Como organizar a rega das flores durante as férias?
Às vezes acontece que você precisa sair por muito tempo e não tem ninguém para regar as flores de interior na ausência dos donos. O que fazer nessa situação? É muito simples: as plantas precisam construir um sistema de irrigação automático.
Como preparar plantas de interior para férias?
À falta de umidade por um período de 7 a 20 dias os "bichinhos verdes" podem sobreviver sem muito estresse, embora o período específico dependa do tipo de planta. Portanto, se você está planejando sair por não mais do que 2 semanas, você pode simplesmente tomar algumas medidas.
- Remova todas as flores e botões existentes, bem como cerca de 1/5 das folhas, reduzindo assim a área de evaporação.
- Remova os vasos de flores do peitoril das janelas, leve-os para o fundo da sala, cubra as cortinas para evitar a luz solar direta sobre as plantas.
- Coloque todos os recipientes com flores lado a lado, o mais próximo possível - isso ajudará a formar um certo microclima nesta área, ou seja, aumento da umidade do ar. Coloque musgo úmido e argila expandida ao lado deles, coloque bacias de água fria ao redor deles. No dia da partida, regue as plantas, aumentando a taxa de fluido em cerca de 1/3
- Se decidir alimentar os "bichinhos verdes", não o faça antes de duas semanas antes da partida.
- As flores, especialmente caprichosas e exigentes em regar, cobrem-se com sacos plásticos, fixando-as com elásticos nos vasos.
- Lembre-se que na hora de escolher um recipiente para plantar uma planta de casa, dê preferência às opções de argila e cerâmica, pois é nelas que as flores toleram mais facilmente a falta de rega na hora certa.
Como você pode ver, a maioria das medidas preparatórias visa introduzir as plantas em uma espécie de animação suspensa, a fim de suspender seus processos vitais e reduzir a necessidade de umidade.
Arranjo de autowatering
Quando você sai por muito tempo, seria errado deixar flores sem regar - todas morrerão, mesmo as mais persistentes. Neste caso, deverá organizar a rega automática. O sistema pode ser adquirido em loja ou feito à mão.
Sistema adquirido
O design mais simples são os chamados Aqua Globes. É uma bola de vidro fundida semelhante a um frasco com um tubo cônico estreito. O dispositivo é ideal para todas as flores de interior, incluindo as encaracoladas.
O design funciona da seguinte maneira:
- a bola se enche de água, vira e é inserida no solo com seu pescoço fino;
- quando o solo seca, o oxigênio começa a ser liberado e, com essa reação, a bola libera a quantidade necessária de líquido no solo;
- assim que houver umidade suficiente para a planta, um vácuo é criado na bola e a água para de escorrer.
Uma bola de Aqua Globes pode fornecer água à planta por duas semanas.
A próxima opção é a irrigação com pavio. Existem orifícios de drenagem especiais no fundo da panela - é aqui que as mechas feitas de material poroso sintético são inseridas. Um recipiente com uma flor é instalado em um reservatório com água, os cordões são baixados para dentro dele, e então o líquido sobe por eles e chega ao sistema radicular da planta que deseja "beber". A essência do método é que cada flor receba umidade na hora e na quantidade necessária.Porém, lembre-se que este método não é adequado para plantas cujas raízes estão localizadas nas camadas superiores do solo, pois elas simplesmente não alcançam as mechas colocadas abaixo.
Outro dispositivo são os sistemas de irrigação automática “inteligentes”. O princípio de seu trabalho é o seguinte: a água é coletada em um grande reservatório e alimentada em vasos de flores por meio de tubos embutidos. A distribuição do líquido é regulada e cada planta recebe exatamente a quantidade de umidade de que necessita no momento.
Componentes de um sistema "inteligente":
- um recipiente para água e mangueiras para seu abastecimento;
- pontas especiais que são inseridas no solo;
- temporizador para ajustar a frequência de rega (pode definir para um determinado número de minutos e hora do dia);
- uma distribuidora responsável pelo consumo de líquidos;
- sensor do nível de umidade do solo (nos aparelhos mais avançados é sua "responsabilidade" definir o tempo de rega);
- bomba que bombeia água.
A última opção de compra que queremos considerar é uma plantadora com sistema de irrigação automático. Na aparência, lembra um vaso de flores comum. O dispositivo está equipado com um recipiente de água embutido, assim como mechas especiais e um tubo indicador. A maioria desses sistemas funciona com drenagem convencional - argila expandida, cascalho, vermiculita, mas alguns fabricantes oferecem misturas especiais de drenagem.
Curiosamente, uma flor em tais vasos "inteligentes" precisa ser regada apenas três vezes por ano - apenas reabasteça o reservatório periodicamente. Este dispositivo pode ser considerado o melhor na longa e frequente ausência dos donos da casa.
Opções caseiras
Se quiser arranjar com as suas próprias mãos um sistema de rega automático para flores de interior, pode usar um dos métodos simples.
Um dispositivo simples é criado usando uma garrafa de plástico comum de qualquer tamanho (deve-se entender que se você está deixando por uma ou duas semanas, um recipiente pequeno é suficiente, e se por um mês é melhor levar uma garrafa maior).
Algoritmo para montar uma estrutura:
- pegue a garrafa selecionada com uma tampa;
- encha-o com água;
- faça um furo na tampa;
- insira a garrafa no solo com o gargalo para baixo, fixe bem;
- também faça alguns furos no fundo da garrafa ou corte-a completamente para aumentar a pressão do ar.
Este método é muito primitivo e não muito confiável: o abastecimento de água da planta não será regulado de forma alguma, e a flor ficará encharcada ou não totalmente regada.
Para evitar isso e atingir o rendimento ideal de umidade, você terá que fazer experiências com o tamanho do orifício na tampa da garrafa.
Outra "rega" caseira para flores de interior é feita a partir de um conta-gotas. Sua estrutura é bastante simples:
- os tubos conta-gotas são conectados a uma grande garrafa plástica de água (é melhor levar um recipiente com volume de pelo menos 5 litros);
- as pontas dos tubos com agulhas são baixadas para os potes, mas não é necessário furar no chão - basta fixar a agulha na lateral da panela para que a água escorra;
- a garrafa deve ser mais alta do que os recipientes com flores, por exemplo, eles podem ser colocados no chão, e a garrafa - em um banquinho;
- a vazão de água é ajustada por meio de pinças conta-gotas.
Pré-teste este sistema por pelo menos um dia para saber se todas as plantas têm água suficiente, com que rapidez é consumida (você pode até fazer anotações na garrafa com um marcador - quanta água foi e quanto acabou em 24 horas), se haverá um estouro.
A estrutura de um frasco de vidro e uma toalha é adequada para os proprietários cuja horta é pequena e as plantas são plantadas em pequenos vasos.
Você precisa fazer o seguinte:
- pegue um pallet raso de um tamanho que todas as suas flores caibam lá - se você não tiver um, você pode usar uma pia ou banheira, depois de tampar o orifício de ralo;
- colocar uma toalha umedecida em água e torcida no fundo do recipiente selecionado;
- instalar vasos com plantas (sem paletes para que os furos de drenagem fiquem abertos);
- pegue num jarro grande de vidro (a partir de 3 litros), encha-o com água, feche-o com uma tampa de nylon com um orifício previamente feito (não mais de 1-1,5 cm de diâmetro);
- feche o orifício com o dedo, vire o jarro de cabeça para baixo e coloque-o sobre uma toalha;
- se você viu bolhas de ar subirem, significa que você fez tudo certo e a água começa a sair.
Quando a toalha estiver suficientemente molhada, o fluxo de ar irá parar e o líquido irá parar de vazar. Faça um experimento: torça uma toalha e coloque um jarro de água sobre ela novamente; se você vir bolhas de ar novamente, seu sistema de irrigação caseiro está funcionando corretamente. Recomenda-se que esta verificação seja feita 10 dias antes da partida prevista.
A essência do método com fitas de algodão é semelhante à irrigação com conta-gotas, só que em vez dos tubos é preciso usar tiras de pano de algodão. Para fazer isso, você precisará de uma fronha ou lençol desnecessários que não se importe de rasgar.
- Então, rasgue os trapos selecionados em tiras - seu número deve ser igual ao número de vasos de flores.
- Despeje a água em uma bacia grande, coloque-a sobre um banquinho ou outra colina, arrume vasos com plantas ao redor.
- Abaixe uma ponta da fita em uma bacia (certifique-se do fundo, então você terá que ajustar o comprimento das tiras - elas não devem ser curtas), fixe a outra no solo em cada um dos vasos. Certifique-se de que as tiras de tecido não caem dos recipientes, reforce-as com cuidado: na bacia pode prensar com pedrinhas, no tacho pode “prender” com grampos de cabelo.
Enquanto houver água na bacia, fitas de algodão irão puxá-la, umedecendo o solo.
Usando um hidrogel
Uma forma interessante e inovadora de manter as plantas saudáveis e fornecer-lhes a quantidade necessária de umidade na ausência dos proprietários é usar um hidrogel especial. Um grama desse polímero é capaz de absorver cerca de 250 ml de líquido e, então, "soltá-lo" gradualmente no solo.
Existem 2 maneiras de usar o hidrogel:
- coloque seus grânulos em um vaso de flores ao plantar uma planta em vez de drená-la ou enterrá-la a uma profundidade de cerca de 20 mm da superfície;
- deixe de molho por 8 horas, depois arrume em vasos e cubra com musgo úmido por cima.
Outras maneiras de fornecer umidade às plantas de interior
Se você vai ficar ausente por 14 dias ou menos, pode tentar fornecer água às suas plantas de interior sem configurar um sofisticado sistema de irrigação automática.
- Coloque todas as flores no chão, uma ao lado da outra. Regue cada um liberalmente. Embrulhe os potes com folhas de jornal molhadas e, por cima, com papel celofane - isso é feito para criar alta umidade.
- Plantas pequenas podem ser cobertas com sacos plásticos ou garrafas cortadas na parte superior, mas certifique-se de permitir que o ar flua de baixo.
- Se você plantou flores em vasos de barro, pode fazer o seguinte: coloque cada vaso em um recipiente grande e preencha o espaço entre suas paredes com bolas de argila expandida ou musgo umedecido. Em um pote de plástico, a mesma argila expandida pode ser despejada sobre o solo.
Ao escolher e instalar um sistema de rega automática num apartamento, reserve um tempo para estudar as características de cada um dos seus “bichinhos verdes”.
Lembre-se de que alguns deles requerem hidratação quase diária, enquanto outros suportarão com calma sua longa ausência, sem problemas e manipulações adicionais.
Como organizar a rega das flores durante as férias, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.