Como escolher um vaso de ficus?
Ficus é uma das plantas domésticas e de escritório mais populares. A sua forma decorativa adapta-se a qualquer interior e confere impacto a qualquer estilo. No cuidado, essas plantas de interior são bastante caprichosas e sua taxa de crescimento e aparência dependem diretamente do vaso em que crescem.
Assim, um vaso de ficus não é apenas um lugar onde vive, mas também uma ferramenta para moldar sua aparência.
Material
A lista de sortimento de vasos oferecida pelos fabricantes para o plantio de flores e plantas caseiras é bastante ampla, assim como a escolha dos materiais com os quais são feitos. Entre eles estão recipientes de cerâmica, plástico, madeira e até metal. Ficus é uma flor bastante exigente em termos do material do recipiente em que cresce. É ótimo e se desenvolve bem em recipientes de argila e plástico.
Se houver escolha, deve-se dar preferência aos recipientes de argila., não recoberta com um esmalte brilhante, pois a argila tem uma estrutura porosa, é respirável e melhora a respiração radicular. Deve-se ter em mente que com o tempo, a panela de barro pode ficar coberta com uma camada branca dos sais contidos na água, ou ficar verde, pois absorve bem a umidade. Além disso, a aparência de recipientes de argila para flores pode parecer pouco estética.
Um pote de barro coberto com esmalte tem uma aparência mais atraente do que um produto com superfície de cerâmica porosa. Porém, tal recipiente não conduz bem a luz e tem um peso maior, o que pode dificultar o cuidado da planta. Se você decidir usar cerâmica esmaltada, cuide de um local ensolarado para a planta. Ao mesmo tempo, nada de terrível acontecerá se a ficus for plantada em um vaso de plástico. A custo pode ser qualquer coisa, a principal condição é que o plástico não emita substâncias nocivas ao meio ambiente e às plantas. Além disso, os produtos de plástico são mais brilhantes e têm um belo design. O peso da flor junto com a terra no plástico é muito menor do que na cerâmica.
Os vasos de vidro são raros. Se você encontrar um belo espécime de vidro e decidir plantar sua flor nele, lembre-se de que este é um vaso bastante frágil que requer um manuseio cuidadoso. Ao mesmo tempo, vale a pena homenagear o visual espetacular do recipiente de vidro, que pode ser colorido, transparente ou fosco. Os potes de madeira para ficus são geralmente escolhidos na forma de uma banheira, em que a ficus se encaixa muito harmoniosamente em vários estilos naturais e ecológicos. A árvore está perfeitamente saturada de água, por isso muitas vezes os potes de madeira são usados como potes, nos quais são instalados potes de barro com ficus. Junto com a argila, a madeira é um material natural que exclui a poluição ambiental.
Ressalta-se que durante a seleção e compra de um vaso para ficus, a presença de um sistema de drenagem é de grande importância para drenar o excesso de líquido, que é prejudicial ao sistema radicular da planta. Esses potes costumam ser projetados com um bico para drenar a água. Na ausência de drenagem no vaso, o risco de perder a planta é máximo, principalmente se for feito de materiais que não passam ou absorvem umidade, como: argila esmaltada, plástico e vidro.
Formulário para ficuses tradicionais
Um vaso para ficus deve ser escolhido o mais comum, sem quaisquer refinamentos estruturais especiais. O ideal seria plantá-lo em um recipiente com o formato correto, que é criado pela igualdade aproximada dos parâmetros de altura e largura. Esta regra aplica-se a quase todos os tipos de ficus, como a ficus “Benjamina” e a ficus elástica. Ao mesmo tempo, os vasos redondos devem ser evitados, pois as raízes da ficus podem ser danificadas durante o transplante. Quando eles são feridos, as plantas ficam muito doentes.
Um vaso muito alongado não é adequado para ficus, pois o volume de terra nele será muito maior do que o necessário. Se você adora esse formato e é necessário criar um interior elegante, uma floreira alongada com fundo falso em um nível mais alto pode ser uma saída.
O tamanho
Após a compra de uma ficus, é necessário avaliar seu vaso nativo e a disponibilidade de estoque de espaço livre nele. Se as raízes da planta já estiverem com cãibras, em um mês ela deve ser transplantada e não espere que as raízes brotem pelo orifício de drenagem. Além disso, o próprio ficus aumenta de tamanho, existe a possibilidade de o vaso tombar, uma vez que a parte superior desta planta pode crescer bastante potente. Ao escolher um vaso para ficus, você deve seguir a regra dos 2 centímetros, ou seja, deve haver 2 cm de espaço livre para o crescimento das raízes. Caso contrário, corre-se o risco de inibição do crescimento da planta, pois a ficus lançará toda a sua força na construção do sistema radicular, e somente após encher o vaso de raízes , ele começará a crescer acima do solo. Além disso, um vaso muito grande aumenta a probabilidade de apodrecimento da raiz, pois, neste caso, a probabilidade de transbordamento aumenta.
As fichas devem ser transplantadas no momento em que o sistema radicular preencheu completamente o vaso e encontrou suas paredes. No caso de ficus, a seguinte regra ou padrão pode ser derivado: cada vaso subsequente deve ser 2 cm maior do que o anterior. Deve-se ter em mente que alguns tipos dessas plantas crescem de forma incrivelmente rápida. Por exemplo, ficus borracha requer o transplante uma vez por ano, enquanto outras espécies são transplantadas uma vez a cada 1 a 3 anos. E também as observações mostram que quanto mais velha a planta, menos frequentemente ela requer um transplante. Se você acha que o ficus cresceu até o tamanho necessário da coroa e sistema radicular, então você pode cuidadosamente retirá-lo do vaso, cortar as raízes e a coroa e colocá-lo de volta no mesmo vaso, deixando os mesmos 2 cm para o crescimento e desenvolvimento do sistema radicular.
Para bonsai
Bonsai é a antiga arte chinesa de cultivar pequenas cópias de grandes árvores. Ficus "Benjamina" é ótimo para fazer bonsai em casa. Para isso, é necessário escolher o vaso certo, levando em consideração a estética do aspecto da planta e as características de seu crescimento. O pote de bonsai deve ser plano e mais parecido com uma bandeja. A altura de tal bandeja de bonsai é geralmente de 10 cm e é ideal para a formação do sistema radicular necessário para a planta. No processo de crescimento do ficus nesta técnica, seu tronco fica mais espesso e as raízes aéreas crescem.
A largura do recipiente geralmente depende do tamanho da copa da planta: quanto maior e mais largo, maior deve ser a largura da bandeja de bonsai. No caso do cultivo de ficus bonsai, deve-se notar que a superfície do sistema radicular é muito pequena em relação à parte aérea, e um recipiente feito de materiais respiráveis como madeira ou argila não vidrada é o mais adequado neste caso. Na maioria das vezes, os bonsai são cultivados em bandejas de barro. Esteticamente, parece muito harmonioso.
Como escolher uma cor
Ao escolher a cor do vaso, você deve levar em consideração a direção do estilo do design de interiores e o esquema de cores da sala em que o vaso com a planta ficará localizado. As folhas verdes de ficuses estão em perfeita harmonia com potes de branco e tons claros de várias cores, assim como recipientes de barro castanho com motivos invulgares.Para dar brilho ao interior, é diluído em potes amarelo brilhante, verde brilhante e rosa. Segundo os ensinamentos do Feng Shui, as ficus enchem a atmosfera de energia tônica, que direciona os moradores da casa na direção certa e os faz agir de forma mais ativa.
Quanto à escolha da cor de acordo com o Feng Shui, existe a opinião de que um dos vasos mais adequados para ficus em termos de cor é o verde, pois tem um efeito positivo no aumento do bem-estar da casa, e atrai fluxos de caixa.
Para obter informações sobre como transplantar corretamente a fícus para um novo vaso, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.