Como plantar ervilhas?
As ervilhas são uma planta de baixa manutenção, adequada para o cultivo ao ar livre e em estufas. Para que as ervilhas dêem uma colheita plena na forma de uma iguaria deliciosa, é necessário abordar com cuidado o procedimento de plantio, preparando o local, o solo e as sementes.
Cronometragem
As ervilhas são uma cultura herbácea anual que atinge uma altura de 1,5 m em condições de cultivo favoráveis. O caule da ervilha é principalmente caule ou rasteiro, reto ou ramificado. As folhas têm uma rica tonalidade verde-clara.
Outras características da planta:
- tipo de raiz - ramificada;
- os botões são pequenos, bege, roxos e rosa;
- o fruto é um feijão com duas válvulas, dentro das quais existem de 4 a 10 ervilhas;
- a casca é densa, de cor verde e púrpura escura.
As ervilhas são classificadas como culturas autopolinizáveis, mas há casos de polinização parcial. Os jardineiros classificam as colheitas em dois tipos.
- Açúcar. Uma peculiaridade da espécie é a ausência de uma camada de pergaminho na parte interna da casca. Portanto, pode ser comido com ervilhas.
- Descamação. As vagens dessas ervilhas são ásperas e insípidas e não é recomendável comê-las.
Entre as variedades populares encontram-se "Detsky", "Karagandinsky" e "Honey pod". O plantio de ervilhas deve ser abordado com responsabilidade. A primeira coisa a se pensar é o tempo. Freqüentemente, os jardineiros recorrem ao calendário lunar, onde, usando ciclos separados, determinam os dias mais e menos adequados para a jardinagem. E você também pode contar com os ciclos do satélite da Terra, que o ajudarão a entender quando é melhor começar a plantar ervilhas.
Influência das fases da lua na taxa de sobrevivência e crescimento das ervilhas.
- Lua Nova. A época mais desfavorável para o plantio de ervilhas e para qualquer trabalho de jardinagem. Em média, o período dura 3 dias.
- Quarto crescente. Uma ótima época para jardinar quando a lua cresce sozinha e estimula o crescimento das plantas. Você pode plantar ou transplantar ervilhas, realizar outras atividades no jardim.
- Lua cheia. Outro ciclo ao sair para o jardim não é recomendado. A duração média é de um dia.
- Lua minguante. Durante este período, vale a pena prestar atenção às raízes e bulbos, é melhor esquecer as ervilhas.
Basicamente, o plantio da ervilha começa nos últimos dias de março, em abril ou junho, no início de julho. O último mês é adequado para as regiões do norte da região de Moscou, Sibéria, onde as geadas continuam até o final da primavera.
Melhores predecessores
Na hora de escolher um local para o plantio de ervilha no país, vale considerar que ela era cultivada anteriormente no local. A rotação de culturas é um fator importante, proporcionando boa taxa de sobrevivência e alto rendimento da cultura. É claro que a maioria dos jardineiros está ciente disso, mas não tem pressa em obedecer.
Para que as ervilhas criem raízes rapidamente e dêem uma colheita abundante, é recomendável plantá-las em locais onde anteriormente cresciam:
- pepinos;
- tomates;
- batatas;
- abóbora;
- repolho.
E também para o plantio, áreas onde as lavouras de cereais e forragens anteriormente floridas são adequadas. Os piores precursores das ervilhas são as leguminosas, pois consomem os mesmos nutrientes à medida que crescem. Portanto, se anteriormente, por exemplo, o feijão crescia no local escolhido, então não é recomendado o plantio dessa cultura por pelo menos 4 anos.
Preparação
Antes de começar a plantar ervilhas, é preciso escolher e preparar um local, assim como a semente. Vale a pena considerar com mais detalhes as principais recomendações.
Um lugar
As ervilhas são classificadas como plantas que gostam de calor, portanto, para o plantio, é melhor escolher áreas onde a luz solar direta incide. Na sombra, a planta não terá radiação ultravioleta suficiente, por isso ela assumirá rapidamente uma aparência doentia ou morrerá.
Também não é recomendado escolher áreas próximas às quais eles crescem:
- repolho;
- tomates;
- cebola.
Além disso, não plante ervilhas perto de outras leguminosas, caso contrário, a colheita será fraca.
Priming
As ervilhas são pouco exigentes para a composição do solo. Portanto, a planta pode ser plantada em solos arenosos leves e pesados. A única coisa que vale a pena prestar atenção é o nível de acidez. Não é recomendável plantar a cultura em solos altamente ácidos, é melhor escolher áreas com indicador neutro ou pré-fertilizar o solo, normalizando o equilíbrio.
A preparação para o plantio deve ser realizada 2 a 3 semanas antes do início da semeadura. Para fazer isso, o jardineiro precisa realizar uma série de atividades.
- Encontre o melhor local que atenda a todos os requisitos. É importante que o terreno não seja exposto a correntes de ar e seja bem iluminado.
- Meça o equilíbrio ácido-base do solo. Isso pode ser feito usando tiras especiais que são vendidas em qualquer loja de jardinagem. Se os indicadores forem altos, será necessário adicionar cinzas e fertilizantes ao solo, além de soltar o solo.
- Meça novamente o pH 1-2 semanas após o afrouxamento.
Se todos os indicadores estiverem normais, você pode começar a semear. Irrigar os canteiros com água assentada ou derretida ajudará a acelerar o aparecimento dos primeiros brotos, além de melhorar a fertilidade do solo.
Material de plantio
A preparação da semente é uma das etapas principais, cuja implementação permitirá uma colheita abundante. Este estágio inclui várias etapas.
- Seleção de sementes. Primeiro, as ervilhas são classificadas removendo as ervilhas defeituosas. Para fazer a seleção mais criteriosa, recomenda-se colocar as sementes em uma solução de 30 g de sal de cozinha e 1 litro de água. As sementes de alta qualidade permanecerão no fundo, as rejeitadas irão flutuar para a superfície depois de um tempo. Em média, o inóculo deve ser mantido em solução por 2 dias. Será tempo suficiente para separar as ervilhas de qualidade.
- Desinfecção. A próxima etapa é realizada antes de semear as ervilhas. A desinfecção é realizada em solução de permanganato de potássio ou ácido bórico. Para a sua preparação, leve 10 litros de água e 2 g do segundo componente. Para tornar o procedimento mais eficaz, a solução é aquecida a uma temperatura de 40 graus Celsius. A duração da imersão das sementes é de 15 minutos em permanganato de potássio e 5 minutos em ácido bórico.
- Secagem. A última etapa antes da semeadura envolve a secagem das sementes. Recomenda-se fazer isso em uma sala quente e seca, espalhando as sementes sobre um pano denso que absorverá rapidamente o excesso de umidade. Isso vai melhorar a germinação da planta.
Quando todas as etapas forem concluídas, você pode plantar as ervilhas germinadas em terreno aberto ou em recipientes pré-preparados para o cultivo de mudas.
Tecnologia e esquema de pouso
As ervilhas são uma planta bastante resistente ao frio. Portanto, plantar uma cultura é possível ainda no início da primavera, se estivermos falando das regiões do sul. Nas regiões do norte, é melhor plantar ervilhas mais perto do verão, quando as geadas diminuem. Para obter uma colheita abundante, é importante não apenas preparar o solo e as sementes, mas também plantar as plantas corretamente.
Sementes
A maneira mais comum de plantar ervilhas é transplantando as sementes para um campo aberto ou estufa. Para que o procedimento seja bem-sucedido, é necessário aguardar o momento ideal, realizar o preparo das sementes e escolher o melhor local onde as ervilhas irão enraizar rapidamente.
As ervilhas devem ser plantadas de acordo com um esquema que inclui várias etapas.
- Rega abundante. Antes de colocar as sementes no solo, é necessário reabastecê-lo com bastante água. E também vale a pena esperar até que seja completamente absorvido pelo solo.
- Criação de ranhuras onde posteriormente serão colocadas as sementes. Recomenda-se manter uma distância de 50-60 cm entre os sulcos.Se o canteiro for pequeno, a distância pode ser reduzida para 30 cm. A profundidade do sulco deve ser de pelo menos 3 cm se o plantio for feito em solos pesados. Ao plantar em solos arenosos - pelo menos 5 cm.
- Fertilizando o solo com composto ou húmus. Um ponto para áreas onde há falta de componentes minerais no solo. Recomenda-se polvilhar os fertilizantes em camada delgada de 1 cm, lembrando que neste caso a profundidade dos sulcos deve ser aumentada por meio de um indicador apropriado.
- Plantar ervilhas em ranhuras. A próxima etapa envolve o plantio das ervilhas em ranhuras preparadas e fertilizadas se necessário. Vale a pena manter uma distância de 5 cm entre as sementes.
- Linhas de aterro e compactação do solo. Recomenda-se cobrir as ervilhas com solo com cuidado para não prejudicar a distância entre as sementes.
- Abrigo de jardim. A melhor opção é filme plástico ou spunbond. Através do abrigo, será possível proporcionar condições de estufa favoráveis para aumentar a taxa de sobrevivência das ervilhas e acelerar o aparecimento dos primeiros rebentos. Além disso, o abrigo protegerá as sementes dos ataques de pássaros.
O cumprimento do esquema de plantio é a chave para obter uma colheita abundante. As ervilhas germinam somente se as recomendações listadas forem seguidas.
Plantinha
Não é a maneira mais popular que os jardineiros usam às vezes. Em primeiro lugar, é preciso cuidar do plantio de futuras mudas. Para isso, são escolhidas variedades predominantemente precoces, cujas sementes são embebidas por 10-12 horas, trocando regularmente a água. Para o plantio de sementes de mudas, utilizam-se recipientes com solo fértil. O esquema é simples.
- Primeiro, pequenos sulcos de até 3-4 cm de profundidade são delineados no solo previamente preparado.
- Então as sementes são enterradas neles.
- Regue o solo abundantemente em recipientes.
Os primeiros tiros aparecerão em cerca de 1-1,5 semanas. Durante esse tempo, é necessário monitorar e manter a umidade do solo, bem como regular a luz e a temperatura do ambiente. A temperatura ideal para o cultivo é de 20 graus, e também é necessária abundância de sol. A etapa mais difícil é a colheita das mudas. Portanto, é melhor escolher xícaras separadas para o plantio. Caso contrário, demorará muito para desembaraçar as raízes entrelaçadas da ervilha.
As mudas, em média, ganham força em 3-4 semanas, após as quais podem ser movidas para um terreno aberto ou para uma estufa. Não é necessário preparar a planta antes do plantio, basta retirar com cuidado as mudas e colocá-las nas ranhuras previstas. Na Rússia central, as mudas são transplantadas para o solo no início de maio; no sul, o transplante é realizado no final de abril. Os sulcos das mudas devem ser mais profundos do que 5 cm, devendo ser observada uma distância de 10-12 cm entre filas, e entre plantações - 30-40 cm, para que as plantas não se entrelacem.
O melhor tempo para o desembarque é o nublado.
O comentário foi enviado com sucesso.