O que são vasos de orquídeas e como escolher o melhor?

O que são vasos de orquídeas e como escolher o melhor?
  1. Requisitos primários
  2. Visualizações
  3. Como escolher?
  4. Exemplos interessantes

Entre as muitas variedades de orquídeas, apenas uma pequena parte das espécies prefere enraizar no solo. Basicamente, flores espetaculares com um poderoso sistema de raízes criam raízes na copa das árvores e nas encostas fossilizadas - lugares onde quase não há solo. Por esse motivo, o cultivo de orquídeas fora de seu ambiente natural requer certas condições. Isso também se aplica à escolha de um vaso para plantar.

Requisitos primários

As orquídeas são plantas da categoria das epífitas e litófitas, que se distinguem por rejeitarem o alagamento da parte radicular. Ao decidir cultivá-las em casa, é importante cuidar bem das plantas. Você precisa plantar uma orquídea em um determinado vaso, onde ela crescerá confortavelmente.

Uma série de requisitos são impostos aos recipientes para plantas com uma parte de raiz aberta:

  • garantindo um bom escoamento de umidade;
  • subaeração ativa e ventilação de rizomas;
  • mantendo um regime de temperatura adequado.

O sistema radicular de certas espécies de orquídeas está diretamente envolvido na fotossíntese. Isso significa que é importante que essas flores sejam mantidas em um recipiente totalmente transparente. E você precisa escolher o plantador adequado com uma panela. As plantas epífitas não precisam de grande volume de substrato, portanto, não precisam de grande recipiente.

A única condição é a presença de drenagem na mesma em forma de orifícios nas paredes e no fundo. A altura do recipiente deve corresponder à largura do gargalo, e o volume deve corresponder à parte da raiz.

Visualizações

Existem muitos recipientes para o cultivo de orquídeas à venda. Resta saber quais opções podem ser consideradas mais adequadas e quais não podem ser consideradas para o plantio desse tipo.

  • Estrutura suspensa com vasos. É uma solução moderna que permite arranjar flores de forma cómoda no seu interior. Isso é ideal se houver gatos ou crianças pequenas em casa. As orquídeas penduradas ficarão fora do alcance e terão uma ótima aparência. Também é importante escolher o lado certo para a colocação dos vasos, visto que as plantas não toleram luz solar direta e calor. Leste ou oeste seriam a direção ideal para pendurar orquídeas.
  • Vaso de mesa duplo para plantio de orquídeas em pares. Esta é uma solução muito moderna e eficaz para o plantio de orquídeas. O recipiente para o substrato é selecionado de plástico e colocado em uma bela plantadeira oval retangular ou oblonga.

Pode haver vários modelos de vaso decorativo: nas pernas, na forma de um prato, um barco, uma caixa de madeira ou bambu. Material - cerâmica, argila, vidro. A cor pode ser qualquer adequada para o design, mas é melhor escolher vasos de flores transparentes ou translúcidos.

  • Pote de configuração incomum "Coroa" - um produto específico com palete, projetado exclusivamente para orquídeas. É difícil chamar esse recipiente de pote, pois é uma paliçada feita de hastes de plástico presas a uma base de disco. Existem ranhuras entre as hastes que permitem uma ventilação fácil. O palete é conectado ao contêiner por meio de ranhuras. O próprio contêiner sobe ligeiramente acima do nível do fundo do palete. A água que se acumula evapora e mantém um microclima úmido ao redor da flor.Qualquer planta desta família ficará confortável em tal vaso.
  • Pratos de cerâmica ou plástico com orifícios laterais para a circulação ativa de ar nas raízes.
  • Panela fina feito de plástico macio com orifícios, colocado no chão, mesa ou plantador montado na parede. Não difere em design e decoração especial. Normalmente produzido por fabricantes transparentes no todo ou em parte.

Materiais (editar)

O material do vaso é importante quando se trata de uma orquídea delicada e exigente. A escolha do material é bastante ampla, mas não é fácil de decidir, especialmente para floristas iniciantes.

