Hortênsia azul e azul: descrição e variedades, plantio e cuidados
É muito popular agora ter uma área verde chique em um terreno pessoal. É como um pedaço do paraíso e motivo de orgulho para todos os seus proprietários. Jardineiros amadores plantam uma grande variedade de plantas de todo o mundo. A rainha do jardim pode ser fabulosa, com grandes botões azuis esféricos e um cheiro inebriante de hortênsia azul (hortênsia), que se traduz do latim como "um vaso de água".
Peculiaridades
Hortênsia azul é um arbusto de jardim da família das hortênsias, que é um enorme arbusto verde com inflorescências esféricas azuis. Essa cor da flor surgiu devido aos solos ácidos, que contêm alumínio. O tronco da planta acumula esse elemento químico, e a floração adquire tonalidades do azul ao azul. A floração começa na primavera e dura até as primeiras geadas.
A planta pode ser encontrada na Ásia, América do Norte, Europa.
Tipos e variedades
Jardineiros profissionais trazidos para fora um grande número de novas variedades de azul de hortênsia, cuja descrição será considerada com mais detalhes.
- "Verena Blue" - uma variedade remanescente, caracterizada por um arbusto compacto. A planta é muito adaptável a qualquer local de plantio. Cresce bem à sombra e ao sol. Sua marca registrada é a resistência a infecções fúngicas. A altura do arbusto pode chegar a um metro. Brotos verdes brilhantes. O período de floração vai do meio do verão ao início do outono. No inverno e no início das primeiras geadas, é necessário cobri-la, pois se congelar não florescerá tão generosamente depois disso.
- "Nikko azul" - este tipo de hortênsia pode atingir uma altura de até 1,5 metros. A floração pode mudar de branco para azul, mas para manter uma rica cor do céu, é suficiente manter a acidez do solo de 5,5-7,0 Ph. Necessita constantemente de um local quente, protegido do vento e do gelo. Você pode colocá-lo no parapeito da janela ensolarado e desfrutar da flor e do perfume delicado da flor durante todo o verão. Ama rega abundante e pulverização periódica.
- Azul precoce - é famosa por seu poderoso sistema radicular, que permite que ela cresça em vasos ou vasos de flores. Mesmo uma planta que cresce em uma pequena cuba pode agradar seus proprietários em seu pequeno arbusto, que não requer uma liga, com 5-6 botões florescendo ao mesmo tempo. Se a composição do solo mudar, a cor das pétalas não permanecerá inalterada - ela pode se tornar polpa e verde-claro. Não há nada mais fácil do que mudar a cor dos botões - você precisa adicionar alume ao solo ou cravar pregos no solo. Não é recomendável deixá-lo no frio, deve-se levá-lo para um local aquecido ou sem gelo. Assim, a casa ideal para eles é um jardim de inverno e verão.
- Hydrangea macrophylla - folhas grandes ou jardim. Muito higrófilo, criado na França. As folhas são grandes, de formato oval, tornam-se vermelhas no outono, as flores são grandes. O inverno não hiberna, adora um clima quente. Em geral, apenas as folhas são propriedade deste tipo, o que torna o arbusto decorativo ao longo da estação.
- Blue Wave também é chamada de Lagoa Azul. Criado na Holanda. Arbustos enormes atingindo uma altura de 1,5 metros, um caule forte e belas flores. A inflorescência luxuosa, abundante e plana floresce apenas nos brotos do ano passado. Nossos invernos não resistem, então é melhor cobrir bem, como rosas. Ama sombra parcial, solos húmidos e húmidos.Floresce abundantemente de meados ao final do verão. Prefere alimentar com serragem ou pó de café.
- "Romance azul" - lindo look resistente à geada com flores duplas de cor azul que se abrem lentamente. Floresce em brotos novos e do ano passado. As inflorescências são grandes, cerca de 25 cm. Adora luz e sombra parcial. Rebentos fortes e firmes com folhas verdes brilhantes. Propagado por estacas, que no primeiro ano podem florescer em julho e agosto.
- Azul cabaré - desde o início da floração, a hortênsia é branco-rosada, mas depois a cor começa a mudar e fica azul. O diâmetro da inflorescência é de cerca de 15 cm. Adora a sombra, de 90 a 120 cm de altura, adora regar abundantemente. Brotos fortes são bons para o corte. Floresce profusamente de meados do verão a setembro.
- "Azul Kokin" - um arbusto com rebentos eretos, amando sombra parcial. Arbusto compacto de até 1,5 metros de altura. As folhas em forma de ovo são de cor verde brilhante. Flores esféricas com um diâmetro de 20-25 cm, crescem muito rapidamente. É termofílica, adora regar, não gosta de terra calcária. Ama solo alimentado. Ela floresce de meados ao final do verão.
- Bodensee - uma novidade. Ela veio até nós da Nova Zelândia, onde foi trazida. Ela tem um sistema de raízes poderoso, resistente à geada. Ela cresce bem e vive até 20 anos. Ela floresce lindamente em uma área ventosa. O mato atinge 120 cm de altura e largura, uma espécie de folhas grandes que floresce lindamente com grandes inflorescências desde o início do verão. Grandes inflorescências esféricas azuis são rodeadas por recipientes com extremidades polidas e irregulares de 10–12 cm de diâmetro e 8–15 cm de largura. Os caules elevados têm listras e manchas pretas ou vermelhas.
As folhas brilhantes, grossas e nítidas lembram a forma de um coração. Está ótimo durante toda a temporada.
- pássaro azul - tem um arbusto bem cuidado de até 1,2 m de altura com enormes folhas verdes brilhantes. No outono, as folhas mudam para roxas ou vermelhas. As flores de cor azul brilhante são coletadas em inflorescências planas de até 10 cm de largura e emolduradas com pistilos azuis. Esta beleza floresce durante todo o verão. Ama o sol e sombra parcial, rega abundante, drenagem do solo, fertilizantes. Não gosta de ventos frios de inverno.
- Endless Summer Bloom Star - uma das variedades de hortênsia que floresce por mais tempo - de maio a agosto. O diâmetro do botão é de até 18 cm. Por sua capacidade de florescer em círculo, foi denominado "verão sem fim". Não tem medo de geadas e podas acidentais. Os rebentos florescerão de qualquer maneira, mesmo que a madeira do ano passado esteja danificada. Os verdes são resistentes ao oídio. Ama o sol da manhã e sombra parcial, solo úmido e bem drenado.
Como plantar
Para que a planta floresça bem e não machuque, o plantio requer atenção especial. É necessário escolher a época certa do ano - primavera ou outono. Na primavera, ela é plantada imediatamente após a neve derreter no solo quente. O plantio na primavera terá um bom efeito no sistema radicular e permitirá que você se acostume com o início do frio. Se o outono for quente, o plantio pode começar em setembro, o que permitirá que a hortênsia cresça mais forte antes da primeira geada. O terreno aberto deve ser preparado: bem drenado e devidamente umedecido. Deve conter muito húmus: 1 a 1 com terra, com adição de areia e lascas de turfa.
Escolha um local sem raios de sol diretos, você pode sombreado pela metade - tudo depende da variedade. Quando todas essas medidas forem seguidas, você pode se preparar para o plantio. O buraco deve ter 45 cm de profundidade e largura - dependendo do tamanho das raízes.
Se o jardineiro deseja uma floração exuberante, então é necessário plantar em uma fileira com uma distância entre os arbustos de 60-70 cm, em uma vala escavada.
Como cuidar de
A cobertura já começa com o plantio de uma planta. Você pode fertilizá-lo com uma mistura de sulfeto de potássio e superfosfato. Em princípio, para que a floração dure mais, os fertilizantes devem ser aplicados aos poucos ao longo da época de floração.
Quanto à rega, deve ser abundante, mas sem umidade estagnada. Se não houver líquido suficiente, a planta começará a secar. Você pode regá-lo 2 ou 3 vezes por semana, dependendo do clima.A infecção deve ser derramada em cerca de 2 baldes por arbusto. O ambiente ácido correto no solo proporcionará uma bela cor azul.
Crescendo dentro de casa
A hortênsia doméstica é mais modesta em tamanho, mas com um bom cuidado pode atingir uma altura de até 1 m. Não é nada difícil cultivar e cuidar dela, mas é necessário cumprir algumas regras.
Esta planta adora umidade e não deve secar por muito tempo. No verão, é melhor identificá-la em sombra parcial, mas quando começa a formação dos botões, é necessário colocar a flor em uma janela bem iluminada, mas sem luz solar direta. A temperatura ideal do ar deve ser de + 18-23 graus, a hortênsia não gosta de temperaturas mais altas - as folhas podem cair profusamente. Não tolera correntes de ar e mudanças bruscas de temperatura. Você pode pulverizar as folhas sem restrições ou colocar um recipiente com água ao lado da planta. No inverno, fica em hibernação, por isso é necessário regá-lo para que o solo não seque. Com o aparecimento das primeiras folhas na primavera, retoma-se a rega abundante.
O enfeite superior começa na primeira brotação, 2 vezes por mês.
Métodos de reprodução
- Estacas. Com esta escolha de propagação, um corte escolhido corretamente para o corte desempenha um papel importante. Um talo é um caule sem folhas com 2 ou 3 botões. É melhor cortá-los de manhã após a rega. Para isso, as partes laterais de um arbusto jovem são adequadas. O broto de corte deve ser colocado na água em um local escuro. Depois, corte a coroa, encurte até o terceiro rim e coloque em qualquer estimulante de raízes. Em seguida, você pode plantar mudas cobrindo-as com potes. Você pode regar diretamente sobre eles. Depois de cerca de um mês, as folhas vão aparecer, para que os potes possam ser removidos.
- Ao dividir o arbusto. Este método de reprodução é usado quando querem transplantar a inflorescência para outro local. Antes de cavar, deve ser bem derramado. Retire o solo das raízes e divida cuidadosamente o sistema radicular em raízes de qualquer tamanho. Qualquer uma dessas partes pode ser plantada com segurança como uma planta independente no local de que você precisa.
- Camadas. A maneira mais rápida e fácil de reproduzir. Para fazer isso, você precisa pegar um galho lateral e cavar no chão até uma profundidade rasa, consertá-lo. Em agosto, novos brotos devem aparecer sobre eles. Em outubro, eles podem ser separados do arbusto principal e escavados no solo para o inverno. Na primavera, planta para crescer. Depois de um ano, o adolescente está pronto para um lugar permanente de crescimento.
- Sementes. Um método muito longo e meticuloso que não é popular. A maioria das variedades de hortênsias são híbridas e esse método não é adequado para elas. Mas se você tem paciência para plantar mudas e cultivá-las por alguns anos, então este método é para você. Espalhe as sementes sobre o solo úmido, pressione e cubra com papel alumínio ou vidro. Certifique-se de ventilar e drenar a condensação.
Os primeiros tiros aparecerão em 3 semanas. Você terá que esperar 2 anos até que atinjam uma altura de 30–40 cm.
- Filhos. Pequenos brotos crescem perto do arbusto principal. Eles devem ser cuidadosamente desenterrados e plantados em canteiros separados para o cultivo e, após o fortalecimento, podem ser plantados em um novo local.
Doenças e pragas
O cuidado inadequado com o arbusto pode levar a algumas doenças e provocar o aparecimento de pragas. Se você não fizer nada para eliminar os sinais, a hortênsia pode morrer.
- Os rebentos jovens estão cobertos de manchas castanhas, o que significa que apareceu uma podridão cinzenta. Sem desinfecção, a inflorescência será coberta por uma flor cinza e morrerá. Para isso, é necessário cortar as flores afetadas, tratar o arbusto com "Fundazol" ou "Rovral", garantir irrigação e ventilação normais.
- Oídio - doença fúngica que surge devido à abundante umidade do ar, atinge todo o arbusto e não permite que ele cresça mais, ele murcha e morre. Brotos e flores infectados devem ser podados e tratados com fungicida.
- Com excesso de húmus ou cal no solo, as hortênsias podem perder a cor e ficar pálidas. Esta doença é chamada de clorose. Você pode se livrar dele tratando o arbusto com sulfato de cobre ou nitrato de potássio.
- A hortênsia é uma planta com forte imunidade, mas também pode ser superada por pragas. Este é o pulgão. O desinfetante pode ser aplicado uma vez por semana até que a praga desapareça.
- Ácaro-aranha. É indicado pelo aparecimento de pequenas manchas amarelas, a partir das quais se forma um padrão de mármore. Se a temperatura e a umidade lá fora forem altas, as verduras serão embrulhadas em teias de aranha em uma semana, começarão a secar e cair. Ao primeiro sinal de um carrapato, é necessário tratar a planta com água e sabão. Se a praga se desenvolveu fortemente, o tratamento deve ser realizado com inseticidas mais fortes.
- Lesmas. Eles são cultivados favoravelmente em densos matagais de hortênsias, comem folhas. Você pode destruí-los espalhando a preparação granular "Moluscicida" no solo.
- Ferrugem - vista por uma camada enferrujada na folhagem. A doença pode surgir devido a uma forte densidade ou grande concentração de nitrogênio no solo. Pode ser tratado por pulverização com cloreto de cobre.
- A doença mais perigosa e incurável é a mancha do anel. Pode ser identificada por manchas redondas de 2 cm de diâmetro, a folhagem enruga-se e cai, os botões soltam-se e morrem. Como resultado, o arbusto não será capaz de dar flor, ou será pequeno e imperceptível.
Exemplos em paisagismo
- Você pode criar o estilo de uma antiga propriedade plantando uma hortênsia azul entre bétulas e viburnum, bordos e euonymus, entre margaridas e sinos.
- Para criar um jardim japonês, as hortênsias devem ser plantadas entre samambaias e rododendros ao longo de um riacho.
- Uma beleza azul plantada com arbustos individuais em um gramado verde plano ficará linda e discreta.
- Uma excelente decoração para a entrada de uma casa ou herdade é uma hortênsia colocada em grandes vasos ou pequenos canteiros de flores redondos. Você pode plantá-lo como uma sebe para dividir o território em um terreno pessoal.
- Para um buquê pode ser usado com grama ornamental.
Para obter informações sobre como cultivar uma hortênsia azul, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.