Como cobrir uma hortênsia do inverno?
Muitos jardineiros há muito se apaixonam por uma planta tão bela e espetacular como a hortênsia. Arbustos fofos, repletos de inflorescências exuberantes, têm placas de folha com dentes verdes brilhantes, podem mudar de cor e parecem simplesmente luxuosos. No entanto, apesar de sua despretensão, eles requerem cuidados cuidadosos. A invernada merece atenção, que, se abordada de forma incorreta, pode prejudicar a planta ou até matá-la.
Que flores precisam de abrigo?
Hortênsia é representada por aproximadamente 70-80 variedades. Nem todos são adequados para o cultivo em nosso país. A planta é bastante despretensiosa, o que não pode deixar de agradar aos jardineiros, mas nem todas as suas espécies são resistentes ao inverno. Portanto, ele frequentemente precisa de treinamento especial e abrigo durante o tempo frio.
Deve-se notar que algumas variedades não precisam de abrigo. Basicamente, é necessário para plantas jovens durante os primeiros 2-3 anos de vida. Quanto às regiões do sul da Rússia, tal procedimento não é, em princípio, relevante devido ao clima.
Recomenda-se cobrir apenas as espécies que florescerão nos brotos do ano passado. Os botões de flores danificados pela geada não podem brotar.
Deve-se notar que panícula de hortênsia mais capaz de suportar o frio. Ela não tem medo de que a temperatura caia para -40 graus. Portanto, você pode prescindir de um abrigo sério, basta cobrir o solo ao redor do círculo do tronco para preservar o sistema radicular. Se a região não for diferenciada por snaps a frio anormais, você pode ignorar este momento. Devo dizer que os caules das hortênsias paniculadas raramente congelam ligeiramente.
Hortênsia de árvore também caracterizado pela resistência a baixas temperaturas. No entanto, se a área de cultivo é caracterizada por geadas severas, você deve pensar em um abrigo completo, caso contrário, os rebentos podem congelar. Mas se por algum motivo não funcionou, está tudo bem. A árvore ainda florescerá, pois se distingue por sua rápida recuperação com o início dos dias quentes.
Um dos representantes mais famosos é hortênsia de folhas grandes... Mas é caracterizado por um baixo grau de resistência ao inverno, respectivamente, os especialistas recomendam cultivá-lo em climas quentes ou temperados. Nas regiões do norte, você deve cuidar do abrigo. É possível que o congelamento completo não ocorra, no entanto, o arbusto não agradará com uma floração exuberante na próxima estação. Deve-se notar que a resistência à geada mudará com o tempo.
Qualquer uma das variedades deve ser completamente coberta por 2-3 anos após o plantio. A maioria das plantas maduras e saudáveis tolera muito bem o frio.
Tempo ideal
Não é segredo que as diferentes regiões do nosso país diferem no clima. Portanto, não é tão difícil adivinhar que o momento ideal de abrigo também irá variar. A faixa sul da Rússia pode muito bem passar sem este procedimento, mas nas regiões mais frias, os jardineiros começam a pensar em abrigo no final do verão e início do outono... Você pode destacar especialmente a zona média e a região de Moscou, os Urais, a Sibéria e a região de Leningrado.
Já na Rússia central, os procedimentos de cobertura das plantas para o inverno começam na segunda quinzena de outubro. Normalmente, nessas datas, a temperatura já cai abaixo de 0 graus à noite.Para variedades resistentes ao inverno, a cobertura completa não é necessária. Deve-se dizer que nessas latitudes a temperatura média do ar no inverno é de cerca de -15 graus, e uma série de variedades se sente bem, mesmo com uma leitura de termômetro de -35 graus.
Botões de flores em arbustos paniculados e arbóreos se formarão em novos brotos, respectivamente, a luz e o frio de curto prazo não prejudicam os arbustos e não são capazes de afetar adversamente sua aparência. Um procedimento como cobertura morta é suficiente. Vale a pena tratar o círculo periósteo, e a planta sobreviverá perfeitamente ao inverno. Já a hortênsia de folhas grandes deve ser coberta.
As flores aparecem nos brotos do ano passado, portanto, não devem congelar. Também vale a pena abrigar mudas com menos de 2 anos.
Os Urais são conhecidos por seus invernos rigorosos. Isso obriga os jardineiros a levar muito a sério seus preparativos de inverno. Os arbustos são cuidadosamente cobertos de várias maneiras. As atividades preparatórias começam aproximadamente a partir de outubro. Já a Sibéria é caracterizada por geadas anormais que podem persistir por muito tempo. Portanto, a espécie mais indicada para o cultivo nesta região é a panícula de hortênsia. Entre o resto, distingue-se pela sua resistência especial ao gelo.
mas no entanto, não se deve recusar a fechar, pode ser organizado já a partir do início de outubro... As variedades de folhas grandes são adequadas para o cultivo em vasos, que podem ser transferidos para a casa durante a estação fria. A região de Leningrado é caracterizada por fortes nevascas. Seu clima não permite fazer grandes abrigos de inverno para hortênsias. Isso se aplica a espécies de paniculados e árvores. A neve cobrirá os arbustos, protegendo-os do frio. As variedades de folhas grandes devem ser cobertas em meados de outubro.
Como você pode fechá-lo?
Os materiais de cobertura são diferentes. Alguns deles são adequados para esconder hortênsias para o inverno. Alguns são até permitidos para combinar uns com os outros. Os principais são folhas, galhos, falsos tecidos, polietileno e estopa. As folhas são um material orgânico de cobertura, porém, por si só, não serão suficientes para proteger a hortênsia da geada. Você precisa colocar outra coisa por cima, só que neste caso a planta estará quente. No entanto, você pode fazer o oposto: primeiro, o material é esticado em uma moldura especial e as folhas são cobertas por cima.
Perfeito como um esconderijo folhas de bordo e folhas de castanheiro... Eles têm uma vantagem significativa, pois não têm tempo para apodrecer durante o inverno. Os especialistas categoricamente não recomendam o uso de folhas caídas de árvores frutíferas ou arbustos de bagas. Relativo ramos de ramos de abeto, são um dos materiais de cobertura mais comuns. Na maioria das vezes, eles são jogados sobre folhas secas ou outro abrigo, uma vez que os ramos do abeto em si não serão suficientes para proteger a hortênsia da geada. Você não deve quebrar ou cortar galhos deliberadamente; você pode encontrar material quebrado suficiente na floresta ou parque que pode ser usado. É muito conveniente se o local tiver suas próprias coníferas, os resíduos após a poda são bastante úteis neste caso.
Além disso, deve ser dito sobre material de cobertura não tecido... Seu papel pode ser desempenhado por lutrasil ou spunbond. Eles também são merecidamente populares entre os jardineiros. Os materiais são respiráveis, o que é uma vantagem indiscutível.
É possível cobrir uma hortênsia em apenas 2-3 camadas; para a Rússia central, isso é suficiente; no entanto, em alguns casos, 4-5 delas podem ser necessárias.
Se você organizar esse abrigo, a hortênsia não precisará de neve. O material é preso a arcos especialmente instalados. Além disso, o número de camadas pode ser aumentado de acordo com as mudanças de temperatura e camadas podem ser adicionadas próximo ao inverno. Lutrasil é à prova d'água e não precisa ser removido muito cedo. A serapilheira é ótima para esconder hortênsias de folhas grandes. Precisa ser puxado em 2-3 camadas, após o que um filme plástico deve ser colocado por cima. É necessário garantir que haja pequenas aberturas nas bordas. No início da primavera, o filme deve ser removido, pois a temperatura sob ele aumentará constantemente com a chegada do calor.
Em seguida, você deve falar sobre envoltório de plástico... Deve-se notar que o material de cobertura pode ser um excelente análogo disso. O filme não é respirável, o que não é uma vantagem. Sim, protege perfeitamente a planta do excesso de umidade, mas no que diz respeito à hortênsia, isso não é particularmente necessário. Além disso, com o aumento da temperatura, o abrigo torna-se quente e abafado. É melhor esticar o filme sobre um tecido não tecido e deixar buracos para ventilação. Isso ajudará a evitar a formação de condensação. O polietileno é removido no início da primavera.
Regras e dicas
Criar um abrigo não é o único momento para preparar hortênsias para o inverno. Há um conjunto de recomendações de jardineiros experientes. Os eventos não exigem muito tempo e esforço, o principal é concluí-los a tempo, e também não se esqueça da sequência. Na maioria das vezes, a poda das hortênsias é feita no início da primavera. No entanto, antes do início do inverno, eles também precisarão de atenção e cuidados. Durante este período, é feita a poda sanitária, respectivamente, são retirados os ramos e inflorescências danificados e ressecados, e é aplicado nas secções o var de jardim ou um agente protetor especial.
As folhas caídas devem ser coletadas e destruídas. Quanto à hortênsia de folhas grandes, a folhagem da parte inferior é removida logo no início do outono. Isso ajuda os brotos a se tornarem lenhosos, o que significa que se tornarão mais resistentes à geada. Antes do frio, também é retirada a restante folhagem, com exceção da parte superior, que protegerá os botões florais. As inflorescências secas em alguns casos não podem ser retiradas, saindo para o inverno. Isso é verdade se a planta não foi planejada para ser coberta, respectivamente, ela vai encantar os olhos com sua aparência original. Os cachos não devem ser deixados se o arbusto estiver completamente coberto com algum material, especialmente se tiver menos de 3 anos.
Mais perto do início do outono, você pode alimentar a hortênsia com fertilizantes de potássio e fósforo. A rega é interrompida em meados de setembro. Você pode tentar proteger a hortênsia de folhas grandes tanto quanto possível do excesso de umidade, cobrindo-a com um filme.
Se for possível criar um abrigo usando material de cobertura, você precisará proceder da seguinte forma. Uma cerca protetora de cerca de 1 metro de altura é feita ao redor do arbusto. Devem permanecer cerca de 10 centímetros das paredes até os brotos. A folhagem seca é colocada no interior, e no topo a estrutura é coberta com material não tecido ou polietileno.
Quanto à retirada do abrigo, não há necessidade de pressa aqui. Não vale a pena retirá-la com a chegada do primeiro calor, pois a neve pode provocar queimaduras solares. O material deve ser removido lentamente, camada por camada. Quando a neve começa a derreter ativamente, você pode remover o polietileno. Com o estabelecimento dos dias quentes, é necessário verificar como a hortênsia sobreviveu ao inverno. Isso é feito em meados de maio, quando não se espera mais geadas.
O procedimento é melhor realizado em tempo nublado, isso excluirá a possibilidade de queimaduras solares. Você não pode abrir a fábrica imediatamente, mas para começar por um tempo nas horas da manhã e à noite. Depois disso, a cobertura morta é removida e a terra ao redor do arbusto é solta. Se estiver seco, é necessário regar. Nesse caso, a água deve estar morna, pode-se acidificar um pouco com ácido cítrico.
Em seguida, é realizada a poda. Cada broto deve ter 3-4 botões após ele. Galhos secos e brotos com mais de 4 anos de idade são removidos.O procedimento é feito antes que as folhas comecem a se formar, a menos que a hortênsia seja danificada durante o inverno.
Nessa situação, são as primeiras folhas que vão mostrar quais partes da planta precisam ser removidas. Após a poda, o arbusto recebe fertilização com nitrogênio.
Veja abaixo o preparo correto das hortênsias para o inverno.
O comentário foi enviado com sucesso.