Hortênsia para a região de Moscou: variedades, plantio e cuidados

Contente
  1. Espécies adequadas
  2. Variedades populares
  3. Como escolher?
  4. Aterrissagem
  5. Cuidados de acompanhamento
  6. Como eles passam o inverno?
  7. Exemplos de uso em paisagismo

Uma das plantas mais bonitas e de baixa manutenção que combina graça, esplendor, duração da floração e variedade de variedades é a hortênsia. Cada jardineiro apreciará a beleza da floração e a variedade de inflorescências desta flor incrível. Jardineiros e floristas em Moscou e na região de Moscou não são exceção. Usando o conhecimento, eles serão capazes de escolher entre todas as espécies conhecidas as mais adequadas para o território da região de Moscou.

Espécies adequadas

Há um número incrivelmente grande de tipos de hortênsias: arbóreas, serrilhadas, de folhas largas, paniculadas, trepadeiras e outras. Mas infelizmente, devido às condições de inverno desfavoráveis ​​da região de Moscou, nem todos podem ser cultivados ao ar livre, e terão que ser cobertos para o período de inverno... Caso contrário, a planta pode morrer. Vários tipos são considerados os melhores para a região de Moscou.

Paniculata

Para distinguir a hortênsia paniculada de seus outros representantes, você precisa prestar atenção a alguns sinais.

  • As inflorescências da planta lembram a forma de uma panícula, que por sua vez consiste em um grande número de pequenas flores. As flores são divididas em 2 tipos: lindas flores estéreis e não tão brilhantes, mas frutíferas.
  • O comprimento das panículas chega a 25 cm, às vezes até mais.
  • A forma das panículas e sua "maciez" são diferentes para todas as variedades. Quanto mais estéreis forem as flores nos galhos, mais magnífica, bela, mais rica e incomum será a aparência da planta.

A maioria dos tipos de hortênsia da panícula muda a cor das inflorescências durante a época de floração. Assim, na primavera pode-se observar o branco puro das pétalas, no verão - rosa delicado, verde acinzentado e no outono - até cereja. Quase todos os tipos de flores emitem um perfume agradável.

A idade de um arbusto pode chegar aos 60 anos, desde que cresça no mesmo local. A hortênsia cresce cerca de 30 cm por ano. Antes de plantar hortênsia paniculada, é recomendável que você primeiro estude a descrição da planta, as características da variedade e as características de cuidado. Existem 2 maneiras de cultivar hortênsias: a planta é formada como um arbusto com vários caules ou como uma árvore padrão. Para evitar que a muda cresça muito, ela deve ser podada. Em seguida, ele assumirá a forma de um exuberante "boné" e permanecerá no nível de 1,5-2 m.

Folha larga (folhas grandes)

Esta espécie foi criada na Europa, em particular, na França, e a própria planta vem do Japão. A hortênsia de folha larga, uma vez em um ambiente favorável, pode crescer até o tamanho de um arbusto grande e espalhado. Tem características próprias, graças às quais pode reconhecê-lo.

  • As folhas são grandes, ovais, em ordem oposta.
  • A planta é considerada decorativa, pois a cor das folhas muda várias vezes ao longo da estação. Na primavera e no verão, eles adquirem tonalidades do verde brilhante ao verde profundo, e no outono tornam-se vermelhos.
  • Ela floresce em grandes inflorescências corimbosas de até 20 cm de diâmetro, o tamanho de cada flor é de cerca de 3 cm de diâmetro. A cor é principalmente rosa, mas as variedades mais recentes podem ser brancas ou azuis.
  • O pico da floração ocorre em julho, mas ao final dele as flores não se desintegram, mas permanecem até a próxima estação, quando tornam-se verdes.

Anteriormente, a hortênsia de folhas grandes era considerada uma planta doméstica e era cultivada em vasos. Mas, graças ao progresso no campo do cultivo de variedades, surgiram novas espécies resistentes à geada.

Essa planta tem outra diferença surpreendente: pela cor das flores, é possível determinar o nível de acidez do solo. Assim, a coloração rosa das inflorescências indica uma baixa alcalinidade do solo, e o azul ou azul são considerados um indicador do aumento da acidez da terra.

