Como escolher um pote para zamiokulkas?
Zamiocalcus é uma das plantas de interior mais populares da atualidade. Foi escolhida por muitos cultivadores de flores por causa de sua folhagem verde brilhante e hastes maciças. Mas para um bom crescimento e aparência de uma árvore do dólar, são necessários uma manutenção cuidadosa, solo adequado, rega oportuna, iluminação e também um vaso escolhido corretamente.
Recursos de cuidados
Esta planta despretensiosa requer bons cuidados. Se você não seguir os seguintes cuidados, a flor pode adoecer ou morrer:
- a iluminação não deve ser clara, mas a árvore do dólar não gosta da sombra, e é por isso que a flor tolera melhor a sombra parcial;
- para que a planta libere novos brotos de maneira uniforme, ela deve estar constantemente voltada para a fonte de luz, especialmente na primavera e no verão;
- você precisa regar o zamiocalcus de cima; não inundar a planta, pois não tolera excesso de umidade;
- borrife o arbusto - para manter uma parte bonita e verde brilhante do solo, é importante manter a umidade elevada;
- fertilize a flor no inverno e na primavera, use um fertilizante universal para suculentas - a dosagem deve ser reduzida à metade;
- transplante apenas quando a planta ficar apertada no recipiente antigo;
- escolha o recipiente certo para o transplante de uma árvore do dólar;
- se o arbusto cresceu muito, separe os tubérculos com cuidado para não danificar o sistema radicular.
O tamanho
Ao escolher um pote para zamiocalcus, você precisa ser guiado por várias regras.
- Ao transplantar, a capacidade deve ser um pouco maior do que o pote anterior. Se a flor for transplantada para um vaso muito grande, o resultado será nenhum crescimento da parte do solo até que o sistema radicular cresça em todo o vaso.
- Também não vale a pena escolher um vaso fundo, pois pode conter mais solo do que a planta precisa. Além disso, é necessária mais água para eliminar o solo, o que pode causar o encharcamento do sistema radicular e sua decomposição.
- Considere o tamanho da planta. Se o zamiocalcus tem troncos enormes que crescem densamente, é melhor comprar um vaso mais largo. As plantas adultas têm um sistema radicular bem desenvolvido e os tubérculos geralmente são grandes. As plantas jovens apresentam rebentos finos com pequenos tubérculos e um rizoma pouco desenvolvido. Para tal flor, é melhor escolher um vaso de 1–2 cm mais largo do que o diâmetro do recipiente anterior.
- Escolha um vaso de forma que, além do sistema radicular e do solo, caiba nele argila expandida; o recipiente não deve ser muito baixo e largo.
A forma
Vale a pena prestar atenção na escolha da forma do vaso para o plantio de zamiokulkas, aderindo às seguintes recomendações:
- a planta não pode ser plantada em recipiente com topo estreito, pois as raízes da planta crescem intensamente, e o colo estreito do vaso complicará seu próximo transplante;
- uma excelente opção para os zamiokulkas seria a escolha de um pote baixo;
- é preferível adquirir um recipiente em que o fundo seja mais estreito do que a saída, que está associada ao crescimento dos caules da planta de interior.
Modelo requerido
Para encontrar o modelo de vaso certo, existem várias regras a seguir.
- É importante não esquecer que deve haver furos de drenagem no recipiente da planta. O excesso de umidade será removido através deles. Deve haver muitos orifícios no fundo do recipiente.Para que a planta consuma o nível correto de água, é necessário evitar a estagnação do líquido no vaso. Para fazer isso, é melhor pegar um vaso de flores, no fundo do qual haverá grandes buracos.
- O material do pote pode ser plástico ou argila. Deve ser lembrado que produtos plásticos danificados produzem substâncias nocivas que podem afetar negativamente o crescimento e a saúde da planta. O transplante de um recipiente de barro é mais difícil, pois é difícil tirar uma flor de um vaso, especialmente para cultivadores inexperientes, muitas vezes o sistema radicular é danificado.
A diferença entre o recipiente de plástico é que ele pode ser cortado para obter as raízes inteiras.
- Evite comprar um pote de vidro para zamiocalcus. Nesse recipiente, o solo reterá a umidade por um longo tempo. Não se esqueça que o solo seco e bem ventilado é uma condição favorável para o crescimento e desenvolvimento desta planta. Caso contrário, devido ao excesso de umidade, as raízes podem ficar expostas a doenças e apodrecimento, o que leva à morte da planta.
- Potes feitos de turfa e fibra de coco estão disponíveis comercialmente. A vantagem de tais modelos é que o solo é bem ventilado e a umidade não estagna, o que leva ao ressecamento do solo. É difícil para o Zamiocalcus tolerar não apenas o solo úmido, mas também a seca, que é sua característica paradoxal.
Dicas de transplante
Após adquirir o zamiocalcus, não se deve tentar transplantá-lo nas primeiras duas semanas, pois a planta precisa de adaptação. Caso contrário, a flor passará por um estresse duplo na forma de aclimatação e transplante, o que pode posteriormente levar à sua morte. Devido ao seu crescimento lento, a árvore do dólar não requer replantação frequente. Uma planta jovem pode ser transplantada uma vez a cada dois anos e os adultos uma vez a cada cinco anos. O melhor de tudo é que a flor tolera esse procedimento no inverno e na primavera.
Para saber se vale a pena replantar o zamiocalcus, é preciso avaliar o enchimento do vaso antigo com raízes. Se a planta na saída do recipiente ocupou todo o espaço, é melhor cortar o vaso de plástico para não ferir as raízes, ou usar o método de jogar a flor para fora do recipiente.
É importante escolher o solo certo. Deve estar solto para que o líquido escoe facilmente. Solo para vasos suculento é adequado para a árvore do dólar.
Um pré-requisito para prevenir a deterioração da raiz é a argila expandida. Melhora a função de drenagem do solo e também o solta perfeitamente. Após o transplante, não umedeça muito o solo. Para começar, é melhor deixar a planta se acostumar com o novo solo, depois regar e borrifar a flor da maneira usual.
Um vaso devidamente selecionado para zamiocalcus e um transplante oportuno são a chave para uma planta saudável e bonita que irá encantá-lo em qualquer época do ano.
Para informações sobre como transplantar zamiokulkas, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.