger o arbusto durante o inverno.
Hortênsia de árvore
Hortênsias semelhantes a árvores também têm o mesmo sucesso nas frias regiões dos Urais, possuindo um grande número de variedades resistentes a geadas severas.
- Annabelle - uma das variedades mais populares, cuja pátria é a América. Este é um belo arbusto com uma copa extensa, cuja altura não ultrapassa 1,5 metros. Flores verdes claras podem deliciar outras pessoas de meados de julho ao final de setembro. A planta pode resistir a geadas de até -38 graus, por isso não precisa de abrigo durante o período de inverno.
- Sterilis ao contrário de outras variedades de hortênsias de jardim, ela floresce por muito tempo. O processo começa em julho e vai até meados e, em alguns casos, até o final de outubro. No início, as flores são de cor verde claro e, no final da floração, tornam-se totalmente brancas. Esta hortênsia é resistente ao gelo e pode suportar temperaturas de até -33 graus.
Regras de pouso
Antes de começar a plantar esta planta, você precisa decidir sobre um local. Deve ser silencioso e bem protegido de ventos ou correntes de ar. Na verdade, em áreas abertas, a hortênsia não se desenvolve bem. Também vale a pena cuidar para que o solo ao lado da hortênsia não seque. Os proprietários também precisam garantir que a água perto do arbusto não estagnará, pois isso fará com que as raízes se decomponham rapidamente, e a bela planta murchará e poderá até morrer.
Para que a hortênsia de jardim se desenvolva corretamente, os profissionais recomendam plantá-la em solo levemente ácido.
Nos Urais, essas terras são extremamente raras. Portanto, ao plantar, é imperativo adicionar turfa para acidificar a terra. É melhor plantar hortênsias no início da primavera, depois que todas as geadas já passaram.
Primeiro você precisa começar a preparar o buraco. Deve ter 50 centímetros de profundidade e largura. Em seguida, você precisa colocar 30 litros de água decantada nele e deixá-lo por um dia para que a terra fique bem saturada de umidade.
Em seguida, você precisa preencher 1 parte de húmus, 2 partes de turfa, 1 parte de areia e 2 partes de terra comum. Lá você também precisa adicionar 20 gramas de uréia, 25 gramas de potássio sulfúrico e 55 gramas de superfosfato. Antes de plantar o futuro arbusto, é preciso cortar todo o excesso de brotos, e também cortar um pouco as raízes. Em seguida, você precisa mergulhar a muda no buraco e cobri-la com terra. Nesse caso, o colar da raiz deve ficar nivelado com o solo. Imediatamente após o plantio, a hortênsia deve ser regada com água, e o local ao redor do arbusto deve ser coberto com agulhas de uma árvore conífera.
Recursos de cuidados
Cultivar uma planta tão bonita em campo aberto é uma atividade para quem não se importa em perder tempo cuidando do jardim. Hortênsias precisam ser regadas e alimentadas em tempo hábil. Além disso, deve ser capaz de prepará-lo adequadamente para o inverno Ural.
Rega
É necessário umedecer o solo ao redor do arbusto regularmente, principalmente em um período em que não chove há muito tempo. Os especialistas recomendam o uso de água com a adição de uma solução de manganês para irrigação. Será o suficiente para adicionar 2 gramas por 1 litro de água. Isso ajudará a tornar as inflorescências mais viçosas e bonitas.
Fertilizante
Para cultivar uma hortênsia saudável nos Urais, você deve usar regularmente cobertura. Você pode escolher fertilizantes orgânicos e minerais. Isso deve ser feito pelo menos 4 vezes por ano. Em primeiro lugar, é preciso "alimentar" a planta, que hibernou e se prepara para um novo período de floração.
Em seguida, você precisa aplicar fertilizantes 2 vezes por mês. Inicialmente, são usados uréia, potássio e superfosfato. Depois que os botões aparecem, basta adicionar potássio e superfosfato. Todas as dosagens estão indicadas nas embalagens dos fertilizantes adquiridos.
No final do verão, 1 balde de húmus ou composto deve ser adicionado sob cada arbusto. É importante notar que as hortênsias estão entre as plantas que podem ser fertilizadas com os produtos mais inusitados. Por exemplo, use iogurte comum ou kefir para esses fins. Só neste caso devem ser diluídos em água. Deve ser usado duas vezes mais que um leite fermentado.
O pão já seco também é adequado como fertilizante. Deve ser encharcado com água e depois esmigalhado sob um arbusto.
