Molde em vasos de plantas de interior: tipos, causas e métodos de luta

Contente
  1. Visualizações
  2. Causas
  3. Como se livrar?
  4. Profilaxia

O cultivo de flores de interior traz muitas emoções agradáveis ​​aos floricultores. Qualquer sala parece muito mais aconchegante e atraente se contiver plantas verdes. Eles têm altas propriedades decorativas - a beleza da folhagem, uma profusão de inflorescências coloridas e um aroma agradável. No entanto, a impressão da aparência da flor pode ser prejudicada se houver mofo no vaso onde ela cresce. Este problema é completamente solucionável se você conhecer os fatores que levam à formação do mofo e as medidas para sua destruição.

Visualizações

É comum chamar-se colônias de fungos que se formam devido ao seu crescimento e reprodução excessivos. Este é um fenômeno bastante desagradável do ponto de vista estético e, além disso, representa um perigo não só para a planta, mas também para a saúde humana. O micélio que cresce em um vaso de flores pode ser de várias variedades.

  • Mofo branco - é o resultado do crescimento ativo do fungo mucoso. Esta é a espécie mais comum que tem a capacidade de infectar a superfície do solo e até partes das próprias plantas ornamentais. Esse fungo se multiplica na matéria orgânica em decomposição, restos de alimentos, produtos de origem animal e quando irrigado com água contendo matéria orgânica. O fungo espalha ativamente seus esporos no meio ambiente e representa um perigo para a saúde humana, causando o desenvolvimento de reações alérgicas ou uma doença pulmonar infecciosa - mucomicose quando inalada.
  • Mofo preto - cresce em locais com alta umidade e matéria orgânica. Sua cor varia do cinza escuro ao preto. É o fungo mais difícil de remover, o que provoca o desenvolvimento de alergias e contribui para doenças pulmonares infecciosas graves e de difícil tratamento. No solo de flores, esse tipo de bolor é raro, mas quando aparecer será muito difícil eliminá-lo.
  • Mofo azul - representa o crescimento de colônias no solo e troncos de plantas de cor azul claro. Esta variedade é perigosa para a flor, pois suas partes lignificadas são destruídas sob a influência do fungo. Em um curto período de tempo, uma planta de casa pode ser destruída por esse tipo agressivo de mofo.

Freqüentemente, as chamadas eflorescências que aparecem no solo e nas paredes do vaso podem ser confundidas com mofo. As eflorescências são sais minerais que se cristalizam quando as plantas são regadas. Se o solo contém excesso de certos componentes químicos, com o tempo, com a rega excessiva, eles se manifestarão como manchas de cor marrom-amarelada. Às vezes, ao pé das plantas de interior, pode-se ver musgo de uma tonalidade verde brilhante. Este saprófito de crescimento moderado não fará mal à planta.

Ele se reproduz por esporos, e muitos cultivadores decoram deliberadamente seus vasos de flores com musgo verde - parece muito incomum e atraente.

Causas

O mofo pode crescer no solo de um vaso de flores apenas sob certas condições. Se você notar que o solo está coberto com uma flor fofa, isso deve ser um sinal de que erros graves foram cometidos ao cuidar da flor.

  • Excesso de rega É a causa mais comum de mofo. A acidez do solo e a umidade constante em um vaso de flores são um terreno fértil para microorganismos que podem levar à morte de uma planta doméstica.
  • Drenagem pobre ou nenhuma - isso é consequência do fato de que a água no vaso de flores não consegue encontrar uma saída. Mesmo se você seguir todas as regras de rega, a umidade ainda se acumulará e o solo ficará azedo.
  • Condições de temperatura incorretas É outro fator que contribui para o crescimento do molde. Se houver pouca luz solar e calor no ambiente, mas, ao contrário, se estiver frio e úmido, o crescimento de microrganismos não demorará muito. No inverno, quando começa a fase dormente das plantas, a rega deve ser reduzida ao máximo - isso permitirá que a flor ganhe força e previne o crescimento de fungos.
  • Umidade excessiva do ar - como outras condições desfavoráveis, provoca o crescimento de mofo. A umidade elevada é especialmente perigosa quando a temperatura cai, uma vez que todas as doenças fúngicas das plantas são ativadas em tal ambiente.
  • Nível de acidez - se o solo tiver um ambiente alcalino, isso provoca o crescimento de esporos de fungos. A probabilidade de seu crescimento ativo aumenta se o solo for pesado e pouco permeável ao ar, e a umidade nele tender a estagnar.

Freqüentemente, o aparecimento de mofo é precedido pela reprodução de uma pequena mosca de flor na superfície do solo. Alimenta-se de matéria orgânica e multiplica-se rapidamente, colocando os ovos na camada superior do solo. As larvas da mosca podem ser prejudiciais ao sistema radicular das plantas.

Seguindo a mosca, como regra, o molde começa a se desenvolver ativamente. Nesse caso, medidas urgentes serão necessárias para preservar a vida da flor de interior.

Como se livrar?

Se você vir que o solo está ficando mofado em vasos de plantas de interior, simplesmente raspar as colônias de fungos da superfície do solo não resolverá o problema - depois de um tempo, focos de mofo se formarão novamente. Se você não começar a lutar contra isso em tempo hábil, em breve esporos de fungos, devido ao rápido crescimento e às condições favoráveis, aparecerão não apenas no solo, mas também nas flores e folhas de uma planta de casa, levando-a lentamente à morte .

O tratamento de fungos não é apenas fornecer assistência emergencial a uma planta de casa, mas também alterar as condições para sua posterior manutenção.

Medidas emergenciais

Se o molde for encontrado é necessário interromper a rega, drenar a umidade do palete e realizar uma série de manipulações.

  • Retire com cuidado a camada superficial do solo e remova-o do vaso de flores, tomando cuidado para não danificar o sistema radicular da flor. O solo removido deve ser jogado fora e não mais usado para plantas. Se esse procedimento não for seguido, o micélio do fungo vai penetrar cada vez mais fundo no solo, piorando o estado da planta e dificultando o combate ao mofo.
  • Diluir 1 colher de chá em um copo de água. ácido cítrico e despeje o solo restante na panela com a solução resultante. Em um ambiente ácido, os fungos não se multiplicam e seu crescimento é suspenso. Quanto à planta, tal procedimento é seguro para ele.
  • Você precisará substituir a camada de solo removida por solo fresco, ao qual é adicionado carvão triturado. Esse aditivo será um filtro natural para a entrada de umidade durante a irrigação.
  • Em seguida, a flor deve ser regada com um desinfetante. Por exemplo, você pode diluir 2 g de "Fundazol" em 1000 ml de água. Se o mofo também afetou partes da planta, ele pode ser pulverizado com a mesma solução de um borrifador. A pulverização deve ser realizada com luvas de borracha e respirador, o procedimento deve ser realizado em ambiente aquecido, para não agravar o estado já debilitado da flor afetada por fungos.

Futuramente, deve-se observar o regime de irrigação e não inundar a planta de casa com água em excesso, sendo que 2 vezes por mês será necessário tratar regularmente o solo com solução de ácido cítrico como medida preventiva do desenvolvimento de molde.

Transplante de planta com reposição de solo

Um método radical de se livrar do mofo em um vaso de flores é transplantar uma planta. Isso pode ser feito da seguinte forma:

  • Retiramos cuidadosamente a planta do vaso e limpamos suas raízes o máximo possível do solo infectado com o fungo;
  • colocamos a terra em um recipiente e derramamos com água fervente, deixamos a água escorrer;
  • polvilhe a terra em uma camada uniforme sobre uma assadeira e leve ao forno por 15-20 minutos, após o que deixamos esfriar completamente;
  • lave bem o vaso de flores com sabão, trate-o com um desinfetante e enxágue com água quente fervente;
  • despeje uma camada de argila expandida no fundo da panela seca e coloque o solo preparado;
  • lavamos as raízes da planta com água corrente e tratamos com qualquer agente fungicida;
  • nós plantamos a planta em solo preparado.

Após o transplante de uma planta de casa, é necessário moderar a rega e certificar-se de que a água que sai pelos orifícios de drenagem não estagnou na panela. Recomenda-se afrouxar o solo no vaso de flores após cada rega.

Profilaxia

Para prevenir o desenvolvimento de mofo em vasos de flores, ao cultivar plantas de interior em casa, eles precisam criar condições ideais para o crescimento:

  • regue a planta apenas quando a camada superficial do solo secar no vaso de flores;
  • no outono e na primavera, quando a temperatura do ar é baixa, é aconselhável não usar umidificadores de ar no ambiente;
  • não coloque vasos de flores em locais onde possam ficar expostos a correntes de ar;
  • forneça à flor de interior um nível de iluminação suficiente;
  • alimente as plantas com fertilizantes complexos, não espalhe restos de folhas de chá, cascas de ovos e outras matérias orgânicas em potes.

Mensalmente, para fins preventivos, cada planta de casa deve ser regada com uma solução de ácido cítrico ou permanganato de potássio de baixa concentração. Prevenir o desenvolvimento de uma infecção fúngica é mais fácil do que livrar-se do mofo quando ele aparece.

Ao comprar solo para flores de interior, escolha fornecedores de qualidade, uma vez que a saúde das suas flores e a probabilidade de infestação por fungos dependem em grande parte da limpeza do solo.

Para obter informações sobre como se livrar do mofo e da flor branca em vasos de plantas de interior, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário