O que é a rega automática e como é?
A presença de um sistema de autowatering no local facilita muito a vida de seus proprietários. Com ele, você não só preserva a aparência atrativa das plantas, mas também melhora sua produtividade.
O que é isso?
O sistema de irrigação automática é um complexo técnico capaz de proporcionar rega uniforme às plantas. Vários elementos básicos estão incluídos neste design.
- Sprinklers. Esta palavra denota dispositivos de rega. Em sistemas modernos, eles geralmente são encontrados no subsolo. Durante a rega (sob a influência da pressão da água), eles se movem para a superfície e começam a trabalhar. No final do processo, eles afundam novamente no solo.
- Bloco de controle. O controlador é usado para ajustar a duração e a potência da rega. Para maior comodidade, recomenda-se adquirir sistemas automatizados com cronômetro.
- Pipeline. Além do sistema de tubos de plástico, inclui conexões que os conectam e uma caixa para proteger as válvulas.
- Bombear. É ele quem cria a pressão da água e a alimenta na direção certa. A bomba para autogeração deve ser potente, confiável e complementada com filtros especiais que possam proteger o equipamento de pequenos detritos.
- Sensores de chuva e geada. Eles controlam o clima e registram chuvas ou quedas repentinas de temperatura. Quando cai abaixo de zero ou chove, a parcela não é irrigada automaticamente.
Em alguns casos, o kit também inclui equipamento de irrigação por gotejamento. Se a água decantada de um poço for usada para irrigar o local, um grande tanque de irrigação também será necessário. Nele ficará perfeitamente aquecido e limpo.
Os sistemas de irrigação automática têm muitas vantagens.
- A rega não consome muita água. A umidade vai diretamente para as raízes da planta e não evapora.
- O proprietário do local tem a capacidade de controlar cada ciclo de irrigação individual.
- A rega é feita com cuidado. A água atinge apenas as plantas, sem respingar ao mesmo tempo nos bancos, gazebos e cercas que ficam ao lado. Além disso, não causa erosão no solo.
- O sistema de autowatering inteligente é equipado com sensores especiais que são capazes de reagir ao clima. Isso significa que ele não liga com chuva e geada.
- As estruturas deste tipo são feitas de materiais de qualidade. Portanto, esse sistema serve por muito tempo.
Os compradores atribuem seu alto custo às desvantagens dos sistemas de irrigação automatizados. Mas esse preço se justifica bastante, pois a automação do processo de irrigação libera uma grande quantidade de tempo livre para uma pessoa.
Compromisso
Os sistemas de irrigação automática, via de regra, são instalados nas casas de verão. Você pode usá-los para irrigação regular:
- gramado ao lado da casa;
- um jardim com árvores frutíferas ou ornamentais;
- plantas em estufas;
- flores caseiras crescendo em canteiros de flores ou em uma horta;
- camas abertas;
- plantas de interior e varanda em vasos ou vasos.
Usando um moderno sistema de irrigação automática, você pode deixar seu local verde e bonito sem muita dificuldade. Contribui não só para uniformizar a rega das plantas, mas também para umedecer o ar, além de limpar frutos e folhas de poeira e insetos.
Tendo instalado um sistema automático em seu local, você pode deixá-lo com segurança por alguns dias sem se preocupar com o estado das plantas.
Descrição dos tipos de irrigação automática
Hoje, existem vários grandes sistemas de irrigação automatizados.
Aspersão
A irrigação por aspersão é muito popular entre os jardineiros. No processo, a água é borrifada sobre a superfície do solo, umedecendo não só a superfície, mas também a camada superficial de ar. Isso permite que você acelere o processo de crescimento das plantas.
Os canteiros, relvados ou canteiros de flores por este método podem ser feitos a qualquer hora do dia, utilizando diferentes quantidades de água. Nesse caso, nenhuma ranhura e canal serão formados no site.
Existem vários tipos diferentes de sprinklers.
- Estático. Eles diferem porque regam o solo em apenas uma direção. Estes modelos são adequados para regar um relvado ou jardim de flores, que se encontra junto a um edifício ou a algum tipo de vedação.
- Rotativo. Esses sprinklers são montados em um suporte especial. Com a ajuda de uma turbina embutida, eles podem girar em um círculo, irrigando a maior parte do local. Via de regra, eles são instalados bem no centro do gramado.
- Pulso. Esses sprinklers apresentam um mecanismo de catraca integrado. Eles são ótimos para irrigar grandes áreas. Eles são freqüentemente instalados próximos a caminhos de jardim.
Você pode escolher qualquer opção adequada para o seu site. Em alguns casos, as pessoas preferem instalar vários pulverizadores diferentes no quintal ou jardim ao mesmo tempo.
