Hortênsia clorose: descrição, causas e métodos de tratamento
A clorose da hortênsia é expressa no amarelecimento das folhas. Esta não é a única cultura suscetível a esta doença. O motivo é uma violação durante a produção de uma substância como a clorofila. Se um jardineiro notar tal fenômeno em suas plantas, ele precisa iniciar o tratamento com urgência.
Peculiaridades
Um arbusto de hortênsia perene incrivelmente brilhante e espetacular apareceu na China e, após várias décadas, tornou-se conhecido em todo o mundo. Hoje em dia, muitas variedades são muito populares em nosso país. A floração ocorre anualmente, a planta se distingue por inflorescências exuberantes e abundantes. No entanto, às vezes ele pode ser atingido por uma doença tão desagradável como a clorose.
A causa da doença é a deficiência de ferro. O problema pode estar tanto no solo, em que esse elemento não é suficiente, quanto na incapacidade da hortênsia em assimilá-lo por conta própria. O aparecimento da doença pode ser precedido por vários momentos. Por exemplo, na primavera, pode haver oscilações bruscas de temperatura. Também é prejudicial para o metabolismo se a folhagem está ao sol e o sistema radicular está em um solo que não teve tempo de aquecer. Isso leva ao fato de que os processos responsáveis pela formação da clorofila são interrompidos. Se o tratamento não for iniciado a tempo, o arbusto pode morrer.
A clorose se manifesta pelo amarelecimento das folhas da planta, enquanto as nervuras não mudam de cor, permanecendo verdes. Além disso, outras manifestações são possíveis. Isso é uma redução no tamanho das folhas, seu enrolamento da borda e caindo. E também a doença pode se refletir nos botões, que se deformam e se desintegram com o tempo. Os rebentos no topo do arbusto começam a secar, o sistema radicular morre. Este se torna o último ponto após o qual a flor morre completamente.
Esta doença pode ocorrer em plantações como limão, azaléia, gardênia. Ele não tem medo de violetas. Deve-se notar que a hortênsia pode crescer não só no local, mas também em casa, e isso não a salva da clorose. No entanto, tanto no primeiro como no segundo caso, medidas preventivas podem ser tomadas. Primeiro você precisa escolher o substrato certo. Deve ser um solo leve, permeável ao ar e aos líquidos.
Solo denso retém umidade, respectivamente, essa é a base para a formação de um ambiente alcalino, ao mesmo tempo em que a doença se manifesta. E também a razão pode ser uma deficiência de manganês e nitrogênio.
Quando se trata de hortênsias de jardim, a doença afeta espécimes que crescem em solos com alto teor de calcário. O motivo pode estar no excesso de húmus durante a alimentação. Deve-se observar que as plantas que podem ser afetadas pela clorose preferem crescer em solos levemente ácidos, respectivamente, o pH precisará ser verificado periodicamente. Você pode regar a planta com água acidificada. Os filtrados e os chuvosos também são adequados. O líquido deve ser defendido, caso contrário será duro.
Como tratar?
Não é segredo para ninguém que a prevenção deve ser realizada em tempo hábil. Envolve a criação de um ambiente ligeiramente ácido. Se isso não foi feito no momento certo, você terá que tratar a hortênsia. Isso é feito em etapas. O primeiro passo é repor o solo. Então você precisa regar a planta com água acidificada. O ferro deve ser adicionado à água e à terra.
A forma quelada do suplemento glandular é a mais preferida. Desta forma, o elemento é bem absorvido pela planta.As hortênsias devem ser tratadas e os medicamentos devem ser adicionados na raiz. Você pode usar composições como quelato de ferro, "Ferrovit", "Micro-Fe" e outros.
O ferro é melhor absorvido pela planta quando pulverizado. É o remédio mais eficaz. O elemento será assimilado em um dia. Isso se aplica principalmente ao quelato de ferro, que é produzido com a marca "Fertilizantes na folha". Na rega, a impregnação ocorre por mais tempo, cerca de 3 dias.
Você pode preparar o medicamento sozinho. Existem várias maneiras.
- O primeiro envolve a mistura de meia colher de chá de ácido cítrico, aproximadamente a mesma quantidade de sulfato ferroso e 1 litro de água fervida. A composição acaba sendo laranja, a concentração de quelato de ferro neste caso é de 0,5 gramas por 1 litro. Pode ser usado tanto para borrifar uma planta quanto para regá-la. Você precisa armazenar a solução pronta na geladeira, o prazo de validade não é mais do que 2 semanas.
- No segundo caso, serão necessários 10 gramas de sulfato ferroso, 2 vezes mais ácido ascórbico, que deve ser diluído em 1 litro de água. O líquido também é borrifado e regado com hortênsias.
Os jardineiros recomendam enterrar pregos enferrujados e latas perto da hortênsia para se livrar da clorose. Se possível, você deve raspar a ferrugem do ferro e misturá-la com o solo ao redor da planta. Deve-se observar que o amarelecimento das folhas pode ocorrer por vários motivos. Isso inclui a falta de umidade no solo ou seu excesso, o sol escaldante se a hortênsia crescer em uma área aberta, quedas de temperatura e falta de nutrientes.
A planta deve ser protegida de condições estressantes tanto quanto possível.
Conselhos sobre cuidados
A maneira mais rápida de curar a clorose em hortênsias é por pulverização. A droga é absorvida muito mais rápido do que a rega. Em alguns casos, surgem dificuldades, pois pode ser necessária uma análise laboratorial do solo, o que confunde os jardineiros novatos. Se houver sintomas desta doença, é necessário alimentá-la com uma composição especial. Você não pode ter medo de usar spray e rega. É aconselhável usar sulfato de cobre para hortênsias na primavera, antes do início da estação de cultivo. Isso aumentará a resistência do arbusto aos ataques de insetos ou à propagação de doenças. Aditivos como "Topázio" e "Iskra" ajudam muito.
É importante ressaltar que prevenir a doença é mais fácil do que curá-la. Portanto, você deve usar as seguintes recomendações:
- é melhor ter uma hortênsia parcialmente sombreada; ela não tolera luz solar direta;
- solo leve e ligeiramente ácido é adequado;
- o solo não deve secar, deve ser constantemente úmido;
- a alimentação deve ser feita no horário;
- você não pode usar água da torneira dura para irrigação;
- o procedimento deve ser realizado pela manhã ou à noite, enquanto o sol não estiver muito ativo;
- realizar cobertura morta.
Como ajudar as hortênsias com clorose, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.