Escolhendo um vaso para bonsai
Bonsai é uma planta em miniatura que é cultivada por conhecedores de beleza para criar um canto aconchegante original no quarto. Uma árvore de estilo semelhante vai decorar qualquer casa, dar-lhe a oportunidade de relaxar a sua alma e mostrar o seu potencial.
Este é um presente maravilhoso que pode ser dado a uma pessoa ou colega de mente fechada. Mas para obter o resultado desejado, é importante escolher o vaso certo para o seu bonsai.
História
Os historiadores afirmam que o estilo de cultivo de plantas em miniatura apareceu na China há muito tempo. As primeiras menções a isso datam dos séculos VIII a IX. O nome "bonsai" significa literalmente "planta cultivada em uma bandeja" do idioma chinês. Segundo a lenda, o imperador oriental decidiu recriar todo um império em miniatura com povoados, rios e jardins. Para isso, foi cultivado um jardim de árvores em miniatura. Desde o século 18, essa técnica se tornou muito popular no Japão, novos estilos surgiram. Esse estilo foi tão apreciado que eles começaram a usá-lo durante a cerimônia do chá. Isso possibilitou não só desfrutar de uma agradável bebida, mas também admirar o bonsai.
Normalmente, os ricos se dedicavam ao cultivo de plantas em miniatura. Os budistas também cultivavam bonsai, pois acreditavam que a pessoa que cultivou a planta usando essa técnica poderia estar no mesmo nível de Deus. Muitos artigos e livros foram escritos sobre essa arte. Até o momento, você pode encontrar mais de 1000 livros sobre bonsai em diferentes idiomas. Para cultivar plantas usando essa técnica, pegue árvores comuns. Através da poda constante, as plantas crescem em tamanho miniatura.
Como escolher?
Desde os tempos antigos, o bonsai tem sido usado por conhecedores de beleza para recriar um canto aconchegante em casa ou no escritório. Para que a planta fique harmoniosa, é importante escolher o vaso certo para ela. Deve enfatizar a beleza das plantas, ao mesmo tempo que facilita o cuidado com as plantas. Para o bonsai, costuma-se escolher vasos feitos de materiais naturais, sendo mais comum usar tigelas de cerâmica. Mas você pode escolher outros materiais e usar blocos de madeira ou caixas de madeira comuns para árvores em miniatura, bem como pedras, recipientes de plástico e assim por diante. Você também pode usar faiança, porcelana ou argila. É muito importante que a forma do recipiente seja plana.
Ao escolher um vaso, deve-se lembrar que ele deve enfatizar a graça e a beleza da planta, e não atrair toda a atenção para si. Você não deve escolher tigelas de cores brilhantes, caso contrário, elas serão as primeiras a chamar sua atenção e o bonsai permanecerá em segundo plano. Você precisa ter certeza de que o vaso é do tamanho certo para que a planta não fique apertada. Se o tamanho do vaso for escolhido incorretamente, a formação do sistema radicular não ocorrerá corretamente.
Dimensões e forma
Ao escolher um vaso, você deve considerar o tamanho da árvore em miniatura, prestando atenção ao seu tamanho e forma na base.
- Se a área da árvore na base for pequena, todo o sistema ficará mais instável. Árvores floridas e algumas outras espécies requerem vasos mais profundos.
- Caso o tronco da árvore esteja inclinado, é necessário pegar a embarcação mais estável. Se ele tiver uma coroa grande e exuberante, é melhor dar preferência a uma tigela larga e plana.
- Os vasos ovais ou redondos são mais adequados para árvores com caules finos ou curvos, bem como para plantas com casca lisa e folhas delicadas, como o bordo japonês.
- Plantas com tronco pesado, copa densa e galhos grossos ficarão melhores em recipientes retangulares ou quadrados.
- Para chamar a atenção para uma planta alta, é melhor parar em um recipiente de formato redondo, quadrado ou oval, mas sempre plano.
- Ao cultivar árvores com raízes abertas, escolha um vaso profundo e estreito. Se a copa da planta pender, é melhor escolher um produto em forma de vaso.
Para algumas das plantas, é necessária rega mais frequente. Existe uma capacidade mais profunda para eles. A regularidade do umedecimento depende do material com que o pote foi feito. Portanto, se for feito de argila ou outro material poroso, as plantas precisam de regas mais frequentes.
O pote não deve acentuar a graça e beleza da árvore, mas estar em harmonia com ela. O recipiente deve ser escolhido o mais simples possível, enquanto sua cor não deve ser evidente e sua forma deve ser desafiadora. Para o bonsai, você pode levar um vaso normal para o cultivo de plantas de interior. Para que o sistema radicular da árvore se desenvolva adequadamente, é melhor usar um vaso baixo e achatado. Para fornecer ventilação adequada, é necessário que haja orifícios de drenagem no recipiente. Nesse caso, deve haver pernas pequenas no fundo do vaso.
Características dos modelos japoneses
Por muito tempo, os recipientes feitos no Japão e na China foram usados para o bonsai. Os modelos japoneses geralmente eram fornecidos ao Japão. Os mais antigos potes kovatari foram feitos há mais de 200 anos. As panelas japonesas eram feitas por não menos eminentes mestres de seu ofício, entre esses produtos há muitos outros antigos. São consideradas as panelas japonesas mais antigas, produzidas na ilha de Honshu há 13 mil anos. Mais tarde, apareceu a cerâmica iraniana. Durante sua produção, os produtos eram queimados ao sol, e não no forno, como no caso dos artesãos japoneses.
Existem 5 maneiras de fazer produtos cerâmicos.
- O mais simples é fazer um produto com um pedaço de argila. É espremido no meio e, em seguida, as paredes são formadas com a ajuda das mãos.
- A técnica da corda-espiral envolvia o uso de uma "linguiça" de argila colocada em espiral até a altura desejada.
- Os recipientes eram confeccionados com feixes-anéis de diferentes tamanhos, que se sobrepunham.
- No quarto método, os oleiros formavam o fundo e, dobrando para trás as partes laterais, eram unidos.
- Usando uma roda de oleiro.
Existe uma grande variedade de modelos de bonsai. Eles são divididos em duas categorias:
- não vidrado;
- vidrado.
Os recipientes não vidrados são simples e convenientes e ficam ótimos quando combinados com sempre-vivas para uma aparência antiquada. Se falamos da sua funcionalidade, então esses recipientes são preferíveis, pois deixam passar melhor os raios solares, a umidade e o ar. Eles são freqüentemente usados como material de plantio. Quando a planta finalmente ficar mais forte, é recomendável transplantá-la para um recipiente mais adequado.
Os recipientes envidraçados são envidraçados e queimados. Na maioria das vezes, eles são coloridos. Esses recipientes são ideais para flores e plantas frutíferas, enfatizando seu verde fresco e brilhante. As tigelas vitrificadas são mal ventiladas, então você não deve manter plantas nelas por muito tempo.
Na hora de escolher a tonalidade do produto, vale a pena dar preferência às cores contrastantes. Você não deve escolher um vaso do mesmo tom com flores, frutas ou folhas, pois o efeito será o oposto. O esmalte pode ser de tonalidades muito diferentes.
Características dos modelos sem orifícios
Muitas vezes é possível encontrar recipientes à venda sem orifícios de drenagem, uma vez que esses modelos são feitos de cerâmica respirável. A essência da tecnologia é que, como resultado da rega, a umidade é absorvida pela estrutura do vaso de flores e gradualmente evapora através do revestimento, e não flui imediatamente para fora do orifício de drenagem junto com algumas das substâncias necessárias. Este revestimento é preparado à base de argila branca e sem a utilização de quaisquer componentes sintéticos.
Ao usar esses modelos, você deve:
- colocar um dreno de argila expandida, espuma de plástico ou pedaços de tijolo no fundo;
- use água limpa estabilizada ao regar as plantas;
- ao limpar um vaso de flores, aplique uma solução de sabão usando uma esponja ou pincel;
- não congele os recipientes, pois isso pode causar a sua destruição.
Você pode escolher um recipiente para bonsai com ou sem orifícios, mas, de acordo com jardineiros experientes, é melhor dar preferência à opção mais familiar e adquirir um vaso com orifícios.
Como fazer em casa?
Até o momento, a escolha de modelos para bonsai é bastante grande. Normalmente, os recipientes para plantas são adquiridos nos departamentos de flores da loja. Mas você mesmo pode fazer produtos em casa. A argila é considerada o material mais popular para recipientes, mas os potes também são feitos de cerâmica. Eles se harmonizarão perfeitamente com a árvore e não entrarão em colapso devido à interação com a umidade.
Para fazer um vaso, é melhor pegar um recipiente raso de cerâmica. Por exemplo, uma saladeira velha ou tigela, adequada em termos de parâmetros e cores, é adequada para isso. Pequenos orifícios devem ser feitos nos recipientes. É melhor usar uma broca de cerâmica para isso. Para que todo o trabalho tenha sucesso, é melhor fazer um esboço da panela com antecedência. As peças são conectadas com cola. Furos de drenagem e pés são feitos após a montagem principal do produto.
Não se esqueça do suporte por onde o líquido será drenado. Seu tamanho deve ser ligeiramente maior do que a largura do vaso. O recipiente preparado é tratado com um primer e, em seguida, pintado em uma cor adequada. Depois de seco, o produto é envernizado.
É interessante
Os japoneses acreditam que a localização do bonsai dentro de casa fala com a natureza de seu dono.
- Um bom dono com gosto delicado e estilo desenvolvido terá sempre uma árvore ao nível dos olhos. Ele pode ficar sobre uma mesa, um suporte alto ou uma prateleira.
- Se a composição estiver abaixo do nível dos olhos, isso indica o mau gosto do dono, porque neste caso você tem que se curvar.
Os verdadeiros conhecedores reservam um nicho especial para o bonsai. É importante que a parede seja clara e desbotada para que nada distraia da contemplação. O ângulo da planta também é importante. Portanto, uma árvore que chora precisa ser implantada em sua parte mais espetacular, mais perto do público. No estilo "cascata", a árvore é colocada acima do nível dos olhos, devendo ser inclinada em direção ao público. Mas também não é recomendável instalar um bonsai ao lado de outros objetos, para não distrair a pessoa das linhas graciosas e proporções de uma planta em miniatura e não perder o humor harmonioso.
Os profissionais aconselham para se familiarizar com o estilo do bonsai, começando a cultivar plantas despretensiosas, por exemplo, ficuses ou várias suculentas.
Para obter informações sobre como escolher o vaso de bonsai certo, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.