Como propagar hortênsia?
Comprar um arbusto de hortênsia em um vaso é fácil, você não precisa pensar em como propagar uma planta existente. Mas apenas multiplicando o que já está crescendo em seu site, você não gasta dinheiro extra, controla todo o processo e, por fim, aborda a solução do problema de forma criativa. Além disso, não há nada assustador na reprodução de hortênsias.
Cronometragem
Por que ainda às vezes é impossível evitar a reprodução independente do arbusto - se mudas de uma linda hortênsia que floresce para a inveja de todos são compartilhadas com você, é simplesmente estúpido recusar um "material genético" tão magnífico. Finalmente, mesmo se você comprar uma planta, certifique-se de cortá-la... A hortênsia no jardim deve crescer a partir de uma pequena muda, então é mais provável que se "registre" na sua área.
Na primavera
A primavera é uma boa época para a reprodução. Neste momento, você pode "dissecar" hortênsias de folhas grandes, em forma de árvore e de panícula. E faça isso de forma otimizada, dividindo o arbusto. As partes separadas têm excelente tempo para germinar em um novo local até o outono, o que lhes proporciona um inverno tranquilo. Se você pretende propagar a planta por sementes, precisa fazer isso em março. Se a separação da descendência for uma primavera quente (apenas parecida com uma árvore e com folhas grandes).
Verão
O solstício de verão é considerado por muitos especialistas como a época ideal para a reprodução do arbusto. Em julho, todos os tipos de hortênsia podem ser propagados por estacas - há grande probabilidade de eficácia da operação neste mês. O período em que a planta enche os botões é mais favorável para o corte de estacas.
Em julho, a hortênsia ainda tinha botões, e os brotos não tiveram tempo de crescer. Os rebentos de arbustos velhos já não são cortados, são rejuvenescidos e espera-se que apareçam rebentos jovens.
O enraizamento das estacas ocorre geralmente em meados de agosto, altura em que se recomenda o seu transplante para um local permanente.
No outono
Às vezes, eles estão empenhados em dividir o arbusto no outono, essa escolha pode ser bem-sucedida, mas as chances de uma operação bem-sucedida são menores do que fazer o mesmo na primavera. Mas, no outono, você pode lidar com segurança com a separação dos descendentes de todas as variedades de hortênsias.
Os caminhos
Em forma de árvore, paniculada, de folhas grandes - todas essas espécies podem ser propagadas independentemente. E o caminho escolhida como base para a reprodução, não uma: sementes, descendentes, estacas, bem como estratificação e divisão do arbusto, você pode propagar hortênsias com sucesso. Qual método é mais rápido e fácil, não se pode dizer com certeza. Os cortes mais populares, mas cada método tem desvantagens e vantagens.
Sementes
As sementes de hortênsia são grãos pequenos, marrom-escuros e oblongos. Sua aparência é bastante modesta, você não espera que hortênsias exuberantes cresçam a partir de sementes imperceptíveis.
Como entender que as sementes são de alta qualidade:
- estão livres de manchas e vestígios de mofo;
- as sementes não devem ser congeladas, úmidas, lentas;
- exteriormente, devem corresponder às características varietais.
Você mesmo pode coletar as sementes no final da temporada, você precisa armazená-las em temperatura ambiente em um local seco. Pelo método da semente, a hortênsia de jardim se reproduz com mais sucesso.
O principal objetivo da reprodução de sementes é a seleção, mas se não houver estacas, semear com sementes também pode ser uma medida produtiva.
Processo de semeadura de sementes.
- Em uma caixa com furos de drenagem feitos e altura de 20 cm, o solo é despejado, deixando 3 cm até a borda.
- Sementes secas de alta qualidade são colocadas na superfície do solo. Não adianta aprofundá-los.Polvilhe-os com areia por cima e, em seguida, despeje o substrato com moderação.
- Em seguida, você precisa fazer uma estufa - cubra a caixa com filme transparente ou vidro.
- Se as sementes foram plantadas em vasos de flores, então você pode fazer com elas ainda mais fácil - cubra com uma jarra de vidro comum.
- Remova o abrigo periodicamente para irrigação e ventilação.
- Assim que aparecerem brotos, a estufa deve ser removida. A germinação geralmente leva 2 semanas.
Mantenha o solo de envasamento moderadamente úmido. Regue o solo com água suave e estável. Não se esqueça de afrouxar o solo periodicamente. A luz para as sementes em germinação precisa ser brilhante, mas difusa. Quando as primeiras 2-3 folhas aparecem, as mudas precisam ser desbastadas e colocadas em vasos separados. Deve ser mergulhado novamente em maio, quando os brotos atingem 8 cm. Em casa, as hortênsias são mantidas por 2 anos, e quando atingem 35 cm podem ser transplantadas para solo aberto.
Em climas quentes, vasos de arbustos jovens costumam ser levados para fora para endurecer (mas não durante a noite). Corte os botões das mudas imediatamente - caso contrário, a planta gastará energia na floração, e sua tarefa é formar um rizoma forte.
Estacas
Este método pode ser considerado o mais simples, mas é o mais exigido e regulamentado. Para estacas, estacas com caule lignificado não são retiradas, mas brotos verdes são o que você precisa.
É costume fazer mudas de hortênsias no auge do verão. Mas a opção de enxertia em dias quentes de primavera, quando os brotos se formam nos arbustos, não está excluída.
Características de estacas.
- Escolha um broto lateral forte que tenha 2 ou 3 pares de folhas. As folhas inferiores devem ser removidas.
- Corte o talo no fundo com uma faca em um ângulo de 45 graus. O corte deve ser feito meio centímetro abaixo do nó.
- Todas as outras folhas precisam ser cortadas ao meio. A parte superior do corte é cortada a 90 graus.
- Para o enraizamento, pegue recipientes de plástico com orifícios, os recipientes são preenchidos com uma composição de areia e turfa 1 a 2.
- O solo é regado, os cortes são polvilhados com Kornevin ou você pode mergulhar as fatias em Epin.
- As estacas são plantadas no solo com 3 cm de profundidade, o intervalo entre as plantações é de 5 cm.
Borrife as mudas plantadas com água de um borrifador, cubra-as com algo transparente em forma de tampa. Limpe a condensação com panos. Regue as mudas pelo menos uma vez por semana, coloque um recipiente com elas em uma área sombreada. Em cerca de um mês, as raízes aparecerão, as folhas começarão a se desenvolver.
As mudas criarão raízes em meados de agosto, após o que serão transplantadas para um novo local. Não se esqueça de cobrir os arbustos para o inverno, para que as geadas não ameacem as raízes jovens.
Ao dividir o arbusto
Para plantar uma planta, primeiro você precisa encontrar um bom lugar. A área correta é aquela onde a planta vai “curtir” o sol pela manhã e à tarde, e na hora do almoço poderá se esconder parcialmente na sombra. Se você planeja fazer uma borda de floração, é necessário afastar-se dos caminhos para que o arbusto se desenvolva.
Etapas do processo.
- Cave um buraco no local selecionado. Seu tamanho dependerá do sistema radicular da delenka (o tamanho ideal é 50/50/50).
- Prepare o solo - o teor de pH nele deve ser igual a 5. A turfa marrom é ideal para o solo. Os especialistas podem recomendar uma receita de solo comprovada: 2 partes de solo de jardim, 2 partes de húmus, 1 parte de areia de rio, 1 parte de turfa. Encha o caroço com nutriente.
- O diafragma deve ser instalado de forma que seu colar raiz fique acima do solo. Preencha os espaços vazios com solo e compacto.
- Regue a planta abundantemente com água. Encha o solo se o solo ceder após a rega.
- Cubra a superfície do solo com turfa e serragem de abeto. Corte os brotos, deixando alguns botões em cada um.
E diretamente sobre como dividir adequadamente o arbusto em si: desenterrá-lo e limpá-lo da terra. Lave o sistema radicular em uma solução de manganês. O arbusto é dividido em divisões com um sistema radicular completo e 3-5 pontos de crescimento.As raízes devem ser aparadas antes do plantio. Polvilhe os locais de corte com carvão ativado para desinfecção.
Camadas
É comum propagar hortênsias em camadas no início da primavera, mesmo antes da formação dos botões. Primeiro, faz sentido cavar o terreno ao redor do arbusto, então ele deve ser nivelado. Em seguida, o produtor faz sulcos radiais de 2 cm de profundidade. Para evitar que os galhos se endireitem, você precisará prendê-los com estilingues caseiros e, em seguida, polvilhar um pouco com terra.
Para que as raízes se formem mais rapidamente, nas camadas na frente do primeiro rim desenvolvido a partir de baixo, uma constrição é feita em algumas voltas de um fio fino e grosso. No final de agosto, vários brotos jovens devem ter crescido em cada uma das camadas. Assim que crescem até 20 cm, precisam ser amontoados. O re-amontoamento deve ser feito após uma semana. E isso deve ser feito até que o monte atinja 25 cm.
Em outubro, as camadas precisam ser escavadas e, em seguida, os brotos formados devem ser separados uns dos outros. Sua altura já chegará a meio metro. As mudas devem ser cavadas e na primavera podem ser plantadas no jardim. Só depois de um ano é recomendado que sejam plantadas em seu lugar.
Filhos
Este método ajuda a criar folhas largas e outros tipos de hortênsias com rebentos jovens. O método em si não é ruim, mas requer concentração máxima e cautela.
Algoritmo de reprodução.
- Ao lado do arbusto de hortênsia, é necessário remover a camada superior do solo para que as raízes fiquem expostas nesta área. Faça isso com cuidado para não danificar o sistema radicular.
- O rebento da talha deve ser separado junto com a parte da raiz. Se você identificar vários desses brotos, estará protegendo a operação de reprodução.
- Os rebentos são plantados imediatamente na rua, no jardim, porque já estão adaptados ao ambiente da rua.
- Então os brotos crescem no jardim por um ou dois anos, e então eles já estão determinados a lugares permanentes.
Preparação para o plantio no solo
A preparação é um processo sério e com vários componentes. Claro, é extremamente importante quão corretamente o lugar permanente para o arbusto é escolhido. Os requisitos para a escolha de um local de pouso no solo são os seguintes.
- Hortênsia é uma planta que adora umidade, mas não aceita umidade estagnada. Portanto, locais pantanosos, planícies, bem como locais onde o lençol freático é alto, não são adequados para o pouso.
- A planta requer luz solar, mas suave e dosada. Mais locais ensolarados de hortênsias são necessários apenas nos Urais, na Sibéria, na região de Leningrado.
- A área onde crescem hortênsias também deve ser protegida de ventos frios e fortes. Mas a circulação normal do ar continua sendo um requisito importante para a escolha de um local para uma hortênsia.
- A hortênsia precisa de um solo nutritivo, solto e suficientemente absorvente de umidade com uma reação levemente ácida. Solos argilosos e solos com reação alcalina não funcionarão.
- Claro, considere os "vizinhos" também. A hortênsia, adjacente a astilba, buxo, hosta, parece ótima. Essas três combinações já se tornaram clássicos do paisagismo. Mas você não deve plantar uma hortênsia ao lado de outras árvores e arbustos que tenham um sistema radicular raso. As plantas vão oprimir umas às outras.
Sempre prepare o local e o fosso de pouso com antecedência. Isso pode ser feito com antecedência no outono ou um mês antes do desembarque. O sistema radicular da hortênsia é tal que é necessária uma preparação cuidadosa do local, tanto em largura como em profundidade. Se você decidir plantar várias mudas de arbusto de uma vez, mantenha uma distância de 1 m entre os arbustos, e melhor - 1,5 m. Se você plantar um arbusto para formar uma cerca viva, mantenha uma distância de 70 cm.
Limpe o próprio local de pouso de detritos, raízes, ervas daninhas e pedras. Idealmente, se você desenterrar o solo junto com a turfa de pântano alto e, em seguida, soltá-lo com um ancinho.
Faz sentido fertilizar o fosso com matéria orgânica e minerais. O reabastecimento para o fosso pode ser o seguinte:
- turfa alta (ácida) - 1 ação;
- composto - 1 ação;
- ureia - 15 g;
- superfosfato - 60 g;
- sulfato de potássio - 25 g.
Tudo isso deve ser bem misturado.
Se você não tem que escolher o solo e se vê obrigado a plantar a hortênsia em solo pesado, argiloso, quase infértil, a cova deverá ser preparada com especial responsabilidade. O fundo da cova deve ser disposto com liteira de coníferas ou agulhas podres em forma de serragem. Além disso, 2/3 do poço é preenchido com a seguinte composição:
- 2 parcelas de terra frondosa;
- 2 partes de húmus;
- 1 porção de areia de rio;
- 1 ação de turfa ácida de alto pântano.
Quando a cova estiver pronta, deve ser bem retirada, para que o solo seja de burro.
É preciso preparar as próprias mudas, mas com isso é mais fácil: elas preparam apenas o material que tem o sistema radicular aberto. Antes de plantar, mergulhe as raízes da muda em uma solução de qualquer estimulador de formação de raízes de alta qualidade (o mesmo "Kornevin" ou análogos).
E então começa o processo de cuidar da planta. A propósito, no Japão, a hortênsia é chamada de "anseio por água", portanto, a flor responde à água... Uma vez por semana, ou com menos frequência, coloque vários baldes de água diretamente sob a raiz do arbusto, para que você possa controlar a umidade necessária no solo.
Se, depois de uma reprodução bem-sucedida (em qualquer uma das maneiras acima) e de um plantio bem-sucedido no solo, você ainda não esperou que a hortênsia florescia, então erros foram cometidos. A floração pode não ocorrer devido à falta de nitrogênio no solo, devido à poda inadequada ou preparação para o inverno, finalmente, devido à iluminação muito forte.
O cultivo de hortênsias não é o processo mais fácil, mas agradável e com várias etapas. Você não deve desistir de cultivar este belo arbusto, mesmo que ainda não tenha adquirido um terreno e uma casa sobre ele. Tente cultivar uma hortênsia na varanda e, então, quando a planta for plantada no solo, você estará pronto não só mentalmente, mas também informacionalmente para o processo de reprodução independente.
3 maneiras fáceis de propagar hortênsia no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.