Vasos de flores: tipos e recomendações para a escolha
Os vasos de flores são considerados os principais detalhes do interior. Como suporte para um ou outro arranjo, ajudam a definir o status desejado e a colocar acentos nos locais necessários. Porém, poucas pessoas pensaram no fato de que o pote não é o mesmo pote. Os produtos diferem em vários recursos e têm suas próprias nuances de escolha. Vale a pena aprofundar-se na questão da escolha, tendo em conta o interior e o tipo de vaso, delineando os principais aspectos dos vasos de flores.
Potes como elemento do interior
A relevância dos vasos de flores não é coincidência. Muitas vezes são eles que definem o clima certo no design, dotando-o do colorido emocional necessário. Há momentos em que você deseja encaixar acessórios de um tom incomum no interior. Um produto geralmente é eliminado do esquema de cores principal. Se apoiá-lo com flores em vasos da mesma tonalidade, o visual do interior muda imediatamente. Um exemplo dessa harmonia é a dupla de vasos de flores acarpetados, bem como o trio de vasos, flores e tecidos de interior da mesma cor. Uma nuance única é o fato de que você pode usar não apenas a cor, mas também a textura do material usado para o efeito de conjunto.
Por exemplo, você pode criar um suporte harmonioso para cadeiras de vime complementando o interior com vasos de design semelhante.
Você também pode apostar no estilo da sala. Por exemplo, potes de estuque no estilo clássico ficarão bonitos e harmoniosos se houver uma mesa com um acabamento semelhante na sala ou a decoração do pedestal do teto. Com tudo isso, os vasos não são escolhidos ao acaso: as flores neles devem corresponder a um ou outro e o interior, suas formas, bem como caráter. Além disso, eles devem ser selecionados levando em consideração a forma e o acabamento dos próprios potes. Por exemplo, os produtos podem ou não ter uma borda ao longo da borda superior. Alguns deles são curvos, outros surpreendem com sua forma criativa em forma de um grande módulo para um designer infantil. Alguns parecem bolas redondas, todas essas formas chamam a atenção. Levando em consideração as possibilidades das tecnologias modernas, eles também podem ter iluminação de fundo, o que parece especialmente incomum no interior.
Variedades
Existem várias maneiras de classificar os vasos de flores.
Materiais (editar)
De acordo com o material de fabricação, os vasos de flores podem ser de plástico, cerâmica (argila), madeira, turfa e vidro. Além disso, são feitos de policarbonato e pedra. Os modelos caseiros são de concreto, vime ou até mesmo totalmente de plástico, por exemplo, feitos de baldes de maionese. Cada tipo de material é caracterizado por suas características próprias, portanto, antes de comprar a opção que você gosta, você precisa conhecê-las.
- Cerâmica variedades são consideradas ideais para o plantio. São estáveis e leves, devido à plasticidade da argila e aos diferentes métodos de processamento, ela pode ter qualquer formato e desenho. No entanto, a desvantagem desses produtos é sua fragilidade: eles têm medo de danos mecânicos. Outra nuance negativa é o preço, mais alto quando comparado com outros análogos.
- Recipientes de plástico são considerados uma das principais tendências do nosso tempo. Os balcões das lojas estão repletos de produtos semelhantes devido às suas vantagens óbvias: baixo custo e praticidade na operação.Junto com isso, os plásticos e produtos plásticos são fáceis de limpar, tais superfícies podem ser rapidamente removidas da sujeira. Apesar de esses potes também diferirem na variabilidade de formas, tons e tamanhos, eles não possuem uma estrutura porosa como a argila. Portanto, a umidade neles não pode evaporar e o oxigênio não pode ser fornecido às raízes das plantas. Além disso, esses produtos desbotam com o tempo e têm medo de danos mecânicos.
- Copo as variedades hoje não são tão difundidas quanto os produtos de plástico. Mas o vidro enobrece visualmente qualquer interior. Esses vasos são usados para o plantio de plantas, cujas raízes participam da fotossíntese.
- Metálico potes são mais uma raridade em design de interiores do que um destaque. Esta é uma espécie de potes de economia. Esses produtos têm muitas desvantagens. Eles não permitem a passagem de ar, retêm umidade e ferrugem durante a operação devido à exposição constante à umidade. Além disso, os produtos de metal são problemáticos para se encaixar em um design específico.
- Turfa vasos são armazenamento temporário de plantas. Eles são comprados principalmente para o cultivo de mudas.
- De madeira os produtos também não podem ser chamados de duráveis, pois a madeira se torna inutilizável com o contato constante com a água.
- Concreto os produtos são criados à mão. Esses vasos são frequentemente distinguidos pelo seu grande tamanho e são mais adequados para a decoração de paisagens. Às vezes, esses produtos são usados para decorar varandas e corredores de casas.
Formulários
A forma de um vaso de flores é diferente, o que se explica não apenas pela sua decisão estilística e pela vinculação a um desenho específico. Além desses fatores, você precisa levar em consideração as características do sistema raiz. As raízes podem ser longas, estendendo-se profundamente no solo (por exemplo, como um cacto ou palmeira) ou fibrosas, localizadas perto da superfície da terra (como um gerânio ou crisântemo). E eles também são ramificados. Qualquer planta necessita de crescimento normal e desenvolvimento adequado, portanto a capacidade deverá ser selecionada levando em consideração a forma da raiz. Por exemplo, produtos altos e estreitos são adequados para um sistema radicular longo, para os fibrosos vale a pena comprar vasos largos e rasos.
Ao mesmo tempo, vários potes idênticos ficam melhor no interior de uma sala do que produtos de formatos diferentes.
Se você precisa comprar produtos para flores com sistemas radiculares diferentes, tem que confiar na identidade da tonalidade e aproximadamente do mesmo estilo. Em forma, os vasos de flores são tradicionais redondos, quadrados e retangulares. Dependendo do desenho, podem ser planos, longos, largos, facetados, com ou sem entalhes. Alguns são achatados em ambos os lados, enquanto outros são completamente semelhantes a baldes. Os produtos feitos de forma independente em casa podem diferir de uma forma completamente criativa. Por exemplo, utensílios antigos (bule, xícaras) são procurados para a criação de potes de paisagem.
Não menos interessantes são os produtos em forma de sapatos ou mesmo de mãos segurando flores. Alguém cria potes usando caixas de papelão para despejar cimento. Às vezes, o recipiente para plantar flores é feito de toalhas umedecidas em argamassa de cimento e colocadas em baldes invertidos. Após o processamento e decoração adequados, a aparência de tais vasos de flores é única e especial. O recipiente não tem apenas um volume de trabalho para o solo, mas também um belo formato drapeado. Alguns produtos lembram homenzinhos engraçados, brownies, esses produtos têm uma decoração peculiar, muitas vezes pouco prática.
Dimensões (editar)
Os tamanhos dos vasos de flores hoje são variados e não seguem padrões rígidos. As empresas de manufatura produzem muitas opções que podem satisfazer a demanda até mesmo dos compradores mais exigentes. Por exemplo, para plantas altas e altas com folhas enormes, eles oferecem modelos grandes e altos.Pequenos análogos são destinados a flores compactas (pelargônio, violeta).
O tamanho afeta diretamente o volume do produto.
Por exemplo, uma panela com capacidade para 8 litros pode ter uma altura de 23 cm, um diâmetro de 29 cm e um peso de 3 kg. Em relação ao peso, vale a pena fazer uma ressalva: este critério difere conforme o tipo de material utilizado na confecção da panela. Digamos que um análogo de plástico pesa menos. Uma panela de barro de 5 litros pesará 2,3 kg, tem uma altura de cerca de 21 cm e um diâmetro de 23 cm. Uma pequena panela de 1 litro pode pesar em média 0,9 kg, ter 15 cm de altura e cerca de 13 cm de diâmetro. de argila por 0,4 litros terá peso de 0,4 kg, altura e diâmetro igual a 11 cm.
Esses produtos são aproximados, os parâmetros de diâmetro, altura e peso podem variar. Por exemplo, em vasos de plástico, o diâmetro do círculo no ponto máximo pode ser 12, 14, 17, 20 e 24 cm. Os parâmetros de diâmetro e altura podem ser 12x10, 16x12, 20x16, 24x19, 37x25, 36x28, 40 x 30 e 44 x 33 cm. Os modelos quadrados têm seus próprios tamanhos: 8 x 8, 12 x 12, 16 x 16, 20 x 20, 24 x 24, 28 x 28, 32 x 32, 36 x 36 cm. Produtos com volume superior a 31 litros podem ter 34-35 cm de altura e cerca de 45 cm de diâmetro.
Cores
As soluções de cores dos vasos de flores são variadas hoje. Eles se apegam a um determinado ramo estilístico do design, obedecendo a seus tons dominantes. Além disso, a tonalidade da planta que nela vai crescer e se desenvolver é de grande importância para a cor do vaso. Se for verde, vai se adequar a absolutamente qualquer cor do pote.
Ao mesmo tempo, o tom de folhagem pode ser escuro com um tom acinzentado ou brilhante e suculento.
O esquema de cores de um vaso de flores pode depender do tipo de material do qual ele é feito. Por exemplo, plástico e produtos de plástico têm as cores mais brilhantes. Além do fato de poderem ter um fundo principal atraente, esses recipientes costumam ser caracterizados por uma impressão brilhante. Ele pode ser colocado em uma parte do vaso ou estender-se por toda a sua área. Essa alegria é boa para interiores em cores neutras, onde qualquer cor vibrante pode alterar instantaneamente a percepção emocional do espaço.
Também existem limitações para cores brilhantes. Assim, um interior em que os tons principais sejam branco ou cinza pode ser decorado com um acessório em Marsal ou vermelho, desde que existam outros detalhes do arranjo em tonalidades semelhantes. No entanto, não é mais desejável colocar um tom azul ou amarelo aqui. Isso simplificará o status elegante do design. É importante ter em mente que um grande número de contrastes no interior é inaceitável. Ao mesmo tempo, o verde pode violar esta regra: os verdes naturais são adequados fora do número de tons envolvidos no interior.
Os vasos brancos ficam lindos em quase todos os lugares devido ao fato de que repetem a cor do teto ou das molduras das janelas.
Essa rima não atrapalha, além disso, a cor branca contribui para a introdução de pontos de luz no interior. A cor preta dos potes é usada no interior dos tons escuros. Infelizmente, nem todo produto é capaz de se tornar uma decoração de design. A cor preta é sombria, você tem que confiar na forma incomum e usar plantas incomuns.
Modelos
Hoje, na luta pela atenção do comprador, as marcas registradas oferecem uma série de soluções inesperadas através das quais notas incomuns podem ser introduzidas no design de uma casa ou paisagem. Por exemplo, são produzidos produtos com irrigação automática. Esta opção é conveniente para quem se esquece de regar as plantas e para quem sai frequentemente de casa. Esse tipo de tecnologia é encontrada em produtos de plástico e argila. As vasilhas de barro com rega automática possuem um reservatório interno cheio de água. Ele permite que a água passe se o solo secar. As contrapartes de plástico têm dois recipientes inseridos um no outro. Há uma lacuna entre eles, que está cheia de água. Com essas opções, a água entra no solo pelo fundo.
Os potes de silicone não são uma solução menos interessante.que pode mudar de tamanho à medida que as plantas crescem. O princípio de alteração dos parâmetros do produto é bastante simples: suas bordas são dobradas. Quanto maior a planta se torna, mais as bordas do vaso são dobradas para trás. Isso torna o pote alto e seu diâmetro grande.
O silicone usado para a produção é flexível e durável, por isso mantém sua forma bem e não se deforma durante a operação.
Existem também soluções criativas, como potes de móveis.... Por exemplo, eles são construídos em mesas, bancos, prateleiras e, às vezes, azulejos de parede. Estas opções não são as mais convenientes em termos de funcionamento, mas algumas delas são bastante aplicáveis na decoração de paisagens. O mesmo pode ser dito para produtos para o cultivo de musgo. Eles parecem muito incomuns, atraindo a atenção de todos.
Quanto à forma, os fabricantes acompanham os tempos. Junto com os tradicionais tipos de produtos de empresas como a Greenart, hoje você pode comprar produtos na forma de personagens de sucessos de bilheteria populares. Por exemplo, uma das variedades incomuns de formas é o pote "Groot" na forma de um homem-árvore do filme "Guardiões da Galáxia". Outras opções que podem diversificar o design de interiores incluem produtos em forma de estatuetas de animais. No entanto, nem todos os produtos são esteticamente agradáveis. Por exemplo, modelos na forma de cabeças humanas com o crânio aberto são extremamente desagradáveis. As flores saindo dela parecem, para dizer o mínimo, horríveis.
Como escolher?
A questão de comprar um vaso de flores pode surgir tanto na escolha de um acessório harmonioso para um determinado cômodo, quanto se uma planta precisa ser transplantada (por exemplo, o sistema radicular não tem espaço suficiente). Os critérios principais, além do material de fabricação, devem ser diâmetro e altura. A altura da tigela que você compra deve ser cerca de 1/3 da altura da flor com o caule. O diâmetro deve ser escolhido levando em consideração a copa da planta. Para isso, estima-se a largura da coroa: quanto mais larga, maior deve ser o diâmetro. Ao olhar para um vaso para grandes plantas de interior, você pode usar uma dica: o diâmetro deve ser cerca de um terço da altura da planta transplantada. Você também pode navegar pela regra: diâmetro = 2/3 da altura da flor. Por exemplo, se a planta tem cerca de 30 cm de altura, o vaso deve ter pelo menos 20 cm de diâmetro.
A drenagem deve ser de 2 cm, o sistema radicular deve ter espaço suficiente dentro do recipiente. É necessário que sejam totalmente colocados dentro do pote. Porém, na hora de escolher, é preciso levar em consideração que os potes não são comprados "para crescer". Algumas plantas precisam de condições exatamente restritas para crescimento e desenvolvimento normais. Por exemplo, isso inclui antúrio, espatifilo e aglaonema.
É importante considerar a própria planta.
Para um Kalanchoe pequeno, é necessário um pequeno pote apropriado. A orquídea em forma de seta precisa de um recipiente de vidro. Uma forma particularmente boa para phalaenopsis é um pote em forma de cubo. Para o aloe vera, você precisa de um vaso em que as raízes não toquem o fundo. O ciclame não tolera muito bem o transplante. Para ele, vale a pena escolher um recipiente em que a distância entre as raízes e as paredes não seja superior a 3 cm.
Em termos de material, os benefícios da planta e o apelo estético serão os principais fatores. Por exemplo, o antúrio cresce melhor em um pote de plástico. Em geral, as variedades de cerâmica e argila são adquiridas para instalação em peitoris e mesas (locais onde o risco de danos mecânicos é minimizado). Produtos de argila precisam ser desinfetados quando transplantados. Eles são comprados principalmente para pequenas fábricas.
Se você está planejando comprar vasos de chão, é melhor dar uma olhada mais de perto nos análogos de plástico. Eles são mais fáceis de mover no chão devido ao seu peso mais leve. Se um vaso for selecionado para o transplante de uma flor em crescimento em vez de uma tigela velha, você precisa comprar um produto 1,5–2, ou mesmo 3 cm maior do que o anterior.Também deve ser levado em consideração que as plantas podem ser de crescimento rápido, bem como grandes.
Neste caso, a substituição deverá ser realizada após 2 anos.
Ao escolher um produto, deve-se estar atento à presença de palete e orifícios de drenagem. Eles são necessários para drenar o excesso de água. Se não houver esses furos no vaso, a umidade terá um efeito prejudicial no sistema radicular. É a falta de orifícios de drenagem que causará doenças nas plantas. Se não houver orifícios de drenagem no produto de plástico de sua preferência, você mesmo pode perfurá-los com uma furadeira.
Ao escolher um produto levando em consideração o estilo, você deve seguir a regra: a severidade e o desejo pelo minimalismo devem ser sentidos no design dos potes. Por exemplo, um produto em formas rígidas sem decoração vai caber perfeitamente no interior da sala, feito nos estilos de japonês, minimalismo, construtivismo, alta tecnologia. A tigela, repleta de monogramas e estuque, estará em harmonia com os estilos clássico, barroco, italiano e inglês.
Na hora de escolher uma tonalidade, vale a pena considerar: o vaso não deve chamar toda a atenção para si mesmo, sua tarefa é acentuar o espaço ou sustentar determinado elemento do arranjo.
Para plantas idênticas na mesma sala, é aconselhável comprar vasos de flores da mesma cor e formato. É imperativo correlacionar a adequação das tonalidades das tigelas com o fundo geral do interior. Se as tigelas forem compradas para o escritório, seu design deve ser o mais lacônico possível. No entanto, a forma geométrica é bem-vinda aqui. Os produtos para o lar podem ser originais e pretensiosos, se o estilo assim o exigir. Podem ser instalados em pedestais sobre rodas ou em mesas altas estreitas, fixados nas janelas. Estas mini-estufas parecem muito bonitas.
Como decorar potes?
Se quiser decorar os produtos adquiridos, é preciso fazer direito. Por exemplo, impressões digitais com várias tintas não adicionarão brilho e criatividade ao design, mas podem definitivamente arruiná-lo. Tudo deve ter gosto e proporção. Por exemplo, um pote com um recipiente externo ficará melhor no interior do que um mal concebido feito à mão. Você pode usar esta técnica no caso em que o recipiente principal não se encaixa no estilo da sala ou você deseja modernizar um pote antigo.
O invólucro externo pode ser um pote de porcelana, uma caixa interna decorativa, uma cesta para bordados, um regador, um vaso. Às vezes, utensílios (tigelas, xícaras, bules), bem como chapéus, botas, botas tornam-se tais recipientes. Estas últimas bases também são utilizadas para a paisagem, impregnando com argamassa de cimento e posteriormente decorando a pedido. Essas decorações para vasos de flores parecem incomuns, mas muito atraentes.
Se você não quiser mexer com cimento, pode recorrer à coloração do pote existente.
Várias tintas são usadas para isso, incluindo variedades em latas de spray, com as quais você pode cobrir o pote uniformemente, sem respingos. Se você tiver habilidades artísticas, pode pintar o vaso, correlacionando o tema de impressão com o estilo do interior. Se não houver essas habilidades, você pode recorrer à técnica de decoupage. Não é difícil realizar tal decoração. Você só precisa pegar uma linda imagem em um guardanapo, separar do resto das camadas e colar com cola acrílica. Para fixá-lo, ele deverá percorrer toda a superfície com verniz acrílico, e após a secagem, tal superfície ficará resistente à umidade.
Uma técnica de decoração interessante é a transformação tridimensional. A obra utiliza cola impermeável e pistola de cola. Você pode decorar a superfície do pote com diferentes elementos, por exemplo, podem ser cones, lantejoulas, strass, botões, conchas, miçangas, miçangas, sisal. E você também pode decorar a panela com cereais, copos decorativos e pedrinhas.Você pode colocar prendedores de roupa em pequenos potes em círculo, pode envolvê-los com barbante, tecidos.
Para evitar que o tecido se deteriore durante o funcionamento da panela, pode ser impregnado com cola acrílica transparente. Se quiser decorar o pote com um tecido de malha, é preferível pensar imediatamente em cuidar dessa capa, já que costuma sujar rapidamente. Este acabamento não é pintado ou coberto com cola. Quando você planeja mudar a decoração com frequência, basta embrulhar a panela com tecidos e fixá-la com barbante ou fita adesiva.
Exemplos interessantes
Oferecemos belos exemplos de vasos de flores que se encaixam bem em um estilo ou outro.
- Uma solução original para um quarto infantil.
- Abordagem criativa para design de estante.
- Uma bela opção para decorar um vaso com design country.
- Apresentando frescor e forma incomum em um interior neutro.
- Uma solução orgânica que adiciona brilho ao fundo branco do interior.
- Decorar a varanda com potes de metal multicoloridos.
- Disfarçando um pote comum com um desenho incomum de um recipiente externo.
- Uma solução bonita e lacônica no espírito do minimalismo.
- A utilização de potes com paletes e decoração em pedra na decoração da paisagem.
- Decorar um vaso de flores comum com lápis e fitas simples.
- Construção em grupo de vários vasos para decorar uma pequena estufa.
Para obter informações sobre como fazer um vaso de flores com as próprias mãos, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.