O que é Hunter Auto Watering e como o utilizo?
Os sistemas de irrigação automática para gramados e plantações são muito populares entre os residentes de verão e proprietários de casas particulares com lotes adjacentes. Com a ajuda da irrigação automática, você pode umedecer rapidamente o solo sob o gramado e outras culturas sem gastar muito tempo e esforço.
No entanto, em ordem para que a alimentação automática traga benefícios reais, você precisa saber qual tipo escolher e como configurar o equipamento para o trabalho. O artigo é dedicado à consideração das características de um dos sistemas de irrigação automática mais comuns - Hunter, a análise de seus componentes e o esquema de uso correto.
Peculiaridades
A grande popularidade da rega automática Hunter para relvados não é surpreendente, pois este tipo de equipamento apresenta vantagens sobre dispositivos semelhantes de outros fabricantes. As características distintivas do sistema Hunter são as seguintes.
- A capacidade de ajustar a quantidade de água fornecida, bem como a quantidade de irrigação usando configurações manuais. O transbordamento de plantas com umidade tem o mesmo efeito destrutivo sobre elas que sua falta. Os fabricantes do sistema Hunter levaram em consideração essa nuance ao desenvolver os equipamentos, de forma que o próprio usuário pode escolher o modo de irrigação desejado.
- O sistema é equipado com sensores e temporizadores, o que permite regar a área na hora certa e o número necessário de vezes ao dia. Isso é muito conveniente no mutável clima russo, quando é impossível prever como estará o tempo no dia seguinte e se será necessário regar as plantas.
- Os componentes do sistema de autogestão, responsáveis pelo abastecimento de água ao local, são móveis. Eles se estendem diretamente durante a rega. Isso permite que você mantenha a aparência natural do site e não o preencha com itens desnecessários.
- O fabricante e as empresas instaladoras abordam individualmente seus clientes. A melhor opção para cada um é selecionada após um cálculo hidráulico detalhado, estudando a estrutura do solo, a escala do terreno. Isso evita quedas de pressão nas tubulações, bem como a operação ininterrupta do equipamento.
- O sistema de irrigação automático Hunter não deforma quando exposto a condições de baixa temperatura. Portanto, não há necessidade de desmontá-lo para o inverno e uma nova instalação nas estações quentes. Isso economiza tempo e dinheiro para o usuário.
Visão geral do equipamento de irrigação
Os equipamentos Hunter são produzidos pelos fabricantes em dois tipos: sistema de irrigação por gotejamento e micro-irrigação por gotejamento. Cada um deles tem seu próprio propósito: a primeira categoria é adequada para estufas de pequeno e médio porte de dachas privadas e hortas privadas, e a segunda é utilizada em maior escala - em indústrias comerciais especializadas e empresas municipais.
O sistema de irrigação por gotejamento é uma dessas organizações do processo de irrigação das plantações, quando pequenas doses de água, bem como nutrientes e minerais (se necessário) são entregues diretamente às raízes da planta por meio de válvulas automáticas.
Este método é adequado para o tratamento de mudas cujas folhas são sensíveis à luz solar e, quando expostas a gotas de água, queimam rapidamente.
Sua principal vantagem é que o processo de irrigação é totalmente automatizado, o equipamento não precisa ser desligado durante a precipitação, quando as plantas requerem menos umidade. Neste caso, as válvulas condutoras de água são simplesmente bloqueadas, evitando o transbordamento, o que é fatal para muitas variedades. O sistema de gotejamento é adequado apenas para pequenos jardins e parcelas de horta, pois ao utilizá-lo é necessário levar canais para cada muda. Será problemático organizar tais condições em escala industrial. A irrigação por micro-gotejamento é um método de irrigação de grandes áreas de plantações. Trata-se de um sistema de irrigação de usinas, constituído por uma tubulação com tubulações retiradas dela, por onde passa o abastecimento de água. Os microtubos possuem ramificações múltiplas, o que permite a irrigação simultânea de várias mudas.
A regulação da pressão, temperatura, volume de irrigação é realizada através de um controlador central e um painel de controle para o mesmo. O controlador é preso à parede externa ou interna do prédio onde as safras estão crescendo. Os modelos internos devem ser colocados próximos a uma tomada pela qual a energia fluirá. Os modelos externos são resistentes à umidade.
No entanto, para que funcionem corretamente, você deve recorrer aos serviços de um eletricista durante a instalação. Graças a esse sistema centralizado, o usuário tem a oportunidade de regar rapidamente um grande número de plantações.
Instruções de uso
Os sistemas de irrigação automática Hunter são fáceis de operar e compreensíveis para cada usuário. É melhor entrar em contato com um especialista para instalar o equipamento e programar as configurações iniciais. Se surgirem pequenos problemas na manutenção posterior do equipamento, você mesmo poderá lidar com a eliminação deles.
Por conta própria, você pode realizar as seguintes ações:
- ajustar a sensibilidade dos sensores meteorológicos;
- ajustar os bicos, aumentando ou diminuindo assim o raio de autowatering;
- substitua ou limpe o bico do sprinkler entupido;
- ajustar a válvula automática responsável pelo processo de abastecimento de água ao solo ou de bloqueio.
Como o sistema de autowatering Hunter é resistente às flutuações de temperatura, não há necessidade de desmontá-lo sazonalmente. Mas vale a pena preservar o equipamento para o período de inverno. O procedimento de conservação é o seguinte.
- Fechando a torneira central de abastecimento de água.
- Desconectando o controlador da fonte de alimentação.
- Liberação da pressão da água na unidade através de tomadas especiais.
- Soprar cada linha do sistema de irrigação com um compressor especial.
- Fechando o compressor e a válvula de alimentação de ar.
Para recondicionar o sistema para operação no início da temporada, basta acionar todos os elementos do equipamento previamente fechados e desconectados. As configurações iniciais serão restauradas automaticamente. O fabricante fornece instruções de uso para cada sistema. São escritos em uma linguagem acessível, possuem diversos diagramas, desenhos que simplificam a assimilação das informações.
A maioria dos processos do sistema de irrigação são automatizados e raramente falham.
O comentário foi enviado com sucesso.