Abrigo para o inverno
A preparação para o inverno é um procedimento igualmente importante, principalmente se a planta for plantada em uma região como os Urais. As hortênsias resistentes à geada mais "fortes" no inverno, mesmo sem abrigo. No entanto, nos Urais, a temperatura às vezes pode cair abaixo daquela a que estão adaptados. No frio extremo, as raízes morrem. Para evitar que isso aconteça, os arbustos devem ser cobertos por enquanto.
Os preparativos para o inverno devem começar antes do início da geada. A primeira coisa a fazer é remova as folhas em todos os brotos existentes. Depois disso, a bucha deve ser bem puxada com uma corda e, em seguida, envolvida com o material de cobertura selecionado.
Em seguida, a planta deve ser dobrada ao solo e então fixada com tijolos ou pedras. De cima, o arbusto de hortênsia deve ser polvilhado com serragem ou coberto com ramos de abeto. Depois disso, tudo também deve ser coberto com material de cobertura ou filme.
Alguns jardineiros usam uma moldura como abrigo. Nesse caso, a hortênsia não precisa ser inclinada até o solo. Basta colocar uma moldura de metal sobre ele e preenchê-lo com folhas secas, serragem ou agulhas de abeto. Para mais confiança, o quadro também é coberto por um filme na parte superior.
Assim que esquentar, a bucha pode ser aberta um pouco. No entanto, vale a pena divulgar totalmente a hortênsia apenas quando houver cem por cento de confiança de que a estação das geadas já terminou.
Poda
Outro ponto importante é a poda da hortênsia. Isso é feito para que o arbusto fique mais saudável e viçoso. Após a poda correta, a planta agrada aos olhos com uma grande abundância de inflorescências.
Ao longo da temporada, você precisa monitorar o formato do arbusto. Se isso não for feito, a planta ficará mal cuidada. Além disso, as flores ficarão menores com o tempo. Este procedimento é melhor realizado no início da primavera.
Após o inverno, os arbustos devem ser bem inspecionados. Entre eles, você deve escolher os tiros mais fortes. Deve haver cerca de 8 a 10 deles. Todos os brotos quebrados e secos devem ser removidos imediatamente. O mesmo pode ser feito com galhos congelados. Eles devem ser cortados em uma fibra saudável.
Alguns jardineiros experientes deixam apenas alguns botões no fundo do arbusto. Neste caso, o arbusto de hortênsia será decorado com apenas alguns botões.
No entanto, todos eles serão muito grandes e bonitos.
Além disso, o arbusto como um todo ficará mais atraente. Além disso, deve-se lembrar que inflorescências muito grandes podem quebrar os galhos com seu peso. Para evitar que isso aconteça, você precisará realizar regularmente podas decorativas.
Você precisa cuidar da hortênsia no outono. Neste momento, é necessário fazer podas higiênicas de todos os brotos. Cada um deles deve ser cortado ao meio. Isso ajudará a planta a sobreviver ao inverno com muito mais facilidade. Além disso, neste caso, a planta será mais fácil de cobrir.
Opções de criação
Existem várias maneiras de propagar esta planta. Dependendo de suas capacidades, você pode fazer isso com sementes, dividindo o arbusto, usando camadas, prole ou estacas.
Sementes
Esta opção é a mais difícil e demorada. A semeadura da hortênsia deve ocorrer no início de março. O solo deve estar ligeiramente úmido. Neste caso, não é necessário borrifar adicionalmente. Depois de semear as sementes, cubra o recipiente com papel alumínio. As plantas germinadas devem ser mantidas em uma sala onde a temperatura não desça abaixo de 21-23 graus.
Após 3-4 semanas, os primeiros brotos começarão a aparecer. Em seguida, eles precisam ser cultivados por 2 anos. Quando sua altura chega a 35 centímetros, as mudas podem ser movidas para o jardim. Esta opção de criação é adequada apenas para as variedades de hortênsias que existem na natureza e não foram criadas por criadores.
Estacas
Este é o método de criação mais popular usado pelos jardineiros. Vale a pena colher o material no meio do verão, quando é hora de florir. É melhor escolher estacas de rebentos laterais jovens. Cada corte deve ter 1-2 botões.
Você precisa cortá-los pela manhã, para que possam reter a umidade em si mesmos, o que significa que criarão raízes mais rapidamente. Em seguida, as mudas devem ser colocadas em água, à qual foi adicionado previamente um estimulador de crescimento.
Quando aparecerem as primeiras raízes, será possível plantar as mudas no substrato previamente preparado. A mistura deve consistir em uma parte de areia e duas partes de turfa. Eles precisam ser regados diariamente. As folhas novas devem aparecer em um mês. Depois disso, as mudas devem ser cultivadas por mais 2 anos e só então plantadas em campo aberto.
Esse processo leva muito tempo, mas a planta acaba ficando saudável e bonita.
Camadas
Escolhendo essa opção de criação, o procedimento deve ser adiado até a primavera. Primeiro você precisa cavar o solo perto do arbusto, depois fazer vários sulcos, cuja profundidade não deve ser superior a 2-3 centímetros. Os tiros devem ser colocados lá. Eles precisam ser fixados com pequenos veados feitos de galhos. Então vale a pena borrifar tudo com terra.
No início do outono, cada camada deve formar brotos jovens. Quando sua altura atinge pelo menos 20 centímetros, os arbustos jovens devem ser trincados. Então você precisa repetir este procedimento todas as semanas. No início de outubro, todas as camadas devem ser desenterradas e divididas. A altura de cada nova muda deve ser de pelo menos meio metro.
Depois de separá-los, você precisa cavá-los. E só um ano depois, os futuros arbustos podem ser plantados em um local preparado com antecedência.
Filhos
Este método não é adequado para todos. Para que a planta se enraíze, no outono é necessário retirar uma pequena camada de terra junto com os rebentos. Então com muito cuidado é necessário separá-lo do arbusto principal e transplantá-lo para um local preparado para o cultivo.
Ao dividir o arbusto
Assim, a hortênsia é dividida apenas quando os jardineiros decidem transplantá-la para outro local. Na maioria das vezes, o transplante é feito no início de março. O arbusto deve primeiro ser regado, espere um pouco e só depois desenterrá-lo.
Em seguida, as raízes da hortênsia devem ser enxaguadas em água corrente para remover a sujeira restante. Então você pode começar a dividir o próprio arbusto. Depois, é preciso cortar os brotos, bem como as raízes e plantar as plantas nos covas feitas previamente.
Doenças e pragas
Existem várias criaturas perigosas que pode prejudicar muito as hortênsias.
- Aphid. Este inseto se alimenta de suco, após o qual deixa uma secreção doce. A reprodução é muito rápida. Para a luta, você pode usar remédios populares.
Por exemplo, você pode pegar 150 gramas de alho amassado e despejar 3 litros de água sobre eles. Após dois dias, você precisa adicionar ½ parte de sabão em pó ralado. A pulverização com esta tintura deve ser realizada até que o pulgão desapareça completamente.
- O ácaro vive nas folhas, mais precisamente, no seu lado interno. Neste caso, eles começam a amarelar, padrões semelhantes a uma teia de aranha aparecem neles. Para a luta, você pode usar remédios populares e produtos químicos.
- Lesmas geralmente aparecem em arbustos muito densos. Eles comem as folhas, o que torna a hortênsia completamente sem atrativos. Você pode usar o moluscicida para lutar.
As hortênsias precisam ser protegidas não apenas de pragas. Várias doenças também podem prejudicar o mato.
Aqui estão os problemas mais comuns e suas causas.
- O amarelecimento e a queda das folhas são comuns. Problemas nas folhas são causados pela luz solar direta. O motivo também pode ser o alagamento do solo, a falta de fertilizantes, a baixa acidez do solo.
- O escurecimento das folhas ocorre como resultado do uso de água dura durante a rega. Além disso, este fenômeno é possível no caso de queda brusca de temperatura ou surgimento de correntes de ar fortes.
- A peronosporose é uma doença caracterizada pelo aparecimento de pequenas manchas oleosas na planta. Para prevenir a doença, é necessário tratar todo o arbusto com uma solução de sulfato de cobre e sabão. É melhor pulverizar à noite.
- A clorose aparece em uma planta quando não há ferro suficiente. Nesse caso, as folhas ficam muito mais claras e as nervuras permanecem as mesmas escuras. Além disso, alguns rebentos secam e os botões enrolam. Para combater esta doença, você pode usar medicamentos populares adquiridos em lojas especializadas, por exemplo, "Ferovit" ou "Anticlorose".
Como alternativa, você pode usar uma solução de potássio.O suficiente serão 35 gramas dessa substância em um balde d'água.
Resumindo, podemos dizer que, com os devidos cuidados, as hortênsias podem crescer muito exuberantes e bonitas até nos Urais.
O vídeo a seguir vai falar sobre como a hortênsia é cultivada nos Urais.
Bem. Você é inteligente.
O comentário foi enviado com sucesso.