Irrigação de subsolo
Este método de irrigação fornece água diretamente para as raízes das plantas. Isso permite que eles mantenham o nível de umidade do solo de que precisam por muito tempo. Uma grande vantagem deste método de irrigação é que uma grande quantidade de água é usada para irrigar o local. Ao mesmo tempo, as plantas estão se desenvolvendo muito bem.
As desvantagens de tais sistemas de irrigação automática incluem seu alto custo e a necessidade de reconstruí-los completamente ao mudar as plantações na horta.
Irrigação por gotejamento
Este método de irrigação também permite que as plantas sejam umedecidas com muito pouca água. Os tubos através dos quais ele flui estão localizados abaixo ou acima do solo. A água flui através deles diretamente para as raízes das plantas. Além disso, chega em pequenas doses.
As vantagens deste sistema são a economia e a capacidade de fornecer água às raízes com todas as baterias necessárias. Sua desvantagem é que ele pode falhar facilmente se seus orifícios ficarem entupidos com sais ou sujeira.
Irrigação de superfície
Este tipo de rega é bastante simples. A água não chega imediatamente às raízes. Tal como acontece com a rega convencional com uma mangueira ou regador, atinge imediatamente o solo. Existem vários métodos de irrigação de superfície.
- Inundações. A água é fornecida em grandes quantidades, uniformemente distribuída por toda a superfície do local e penetra lentamente no solo.
- Bubbler. Um bico especial é usado para fornecer água. É chamado de borbulhador. A água é fornecida às raízes das plantas em pequenas quantidades. Isso pode reduzir significativamente o consumo de fluido.
- Nos sulcos. A umidade entra no solo por meio de ranhuras especialmente feitas nos canteiros. Eles precisam ser criados perto das fileiras de vegetais ou flores em um canteiro de flores.
O esquema de irrigação automática precisa ser selecionado, com foco nas suas necessidades e capacidades.
Marcas populares
Para que o sistema não falhe, ele deve ser de alta qualidade. Recomenda-se comprar construções de marcas confiáveis para o seu site.
Caçador
Esta empresa americana foi uma das primeiras a produzir sistemas de irrigação automatizados.Portanto, ainda hoje ocupa uma das posições de liderança no mercado. Os produtos fabricados por esta empresa têm muitas vantagens:
- fácil de usar;
- disponibilidade de sensores meteorológicos;
- durabilidade e resistência.
Eles usam água com bastante moderação. Podem ser instalados tanto no campo quanto em locais públicos, pois todos os componentes estão localizados sob a camada de solo, e não na superfície do local.
Pássaro da chuva
A empresa americana produz sistemas de irrigação automática há mais de 70 anos. Portanto, os fabricantes confiam nesta marca.
Os sistemas de irrigação automatizados da Rain Bird usam menos água e energia. Eles podem ser controlados por meio de um computador. Uma grande vantagem dos sistemas desta marca é que eles podem ficar sob uma camada de terra úmida por várias décadas sem se deteriorar ou corroer.
É importante notar também que a água para irrigação passa por filtros, por isso entra nas raízes das plantas de forma purificada. Isso tem um efeito positivo em sua aparência e na qualidade da colheita.
Gardena
Esta empresa alemã foi fundada em 1961. Desde os primeiros anos de sua existência, ela se dedicou à criação de várias ferramentas de jardim. Hoje a empresa é líder na área de equipamentos de irrigação.
Os sistemas de irrigação automática da marca Gardena podem ser controlados por meio de um aplicativo especial. Qualquer pessoa pode personalizá-los gastando um pouco de tempo lendo as instruções.
Karcher
Os equipamentos desta marca também são muito populares entre os residentes de verão. Seus sistemas de irrigação são fáceis de instalar e adequados para qualquer local. O fluxo de água é convenientemente regulado. Portanto, todos podem definir o fluxo de água necessário para uma determinada variedade de planta.
Os sistemas de irrigação automática da marca Karcher são de alta qualidade e design atraente. Você pode escolher a opção certa para qualquer projeto de site.
Seleção de sistema
Ao escolher um sistema de lavagem automática, você deve prestar atenção aos seguintes parâmetros:
- potência unitária;
- facilidade de instalação e desmontagem do sistema;
- consumo de água e eletricidade;
- o nível de ruído gerado;
- resistência de vários elementos aos efeitos de compostos químicos na água e fertilizantes.
Cada um desses parâmetros é importante em sua própria maneira.
Projeto e instalação DIY
Muitos moradores de verão preferem instalar sistemas de autogeração por conta própria, sem recorrer à ajuda de especialistas. Isso deve ser feito com cuidado para não quebrar nada no primeiro estágio.
Sistemas de sprinklers
Antes de instalar um sistema de autowatering no local, você deve primeiro preparar um desenho que indicará a localização das plantas que crescem lá e os caminhos.
Em seguida, é necessário fazer um cálculo e determinar quantos tubos e sprinklers devem estar localizados no local. A melhor época para montar o sistema é no outono. Neste caso, será possível regar espaços verdes desde o início da primavera.
Para colocar os tubos, uma vala adequada deve ser cavada. Uma densa camada de entulho deve ser colocada em seu fundo. Depois disso, você pode começar a colocar os tubos. Nos locais de ramificação, eles devem ser cuidadosamente cortados e um T deve ser instalado sobre eles. Uma mangueira é conectada a ele, que desvia a água para o sprinkler. Um joelho articulado é preso à extremidade de tal ramo. Isso permite que a altura dos sprinklers seja ajustada.
Quando o sistema estiver totalmente instalado, você pode começar a conectar os bicos aos sprinklers e a conectá-los aos braços articulados. No final deste trabalho, você precisa enterrar as trincheiras. Os sprinklers devem ser cuidadosamente posicionados no mesmo nível do solo. O solo ao seu redor deve ser bem socado.
Em seguida, você precisa instalar uma válvula solenóide e conectar a tubulação a um poderoso sistema de abastecimento de água. A última etapa é a instalação do controlador de software, que é usado para ativar o sistema. Quando tudo estiver pronto, o sistema precisa ser testado.
Se funcionar bem, não haverá mais problemas com o seu funcionamento.
Sistemas de irrigação de subsolo
Esses sistemas estão presentes em muitas áreas, em estufas ou estufas. Eles são instalados quase da mesma maneira que os sistemas de sprinklers.
Para a instalação da estrutura, o primeiro passo é preparar o local. O fundo das trincheiras previamente cavadas deve ser coberto com um filme plástico grosso. Tubos comprados de diâmetro adequado podem ser colocados no topo. A bomba está perfeitamente conectada ao tanque de armazenamento. Em seguida, um controlador moderno e um filtro simples são instalados.
Para verificar a qualidade do seu trabalho, alguns dias após a instalação da estrutura, é necessário escavar o terreno em diferentes partes da horta ou horta e verificar o seu grau de humedecimento.
Pingar
Esses sistemas são geralmente instalados em pequenas áreas. Projetos semelhantes são adequados para regar pequenos canteiros de jardim e canteiros de flores.
Um sistema de irrigação por gotejamento minimalista também pode ser feito com uma mangueira de borracha comum. Para fazer isso, você precisa fazer furos nos lugares certos e enterrá-lo sob o solo ou apenas colocá-lo nos corredores. Ao conectar uma mangueira a uma bomba, as plantas podem ser regadas a qualquer momento. Após a colheita, ele pode ser removido rebobinando-o de volta no carretel.
Construção de garrafa de plástico
Todos podem se dar ao luxo de instalar um projeto tão simples para regar as plantas. Para criá-lo, você precisa usar garrafas plásticas de água. Ao lado de árvores ou arbustos, é necessário instalar um suporte sólido e amarrar nele uma garrafa vazia.
Usando um prego fino em sua tampa, você deve primeiro fazer um pequeno furo. Para facilitar o processo, a unha deve ser pré-aquecida. Depois disso, a garrafa deve ser enchida com água e presa com o gargalo para baixo próximo ao arbusto. Você também pode seguir um caminho diferente e fazer um furo no fundo da garrafa. Neste caso, deve ser preso com o pescoço para cima.
Este método de irrigação é muito conveniente. Durante o dia, a água esquenta com o sol. Portanto, o líquido já quente chega às raízes.
Além do mais, penetra no solo imediatamente sem tocar nas folhas, o que também é muito importante. A única desvantagem de tal sistema é que as garrafas precisam ser recarregadas com água de vez em quando. Mas esse processo leva muito pouco tempo.
Usando as mesmas ferramentas disponíveis, você pode fazer o sistema de irrigação por gotejamento mais simples. Para fazer isso, vários orifícios idênticos devem ser feitos em diferentes partes da garrafa. Depois de digitar água nele, você precisa enterrá-lo no solo próximo às plantas. Isso deve ser feito com cuidado para não danificar as raízes. Com o tempo, a água da garrafa fluirá para o solo.
Quando estiver completamente vazio, você precisará remover a tampa e reabastecê-lo com água.
Para que qualquer sistema instalado dure mais tempo, ele deve ser devidamente cuidado.
- Uma vez a cada 2-3 semanas, os filtros de água devem ser limpos de sujeira. Os aspersores também devem ser limpos.
- Filtros degradados devem ser substituídos imediatamente. Se o sistema funcionar sem eles, as bactérias que estão na água estagnada o desabilitarão facilmente.
- No início do inverno, os sistemas automáticos devem ser desmontados e armazenados. Antes de desmontar as tubulações, toda a água deve ser drenada delas e da estação de bombeamento.
- Os sensores de umidade só podem ser armazenados em uma sala quente.
Se você seguir essas regras simples, o sistema de irrigação automática durará muito tempo.
Muito útil.
O comentário foi enviado com sucesso.