Escolhendo um pote para spathiphyllum
Spathiphyllum é uma planta que chegou até nós da América do Sul. Ela cresce ativamente em áreas pantanosas e “adora” um clima úmido. O spathiphyllum de interior é uma bela planta de interior que chama muita atenção para si mesma. Entre as pessoas, isso é chamado nada menos do que "felicidade feminina" e pode ter uma variedade de tamanhos. Existem plantas gigantes e anões encantadores. Para spathiphyllum, é muito importante escolher o pote certo corretamente. Hoje falaremos sobre quais opções são mais adequadas para isso.
Características da planta
Antes de continuar a considerar os recipientes mais adequados para esta planta, você precisa descobrir como cultivá-la corretamente. Por si só, o spathiphyllum difere por não possuir caules, razão pela qual a folhagem cresce diretamente das raízes. As folhas inteiras têm uma forma oval característica. Eles também têm veias de alívio perceptíveis. De vez em quando, esta planta produz inflorescências com patas bastante compridas.
Esta planta durante o período de floração é muito semelhante ao calla branco como a neve com um ramo amarelado característico no núcleo.
Depois de algum tempo, a flor adquire uma tonalidade esverdeada e seca completamente. A floração propriamente dita dura cerca de um mês (máximo), via de regra algumas vezes por ano. Muitas pessoas escolhem o spathiphyllum para decorar suas casas, já que essa planta é despretensiosa, não requer difícil manutenção e impressiona por seu aspecto atraente.
Muitos estão interessados em saber se é possível cultivar spathiphyllum no mesmo vaso com uma planta como o antúrio. Isso não vale a pena, pois o cuidado com essas plantas varia. O Spathiphyllum precisa de mais umidade, e o antúrio tem um teor mais "do seu agrado" em condições secas.
A importância de fazer a escolha certa
Como mencionado acima, é muito importante para o spathiphyllum escolher corretamente um bom pote. Somente sob essa condição podemos falar sobre a longevidade e a saúde desta planta de interior. Como mostra a prática, spathiphyllum é ótimo em um vaso de flores de alta qualidade. Esta planta não é temperamental. No entanto, há uma série de fatores importantes a serem considerados ao escolher o pote certo:
- o material com o qual o pote é feito;
- seu tamanho;
- a forma;
- cores.
Cada um desses pontos desempenha um papel importante na escolha de um bom pote. O desenvolvimento da flor dependerá diretamente desses parâmetros. É necessário selecionar vasos nos quais o sistema radicular da planta não seja exposto a superaquecimento ou hipotermia. Além disso, a presença de orifícios de drenagem especiais na panela desempenha um papel importante. Se eles não estiverem lá, então uma estagnação destrutiva de umidade é possível no recipiente, por causa da qual as raízes podem simplesmente começar a apodrecer e a flor logo morrerá. É por isso que escolher o vaso de flores certo é tão importante.
O plantador funcionará?
Muitas pessoas preferem usar vasos bonitos para manter as plantas de interior. Tais vasos são pequenos recipientes decorativos, caracterizados pela presença de um fundo especial impermeável, no qual não existem orifícios de drenagem. Esta opção é responsável pela estética do vaso. Muitas vezes, um belo plantador bem escolhido muda completamente a aparência e o design de um vaso não muito bonito.
O cache-pot tem várias qualidades positivas importantes.
- Um pote de cerâmica pode, com o tempo, acumular uma camada esbranquiçada e feia em sua superfície do lado de fora. Esse defeito pode ser efetivamente escondido pelos potes.
- Os compartimentos de água sob a panela podem ser virados acidentalmente a qualquer momento, sujando quaisquer objetos no interior. Além disso, esses elementos podem tornar os recipientes menos elegantes. Um cache-pot em tal situação será uma escolha excelente.
Ele pode atuar como um reservatório para drenar o excesso de fluido.
- Se a flor estiver instável, os vasos podem desempenhar uma função de suporte.
- Um recipiente decorativo pode ser usado para umedecer o espaço em que está localizado. A argila expandida é freqüentemente colocada no espaço entre a panela e as panelas ou água é derramada. À medida que evapora, o líquido hidrata o espaço ao redor da flor.
- Mudar os vasos é muito mais fácil do que replantar a própria planta toda vez que a atratividade do vaso é perdida.
Como escolher?
Hoje, a escolha dos vasos de flores agrada pela diversidade. Em uma grande variedade, você pode simplesmente se perder. É difícil escolher um recipiente adequado, porque a escolha é simplesmente enorme. Antes de ir à loja para comprar um pote de spathiphyllum, você deve entender por si mesmo a quais critérios deve prestar atenção primeiro.
- O tamanho. Para mudas de 5 a 10 cm, será necessário um recipiente cujo diâmetro não ultrapasse a marca de 9 a 10 cm, acredita-se que tais dimensões sejam ideais para o posterior desenvolvimento das raízes das plantas. Quanto mais velho se torna o espatifilo, maior será o recipiente necessário para ele. Para plantas já maduras, você pode comprar um vaso de flores, cujo diâmetro chega a 18-20 cm. Uma característica do sistema radicular é que o espatifilo não cresce para baixo, mas se espalha em lados diferentes. Isso sugere que o vaso de flores deve ser largo o suficiente, mas sua profundidade pode ser pequena.
- Material. Na maioria das vezes, à venda existem potes de plástico, cerâmica, madeira, vidro. As opções de cerâmica são porosas ou esmaltadas. Devido à porosidade, o excesso de umidade sairá das paredes do vaso e as raízes serão alimentadas com oxigênio em quantidade suficiente. Os modelos de cerâmica têm uma aparência atraente e cabem em muitos interiores. Além disso, essas opções são ecologicamente corretas.
- O plástico é um material leve e forte o suficiente. Os vasos de plástico são baratos, por isso têm grande procura. Mas devemos levar em conta que tais potes não podem "respirar". Em caso de transbordamento, as raízes podem começar a apodrecer. Para plantas altas, um vaso de flores de plástico não é a melhor solução - esses recipientes não são resistentes.
- Madeira, metal e vidro - estes são materiais caprichosos que têm mais desvantagens do que vantagens, portanto, vasos de flores deles são comprados extremamente raramente.
- Cor. A cor do vaso, via de regra, não tem efeito sobre o próprio espatifilo. É aconselhável ter este critério em mente se você deseja que o recipiente com plantas de interior se encaixe harmoniosamente no interior.
Escolha potes de cores que ressoem com as escamas circundantes no cenário.
Muitos usuários se perguntam se é possível plantar spathiphyllum em um vaso ou vaso transparente. Basicamente, esses recipientes são comprados para o cultivo dessas flores, cujo sistema radicular deve ser constantemente monitorado. Se você colocar um pote de terra transparente no parapeito da janela, logo vestígios de algas aparecerão nele, o que afetará negativamente a aparência do recipiente. Se você comprou um pote de plástico transparente, é permitido colocá-lo em uma bela plantadeira que se encaixará harmoniosamente em seu interior.
O que não funciona?
Antes de ir à loja para comprar um pote de spathiphyllum, você precisa descobrir quais recipientes não são adequados para isso.
Essas opções incluem:
- potes grandes (o tamanho do recipiente deve ser aumentado gradativamente a cada transplante);
- um vaso de madeira ou vidro (nesses recipientes não é possível esperar um bom desenvolvimento do sistema radicular, é melhor usar um modelo de cerâmica ou plástico);
- uma panela transparente ou um recipiente escuro que está sujeito a superaquecimento ao sol é indesejável;
- vaso profundo (as raízes do spathiphyllum não crescem para baixo, mas para os lados).
A seleção de um pote para spathiphyllum deve ser abordada minuciosamente. Se você comprar uma cópia inadequada, isso pode acarretar a ocorrência de vários problemas. Vamos conhecê-los.
- É possível a perda do turgor da planta.
- As folhas de Spathiphyllum podem ficar amarelas e secas.
- Em um vaso de tamanho inadequado, o sistema radicular da planta receberá menos umidade e minerais, razão pela qual começará a doer e secar. A compra de recipientes muito grandes e muito estreitos pode levar a um efeito semelhante.
- Em um vaso de flores selecionado incorretamente, o exótico pode parar de florescer e suas folhas podem cair.
Para não enfrentar os problemas listados, é muito importante escolher um bom pote do tamanho ideal. Não deve ser muito estreito ou largo. O material com que é feito deve ser amigo do ambiente, seguro e não sujeito a hipotermia ou sobreaquecimento. Somente se essas regras forem observadas, um spathiphyllum saudável e exuberante poderá ser cultivado, que se tornará uma decoração de interior espetacular.
Para obter informações sobre como transplantar spathiphyllum, veja o próximo vídeo.
Olá! As folhas estão enroladas. Porque?
As folhas das plantas podem enrolar por vários motivos: - se a temperatura do ar for muito baixa ou se a panela estiver colocada sobre um parapeito de janela frio; - a planta pode não ter luz solar suficiente; - o resultado do impacto negativo das correntes de ar; - as folhas podem ser danificadas por pulgões comuns ou outras pragas, neste caso o melhor é tratar a planta com um medicamento moderno e muito eficaz "Actellik"; - às vezes as folhas podem tocar o vidro da janela no inverno e no verão: o vidro é frio no inverno e muito quente no verão, é preciso afastar a planta ou colocar um pano leve entre o vidro e a planta; - terra constantemente úmida em uma panela; - o ar não vai bem às raízes; - há uma doença viral - as flores e as folhas dessa planta são geralmente encaracoladas, rasgadas e feias; - é possível que uma dose muito alta de fertilizantes à base de potássio tenha sido usada; - as minhocas ou larvas de cortadores vivem no vaso, trazidas junto com o solo do jardim; - exposição ao cloro com falta de magnésio, potássio, flúor no solo - nas folhas velhas; os jovens carecem de molibdênio, boro, cobre, magnésio.
Olá! Folhas secas nas pontas - o motivo?
As pontas de secagem podem ser causadas por falta de umidade ao redor da planta. Tente umidificar o ar ao redor da panela com spathiphyllum: borrifando de manhã e à noite com água morna sedimentada, coloque uma bandeja com água ao lado ou ligue um umidificador. Você também deve remover a panela dos radiadores de aquecimento. Corte as pontas secas do espatifilo com uma tesoura.
Olá. Diga-me, deve haver água constante em uma panela com argila expandida no fundo, ou, ao contrário, deve ser drenada?
Alina, é melhor regar a planta de cima, e tirar o excesso de água da panela.
Olá. Quando comprei, floresceu com flores brancas e, após o transplante, flores verdes.
O comentário foi enviado com sucesso.