Como cultivar ervilhas em casa?

Contente
  1. Variedades adequadas
  2. Preparando-se para pousar
  3. Como plantar corretamente?
  4. Cuidado
  5. Doenças e pragas
  6. Colheita

Os jardineiros modernos podem cultivar ervilhas não apenas em lotes pessoais, mas também no parapeito de uma janela ou varanda. Nessas condições, ele cresce de forma saudável e saborosa. Você pode desfrutar dessas frutas por muitos meses consecutivos.

Variedades adequadas

Para cultivar em casa, vale a pena escolher variedades de ervilha subdimensionadas. Eles são compactos e organizados. É importante notar que você pode comer não só ervilhas maduras, mas também folhagem verde suculenta. As mais populares são as seguintes variedades de ervilha.

  • "Ambrosia". Esta variedade foi criada por criadores domésticos. Pertence ao amadurecimento precoce. Seus frutos podem ser consumidos in natura ou usados ​​no preparo de deliciosas refeições. As ervilhas jovens amadurecem cerca de um mês e meio após o plantio no solo. Os grãos dessas plantas têm uma cor verde clara.
  • "Fé". Este tipo de ervilha é ideal para enlatar e preparar diversos pratos. A vagem apresenta uma agradável cor lima. As ervilhas são grandes no interior, ligeiramente amareladas. A única desvantagem dessa variedade é que as plantas costumam ser infectadas com ascocite.
  • "Sugar Girlfriend". Esta variedade pertence ao meio precoce. As ervilhas dão frutos por muito tempo. Seus frutos têm sabor agradável e delicado. É importante notar que as ervilhas podem ser consumidas com a vagem. Sua casca também é macia e suculenta.
  • "Açúcar infantil". Os arbustos de ervilha compactos crescem bem em um apartamento ou casa. O sabor dessas ervilhas é muito agradável, os frutos são macios. Portanto, eles podem até ser dados a crianças. Essas plantas são despretensiosas para cuidar. Portanto, você pode cultivá-los sem problemas.
  • "Oscar". Esta variedade foi desenvolvida por criadores checos. Ele está muito adiantado. Os frutos aparecem dentro de um mês e meio após o plantio. As plantas são resistentes às doenças mais comuns.
  • "Hawsky Pearl". Este tipo de ervilha pertence à época média. Os grãos são pequenos e apresentam uma agradável cor verde pálido. As plantas resistem perfeitamente à maioria das doenças fúngicas e têm um sabor agradável e delicado.
  • "Nascer do sol". Essas ervilhas podem ser facilmente cultivadas em casa. Os frutos aparecem nos arbustos em cerca de dois meses. As ervilhas são de cor verde escura. Eles podem ser consumidos frescos ou usados ​​para preparar vários pratos simples.

Todas essas variedades de ervilha podem ser encontradas em lojas regulares de jardinagem.

Preparando-se para pousar

Para que as plantas cresçam e se desenvolvam bem, é importante se preparar adequadamente para o plantio das sementes.

Lugar e capacidade

Em primeiro lugar, é necessário preparar um recipiente onde crescerão ervilhas novas.

  • Pots. Vale a pena escolher vasos grandes para plantar arbustos. Isso é importante porque o sistema radicular dessas plantas é bem desenvolvido. Portanto, ele simplesmente não cabe em uma panela pequena. Recipientes de cerâmica são mais adequados para o plantio de plantas. Coloque uma camada de drenagem no fundo da panela. Para isso, você pode usar seixos, lascas de tijolo ou entulho. A camada de drenagem não deve ter mais de dois centímetros.
  • Recipientes de plástico. Na varanda, as ervilhas podem ser cultivadas em garrafas plásticas. É muito lucrativo usar esses contêineres, pois assim é possível economizar espaço livre. Preparar garrafas para plantar ervilhas é bastante simples. Cada recipiente deve ser lavado. Um orifício redondo ou retangular deve ser cortado na lateral dele.Em seguida, o solo e as sementes devem ser colocados no recipiente. A garrafa de plástico preparada deve ser pendurada nas vigas ou ganchos na parede com uma corda.
  • Containers. Se uma pessoa planeja cultivar um grande número de arbustos em casa, um grande recipiente é adequado para mudas. Para o desembarque, vale a pena usar caixas com profundidade de 30 centímetros. É muito importante que haja orifícios de drenagem especiais na parte inferior. Antes de plantar as plantas, os recipientes devem ser bem desinfetados. Depois disso, seixos ou pedaços de tijolo também são colocados no fundo.

As plantas podem ser colocadas em uma loggia, em uma varanda ou no parapeito de uma janela. A temperatura ideal para o cultivo de ervilhas é de 20-23 graus. Se os animais de estimação morarem em uma casa ou apartamento, é importante proteger as ervilhas jovens deles.

Recomenda-se que as plantas sejam plantadas em vasos suspensos ou, adicionalmente, cobertas com uma rede.

O solo

Escolha de um solo nutritivo e leve para o plantio de ervilhas. Você pode comprar o solo ou prepará-lo sozinho. No segundo caso, é melhor usar o solo em que cresciam previamente as beladonas ou as abóboras. Você não deve escolher a terra onde o feijão era cultivado antes. Ele contém poucos nutrientes de que as ervilhas precisam. É necessário adicionar fertilizante de alta qualidade ao recipiente com solo nutriente, bem como qualquer fermento em pó.

Pode ser perlita, fibra de coco ou vermiculita. Todos esses produtos são misturados em proporções iguais. O solo deve ser desinfetado antes do uso. Para fazer isso, ele deve ser derramado com água fervente ou tratado com uma solução de permanganato de potássio. Ao comprar solo em uma loja de jardinagem, você deve prestar atenção a um substrato versátil adequado para mudas ou flores de interior. Não precisa ser desinfetado. Basta encher potes ou recipientes com terra.

Material de plantio

A preparação do material de plantio também desempenha um papel importante. O rendimento das ervilhas depende de sua qualidade. Você precisa preparar as sementes da seguinte maneira.

  • Separe as ervilhas. Você pode plantar no solo sementes compradas e coletadas independentemente. Não plante grãos muito velhos. As ervilhas permanecem viáveis ​​por não mais de dois anos. Ao examinar o material de plantio, você precisa remover todas as ervilhas defeituosas. Os grãos restantes devem estar livres de manchas escuras e mofo.
  • Tratamento salino. Os grãos selecionados devem ser colocados em um recipiente com uma solução salina. A água para o seu preparo deve ser utilizada bem sedimentada. As ervilhas que flutuam na superfície devem ser cuidadosamente removidas do recipiente, enxaguadas em água corrente e secas. A leveza das ervilhas indica que não há germes nelas. Portanto, não adianta plantar no solo.
  • Imersão em permanganato de potássio. Este tratamento ajuda a proteger as ervilhas de doenças fúngicas comuns. Em vez de uma solução rosa claro, você pode usar água morna com uma pequena quantidade de ácido bórico. No primeiro caso, as ervilhas são mergulhadas em um recipiente por várias horas, no segundo - por 10-20 minutos. Após este tratamento, as ervilhas são novamente bem lavadas e secas.
  • Germinação. Para acelerar o processo de germinação de mudas verdes, as ervilhas podem ser germinadas posteriormente. Para fazer isso, as ervilhas são colocadas entre camadas de pano umedecido com água morna. Em alguns casos, uma pequena quantidade de um bioestimulante é adicionada ao líquido. Brote as ervilhas em local aquecido, regando periodicamente o tecido com água morna.

As ervilhas preparadas corretamente germinam 5-6 dias mais rápido.

Como plantar corretamente?

As instruções passo a passo para o plantio de ervilhas consistem em várias etapas básicas.

  • Para começar, você precisa fazer vários sulcos idênticos na superfície do solo. Sua profundidade não deve ser superior a dois centímetros. A distância média entre os furos é de 5 a 6 centímetros. Você precisa colocar os brotos de ervilha no chão.
  • Após colocar as sementes no solo, polvilhe os sulcos com uma fina camada de solo.
  • Em seguida, os potes de ervilhas devem ser umedecidos.Para isso vale a pena usar água decantada.
  • Os recipientes assim preparados são temporariamente cobertos com vidro ou filme transparente. Nessas estufas improvisadas, as mudas germinam mais rápido.
  • Nos primeiros dias após o plantio das sementes, as ervilhas devem ser ventiladas regularmente. Para isso, basta retirar brevemente o filme ou o vidro dos potes. Finalmente, tal abrigo é removido após o aparecimento de brotos verdes crescidos.
  • Se as plantas foram cultivadas em um recipiente comum, elas terão que ser mergulhadas. As mudas devem ser retiradas do recipiente antigo com cuidado, junto com o solo das raízes. É necessário plantá-los em novos recipientes com cuidado, cobrindo o rizoma com solo densamente. Imediatamente após o transplante, as plantas devem ser regadas. As ervilhas devem ser mantidas à sombra por vários dias após a colheita.

Ao plantar ervilhas, deve-se ter em mente que o caule desta planta é crespo. Portanto, se o vaso não tiver algum tipo de suporte confiável, pode desenvolver-se mal ou se entrelaçar com as plantas vizinhas. Recomenda-se instalar escoras após os arbustos crescerem até 15 centímetros.

Cuidado

Ao cultivar ervilhas em casa, você precisa cuidar delas adequadamente.

  • Rega. Para que as ervilhas sejam suculentas e saborosas, as plantas precisam ser regadas em abundância. A frequência da rega também depende de quão bem os arbustos verdes se desenvolvem. Para regar, vale a pena usar água morna bem sedimentada. Se estiver frio, as raízes das plantas podem começar a apodrecer. É muito importante não molhar demais o solo. Também leva ao desenvolvimento de doenças fúngicas.
  • Top dress. Você precisa alimentar as ervilhas dentro de uma a duas semanas após o plantio. Na primeira metade da safra é fertilizado com produtos com alto teor de nitrogênio. Em vez disso, você pode usar alimentação complexa. Durante o período de frutificação das ervilhas, fertilizantes com potássio e fósforo podem ser aplicados ao solo. Esses alimentos aceleram a formação da ervilha nas vagens. Além disso, esses molhos tornam a fruta mais saborosa e suculenta. De vez em quando, ervilhas cultivadas na janela podem ser alimentadas com bioestimulantes. Como regra, esse produto é aplicado ao solo uma vez por semana.
  • Exibindo. As ervilhas não têm medo de correntes de ar. Portanto, a sala em que os vasos com plantas estão localizados deve ser regularmente ventilada. Isso é feito melhor em tempo seco e nublado.
  • Polinização. As ervilhas estão entre as plantas que polinizam de forma independente. Portanto, geralmente não há problemas com os ovários. Mas, se não houver muitas flores nos arbustos, é recomendável sacudir o caule da planta de vez em quando.

Além disso, não devemos esquecer que as ervilhas são uma planta que gosta de luz. Portanto, é importante garantir que as plantas estejam constantemente expostas à luz. As ervilhas que crescem à sombra não são tão saborosas e suculentas. As próprias plantas também parecem mais pálidas e fracas. Portanto, vale a pena colocar recipientes com ervilhas no lado ensolarado da casa. Se possível, os arbustos devem crescer sob as luminárias, como os fitolâmpadas.

Doenças e pragas

Ervilhas cultivadas em casa raramente ficam doentes. Normalmente, as plantas são afetadas por várias doenças.

  • Oídio. O primeiro sintoma desta doença é uma cobertura acinzentada que aparece tanto nas vagens quanto na folhagem. Com o tempo, ele escurece e fica mais denso. No futuro, as folhas morrem e os frutos caem. Pequenas quantidades de cinza de madeira pura ou giz podem ser adicionadas à água usada para irrigação para proteger os arbustos dessa doença. As plantas infectadas são tratadas com uma solução de pó de mostarda, iodo ou soro. Recomenda-se pulverizar os arbustos 3-4 vezes com um intervalo de 5 dias. Se as plantas continuarem doendo, são usados ​​fungicidas.
  • Podridão da raiz. Esta doença ocorre quando muita água é usada para regar as plantas. A grande desvantagem dessa doença é que as plantas infectadas parecem saudáveis ​​por muito tempo.Portanto, quando o próprio jardineiro percebe os sinais da doença, é tarde demais para tratar o arbusto. Nesse momento, o arbusto fica preto e escorregadio. Um cheiro pungente de podridão vem dele. Tendo notado todos esses sinais, é recomendável destruir a planta.
  • Blackleg. Esta doença não representa um perigo particular para as plantas cultivadas em uma varanda ou janela. Mas para proteger os arbustos desta doença, é recomendável revestir o caule com cal apagada. A camada do produto deve ser fina.

Pragas como ácaros-aranha ou pulgões também podem prejudicar as ervilhas. Para proteger as plantas de seus ataques, geralmente é usada uma solução com absinto e alho. Para a sua preparação, duas colheres de sopa de erva seca são diluídas em dois litros de água a ferver. O líquido é infundido durante o dia. Depois disso, o alho picado fino é adicionado ao recipiente. Depois de alguns minutos, a mistura resultante é filtrada e usada para borrifar os caules, bem como o solo em vasos.

Um jardineiro que viola as regras de cultivo pode enfrentar outros problemas. Quando os arbustos não são regados o suficiente, os chicotes começam a secar. E se as vagens não forem amarradas a tempo, talvez as plantas não recebam luz solar suficiente.

Colheita

Vale a pena começar a colher logo após a maturação das ervilhas. O tempo de maturação dos frutos é diferente para as diferentes variedades. Isso deve ser levado em consideração mesmo ao plantar ervilhas. Você precisa colher os frutos com cuidado. Não sacuda as hastes bruscamente. Ao retirar alguns dos frutos maduros, pode contar com a formação de novas vagens verdes nos arbustos. Se colhidas corretamente, as ervilhas serão capazes de dar frutos em dois meses.

Você pode coletar e usar na alimentação não apenas frutas, mas também folhagem verde. É rico em vitaminas e tem um sabor muito bom. Via de regra, as folhas são picadas finamente e adicionadas às saladas. Acompanha bem vegetais frescos e molhos simples. As frutas não podem ser usadas apenas imediatamente para alimentação. Algumas pessoas congelam ervilhas colocando-as em recipientes plásticos ou sacos com fechos especiais.

As ervilhas podem ser armazenadas no congelador por vários meses consecutivos. As ervilhas ficarão na geladeira na prateleira de baixo por não mais do que 10-12 dias. Se feito corretamente, o sabor delicado das ervilhas pode ser apreciado por muito tempo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário