Como cultivar hortênsias a partir de sementes?
Um dos métodos de propagação de hortênsias de jardim envolve o uso de sementes. Os jardineiros costumam recorrer a esse método quando não têm a oportunidade de comprar material de plantio na forma de estacas, brotos enraizados ou divisões. O que deve ser considerado ao planejar o cultivo desses arbustos perenes com flores a partir de sementes?
Coleta, armazenamento e seleção de sementes
Ao cultivar hortênsias dessa forma, os jardineiros usam tanto material de plantio armazenado quanto sementes coletadas por si mesmas. A coleta de sementes é realizada no final da temporada, antes do início da geada. Colete material de plantio em tempo seco. Antes da semeadura, as sementes são armazenadas em local seco, bem ventilado, escuro e fresco. Ao longo de todo o período de armazenamento, a divisão mantém uma temperatura estável ao nível de + 10 ... + 15 ° C com uma humidade do ar não superior a 50%. Para guardar o material de plantio, use sacos de papel grosso ou sacos de tecidos naturais.
As sementes de hortênsia maduras, adequadas para germinação, são de tamanho pequeno, superfície em relevo, marrom escuro ou marrom-escuro. A cor clara das sementes indica maturidade insuficiente. Para a germinação, não é recomendado o uso de sementes muito velhas, mofadas, congeladas, podres ou danificadas.
A taxa de germinação desse material de plantio, bem como a probabilidade de obtenção de mudas saudáveis e viáveis a partir dele, é extremamente baixa.
Muitos jardineiros para o cultivo de hortênsias da maneira descrita usam material de plantio de loja trazido da China e do Japão. As observações mostram que o uso dessas sementes costuma dar resultados muito bons. Nesses países, as hortênsias crescem em condições naturais mais favoráveis, de modo que suas sementes têm tempo de amadurecer totalmente na época da colheita e acumular o máximo de nutrientes necessários para a germinação.
Na hora de escolher sementes de hortênsias para posterior germinação, é necessário estudar detalhadamente a descrição da variedade que você gosta. Deve-se prestar atenção a características importantes da planta, como robustez no inverno e resistência à geada. Em muitos aspectos, a taxa de sobrevivência e o sucesso da adaptação de mudas jovens em um novo local após o transplante em terreno aberto dependerão dessas qualidades. Jardineiros experientes, na escolha de sementes de hortênsia, recomendam dar preferência aos produtos de empresas agrícolas de renome. Ao comprar material de plantio de vendedores com reputação duvidosa, o risco de fracasso aumenta significativamente.
Preparação de sementes
O preparo adequado das sementes para a semeadura pode aumentar significativamente a porcentagem de sua germinação e reduzir a probabilidade de desenvolvimento de doenças nas mudas germinadas. A técnica de realização da etapa preparatória depende da forma como se planeja semear as sementes - secas ou germinadas. Recomenda-se mergulhar as sementes secas antes de semear por várias horas em uma solução de permanganato de potássio. Este procedimento irá desinfetar o material de plantio, destruir patógenos de infecções fúngicas, bacterianas e virais. Após a desinfecção, as sementes devem ser embebidas na solução de estimulador de crescimento Epin por 10-20 horas.
Se se pretende semear as sementes em germinação, é necessário colocá-las entre duas camadas de gaze limpa alguns dias antes da semeadura e mergulhá-las em um pires com água morna e sedimentada. Antes do surgimento das mudas, é necessário trocar regularmente a água do recipiente e verificar o estado do material de plantio. Se coágulos de muco transparente ou translúcido com odor desagradável forem encontrados na gaze, enxágue bem as sementes e mergulhe-as novamente em água limpa. Quando pequenas raízes brancas eclodem nas sementes inchadas, elas começam a semear.
Dependendo da época, as sementes são semeadas em recipientes ou em terreno aberto.
Datas e regras de desembarque
A melhor época para semear sementes secas e germinadas de hortênsias em casa é fevereiro - início de março. Para semear em casa, use recipientes largos e rasos ou caixas de madeira cheias de solo nutritivo. Recomenda-se o uso de solo fértil de jardim com a adição de turfa, húmus de folhas, areia, grama como substrato. A mistura de solo deve ser solta, leve e arejada, não se desfazendo em pedaços e camadas densas.
Antes da semeadura, o substrato em vasilhames é desinfetado com solução quente de permanganato de potássio, resfriado e derramado com água. Em seguida, as sementes são dispostas em fileiras na superfície do substrato, mantendo uma distância de vários centímetros entre si. Após a postura, as sementes são levemente pressionadas em um substrato úmido e polvilhadas por cima com uma fina camada de areia fina. Em seguida, as colheitas são umedecidas e o recipiente é coberto com vidro ou apertado com filme plástico transparente. Antes da emergência, o recipiente com as colheitas deve ser ventilado regularmente e o substrato deve ser pulverizado com um borrifador.
Geralmente, leva pelo menos 2 a 3 semanas para que os primeiros brotos apareçam. Em alguns casos, os brotos aparecem após 1-1,5 meses. Na primavera, sementes de hortênsia secas e germinadas podem ser plantadas ao ar livre. A época recomendada para a semeadura é de abril a maio. As sementes de variedades de hortênsias de crescimento rápido podem ser semeadas no início de junho. Antes da semeadura, é determinado no local um local com penumbra leve, ao abrigo do vento e das correntes de ar. Você pode plantar sementes no jardim, onde mais tarde as plantas jovens ficarão protegidas do sol escaldante. Semear sob a luz solar direta não é recomendado.
Tendo determinado o local para a semeadura, eles começam a arrumar os canteiros. Para isso, o solo é escavado com cuidado, são removidos detritos, pedras, raízes e ervas daninhas. Em seguida, uma mistura de areia, turfa, húmus de folhas ou composto é introduzida no solo limpo e escavado. O canteiro para o plantio de sementes de hortênsia é alto - isso evitará a perda de calor do solo à tarde e à noite. A superfície da cama é ligeiramente afrouxada e nivelada com um ancinho.
Em seguida, as sementes são colocadas na superfície do solo em fileiras, após o que são levemente pressionadas até o fundo com os dedos e polvilhadas com uma fina camada de areia. A superfície da cama é abundantemente umedecida com regador com difusor. Recomenda-se esticar um filme plástico sobre o canteiro do jardim, o que evitará a evaporação da umidade. Além disso, o filme protegerá as sementes em germinação das oscilações da temperatura do ar diurna e noturna.
Depois que os primeiros tiros aparecem, o filme é removido do canteiro do jardim.
Mudas em crescimento
Para que as mudas frágeis de hortênsias cresçam rapidamente mais fortes e se transformem em mudas maduras, elas precisam receber cuidados competentes e delicados. Inclui o cumprimento das seguintes condições:
- rega regular e umedecimento do solo;
- iluminação ideal;
- condições de temperatura confortáveis;
- curativo superior;
- endurecimento;
- picaretas.
Rega e hidratação
O solo em recipientes com mudas de hortênsia é regularmente umedecido, evitando que a camada superior do solo seque. Além disso, as plantas jovens são pulverizadas periodicamente com água de um borrifador. A pulverização não só reabastece a necessidade de umidade das plantas, mas também ajuda a manter a umidade do ar ideal. Ao mesmo tempo, a água não deve ficar estagnada em um recipiente com brotos. O excesso de água no reservatório com mudas deve ser drenado após cada rega. As mudas são regadas apenas com água sedimentada e macia, à temperatura ambiente. A melhor hora para regar é de manhã.
Iluminação
Hortênsias jovens requerem iluminação abundante, mas suave e difusa para seu pleno desenvolvimento e crescimento. Recipientes de mudas são mais bem colocados em parapeitos de janela no leste, oeste, sudeste ou sudoeste da casa. Não é recomendável colocar caixas com mudas de hortênsia em locais onde as plantas ficarão sob a luz direta do sol por uma parte significativa do dia. Se os arbustos de hortênsia parecerem fracos, caídos ou murchados no final do dia, isso pode indicar que estão superaquecendo. Neste caso, os vasos de mudas devem ser movidos para sombra parcial clara.
Temperatura
Mudas de hortênsias, germinadas de sementes, toleram dolorosamente as mudanças na temperatura do ar. Para que as plantas jovens se sintam bem, a temperatura do ar no ambiente deve ser mantida a + 15 ... + 20 ° C. É importante considerar que uma queda brusca de temperatura para mudas não endurecidas pode ser desastrosa, assim como o efeito das correntes de ar. Tanto as mudas jovens de hortênsias quanto as plantas adultas devem ser protegidas de correntes de ar.
Top curativo
Antes do transplante para o campo aberto, recomenda-se alimentar periodicamente as mudas de hortênsias. A cobertura é realizada durante o período de crescimento e desenvolvimento da massa verde, usando fertilizantes complexos completos ("Aelita-Flower", "Fertika Lux", "Para hortênsias e rododendros" de Pokon) É aconselhável alimentar as plantas jovens 1-2 vezes por mês.
Endurecimento
Antes do plantio em terreno aberto, as mudas de hortênsia devem ser endurecidas. Este procedimento aumentará a resistência das plantas jovens, aumentando sua resistência a baixas temperaturas. O processo de endurecimento é realizado de forma gradual. Para isso, recipientes com plantas jovens são colocados na varanda por várias horas, todos os dias. Com o tempo, o tempo de permanência das mudas na varanda aumenta, retirando-as apenas para a noite.
Nas noites quentes e sem vento, os recipientes com arbustos de hortênsia endurecidos são deixados na varanda ou levados para a rua.
Picks
O cultivo de mudas de hortênsia a partir de sementes envolve 2 escolhas. Esses procedimentos são necessários para o pleno desenvolvimento das plantas jovens, o crescimento ativo de sua massa verde e o crescimento das raízes. Na ausência de picaretas, as mudas começarão a se esticar para cima, enfraquecer, oprimir e sombrear umas às outras.
A primeira coleta é realizada após as mudas terem 2 folhas cotilédones desenvolvidas. Nesta fase, as plantas são plantadas em contentores a uma distância de 10-12 centímetros umas das outras. A segunda coleta é realizada no final da primavera. Durante este período, os arbustos jovens começam a acumular massa verde ativamente, exigindo uma quantidade suficiente de espaço livre. Nesta fase, as mudas de hortênsias são colocadas em vasos separados.
Transplante para abrir terreno
As hortênsias jovens são transplantadas para o campo aberto após atingirem a idade de 2 anos. O tempo de transferência recomendado é de maio a setembro. Com antecedência, para as mudas, é determinado no local um local mal iluminado, mas não sombreado, protegido do vento e das correntes de ar. O solo no local de plantio é previamente escavado e um pouco de turfa de pântano alto é introduzido nele.
Depois de cavar o solo, covas de plantio são dispostas no local de pouso, colocando-as a uma distância de 1-1,5 metros uma da outra. O intervalo entre as covas é calculado com base nas características varietais das mudas. O tamanho da cova de plantio deve exceder o tamanho da raiz em cerca de 2 a 2,5 vezes.Para preencher os buracos de plantio, uma mistura de solo nutritiva é usada, consistindo de solo fértil, húmus de folhas, areia, grama. Você pode usar misturas de solo compradas em lojas projetadas especificamente para hortênsias e rododendros para preencher fossas.
Por sua vez, são plantados arbustos jovens de hortênsias. Cada arbusto é cuidadosamente retirado do vaso, após o que, segurando a planta em pé, é colocado no buraco. As raízes da planta são suavemente esticadas e cobertas com a mistura de solo preparada. O colar da raiz do arbusto não é enterrado profundamente durante o plantio. No final do plantio, a superfície da terra no círculo próximo ao tronco é compactada com palmeiras e o arbusto é regado abundantemente. Após a rega, a superfície da terra ao redor da planta é coberta com húmus, turfa ou lascas de madeira.
Mais cuidados
Os arbustos jovens de hortênsias após o transplante para um terreno aberto requerem maior atenção e cuidado delicado. Regar as plantas após o plantio é necessário regularmente, mas não em abundância. Depois de cada rega, o solo no círculo próximo ao tronco é solto superficialmente e coberto com uma camada de cobertura morta fresca. O afrouxamento é uma técnica agrícola importante que garante a troca ótima de gases no solo e o acesso de oxigênio às raízes dos arbustos. Porém, ao realizar este procedimento, é importante levar em consideração que o sistema radicular das hortênsias é superficial. Por esse motivo, o afrouxamento do solo no círculo do tronco deve ser feito em uma profundidade rasa.
Não é necessário alimentar as plantas no primeiro ano após o plantio. Os jardineiros afirmam que durante o período de adaptação, as hortênsias jovens receberão uma quantidade suficiente de nutrientes de uma mistura de solo fértil. O revestimento de cobertura pode ser aplicado se os arbustos não criarem raízes bem, lenta e relutantemente acumulando a massa verde e formando brotos. Como cobertura, são usados complexos organo-minerais para plantas perenes. Um regime de alimentação completo geralmente é iniciado um ano após o plantio. As observações mostram que as hortênsias cultivadas com sementes começam a florescer aos 3 ou 4 anos de idade.
A cobertura oportuna nesta fase permite estimular a primeira floração.
Assim, a primeira alimentação é realizada no início da primavera, após o derretimento da neve, usando uma solução de excrementos de pássaros ou esterco podre. Na segunda vez, as hortênsias são alimentadas durante o período de brotamento, usando preparações de fósforo e potássio. O terceiro curativo é feito durante a floração com fertilizantes minerais. A quarta alimentação final é realizada no final do verão, com fertilizantes complexos projetados especificamente para hortênsias.
Para obter informações sobre como cultivar hortênsias a partir de sementes, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.