Plástico

Este é o material mais comum e exigido para o melhoramento de orquídeas. Recipientes de plástico evitam que a raiz seque. São fáceis de cuidar e são reutilizáveis, ou seja, podem ser úteis para mais de uma planta. Além disso, o design de tal pote fornece orifícios para o escoamento do excesso de umidade. Isso significa que a água não ficará no substrato e você não terá que se preocupar com a decomposição da raiz.

Se o número de orifícios de drenagem parecer insuficiente para o cultivador, ele pode facilmente fazer orifícios adicionais. O plástico é resistente ao frio e tolera facilmente os raios solares. Pode ser guardado por um longo tempo com segurança em um parapeito de janela iluminado e em um local à sombra. Em quaisquer condições, o plástico protegerá de forma confiável o sistema radicular das flores contra superaquecimento ou hipotermia.

No caso de crescimento ativo de raízes através dos orifícios de drenagem para o exterior, é o plástico que permite a retirada das folhas com o maior cuidado possível. O material flexível é facilmente cortado com tesouras caseiras, enquanto as raízes não sofrem nada, o que não pode ser feito com um vaso de cerâmica.

Para espécies cujas raízes estão envolvidas na fotossíntese, os vasos transparentes são preferidos. Uma boa visão do sistema radicular se abre através do plástico - é conveniente monitorar o consumo de umidade e controlar o solo, portanto, os cultivadores inexperientes são aconselhados a plantar orquídeas nesses recipientes.

Argila

Os potes de barro não esmaltado distinguem-se pela excelente permeabilidade ao ar e à umidade. Após a rega, a umidade não escorre para um local, mas se espalha uniformemente sobre o substrato. As raízes ficam protegidas por muito tempo de ressecamento e superaquecimento. Mas, apesar de tais vantagens óbvias, este tipo de contêiner tem suas desvantagens:

  • as raízes geralmente grudam nas paredes porosas de um recipiente de argila, o que causa danos às plantas durante o transplante e a reprodução;
  • com o tempo, o material perde sua porosidade devido aos sais que penetram nos poros da argila e prejudicam a saúde da flor.

Ao planejar o uso de um vaso de barro, é importante entender como plantar corretamente uma orquídea ali. Antes do plantio, o recipiente deve ser bem desinfetado: aqueça no forno e deixe de molho por 2 horas em água limpa e fria.

Se você planeja plantar uma planta em um vaso usado, será útil mantê-la em água ligeiramente acidificada com vinagre. Essa abordagem ajudará a evitar que faixas de sal apareçam nele.

Copo

Há um debate acalorado entre floristas e floristas amadores sobre se as orquídeas podem ser plantadas em vasos de vidro. Os conhecedores deste material afirmam que são ideais em baixa umidade, mas com uma espessa camada de drenagem para evitar o encharcamento da parte da raiz. Os oponentes estão firmemente convencidos de que a estagnação da umidade e posterior morte da planta é garantida em tal recipiente. Daí a conclusão: as opções de vidro só têm sucesso para certos tipos de plantas, por exemplo, para vanda. Esta flor vai se desenvolver estética e harmoniosamente por trás de um vidro transparente.

Mas mesmo com drenagem e troca de ar suficientes, o vidro tem duas desvantagens sérias:

  • acúmulo de condensado na superfície interna;
  • supercrescimento de algas verdes na raiz.

Para evitar que isso aconteça, é importante substituir o substrato pelo menos duas vezes por ano. E se não é difícil escolher um recipiente de plástico por tamanho, então surgem dificuldades com o vidro. Por exemplo, phalaenopsis, que prefere rigidez na raiz, é difícil de identificar em um vaso de tamanho adequado.

Nesse caso, é mais sensato recusar o vidro, pois ele pode prejudicar a orquídea e impedir a respiração das raízes. É melhor colocar a própria planta em plástico transparente e usar um vaso de vidro como um plantador estiloso.

Cerâmica

Esta é uma alternativa à versão de argila. A cerâmica retém bem a umidade, as paredes internas esmaltadas não permitem que as raízes cresçam e se danifiquem. Mas este contêiner também tem desvantagens: não há aeração e a capacidade de rastrear o estado do solo e das raízes. Para cultivar uma orquídea em vaso de cerâmica, é necessário cuidar da boa drenagem e garantir a rega adequada. E essas habilidades vêm apenas com as habilidades de crescimento e são inerentes apenas aos profissionais.

Plantar uma orquídea em tal vaso requer alguns procedimentos. O produto adquirido deve ser esterilizado na estufa, e o recipiente usado anteriormente deve ser mantido em água acidificada para evitar manchas de sal. Infelizmente, como resultado da rega e da alimentação, esses pratos se tornarão salgados, o que reduz a aeração - isso levará a doenças e, às vezes, até à morte da planta.

Além disso, ao contrário dos potes de barro e transparentes, que geram em si mesmos o calor, os vasos de cerâmica, ao contrário, o compartilham. Em uma sala quente, tal recipiente será útil, embora não seja recomendado colocar um vaso de flores no parapeito de uma janela no inverno.

As orquídeas em vasos de cerâmica chinesa com orifícios parecem especialmente atraentes. Os vasos de flores com pernas parecem cestas graciosas. Neles, as raízes da flor respiram perfeitamente, embora a terra seque mais rápido. É necessário para controlar o nível de umidade.

Wicker

Esses contêineres são um excelente meio-termo entre materiais sintéticos e naturais. Para a fabricação, costuma-se usar bambu ou madeira com elementos de plástico. Existem cestos de vime e salgueiro, ideais para o desenvolvimento de raízes livres.

Em um vaso de vime, as condições ideais são criadas para o crescimento favorável da orquídea. A estrutura porosa não provoca estagnação da água na panela e cria uma boa troca de ar. Você tem que regar a planta em um vaso aberto com mais freqüência.

Dimensões (editar)

Para o crescimento ativo da orquídea e sua floração, além do material, o tamanho do vaso é importante. Recipientes muito grandes não são adequados para a planta, então você deve preferir recipientes compactos, onde caberá toda a parte da raiz.

Vale a pena prestar atenção na altura do vaso, que deve ser igual ao seu diâmetro. Um recipiente solto promove um fluxo irregular de umidade para as raízes, o que leva ao seu apodrecimento. Uma embarcação alta e estreita freqüentemente entra em colapso devido à instabilidade estrutural. Um vaso de flores longo e raso é uma solução mais inteligente para colocar orquídeas. Escolhendo o recipiente mais confortável para a orquídea, é melhor insistir naquele em que a planta ficará um pouco apertada.

Embora sejam definitivamente exigentes, as orquídeas prosperam em uma ampla variedade de recipientes. É razoável perguntar com antecedência sobre o tipo de orquídea que está sendo comprada e escolher a opção mais adequada dos vasos.

Para os "filhos" da orquídea, costuma-se escolher um minicipiente, projetado para crescer até um ano. Você pode usar um copo de plástico ou frasco de algodão. Qualquer pequeno recipiente de plástico também funcionará. O principal é escolhê-lo levando em consideração o maior crescimento da nova geração e não se esqueça de fazer furos para retirada de umidade e ventilação na parte radicular.

Opções

O processo de cuidar das orquídeas é facilitado por acessórios modernos em forma de opções de vasos.

  • Rega automática. Ao criar variedades híbridas de phalaenopsis, os amantes de flores geralmente preferem a automação da rega. A opção de irrigação automática está disponível para todos na compra de vasos de fábrica, mas muitos produtores os equipam por conta própria. Esta opção é conveniente porque economiza tempo e as configurações de rega automática não são difíceis. O dispositivo com paletes é especialmente apreciado. É obrigatório para quem é forçado a sair de casa com frequência. As plantas recebem uma quantidade suficiente de umidade na ausência de proprietários cuidadosos.
  • Potes com fito-iluminação. Para orquídeas, são vendidos recipientes com iluminação adicional, o que é bastante conveniente à noite e à noite. A estufa de orquídeas iluminada parece ótima e substitui as melhores guirlandas e luzes noturnas. Mesmo o vaso de flores mais simples parece espetacular e incomum na iluminação.

Como escolher?

O vaso ideal para uma orquídea precisa ser selecionado de acordo com alguns parâmetros. Eles serão discutidos a seguir.

  • A umidade nas raízes não deve estagnar nela. A parte inferior e as laterais devem ser orifícios.
  • Deve ser proporcionada aeração ativa da planta e do substrato, que possibilite a obtenção de um regime térmico ideal.
  • Rizomas que tendem a se espalhar além das paredes do vaso devem ser removidos com segurança.
  • Para o sistema radicular de algumas espécies, a luz solar é importante. Isso significa que o recipiente deve ser totalmente transparente (especialmente para phalaenopsis).
  • Mesmo uma orquídea grande crescerá melhor em um vaso pequeno com pouco substrato.
  • A altura do vaso deve ser igual ao diâmetro do colo, e os rizomas devem caber inteiramente dentro.

Uma excelente escolha para o plantio de orquídeas é um vaso de polipropileno Fiji. Orifícios de drenagem especiais foram feitos originalmente nele. A beleza externa é fornecida por um plantador para combinar com o vaso interno.

A planta é plantada em um vaso e colocada em um vaso de flores. Ter uma palete economiza tempo gasto com os cuidados com as flores. Ao regar, a água não vaza e, graças às pernas no fundo da panela, é criado um espaço de ar na plantadeira.

Exemplos interessantes

Muitas donas de casa fazem elas próprias vasos incomuns e bonitos para orquídeas. Um pote de plástico ou cerâmica padrão é colocado dentro. Esta é uma solução estilosa que não requer muito dinheiro, você só precisa dedicar tempo ao processo e conectar sua imaginação. Os materiais para vasos caseiros podem ser varas de bambu enroladas na base com fio de cobre ou plantadas com cola. A linha de pesca transparente comum também é adequada para fixação.

Plantador pendurado

Cultivar orquídeas em plantadores suspensos é uma opção interessante. Devido ao seu crescimento assimétrico e alto crescimento, a planta suspensa não cai. Pendurar parece mais natural. A principal condição que deve ser cumprida é fornecer a ele aeração ativa do sistema radicular e iluminação suficiente. O vaso de flores é colocado nos vasos de forma que um dedo seja colocado entre suas paredes.

Aconselha-se pendurar a plantadeira junto à janela, proporcionando à planta a luz natural de que necessita. Você também precisa controlar o nível de umidade do sistema radicular. Um peitoril de janela no lado leste ou oeste será ideal para colocar orquídeas. Você também pode pendurar os vasos na sombra, mas depois terá que cuidar de uma iluminação adicional que compensa as plantas pela falta de luz.

Enraizando flores em protuberâncias

Com a ajuda de um suporte, troncos, um grande galho de uma orquídea, duas ou mais peças são colocadas. Especialistas na área da floricultura fazem comentários sobre este método de cultivo. As raízes da planta devem ser enroladas em musgo e presas ao suporte com arame. A orquídea é colocada na sombra por 1-2 semanas, e então determinada para o local de implantação permanente.

Não será fácil para os iniciantes determinar o grau de umidade das raízes de uma planta em tocos - é melhor para eles plantar orquídeas em pares em um vaso e criar uma instalação floral mais simples.E os produtores profissionais são capazes de cultivar espécimes em miniatura, mesmo em terrários e em bandejas com seixos.

Vasos de flores fosco de Fiji com bandeja e vasos

Essa é uma opção para quem gosta de decoração econômica e cuidado com as plantas. Muitas cores estão disponíveis em tons delicados e suculentos. Em plástico leve, orifícios adicionais para drenagem são facilmente feitos. A plantadeira tem uma base estável e não emite odor tóxico.

"Coroa" para orquídeas luxuosas

Este dispositivo é um verdadeiro presente real para esta planta. Ele leva em consideração todas as nuances para o desenvolvimento ideal das orquídeas em seu interior. Uma paliçada feita de plástico durável garante a circulação do ar e não cria umidade estagnada. A bandeja coletora retém um pouco de água para mantê-la úmida. As raízes encaixam-se perfeitamente no recipiente e podem "respirar" através das fendas decorativas.

Um vaso especial para orquídea é mais caro do que a versão padrão, mas você precisa escolher esse acessório de acordo com suas próprias medidas e capacidades.

Para informações sobre como escolher o vaso certo para orquídea, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário