Rega automática para plantas de interior: o que é e como utilizar?
Os donos de plantas de casa, assim como os felizes donos de animais de estimação, muitas vezes ficam presos à casa - seus animais de estimação verdes precisam ser regados regularmente, portanto, não podem ser deixados por muito tempo. No entanto, o mundo moderno apresenta suas próprias exigências - hoje é quase inaceitável ficar constantemente sentado em casa, sem sair de lugar nenhum. A vantagem da civilização moderna é poder responder às questões mais complexas e, neste caso, a melhor solução é a rega automática.
O que é isso?
A rega automática para flores de interior é um nome generalizado para soluções técnicas fundamentalmente diferentes que permitem regar flores com muito menos frequência. O sistema permite a circulação múltipla da mesma água, que de outra forma simplesmente fluiria para a panela sob a panela, ou oferece a opção de menor perda de umidade por evaporação.
A redução automática de plantas domésticas pode ser organizada de maneiras fundamentalmente diferentes. Assim, hoje estão sendo produzidos potes que podem reaproveitar água, o que é conveniente não só para quem sai de férias, mas também para quem tem tanto espaço que esquece a rega na hora certa. Ao mesmo tempo, os artesãos muitas vezes apresentam suas próprias alternativas a partir de materiais improvisados, o que lhes permite não pagar um dinheiro extra, mas em termos de qualidade, muitas vezes não são muito inferiores às versões de loja.
Como funciona?
Existem muitos tipos de irrigação automática e todos eles, é claro, têm um princípio de operação diferente. As soluções mais simples, por exemplo, envolvem o uso de caixas d'água fechadas, de onde a umidade da evaporação só pode entrar no solo do vaso pela única saída. Esta opção não fornece irrigação intensiva, mas é muito econômica em termos de água consumida e não depende de fontes externas de energia. Pode ser feito até mesmo com materiais improvisados, e um pequeno volume de água fornecida é suficiente para um curto período de tempo mantendo em ordem aquelas plantas que não precisam de muita umidade.
Uma abordagem fundamentalmente diferente é possível em uma situação onde o sistema de autogeração está integrado em algum mecanismo mais complexo. Pegue os mesmos potes modernos - muitas vezes são combinados com uma lâmpada, o que significa automaticamente estar conectado à rede elétrica. Ao mesmo tempo, o próprio desenho dos tachos pressupõe a presença de um tabuleiro para recolha de água, e a presença de fonte de alimentação permite instalar uma pequena bomba para fornecer a humidade, uma vez já utilizada para o mesmo fim. Se necessário, a unidade pode ser melhorada com a adição de temporizadores de rega programáveis, para que não só possa regar a planta na ausência do proprietário, mas também aderir ao regime de rega recomendado.
A última opção, à primeira vista, consome muita água, mas na verdade basta regar a planta apenas uma vez - essas reservas de água podem ser utilizadas em alguns casos até duas semanas. Poderia ter sido mais longo, mas uma certa porcentagem de umidade ainda é perdida a cada rega, tanto por absorção pela planta quanto por evaporação, portanto a produtividade é em grande parte determinada nem mesmo pelo modelo, mas pelo “pet” que usa o unidade.
Essa organização de irrigação é boa porque permite que você regue com eficácia até mesmo as plantações que gostam de umidade; no entanto, um problema potencial pode ser uma queda de energia - se isso ocorrer com frequência, você não deve confiar cem por cento em um eletrodoméstico.
Vantagens e desvantagens
O problema das flores deixadas nas férias não se resolve necessariamente com a ajuda da auto-irrigação - quase sempre haverá pessoas (bons amigos ou vizinhos) que concordarão em assumir a responsabilidade de cuidar das plantações abandonadas por um curto período de tempo. Nesse sentido, vale a pena avaliar todas as vantagens e desvantagens de tal mecanismo para entender se ele é melhor do que as pessoas e, em caso afirmativo, por que meios. Vamos começar com o bom.
- A auto-irrigação é um mecanismo que não tem outras preocupações, não deve recusar ao seu dono. Antigamente, sair de férias, uma viagem de negócios ou apenas de visita podia ser um certo problema, pois nem toda pessoa tem tais conhecidos que morariam por perto e adorariam mexer em plantas. Graças à tecnologia simples, você não pode nem procurar por isso - a rega automática vai substituir todos aqueles que não querem ou não podem ajudá-lo.
- Não há mais estranhos em seu apartamento! A esmagadora maioria das pessoas é solicitada a cuidar do apartamento no momento da partida àquelas pessoas que acham mais fácil fazê-lo, ou seja, os vizinhos. Ao mesmo tempo, o dono da casa pode não conhecer bem essas pessoas, mas para a rega diária das plantas, elas terão que deixar as chaves. Com a irrigação automática, você não vai se preocupar constantemente se coisas estão sendo tiradas do apartamento ou se você organizou uma festa barulhenta lá e, mais ainda, não se preocupará em regar.
- Um bom modelo de irrigação automática de modelos caros e modernos muitas vezes lida com a tarefa de irrigação ainda melhor do que uma pessoa. Algumas plantas requerem regas regulares aproximadamente a uma determinada hora, mas as pessoas têm dificuldade em ajustar perfeitamente os seus horários, porque além da "plantação" doméstica, têm outras preocupações e responsabilidades.
A auto-irrigação vai abranger o proprietário do imóvel não só nas férias, mas também em qualquer outro dia - a partir de agora já não será um problema ficar em visita.
Se já está fascinado pela ideia de comprar um sistema de rega automática, apressamo-nos em avisar que tudo parece interessante, mas não tão róseo como pode parecer. Os riscos potenciais podem parecer exagerados, mas estão sempre presentes, portanto é possível que em algumas situações uma pessoa ainda seja melhor do que até mesmo o mecanismo mais "inteligente".
- Infelizmente, a rega automática é apenas um mecanismo e, mais cedo ou mais tarde, qualquer mecanismo tende a quebrar. Qualquer uma das variedades do aparelho deixa a chance de não funcionar - aquelas em que a água evapora podem ficar em climas muito frios, e as elétricas podem ficar sem energia elétrica ou até mesmo queimar. Uma pessoa, é claro, também pode falhar temporariamente, mas isso geralmente acontece com menos frequência.
- Com todas as tecnologias "inteligentes", a redução automática ainda depende, em certa medida, da intervenção humana. Em primeiro lugar, não funciona indefinidamente - mais cedo ou mais tarde ficará sem água e, então, não fará mais sentido. Em segundo lugar, na melhor das hipóteses, ele pode ser configurado para irrigação regular, mas o próprio dispositivo, ao contrário de uma pessoa, não sabe como responder às mudanças nas circunstâncias. Assim, com um aumento acentuado na temperatura do ar, uma pessoa teria adivinhado que intensificaria a rega e vice-versa, mas a irrigação automática em casa ainda não é capaz disso.
- A autorregulação primitiva, montada à mão, muitas vezes não é uma solução válida por pelo menos alguns dias de ausência, e comprar um modelo industrial caro, especialmente se houver muitas flores, pode custar um bom dinheiro. Se você não sair com muita frequência, será mais fácil agradecer a sua avó vizinha do que introduzir a tecnologia em sua própria casa.
Tipos e sua estrutura
Os sistemas autogestionários domésticos são divididos em vários tipos, que são unidos apenas por sua finalidade e nome geral. Para entender o que todos eles representam, considere os sistemas mais comuns.
Dispositivos de microgotas
Este é o mesmo sistema de irrigação que normalmente é usado em um jardim de rua, mas de uma forma ligeiramente reduzida.Ele é usado se houver muitas plantas na casa e, ao mesmo tempo, elas estiverem localizadas de forma compacta - em um cômodo. A água é fornecida diretamente do sistema de abastecimento de água ou de um reservatório de plástico especial por meio de uma bomba. O design geralmente assume um temporizador de ligar e desligar.
Cones cerâmicos
Esta opção de design é a mais simples, e é com ela que os artesãos populares costumam se destacar em suas criações. O ponto é que a água é fornecida ao pote de um reservatório elevado que imita uma torre de água - apenas umidade suficiente deve ser fornecida dele para que o solo nunca seque. Tal mecanismo entope com bastante facilidade, sendo difícil calcular a posição exata do tanque de abastecimento de água na quantidade necessária, porém, até mesmo bicos de cerâmica muito baratos para garrafas simples de dois litros são produzidos, os quais, a um custo mínimo, fornece rega com um mês de antecedência.
Pote duplo
Nesse caso, o vaso interno faz o papel de um vaso clássico, ou seja, contém a terra e a própria planta, enquanto o produto externo é uma caixa d'água. Nas paredes da panela interna existem pequenos orifícios com uma membrana que é capaz de passar água em quantidades limitadas e somente quando a terra dentro da vasilha seca
Avaliação do modelo
É problemático compilar uma classificação adequada de modelos de irrigação automática para plantas de interior. Aqui, e os modelos existentes muitas vezes não brilham com fama, mesmo que sejam encontrados em todas as casas, e novos designs aparecem a cada ano, e cada consumidor precisa de algo especial, e não de alguma opção comum que se adapte à maioria dos outros compradores. Por esta razão, não iremos distribuir vagas, e nem mesmo afirmaremos que nossos sistemas de irrigação automática da lista são definitivamente os melhores. Esses são apenas bons exemplos de produtos que todo jardineiro amador pode achar úteis.
- Idea M 2150 - análogo de polipropileno em forma de pêra do cone de cerâmica. Para uma grande plantação doméstica, esta solução está longe do ideal, mas para uma única planta, e mesmo em condições de curta saída do proprietário, às suas custas, é definitivamente a mais lucrativa.
- Rega automática "Bird" - trata-se de um cone de cerâmica pura, apenas significativamente decorado com uma forma que corresponde ao nome. Uma característica do modelo é uma quantidade muito pequena de água que pode ser despejada para dentro, portanto essa rega automática é mais provável não para férias, mas para corrigir falhas na programação diária. No entanto, devido ao seu design atraente e baixo custo, este acessório ganhou popularidade significativa.
- EasyGrow - uma solução de um tipo fundamentalmente diferente, é um cruzamento entre a irrigação por gotejamento e um cone de cerâmica automatizado, que também é projetado para 4 plantas e até mais. A unidade pressupõe a presença de um reservatório personalizado em forma de garrafa de qualquer volume, de onde a água é bombeada por meio de uma bomba a bateria, sem conexão a uma saída. O microcircuito automatiza totalmente o procedimento, definindo o tempo exato de irrigação.
- olGGol - uma solução ainda mais avançada tecnologicamente que é compatível com qualquer tipo de vaso, mas requer “plantar” em um recipiente vazio antes mesmo do solo e da própria planta estarem presentes. O fabricante afirma que, graças a este projeto, o consumo de água será mínimo e não haverá poças no peitoril da janela.
Sutilezas de escolha
Ao decidir sobre um modelo específico, vale a pena responder a algumas perguntas: quanto tempo a planta terá que ficar sem a presença do proprietário, quão suscetível é a rega excessiva, quanto o proprietário está disposto a pagar o sistema de rega automática. A resposta à primeira pergunta não deve ser dada nem mesmo em números absolutos, mas em comparação com a freqüência de rega que uma espécie em particular requer.Se você não sai com muita frequência ou por um curto período de tempo, não faz sentido gastar dinheiro em modelos caros - em uma curta ausência, a versão barata também pode lidar com a tarefa, especialmente se suas plantas não são muito caprichosas para limpar condições de rega.
Um dispositivo barato pode ser especialmente adquirido com antecedência e testado em condições quando você ainda está em casa e pode fazer os ajustes necessários - para que você possa se ajustar ao princípio de operação do dispositivo ou entender a tempo que ele não é capaz de resolver o tarefa em mãos.
Modelos caros, como vasos embutidos ou irrigação por gotejamento, devem ser adquiridos apenas se flores forem sua vida e as partidas forem caracterizadas pela regularidade ou se sua programação simplesmente não permitir que você se dedique totalmente à plantação doméstica. Ao fazer uma compra cara, você deve estar pronto para responder a perguntas sobre se tal compra será realmente útil, se ela é capaz de regar adequadamente suas flores na ausência do proprietário por qualquer período e se essa solução para o problema É confiável. Também vale a pena comparar o modelo em consideração com as principais alternativas - é possível que opções mais baratas, com tarefas não muito difíceis, não consigam fazer nada pior com a ausência de um dono.
Como usar?
A maioria dos modelos de irrigação automática são bastante fáceis de operar - funcionam graças às leis da física sem nenhum microcircuito, porque tudo o que é exigido do proprietário é o reabastecimento oportuno do abastecimento de água do tanque. As exceções são principalmente os sistemas de irrigação por gotejamento e alguns vasos complexos com função semelhante, pois prevêem a presença de uma placa que regula a frequência e o volume da umidade dispensada. Isso é uma grande vantagem, pois o mesmo modelo pode ser usado para plantas com diferentes regimes de irrigação e diferentes condições de temperatura.
É comum fornecer às unidades de energia complexas instruções que descrevem em detalhes o procedimento para configurar um modelo específico por dia e hora - o proprietário só pode calcular corretamente a dosagem e o tempo de rega. Ao mesmo tempo, grande atenção deve ser dada às questões de segurança, pois sabe-se que a eletricidade e a água são a combinação ideal para a ocorrência de diversas situações de emergência. A este respeito, a seção das instruções sobre a operação segura deve ser estudada com cuidado especial, e ignorar quaisquer disposições individuais está repleto de consequências muito graves, até um incêndio no apartamento.
Para informações sobre como escolher e instalar a irrigação automática para plantas de interior, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.