Escolhendo potes para suculentas e cactos

Contente
  1. Critérios de escolha
  2. Materiais (editar)
  3. A forma
  4. Modelos originais

Talvez, todos na casa tenham plantas de interior crescendo no parapeito da janela. No redemoinho da vida, nem sempre é possível cuidar deles na hora certa. Portanto, os cactos são perfeitos para workaholics. Estas são plantas despretensiosas que não requerem cuidados especiais, embora possam ser regadas com muito menos frequência do que as flores normais de interior. Muitas pessoas podem se deparar com o fato de que o cacto pode começar a apodrecer ou ficar doente. Você pode evitar esses problemas comprando o vaso mais adequado para esta planta.

Critérios de escolha

As suculentas são representantes da flora com um tecido muito grosso para armazenamento de água.

O cultivo de suculentas não requer muito esforço e tempo. São plantas despretensiosas, extremamente resistentes à qualidade e quantidade de solo. Ao mesmo tempo, a rega raramente é realizada.

Eles podem ser de dois tipos.

  • Tronco. Essas plantas são diferenciadas por um caule estriado e espesso.
  • Frondoso. Eles acumulam umidade na polpa das folhas.

Ao escolher um vaso para um cacto, é preciso lembrar que as plantas não toleram bem os fluidos estagnados, por isso é importante que seu sistema radicular esteja seco e quente.

A qualidade do vaso, seu tamanho e o material com que será feito dependem de como a planta se desenvolve. É importante que a panela tenha orifícios de drenagem.

A escolha do vaso deve ser proporcional à própria planta e suas raízes.

  • Caso a raiz tenha formato de torneira ou nabo, escolha uma vasilha funda.
  • Se a profundidade do recipiente for insuficiente, o sistema radicular se apoiará no fundo e apodrecerá.
  • Ao escolher, você precisa levar em consideração que um vaso maior é necessário para um cacto comprido. Se a raiz de uma planta é como uma cenoura, ela precisa de um vaso alto.
  • Se a raiz crescer em largura, é melhor escolher um vaso plano e baixo.
  • Para cactos com sistema radicular fibroso, opta-se por vasos de grande diâmetro e largura.
  • Ao replantar plantas, é importante que o tamanho do vaso corresponda aos parâmetros do cacto. Portanto, o tamanho do recipiente deve ser 2 cm maior que o tamanho das raízes.

Se você não seguir essas regras e plantar um pequeno cacto em um vaso grande, a planta pode morrer devido à acidificação do solo.

É melhor transplantar o cacto para um vaso de tamanho mais adequado ou despejar mais argila expandida no fundo para que a raiz e o colo do cacto fiquem no solo.

Se a planta crescer em um pequeno vaso, a raiz logo descansará contra a parede do vaso e começará a apodrecer.

Escolher uma panela é um negócio responsável. Deve corresponder à planta.

  • Se uma planta exuberante for plantada, o vaso deve ser escolhido o mais simples.
  • Para plantas menos ornamentais, você deve escolher um vaso brilhante e de formato original.
  • Plantas com formas estritas são mais adequadas para um vaso "japonês". Por exemplo, você pode escolher um contêiner com tons contrastantes que mudam de cores escuras para claras ou pintados com hieróglifos.

É melhor colocar recipientes nas cores amarelo ou laranja no parapeito da janela, eles irão adicionar luz solar ao ambiente.

Materiais (editar)

Para plantas de interior, é melhor escolher pratos feitos de materiais naturais. Pequenos vasos de plástico, nos quais as plantas são vendidas, são usados ​​apenas para seu transporte, portanto, não se pode prescindir do transplante de cactos.

Os materiais mais comuns para os cactos são argila e produtos plásticos. A cerâmica tem suas vantagens.

  • É um material poroso.
  • Alta estabilidade. Isso permite que espécies de plantas altas sejam plantadas e cultivadas nesses vasos.
  • O material mantém sua forma bem, não deforma sob a influência do sol ou alta umidade.
  • Ele evapora bem a umidade.

Além das vantagens óbvias, o material também apresenta desvantagens. Isso inclui o peso bastante grande dos produtos. Além disso, durante a rega, uma flor branca se forma no interior do recipiente, ou seja, uma camada de sal, que leva à alcalinização do solo.

Os recipientes de plástico, mais comumente chamados de plástico, surgiram na vida cotidiana não há muito tempo, mas já conseguiram ganhar grande popularidade. Os produtos plásticos podem ser reutilizáveis ​​e descartáveis, o que afeta seu custo.

As propriedades positivas dos potes de plástico.

  • Peso leve do produto. Eles podem ser facilmente transportados, carregados e transportados para qualquer local conveniente.
  • É conveniente armazenar produtos de plástico.
  • Aparência estética. Existe a oportunidade de comprar potes de vários formatos e cores.

As desvantagens desse material incluem o fato de as paredes do produto não permitirem a passagem de umidade, portanto, a rega é limitada para evitar o apodrecimento das raízes das plantas.

Ao escolher um vaso para um cacto, vale a pena considerar o tamanho da planta. Se estamos falando de pequenos espécimes, você pode parar em um produto de plástico. Neste caso, a água evaporará uniformemente sem estagnação, portanto, regas raras não danificarão as raízes.

Muitos amantes de cactos preferem cultivar plantas em vasos, o que lhes dá muito espaço. Essas composições de paisagem parecem muito bonitas e atraentes. Ao plantar vários tipos de plantas em tigelas, sua condição é levada em consideração. Ao mesmo tempo, é importante que as mesmas condições de crescimento sejam necessárias para suculentas e cactos.

Com o plantio simultâneo de cactos grandes e pequenos em uma tigela, um deslocamento gradual de plantas pequenas será observado.

Um grande cacto crescerá e seu sistema radicular restringirá o crescimento de plantas pequenas, levando à sua morte.

Jardineiros experientes não recomendam o plantio de espécies de cactos verdes e brancos no mesmo recipiente. Os cactos brancos requerem mais luz do sol, enquanto as plantas verdes são mais bem sombreadas.

Os cactos em tigelas ficam melhor em lugares iluminados, por exemplo, no parapeito de uma janela. Neste caso, é preferível escolher uma tigela de plástico com palete.

No caso de cactos serem cultivados em peitoris de janelas externas, são escolhidas caixas que não contenham amianto.

Ao cultivar suculentas maiores, é melhor escolher uma panela de barro. Um pote de barro é muito mais estável, por isso pode suportar muito peso e não vira.

A forma

Ao escolher um vaso para suculentas, as preferências pessoais do jardineiro são levadas em consideração. Os pratos para plantas podem ter formatos diferentes: com mais frequência, você pode ver produtos com formato redondo ou quadrado à venda. Existem também produtos de formatos e tamanhos não padronizados.

Deve-se observar que os contêineres quadrados ocuparão menos espaço, o que é importante para espaços pequenos.

Os produtores experientes preferem escolher potes com o formato correto e as bordas curvadas para dentro. Na maioria das vezes, plantam flores em recipientes redondos, pois é mais fácil extrair a planta durante o transplante.

Modelos originais

Se os vasos padrão parecem banais e já estão entediados, você pode optar por modelos mais originais. Podem ser pintados manualmente com tintas ou decorados com materiais de diferentes texturas.

As flores plantadas em vidro ficarão muito interessantes. Nesse caso, você pode alternar o solo escuro com pequenas pedras brancas.

Mesmo os potes de vidro mais comuns, de vários formatos e tamanhos, podem servir como potes para suculentas e cactos.

As plantas plantadas em forma de bola de vidro com um buraco parecem muito originais. Para desembarcar, você deve levar:

  • a própria planta;
  • vaso de vidro;
  • terra;
  • elementos decorativos.

Você pode comprar um recipiente com fundo e colocá-lo sobre a mesa, ou encontrar um produto com um gancho e pendurá-lo.

Para aqueles que preferem motivos japoneses, você pode escolher uma panela retangular em um suporte de madeira.

Potes de concreto ou de pedra serão um ótimo complemento para o interior. O concreto é um material de construção muito durável, usado por floricultores para cultivar cactos e suculentas. Você pode fazer vasos de concreto para plantas com suas próprias mãos, o que o surpreenderá com uma variedade de formas.

Os vasos suspensos também são feitos de concreto ou vasos combinados são construídos.

Também dignos de nota são os estandes de flores. Mesmo o vaso de flores mais simples ficará mais interessante em um suporte decorativo.

Veja o vídeo abaixo para uma aula magistral sobre a criação de um terrário de flores.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário