Como fazer a rega automática para plantas de interior com as próprias mãos?

Contente
  1. Preparação da planta
  2. Variedades
  3. Como posso verificar se a opção selecionada funciona?

Se uma pessoa decide sair de casa por um tempo, surge a questão de cuidar das plantas domésticas. Você pode perguntar a seus amigos sobre isso, mas ninguém dará garantias de que o atendimento será feito de boa fé. Existem várias maneiras de preservar flores sem recorrer a ajuda externa ou mecanismos complicados comprados em loja. No entanto, eles só podem ser vistos como uma medida temporária. Se não houver rega atempada o tempo todo, deve procurar outra saída.

Preparação da planta

Se a viagem não for uma surpresa, é melhor preparar as plantas com antecedência para as próximas mudanças.

  • Coloque na sombra para que a evaporação seja menos intensa. Depende também da época do ano, da presença de aparelhos de aquecimento a funcionar na divisão e da ventilação.
  • Remova as folhas e inflorescências afetadas. Os profissionais aconselham a diluição parcial das folhas saudáveis ​​e é imperativo remover não apenas as flores em flor, mas também os botões. Isso pode parecer desagradável, mas permitirá que a planta use a água de maneira mais econômica.
  • Limpe as folhas, polvilhe-as com um borrifador.
  • Coloque todos os vasos de flores em um lugar e cubra com papel alumínio, fazendo vários orifícios para o fluxo de ar. Uma alternativa ao filme pode ser um material de cobertura - é mais poroso, promove a troca de ar e evita a formação de mofo.
  • Se você estiver colocando flores em grupos, isole as plantas doentes. Nas imediações, até mesmo um fungo comum infectará rapidamente vizinhos saudáveis.
  • Todas as flores devem ser bem regadas antes de sair. Em casos raros, a planta é retirada junto com a terra (caroço) e lançada na água, mas não por muito tempo - para que a terra não se desintegre.

Variedades

Para que a planta não morra, ela precisa de água. No nosso caso, precisamos de uma fonte de onde ele irá entrar uniformemente, mas na quantidade certa, no vaso de flores. Como esse problema não é novo, existem todos os tipos de gadgets disponíveis comercialmente. Mas, na confusão, você pode esquecê-los e não é difícil fazer algo assim sozinho.

Da garrafa

A primeira opção requer uma garrafa. Idealmente, plástico, mas você pode levar qualquer. O principal é que tem tampa. Garrafas de vinho emolduradas por vegetação parecem mais agradáveis ​​esteticamente. Eles também podem ser pintados, decorados na técnica de decoupage ou decorados com fitas, strass, miçangas. Esta opção será útil mesmo com manutenção regular, por exemplo, tornará mais fácil suportar o calor do verão.

Instruções de fabricação.

  • É mais fácil deitar água se a garrafa não tiver fundo. Mas você pode derramar no pescoço.
  • Fazemos um ou dois furos estreitos na rolha para que a água escorra. Fechamos e instalamos no lugar certo.
  • Você pode simplesmente colocá-lo no chão ou enfiá-lo com o pescoço no chão. Então você pode julgar a intensidade da irrigação pela quantidade de água decrescente. O frasco pode ser pendurado sobre a flor, mas não alto.

A rega é regulada pela largura e pelo número de orifícios da ficha. Se entrar em contato com o solo, você precisa colocar um pedaço de qualquer tecido de malha sob a rolha e torcer para que as pontas fiquem com uma margem. Isso impedirá que a sujeira entre no interior da garrafa.

Com corda

Para esta estrutura você precisa de uma renda, barbante ou qualquer outra corda. Na ausência de tal, tiras de tecido torcidas em feixes podem ser usadas.Nesse caso, a corda deve absorver bem a água. Acredita-se que os tecidos sintéticos sejam preferíveis aos naturais, pois estes podem começar a apodrecer. Mas por uma semana e com os naturais nada acontecerá.

O princípio de funcionamento da estrutura.

  • Um lado da corda é colocado em uma tigela com água, o outro é colocado em uma panela.
  • Você pode posicionar a corda tanto por cima - de forma que a extremidade livre fique no chão, quanto por baixo, empurrando-a para dentro do orifício de drenagem de água. Nesta última opção, mais água ficará retida no solo, pois irá evaporar menos. Porém, existe o risco de o cabo ficar preso na palete e não ocorrer entrada.

Se o recipiente com água for largo (por exemplo, uma bacia), a água irá evaporar ativamente e manter a umidade necessária no ambiente para o estado confortável da planta.

De uma bacia, você pode conduzir as cordas para diferentes plantas. Ou, se a flor precisar de muita umidade, coloque várias fontes de água com cordões em lados diferentes. Para evitar que a corda ou arnês deslizem do local designado, eles devem ser fixados.

Com hidrogel

A ingestão automática de umidade pode ser alcançada com a ajuda de várias substâncias capazes de absorver água. Depois que evapora, eles geralmente secam. Os mais populares são os grânulos de hidrogel. Mesmo as flores cortadas podem permanecer frescas por muito tempo. E algumas plantas são plantadas neles como no solo. Um hidrogel é perfeitamente capaz de substituir temporariamente a irrigação. Isto exige:

  • bolas de hidrogel;
  • um pote maior;
  • agua;
  • plantar.

Progresso.

  1. Mergulhe as bolas em água para inchar.
  2. Remova a planta e o solo do vaso. Para fazer isso com cuidado, sem danificar as raízes, o solo do vaso deve ser umedecido.
  3. Encha o fundo do pote maior com bolas. Em seguida, colocamos a planta removida com o solo no centro. As bolas devem preencher todo o espaço restante ao redor da circunferência do pote. Eles também são colocados no topo com uma camada fina.

Secando, as bolas darão água ao solo. Para desacelerar esse processo, você pode usar qualquer outro método de autowatering. Existem tapetes com propriedades semelhantes - vasos de flores são colocados sobre eles. Cortados em tiras finas, absorvem bem a água, podendo ser usados ​​no lugar de cordas ou trapos.

No palete

A maneira mais fácil de irrigar automaticamente é colocar todos os vasos em uma bandeja coletora ou banheira de água. Mas, apesar da simplicidade, existem desvantagens aqui:

  • a umidade entrará apenas nas camadas inferiores do solo, o que não é adequado para plantas com sistema radicular fraco;
  • se você não trocar a água por vários dias, ela se tornará um criadouro ideal de mofo ou bolor;
  • na parte inferior do solo, a água pode estagnar e não haverá escoamento.

É muito mais seguro colocar tudo sobre uma base de argila expandida, cheia de água.

Sobre o mesmo princípio, potes com trabalho de rega automática. Um cache-pot é um recipiente decorativo no qual o próprio pote é colocado. Além de servir de decoração, é para ela que escorre a água dos furos de esgoto. A essência do autogeração é simples - a água é despejada nos vasos, que alimentam a planta através dos mesmos buracos. Nos modelos adquiridos, um flutuador especial é embutido na plantadeira, que mostra a quantidade de água. Em casa, o nível da água deverá ser verificado independentemente em intervalos regulares.

E o volume de água que precisa ser despejado pode ser calculado empiricamente e fazer a marca apropriada no interior. Os potes, é claro, precisam ser lavados pelo menos uma vez por semana.

Com conta-gotas

Conta-gotas também podem participar do abastecimento de água. Não são necessárias agulhas, apenas um reservatório de água, canudos e um regulador de fluxo. Vantagens do sistema:

  • o material transparente parece discreto;
  • os tubos podem ser unidos com o comprimento necessário;
  • você pode ajustar facilmente a quantidade de líquido que entra.

Para que o fluxo seja constante, é importante posicionar corretamente a extremidade da mangueira e o recipiente com água.O recipiente deve estar acima do nível da panela, com a mangueira ligeiramente inclinada. Seu comprimento é fácil de cortar. Para evitar que a mangueira se mova, ela é amarrada frouxamente a um pino de plástico ou madeira.

Com tubos de conta-gotas e mangueiras de diâmetro adequado, mas emprestados de outras áreas de mangueiras, você pode criar sistemas inteiros para regar várias plantas de interior de uma vez.

Mas mesmo aqui é importante monitorar a posição de toda a estrutura para que a água flua uniformemente e os tubos não dobrem. Além disso, é importante cuidar da estanqueidade das juntas.

Como posso verificar se a opção selecionada funciona?

Será bom se você tiver a oportunidade de verificar a eficiência do dispositivo que você criou e ver a reação da planta.

  • A rega automática, embora feita manualmente, deve corresponder ao tipo de planta. Para os amantes da umidade, seu suprimento pode não ser suficiente, mas para os cactos será em abundância.
  • Se o suprimento de água for do fundo, você precisa se certificar de que o solo está umedecido até o nível da raiz. Plantas com raízes curtas podem nunca ter. O teor de umidade do solo pode ser verificado com o mesmo palito de madeira ou espeto.
  • Acompanhe a rapidez com que a água se esgota. Pode ser necessário um recipiente com grande volume. Ou não um sistema, mas dois.
  • É bom que depois de alguns dias alguém ainda consiga verificar o estado das plantas. Os sistemas de abastecimento de água podem ficar presos ou com defeito de qualquer outra forma. Venha e olhe as flores não é tão problemático quanto regá-las completamente. Em casos extremos, durante sua ausência, eles podem ser monitorados por meio de câmeras conectadas à Internet.

Para obter informações sobre como organizar a auto-irrigação de plantas de interior usando um conta-gotas, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário