Tudo sobre o cultivo de ervilhas
As ervilhas são a horta mais popular. Para muitas pessoas, esta é uma das safras de verão mais esperadas, já que sai muito rapidamente e você pode festejar com ela por um período muito curto. Você pode cultivar ervilhas em seu próprio jardim. Vale a pena descobrir como fazê-lo corretamente.
Seleção de assento
O cultivo correto de ervilhas verdes começa com a escolha das condições adequadas para isso.
Condições climáticas
A planta é bastante resistente ao frio, por isso pode ser semeada em quase todas as regiões. Para que as mudas comecem a germinar, basta uma temperatura de +5 graus. Vai ficar tudo bem se as geadas de curto prazo retornarem, uma vez que a planta sobrevive se a temperatura não cair abaixo de -6. É necessário semear ervilhas verdes na última década de abril. Então, acabará por atingir os indicadores de temperatura exigidos. Para que os ovários se formem, eles devem ter +15, e os frutos - pelo menos +17 graus.
Quanto às variedades de ervilhas de amadurecimento precoce, elas também sobreviverão à seca. Essas variedades são plantadas apenas no verão: em junho ou início de julho. Mesmo na ausência de rega por muito tempo, eles são capazes de extrair água do solo por conta própria.
O solo
As ervilhas não têm requisitos especiais para o solo. Mas as colheitas mais ricas, como a prática tem mostrado, são obtidas em solos argilosos e frouxos. Além disso, a planta se desenvolve bem em solo franco-arenoso, no qual há muitas substâncias fósforo-potássio e húmus. O solo não deve estar transbordando de nitrogênio, pois a cultura dificilmente tolera seu excesso.
O mesmo se aplica ao aumento da acidez do substrato. Melhor se for neutro.
No caso de taxas aumentadas, recomenda-se calcificar o solo. Se o teor de argila for alto, acrescenta-se areia adicional, e se - areia, então, ao contrário, uma pequena quantidade de argila.
Compatibilidade com outras culturas
As próprias ervilhas são uma cultura muito útil para outras plantas. Suas raízes enriquecem o substrato com nitrogênio, necessário à maioria das culturas. Quanto aos vizinhos desse feijoeiro, os jardineiros preferem plantá-lo ao lado do morango, por exemplo. Essas safras aumentam mutuamente os indicadores de rendimento umas das outras.
Considere outras plantas que podem ser plantadas nas proximidades.
- Abobrinha... Eles crescem maravilhosamente com ervilhas no mesmo canteiro, uma vez que obtém alimento do solo para eles.
- Repolho... O vegetal protege as ervilhas da podridão, fortalece as raízes.
- Batata... Ao plantar em covas com batatas, coloque uma ervilha. Isso permite que você salve o vegetal do besouro da batata do Colorado.
- Cenoura... O cheiro específico da copa da cenoura afasta as pragas das leguminosas.
- Beterraba... Ao plantar ervilhas próximo a ela, a cultura não pode ser amarrada.
- Milho... Tal como acontece com a beterraba, apoiará as ervilhas.
- Pepinos... Para eles, a ervilha é um vizinho ideal que não ocupa muito espaço.
As leguminosas não são plantadas ao lado de:
- tomates;
- alho;
- cebolas;
- funcho;
- girassóis;
- manjericão;
- absinto.
Rotação de colheitas
Não é segredo que o rendimento das culturas depende muito da rotação de culturas. Os seguintes predecessores são adequados para ervilhas verdes:
- batata precoce;
- plantas da família das abóboras;
- repolho;
- tomates;
- beterraba.
As ervilhas não são plantadas depois dela, assim como depois de outras leguminosas, como o feijão. O amendoim também é um precursor ruim.Se na safra anterior as ervilhas cresciam em uma determinada área, então elas podem ser plantadas na mesma área somente após 4 anos.
Preparação
Antes de plantar ervilhas em terreno aberto, é necessário preparar adequadamente o solo e o próprio material de plantio.
Priming
O solo para o plantio deve ser preparado no outono. A terra nesta zona está bem desenterrada. Em seguida, eles introduzem nele meio balde de composto, superfosfato (35 gramas) e cloreto de potássio (25 gramas). As proporções mostradas são baseadas em 1 metro quadrado.
Se o solo for ácido, 1 sq. m, 0,1 kg de cinza são introduzidos. Em seguida, o substrato é totalmente desenterrado e irrigado novamente.
Material de plantio
A maioria das plantas precisa de um tratamento de sementes antes da semeadura, e as ervilhas não são exceção. Primeiro, as ervilhas são examinadas cuidadosamente. Aqueles que apresentam manchas e deformações são removidos imediatamente. O material é então imerso em água salgada. As ervilhas que ficam no fundo são retiradas e lavadas, o resto pode ser jogado fora.
Também é recomendado para germinar o material. Isso pode ser feito de duas maneiras:
- colocando-o em água morna por 16 horas, que deve ser trocado a cada 3-4 horas;
- colocá-lo em uma gaze umedecida por um dia e fechá-lo em um recipiente.
Entre outras coisas, as ervilhas são tratadas com ácido bórico antes do plantio. Diluir 2 gramas do produto em um balde de água, aquecer a 40 graus e colocar as sementes na composição por 2-3 minutos. O ácido bórico garante uma excelente prevenção de pragas.
Como semear?
A tecnologia de semeadura de ervilha não apresenta dificuldades particulares para o residente de verão. Considere o processo de plantio passo a passo.
- O primeiro passo é afrouxar e nivelar o solo. Em seguida, pequenas trincheiras são cavadas nele. Sua profundidade é de 5 a 7 cm e a distância entre os próprios sulcos é de 20 cm. Se a variedade da ervilha for alta, a distância entre os sulcos deve ser duplicada.
- Em seguida, as ranhuras são preenchidas com húmus misturado com cinza de madeira., há uma pequena camada de solo no topo.
- As ranhuras são bem regadas e, em seguida, grãos são adicionados a elas. Deve ser plantado a uma profundidade de cerca de 5 centímetros. Deve ser deixada uma distância de 7 cm entre as ervilhas.
- As ervilhas são cobertas com terra e regadas. A princípio, devem ser protegidos com uma tela com pequenas células ou um filme, já que o material é facilmente arrancado pelos pássaros.
Cuidado
O processo de cultivo da ervilha implica muitas nuances, sem as quais não será possível cultivar uma safra decente. A partir do momento do plantio, deve demorar cerca de uma semana e meia até que apareçam os primeiros brotos. A cada 10 dias, os jardineiros acrescentam novas ervilhas, e isso deve ser feito até o último dia de junho.
Rega
A rega adequada é uma das principais etapas do cultivo da ervilha verde. Apesar de as plantas em campo aberto serem relativamente tolerantes à seca, a irrigação abundante permitirá que os frutos ganhem teor de açúcar. Antes do início da formação do botão, as ervilhas são regadas uma vez por semana, mas quando florescer e frutificar, você terá que irrigar com freqüência: 2-3 vezes em 7 dias. Se o calor e a seca forem muito fortes, regue com mais frequência. Um balde de água quente é consumido por metro quadrado de plantio.
As mesmas etapas de rega são realizadas para as plantas cultivadas na estufa.
Top curativo
As plantas plantadas no país precisarão de uma certa quantidade de curativo. Quando os brotos acabam de aparecer, ainda não são capazes de produzir nitrogênio, por isso deve ser introduzido artificialmente. Para isso, as plantas são alimentadas com uma infusão de ervas daninhas ou verbasco, no qual se dissolve uma colher de sopa de nitrophoska.
Quando as mudas amadurecerem e começarem a formar botões, elas precisarão minerais... Qualquer mistura de leguminosas funcionará. Eles são criados de acordo com as instruções e, em seguida, o solo é irrigado. Complexos minerais secos são usados durante a floração. Eles são simplesmente enterrados no solo.
Liga
Na maioria das vezes, as ervilhas têm um caule que se espalha ao longo do solo. Ou pode cair com o peso da colheita.É impossível que a cultura entre em contato com o solo, por isso é melhor amarrar esses caules. Você pode usar várias opções para isso:
- estacas com cordas;
- Redes especiais projetadas para plantações de escalada;
- hastes de suporte;
- estruturas em arco para estufas.
A liga é realizada quando o comprimento do caule da ervilha atinge 0,1 m.
Beliscando
Você pode beliscar ervilhas verdes. Portanto, dá rendimentos mais ricos e também não aumenta a uma taxa muito alta. O pinçamento é realizado quando o crescimento do caule para por volta de 0,2 m.
Afrouxamento e remoção de ervas daninhas
Se você quer que sua cultura cresça de forma saudável, você precisa cuidar do solo em que ela cresce. O solo deve estar solto para que o oxigênio sempre possa penetrar nas raízes das ervilhas. Portanto, o solo entre as linhas deve ser ligeiramente escavado. O primeiro afrouxamento é feito duas semanas após o plantio. É produzido a uma profundidade de não mais de 7 centímetros, enquanto as ervilhas devem ser amontoadas.
Recomenda-se gradar o solo antes e depois da rega. Quando o procedimento é realizado pela primeira vez, a remoção de ervas daninhas é realizada ao mesmo tempo. Na segunda fase de afrouxamento, é recomendado cobrir o solo.
Doenças e pragas
Se a cultura for mal cuidada e as práticas agrícolas exigidas não forem seguidas, pode sofrer várias doenças. Você pode ver uma descrição dos mais comuns abaixo.
- Oídio. Ocorre devido a plantações muito densas. Manchas brancas de placa aparecem nas folhas. Para o tratamento, utiliza-se enxofre coloidal na concentração de 1%.
- Ferrugem... É caracterizada pelo aparecimento de manchas marrons, semelhantes a bolhas. Então, essas manchas ficam pretas. Você pode tratar a doença com Bordeaux líquido na concentração de 1%.
- Podridão radicular... Estamos falando sobre seu subtipo Fusarium. A podridão causa amarelecimento e morte da folhagem. A doença não tem cura. É necessário desenterrar e queimar as ervilhas doentes. Posteriormente, a terra é desenterrada, removendo-se todos os resíduos vegetais.
Agora vamos dar uma olhada nas pragas mais ativas.
- Traça ervilha... As lagartas dos insetos são muito glutonas, comem frutas rapidamente. Para combatê-los vai permitir pó de tabaco e uma decocção de folhas de tomate.
- Pulgão... Este inseto encontrará seu lugar em todos os lugares. Come folhagem, faz com que ela se enrole. Primeiro, as folhas são tratadas com água e sabão e, em seguida, qualquer inseticida forte é aplicado.
- Bruchus... Este é o segundo nome do gorgulho da ervilha. As larvas de besouro roem frutas, danificam ervilhas. Você pode combater a praga com a ajuda de "Karbofos".
Por que as ervilhas não brotam e o que fazer?
Como já mencionado, as primeiras mudas de ervilha aparecem uma semana e meia após a semeadura. Se não houver ervilhas por cerca de 14-15 dias, você precisa procurar o motivo. Aqui estão algumas opções comuns.
- Material de má qualidade. Você pode ter comprado sementes vencidas ou ruins ou pode ter armazenado as suas de maneira incorreta.
- Plantio úmido... As ervilhas só devem ser plantadas secas.
- Luz ruim... Se você plantou ervilhas à sombra, elas podem não brotar. Ou vai subir, mas será fraco.
- Imersão muito profunda no solo. Nesse caso, os brotos não conseguirão chegar à superfície.
- Pássaros... Lembre-se se você protegeu as bolinhas com uma rede após o plantio. Caso contrário, os pássaros o desenterrarão facilmente.
Para evitar esses problemas, sempre compre materiais de plantio de fornecedores confiáveis. Faça a germinação de suas sementes, mas lembre-se de secá-las antes de plantá-las.
Coloque as ervilhas em áreas abertas e iluminadas, longe das árvores. Siga as regras de plantio e proteja com redes até o momento da germinação.
Limpeza e armazenamento
O tempo de maturação para diferentes variedades é diferente, além disso, depende muito do clima. Mas principalmente as ervilhas amadurecem um mês após a floração. Variedades de açúcar ficam prontas em duas semanas, variedades de cérebro em três, variedades de casca em um período ainda mais longo.
Se o tempo estiver ensolarado, os frutos podem ser colhidos a cada dois dias.E se o céu estiver nublado e estiver frio lá fora, recomenda-se que a coleta seja realizada a cada 4 dias. As ervilhas são consumidas principalmente frescas. Não fica armazenado por muito tempo, então em 5 dias você precisa ter tempo para comer a quantidade arrecadada. Guarde na geladeira.
As ervilhas podem ser congeladas para mantê-las por mais tempo. Ervilha em conserva, indispensável antes do Ano Novo, também é uma preparação popular. A propósito, as ervilhas também podem ser secas. Para fazer isso, lave-o e coloque-o em água fervente por alguns minutos. A seguir, as ervilhas são retiradas por peneira e imersas em água fria. Em seguida, são colocados em uma assadeira coberta com pergaminho e enviados ao forno por 60 minutos (a temperatura deve ser de 50 graus). Esfrie, coloque de volta no forno, mas já a uma temperatura de 70 graus. Após o resfriamento, as ervilhas são colocadas em uma jarra de vidro fechada hermeticamente.
Dicas úteis
Algumas recomendações adicionais ajudarão a obter uma boa colheita de ervilhas-de-cheiro:
- desenterre bem o solo antes de semear;
- comprar sementes das variedades mais despretensiosas e com boa imunidade;
- não atrase a colheita, pois neste caso o crescimento diminuirá;
- se você quiser estender a "vida" das ervilhas até julho, semeie ervilhas novas;
- se você tem um clima muito quente, plante as ervilhas o mais cedo possível porque é difícil para a plantação desenvolver ovários com o calor sufocante.
O comentário foi enviado com sucesso.