Escalando

Este tipo de hortênsia também é denominado hortênsia peciolada, crespa ou trepadeira. Ao contrário do paniculado ou de folhas largas, nos jardins da região de Moscou, não é muito comum. Externamente, ele se assemelha a um longo cipó, cravejado de panículas da tireoide com flores. Ele cresce tanto verticalmente, aderindo a qualquer irregularidade, quanto se espalha horizontalmente ao longo da superfície.

Em altura, a hortênsia pode se estender por até 25 m. Floresce com belas inflorescências bastante grandes, atingindo 20 cm de diâmetro, diferindo na duração da floração. As flores que são brancas ou cremosas claras com um tom rosado exalam um aroma agradável. A floração ocorre em junho ou julho. A folhagem da planta é muito diferente, pode ser verde, verde escuro, verde claro e com nervuras brancas.

O local ideal para a existência confortável de hortênsias trepadeiras é em áreas bem iluminadas pelo sol. Mas, ao mesmo tempo, nas sombras, ela também se sente bem. Apesar do formato de cipó, a planta é um arbusto. Hortênsia trepadeira adora solo moderadamente úmido, mas não tolera bem a água estagnada. É melhor propagá-lo em camadas, embora sementes ou estacas também sejam possíveis.

Variedades populares

Ao escolher uma variedade de hortênsia, é preciso estar atento a um critério como a resistência ao clima desfavorável da região de Moscou no inverno. É possível destacar as variedades de crescimento rápido mais populares na região de Moscou.

  • Pinky Winky - É uma variedade de hortênsia, podendo atingir 2 m de altura, com inflorescências cônicas coloridas. Sua cor é rosa púrpura na base e branco no final. O período de floração vai de agosto a outubro. A planta pode ser classificada como resistente à geada, mas não será supérfluo cobri-la para o inverno.
  • Fantasma - um representante alto com inflorescências de flores grandes atingindo 40 cm de diâmetro. Pode ser atribuído a variedades resistentes ao inverno, tolera bem as geadas de Moscou, mesmo sem abrigo. As flores fantasmas no início da época de floração apresentam uma tonalidade rosa pálido, mas no final tornam-se lilases. O período de floração vai de agosto a outubro.
  • Diamante rosa reconhecida como uma das melhores variedades. Durante o período de floração, a cor das flores muda várias vezes: na primavera são brancas, no verão ficam rosadas e no outono adquirem uma cor carmesim. Para o inverno, é melhor cobrir arbustos jovens.
  • Kyushu atinge uma altura de 3 m. Kyushu tem inflorescências pontiagudas em forma de pirâmides com flores claras, florescendo de julho ao final de outubro. Eles exalam um perfume delicado que atrai as abelhas.
  • Diamond Rouge - um dos representantes mais invulgares das hortênsias, cuja característica distintiva é a alteração da cor não só das inflorescências, mas também da folhagem. As folhas de um verde profundo tornam-se gradualmente alaranjadas. As flores são brancas no início da estação, mas em setembro adquirem uma coloração rosada. A altura desta variedade de hortênsia chega a 1,5 m.
  • Ribalta atinge a altura de 1 m, em casos raros 2 m, tem forma de gorro. Suas inflorescências são densamente cobertas por flores, que ainda são esverdeadas no início da estação, mas tornam-se rosadas no final da estação. A Limelight prefere condições quentes, por isso é melhor plantá-la em uma área ensolarada.
  • Bobo refere-se a plantas com flores precoces. É uma hortênsia de baixo crescimento, com altura não superior a 0,8 m. A cor das inflorescências depende da época de floração e é branca, limão e rosa.

Ao escolher uma variedade de hortênsia, um jardineiro inexperiente pode ficar confuso. Portanto, é recomendável começar com os representantes mais despretensiosos. Isso inclui algumas variedades de espécies paniculadas.

  • Grandiflora - possui grandes panículas de 30 cm de diâmetro, de cor branca no início da floração, rosada no final do verão e vermelho-esverdeado no outono. O período de floração vai da segunda quinzena de junho a outubro. Grandiflora atinge 2 m de altura, adora solos úmidos e não sofre com a falta de luz solar. Mudas novas não agradam imediatamente com botões, elas precisam de tempo para fortalecer as raízes. Somente aos 4-5 anos de vida a planta dará suas primeiras inflorescências. Os representantes adultos da variedade são resistentes ao inverno, pois os brotos tornam-se lenhosos e cobertos com casca.
  • Tardiva refere-se a variedades de floração tardia. Com os devidos cuidados, pode crescer até 3 m.A Tardiva tolera o inverno com segurança graças à cobertura precoce da parte ramificada com casca. A floração começa na segunda quinzena de agosto, a cor das pétalas é cremosa, podendo mudar para rosa.
  • Urso polar - uma variedade que recebeu esse nome por sua extraordinária resistência à geada e flores brancas como a neve. A planta floresce até a geada e tolera temperaturas de até -35 ° C. O urso polar é despretensioso em seu habitat: tolera alagamentos, sombras e poluição do ar. A altura do arbusto atinge 1,7 m.
  • Verde Pastel - uma variedade de hortênsia resistente à geada (até -30 ° C). Arbusto pequeno e limpo atinge 1,2 m de altura. Durante a época de floração, a cor das pétalas muda repetidamente de tons de branco e creme para verde e rosa.

Como escolher?

Você pode comprar mudas de hortênsia em lojas especializadas. Primeiro você precisa decidir sobre a escolha de uma variedade, já que o resultado final depende disso.

Um dos critérios de seleção é a localização, condições e qualidade do solo. Para os jardins da região de Moscou, flores do tipo paniculada, de folhas largas e trepadeiras serão a melhor opção.

As variedades de plantas resistentes à geada crescem bem nesta zona climática.

  • Visão paniculada adapta-se bem às condições climáticas da região de Moscou. Recomenda-se que a planta seja comprada com sistema de raiz fechada e plantada no jardim no final da primavera. Portanto, ao comprar, você precisa examinar cuidadosamente as raízes. As raízes saudáveis ​​serão fortes, livres de mofo e o solo moderadamente úmido. Uma boa muda terá vários brotos fortes.
  • Se a escolha fosse escalada de hortênsiaentão é importante saber que ele não gosta de transplantes. Portanto, antes de comprar, você precisa decidir sobre a escolha do “local de residência” permanente da fábrica. Uma muda saudável terá um sistema radicular bem desenvolvido. As raízes das hortênsias crescem mais horizontalmente do que em profundidade. Conseqüentemente, os poços de pouso devem ser rasos, mas largos o suficiente.
  • Hortênsia de folha larga pertence à espécie termofílica, portanto, exigirá cuidados adicionais. Mudas novas não devem ser cultivadas imediatamente em campo aberto, pois uma planta muito delicada não sobreviverá ao frio do inverno. Recomenda-se que a flor seja comprada em vasos e mantida dentro de casa como planta de casa por vários anos. Após 2-3 anos, a hortênsia pode ser levada para uma área protegida do sol forte e das correntes de ar e deixada para o verão para se adaptar.

Aterrissagem

Hortênsias são uma excelente compra para jardineiros. Para que esta planta agrade com uma floração exuberante, você deve seguir várias regras.

  • A hortênsia enraíza-se bem em margas, por isso é recomendável plantá-la nesse tipo de solo;
  • A umidade abundante e constante do solo é necessária durante o período de seca.
  • A planta adora uma boa iluminação, mas não tolera luz solar direta e forte (na hora de escolher o local para o plantio, esse fator é importante levar em consideração).
  • Hortense não gosta de correntes de ar, deve ser protegida desse fenômeno.
  • A cada primavera, é necessário podar a planta: ramos velhos e quebrados são cortados. No outono, você precisa remover inflorescências desbotadas.

Cuidados de acompanhamento

Na estação quente, os jardineiros da região de Moscou precisam cuidar mais das hortênsias: borrife regularmente a parte verde com água e regue uniformemente o solo ao redor do sistema radicular. Durante a temporada, a alimentação é feita com fertilizantes orgânicos, além de soluções de nitrofos e superfosfato. Periodicamente, você precisa podar galhos secos e doentes. Graças a isso, a planta adquire uma bela coroa exuberante.

A propagação das hortênsias é realizada de 3 maneiras: estacas, sementes e estratificação. Se o cultivo for feito por sementes, isso exigirá um grande vaso de solo no qual as sementes serão plantadas no outono. Com umedecimento sistemático do solo, os brotos vão brotar depois de um tempo. Na primavera, os rebentos são usados ​​como estacas e plantados sob uma garrafa de plástico aparada. Em um mês, a planta é regada e cria raízes.

Como eles passam o inverno?

Depois que a hortênsia arrancou toda a folhagem, seus galhos devem ser amarrados e a base do arbusto coberta com palha para o inverno. A camada de cobertura morta protegerá o sistema radicular da planta do frio. Para que uma hortênsia jovem agüente com segurança o inverno e mantenha os botões nos brotos, ela deve receber abrigo adicional. É importante realizar este procedimento antes do início da geada, caso contrário, mesmo a geada de 5 ° pode destruir brotos imaturos.

O abrigo de uma planta para o inverno começa com a instalação de uma caixa de madeira ou outro dispositivo adequado no qual você possa colocar ordenadamente os galhos do arbusto. Em seguida, a planta é totalmente coberta com ramos de abeto ou material de cobertura não tecido e fixada com cordas de todos os lados.

Se protegida corretamente, a hortênsia pode suportar temperaturas de até -40 °. Pequenos arbustos podem hibernar com segurança se forem completamente cobertos com terra e cobertos com ramos de abeto por cima.

Mas os métodos de abrigo descritos não são adequados para arbustos adultos e altos com ramos rígidos... Portanto, as estruturas são erguidas para eles em um arranjo vertical: em um círculo ao redor de um grupo de arbustos, estacas são cravadas no solo, às quais as plantas são fixadas com cordas. Em cima deles, eles são envoltos em um material de cobertura e cobertos com um filme ou material de cobertura. Anteriormente, a base de cada arbusto é coberta com cobertura morta. Com o passar dos anos, o sistema radicular da hortênsia se fortalece e os galhos tornam-se lenhosos. Assim, a planta torna-se resistente à geada e não precisa mais de abrigo adicional.

Exemplos de uso em paisagismo

O impressionante aspecto da hortênsia atrai a atenção não só de jardineiros amadores, mas também de profissionais da área de paisagismo. Uma vegetação luxuriante e flores chiques dão ao jardim uma aparência deslumbrante. Hortênsia é combinada com a maioria das plantas decíduas com flores e decorativas.

Um único arbusto baixo ficará bem ao lado de um banco. E uma série de variedades altas de hortênsias decorarão o caminho para o jardim. Os paisagistas usam várias opções para o design do site: sebe, plantação única, enquadramento de beco de jardim, composições em várias camadas em combinação com outras flores.

Uma excelente companhia de hortênsias pode ser lírios, azáleas, rosas, espireas. As variedades altas de hortênsia de floração precoce nos vizinhos são arbustos lilases ideais. A vizinhança de arbustos coníferos no local será benéfica, pois o aroma das agulhas afugenta as pragas.

No outono, ásteres e dálias serão os melhores companheiros. A combinação de hortênsia e bergenia, hospedeiros e astilba vai decorar a costa do reservatório. Os arbustos de hortênsia de baixo crescimento podem ser plantados no mesmo canteiro de flores com gerânios e grama ornamental. Se os arbustos de hortênsias parecem solitários, sua companhia pode ser diluída com peônias de árvores.

Ao decorar um terreno com composições de variedades termofílicas de hortênsia e outras flores, é necessário levar em consideração as características das plantas vizinhas e espécies de plantas que, como a hortênsia, precisam ser aquecidas no inverno.

A seguir, veja a análise em vídeo das variedades de hortênsias.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário