Como podar uma hortênsia corretamente?

Contente
  1. Época ideal do ano
  2. Tipos de poda
  3. Ferramentas e acessórios necessários
  4. De quais instrumentos estamos falando?
  5. Como podar diferentes tipos de hortênsias?
  6. Dicas úteis
  7. Cuidados de acompanhamento

Hortênsia (Hortênsia) é apreciada por muitos jardineiros por sua beleza, variedade de cores, floração durante todo o verão, fácil cuidado. A principal coisa que uma planta precisa é de rega abundante (o nome de uma flor se traduz como "um vaso com água"). Mas para ter muitas inflorescências grandes, elas precisam ser alimentadas em tempo hábil e, o mais importante, devem ser cortadas corretamente e no prazo. É a poda que confere decoratividade aos diferentes tipos e variedades de hortênsias. Nosso artigo irá lhe dizer como cortar adequadamente esta ou aquela forma de planta.

Época ideal do ano

Para determinar a época de maior sucesso para a poda de uma hortênsia, você precisa saber a que espécie ela pertence (arbusto, árvore, cipó). Além disso, é necessário levar em consideração as variedades, que são divididas em dois grupos de acordo com a observância das regras de poda.

O primeiro grupo inclui hortênsias que florescem nos brotos do ano passado. Estas são as seguintes variedades:

  • folhas de carvalho;
  • folhas grandes;
  • serrilhada;
  • hortênsia Sargent (Sargent);
  • peciolado.

Aqui estão alguns exemplos desse grupo: Expression, Ever Peppermint, Endless Summer, You & Me.

Hortênsias do segundo grupo formam botões em rebentos jovens que cresceram no ano atual. Estas são subespécies em forma de árvore e paniculadas, representadas pelas seguintes variedades: Dart's Little Dot, Pinky Winky, Hayes Starburst, Annabelle e muitos outros.

As plantas do primeiro grupo são limpas na primavera, quando os botões começam a inchar. Anteriormente, isso não podia ser feito, pois os botões indicariam o local de origem dos novos ramos. Se será em março ou abril, depende da zona climática e do clima atual. Por exemplo, nas latitudes ao sul, a faixa do meio, onde os novos brotos crescem mais rápido, a hortênsia é limpa com mais cuidado. Caso contrário, em vez de flores, a massa verde crescerá.

Nas regiões do norte, além dos Urais, na Sibéria, onde o crescimento é lento, a poda é realizada com moderação. Alguns produtores acreditam que a hortênsia de folhas grandes não precisa ser cortada na primavera. Ou faça apenas podas higiênicas leves.

E para as variedades do segundo grupo, a formação de rebentos é importante. Portanto, na primavera, eles cortam ramos velhos e doentes, crescendo para dentro. Um máximo de 3 pares de rins são deixados em processos saudáveis. Se o procedimento for realizado corretamente, um broto com uma inflorescência exuberante no final se formará de cada botão no verão.

É impossível apertar com poda, caso contrário a flor não terá tempo de amadurecer e preparar-se para a geada. Mas durante todo o verão, a poda sanitária deve ser feita. Se em junho você descobrir que o arbusto cresceu muito, brotos extras cresceram, então você precisa cortá-los sem se arrepender.

Mas é melhor fazer isso após a floração. Para fazer isso, corte o galho em 1/3 no entrenó mais próximo.

No outono, a planta precisa de poda e preparo para o inverno. Muitos amantes desta flor dizem que não removem os gorros depois de terem desbotado. No inverno, eles parecem muito bonitos contra o fundo de neve. Mas, com uma grande quantidade, pressiona esse herbário de flores e pode quebrar galhos finos. Antes de preparar a planta para a hibernação, os ramos que crescem para dentro são removidos das árvores. Em arbustos adultos, árvores, cipós, o excesso de brotos é encurtado.

Em geral, no outono é muito conveniente formar uma coroa, já que a planta está em um estado de "meio-sono" - o suco não será liberado abundantemente, o formato da planta, doente, excesso e galhos secos são melhores visível. E os floricultores têm mais tempo no outono.

Assim, para a poda, a época mais adequada pode ser chamada de primavera e outono, mas a higienização de verão não prejudicará a planta... E o resultado será uma coroa exuberante, o rejuvenescimento do arbusto, um aumento no número e no tamanho das flores.

Tipos de poda

Muitos amantes de hortênsias não cortam seus animais de estimação. Mas com o tempo, essa planta vai ficando com uma aparência feia, os botões vão ficar menores, devido ao grande número de brotos, as flores vão parar de se formar completamente. Para evitar estes problemas, proceda à poda.

Com base nas funções, existem 4 tipos de corte: higiênico, modelador, estimulante, rejuvenescedor. Se necessário, eles são combinados ou executados separadamente.

Sanitário

Para se livrar dos brotos secos, velhos, doentes, tortos e desnecessários, realizam podas sanitárias. Isso é o que você precisa fazer no início da primavera. Afinal, durante o inverno, os galhos podiam congelar, quebrar com o peso da neve. Após o corte, vale a pena examinar cuidadosamente o arbusto (árvore) novamente: se houver ramos que crescem dentro da copa, eles também precisam ser cortados.

Formativo

Eles começam a formar um arbusto por 2-3 anos. No primeiro ano, a planta se adapta e forma um sistema radicular. Mas então, para dar-lhe a forma desejada, estimule o crescimento de ramos fortes, distribua as inflorescências pela copa e faça uma poda formativa. Na primavera, enquanto não há massa verde, os ramos e botões do esqueleto são claramente visíveis, dos quais brotam. É durante este período que o crescimento do ano passado é reduzido em 1/5 - 1/3 do comprimento, deixando 2-3 botões. É importante livrar-se dos galhos fracos e deixar os fortes apontando para fora.

Para organizar a formação corretamente, você precisa levar em consideração as características específicas.

  • Na hortênsia de folhas grandes, os botões desbotados são cortados, deixando novos ramos sem floração.
  • Uma árvore é freqüentemente formada a partir da variedade paniculada, removendo ramos fracos e de crescimento interno. Para formar ramos fortes em uma árvore, eles são encurtados por apenas 1-2 botões. Se no local de plantio eu gostaria de ver um arbusto, então a muda é enterrada, dando a oportunidade de fazer novos brotos do solo.
  • Hortênsias semelhantes a árvores também começam a se formar em 2 a 3 anos. No segundo ano, os brotos são cortados de forma que restem 3-4 botões. A principal tarefa é formar ramos esqueléticos. E apenas um ano depois eles começam a formar a copa da árvore.

Estimulante

A poda regulatória (estimulante) é projetada para garantir uma floração abundante. É realizado anualmente a partir do terceiro ano. O tempo pode coincidir com a poda sanitária. Nos brotos do ano passado, parte dos galhos é removida acima da primeira inflorescência forte. E aqui o agricultor deve resolver um pequeno problema para si mesmo: a poda ativa dos brotos levará a uma floração abundante, mas o tamanho da planta será muito reduzido... Se não houver desejo de reduzir muito o arbusto, você precisará cortar os brotos em não mais do que um terço.

A estimulação resulta em um grande número de flores grandes, que, com seu peso, podem quebrar galhos. É necessário usar suportes e uma liga dessas plantas.

Rejuvenescedor

O rejuvenescimento cardinal é podar uma planta sob um toco. É realizada nos casos em que a hortênsia tenha sofrido doenças, danos mecânicos, espessamento, pragas. Com este tipo de poda, a madeira perene é cortada a uma altura de 0,5-0,8 m, deixando rebentos jovens. O corte é feito com serrote, cobrindo-o com piche. No ano seguinte não haverá flores, mas a planta vai crescer uma coroa jovem, que pode ser facilmente formada na forma desejada.

Ferramentas e acessórios necessários

Não são necessárias muitas ferramentas para manter a boa aparência da planta. Mas eles devem atender aos seguintes requisitos.

  • Seja o mais afiado possível para cortar, não esmague galhos.
  • Seja seguro e fácil de usar.
  • Seja leve, mas feito de materiais duráveis.
  • As extremidades das lâminas são melhor usadas cônicas para fornecer acesso às profundezas da bucha.
  • Os cabos dos instrumentos devem ser tranças antiderrapantes de cores vivas. Será mais fácil encontrar tal ferramenta na grama.

De quais instrumentos estamos falando?

  • Tesouras de podar. Para hortênsias, as tesouras de poda clássicas com lâmina curva - bico são adequadas.Mas você pode conseguir uma ferramenta de florista para cortar flores, bem como um podador para podar plantas espinhosas - vai te ajudar a agarrar a flor cortada, protegendo suas mãos.
  • Loppers ajudará não só na higiene, mas também na poda anti-envelhecimento. Eles têm cabos longos, o que é conveniente para o desbaste da planta. É uma ferramenta indispensável para trabalhar em altura ou na profundidade da coroa.
  • Serras de jardim usado para cortar galhos grossos e troncos. Serras manuais funcionam melhor em madeira seca, embora possam cortar galhos vivos. Mas as serras elétricas e as motosserras são usadas apenas em madeira seca.
  • Facas de jardim também podem ser necessárias: para remover irregularidades, casca danificada, corte de uma flor. Existem várias variedades de facas de jardim. Para hortênsias, o corte é adequado.

Exceto para ferramentas. uma florista vai precisar de:

  • luvas;
  • óculos de segurança para trabalhos sanitários;
  • Suportes e arreios para amarrar;
  • breu e carvão para cobertura dos cortes.

Como podar diferentes tipos de hortênsias?

Em nosso país, as variedades paniculadas, de folhas grandes (jardim) e de árvores são as mais encontradas. Falaremos com mais detalhes sobre como podar uma planta de maneira adequada.

Semelhante a uma árvore

Esta variedade é um arbusto ornamental com flores exuberantes. É a partir desta variedade que se recomenda iniciar o cultivo de hortênsias para iniciantes, pois não é difícil de cultivar, está adaptada a invernos rigorosos, tolera luz solar direta e sombra parcial, e floresce de meados do verão a meados do outono. , deliciando-se com flores nos rebentos deste ano.

Profissionais e amadores concordam que nos primeiros 3-4 anos apenas os ramos doentes ou danificados devem ser podados da planta. No outono, basta cortar as inflorescências dessa variedade. Na primavera, a frente de trabalho é muito mais:

  • poda sanitária, remoção de processos que crescem no interior da copa;
  • poda de ramos com um ano de idade, dos quais sobram 3-5 botões (são os que darão as flores do ano em curso);
  • desbaste, prevenção de espessamento;
  • removendo galhos velhos em uma planta adulta.

Abaixo está um diagrama do refinamento de uma hortênsia, dependendo da estação.

Paniculata

Botões em forma de cone incrivelmente bonitos chovem variedades de paniculados. Eles vêm em flores pequenas ou grandes. Nos ramos da estação atual, crescem inflorescências brancas, que gradualmente se transformam em rosa pálido, e mais tarde - em rosa brilhante. É por isso que a variedade paniculada tanto aprecia. Essas variedades florescem em julho-outubro.

Para manter os cones grandes, as inflorescências são cortadas após a floração. (imediatamente ou no outono). Se isso não for feito, as inflorescências ficarão pequenas e o arbusto ficará mais espesso.

A poda é realizada tanto para a forma de arbusto quanto para a árvore padrão.

Para criar um arbusto exuberante a partir do pescoço recuado, permita que novos brotos cresçam. No ano seguinte, esses brotos são encurtados, deixando até 3 pares de botões. Os brotos zero e fracos devem ser eliminados. Esta espécie é adequada como sebe, o que não será apenas uma proteção, mas também uma bela barreira. É nessa planta que é mais conveniente para os cultivadores iniciantes praticarem.

Os produtores mais experientes podem formar um arbusto com uma copa levantada:

  • ramos velhos e desnecessários são removidos de uma planta de 3 anos;
  • não deixe mais de 5 brotos que cresçam em um ângulo de 60º do solo;
  • apoios são instalados sob eles paralelos aos ramos e amarrados;
  • a cada ano, novos brotos são removidos em um fluxo anular, deixando apenas 2-3 gemas apicais;
  • no próximo ano, novos ramos crescerão, e os secundários do ano passado serão cortados em um anel;
  • da primavera ao inverno, todos os brotos são removidos no ramo central, deixando apenas 2-3 brotos apicais.

Nesse esquema, a planta é podada até que a copa atinja a altura desejada.

Uma árvore padrão é obtida da seguinte forma:

  • corte todos os brotos em um anel, exceto o mais forte, crescendo verticalmente;
  • amarre-o ao suporte;
  • belisque os brotos laterais formados no verão, mas não retire (servirão para alimentar o caule);
  • no próximo ano, corte esses ramos laterais em um anel;
  • ao atingir 0,5-1,5 m de altura, o tronco começa a formar uma copa, cortando a copa da árvore e estimulando sua ramificação.

Ele se parece esquematicamente com o seguinte.

Ao longo de todo o crescimento, é necessário retirar os rebentos jovens que emergem das raízes da planta. Corte também as inflorescências desbotadas, junto com os ramos em que cresceram, até o primeiro par de botões. Essa poda é a chave para uma floração abundante no próximo ano.

Para engrossar o caule, os brotos laterais ainda são pinçados e, no ano seguinte, são cortados ao longo do influxo anular.

De folhas grandes

A hortênsia de grandes folhas é considerada a mais caprichosa, mas suas flores azuis, azuis, vermelhas e brancas valem o esforço da planta. Se podada incorretamente, a hortênsia pode não florescer, portanto:

  • na primavera realizam podas sanitárias, deixando os rebentos do ano anterior, no terço superior dos quais há botões de outono;
  • os brotos antigos são removidos em 1/4;
  • combate o espessamento removendo ramos laterais e esqueléticos;
  • a cada 4 anos o mato é rejuvenescido, saindo de 30-40 cm do solo, mas é aconselhável fazer isso no outono;
  • com o início do tempo frio, as flores desbotadas são removidas.

O diagrama abaixo mostra o escopo do trabalho que precisa ser feito com hortênsias de jardim na primavera e no outono em termos de poda.

Dicas úteis

Para evitar erros no cultivo de uma planta tão bonita, use as dicas a seguir.

  1. Não podar a hortênsia durante os primeiros 2 anos.
  2. Não arranque ramos - corte-os apenas com uma ferramenta afiada e limpa. Trate todos os cortes, divida o cânhamo com piche de jardim ou carvão picado.
  3. Você precisa trabalhar em tempo seco para não levar o fungo para as seções úmidas. O corte é feito obliquamente, partindo dos rins por 2-3 cm.
  4. Se o arbusto for grande e saudável, o desbaste é realizado gradualmente, em 2-3 anos.
  5. Se os botões já são visíveis na primavera, mas o tempo ainda está frio, vale a pena aguardar o aquecimento e só depois a poda.

Cuidados de acompanhamento

Além da poda, as hortênsias precisam ser alimentadas e regadas em tempo hábil. Após a poda da primavera, o solo é coberto com composto, turfa ou húmus. No verão, você pode alimentar com uma solução de 1 parte de estrume de galinha e 10 partes de água ou comprar fertilizantes especiais para hortênsias. Aliás, nas lojas também é possível comprar remédios para mudar a cor de seus botões.

Após a poda de outono, a hortênsia de jardim deve ser coberta para o inverno, mas não é necessário cobrir a paniculada e a hortênsia arbórea - tudo depende do clima do local em que ela cresce.

Para obter informações sobre como aparar hortênsias corretamente, consulte o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário