Fogões Gorenje: características e tipos

Contente
  1. Informação do fabricante
  2. Dispositivo e princípio de operação
  3. Vantagens e desvantagens
  4. Variedades
  5. O alinhamento
  6. Como escolher?
  7. Manual do usuário
  8. Opinião dos consumidores

Os eletrodomésticos, incluindo fogões, são feitos por muitas empresas. Mas é importante saber não apenas a reputação geral da marca, mas também como ela funciona, onde e que sucesso alcançou. Agora, o próximo passo são os fogões Gorenje.

Informação do fabricante

Gorenje opera na Eslovênia. É um dos principais fabricantes de eletrodomésticos de vários tipos. Inicialmente, ele se dedicava à produção de instrumentos agrícolas. Agora, a empresa estabeleceu-se firmemente entre os dez principais fabricantes de eletrodomésticos na Europa. O volume total de produção é de quase 1,7 milhão de unidades por ano (e este número não inclui acessórios e utensílios "pequenos"). Apenas cerca de 5% dos eletrodomésticos manufaturados são usados ​​na própria Eslovênia, o restante é exportado.

A produção dos painéis Gorenje começou em 1958, 8 anos após a fundação da empresa. Após 3 anos, ocorreram as primeiras entregas na RDA. Nas décadas de 1970 e 1980, a empresa cresceu continuamente e absorveu outras organizações do mesmo setor. E na década de 1990, deixa de ser uma estrutura local em seu próprio país, e gradualmente surgem filiais em outros estados do Leste Europeu. A empresa Gorenje recebeu repetidamente prêmios por design, conforto do produto e desempenho ambiental.

Agora, a empresa está usando ativamente as perspectivas e oportunidades que surgiram após a adesão da Eslovênia à UE. Foram os seus produtos os primeiros a serem certificados quanto à conformidade com a norma europeia de monitorização ambiental. Gorenje possui escritórios de representação oficial em Moscou e Krasnoyarsk. A empresa recebeu o seu nome em homenagem ao povoado onde, em meados do século XX, começou a se dedicar à metalurgia. Agora a sede está localizada na cidade de Velenje. Quando se mudou para lá, começou o estágio de desenvolvimento mais rápido.

A experiência na produção de fogões a gás e elétricos vem se acumulando desde o final dos anos 1950. Gradualmente, a empresa passou de um aumento quantitativo na produção para a melhoria dos produtos acabados, para o uso de todas as mais novas tecnologias e soluções de design. Cada linha de produtos é projetada com uma abordagem de design clara.

Dispositivo e princípio de operação

Os fogões produzidos pela Gorenje distinguem-se pela utilização de inovações tecnológicas e soluções originais. Mesmo assim, os princípios gerais de seu trabalho são bastante típicos. Portanto, qualquer fogão elétrico contém:

  • fogão;
  • discos de aquecimento;
  • puxadores ou outros elementos para controlar o aquecimento;
  • uma caixa onde são guardados pratos e bandejas, outros acessórios.

Muitas vezes, o forno também está presente. A corrente elétrica que passa pelo elemento de aquecimento encontra resistência aumentada, como resultado, o calor é liberado. Além das peças de controle, geralmente são colocados indicadores no painel frontal que mostram a conexão com a rede e o uso do forno. No entanto, pode não haver um segundo indicador. Além disso, as seguintes peças sobressalentes podem ser necessárias para fogões elétricos:

  • caixas de terminais;
  • sensores de temperatura;
  • rolhas e dobradiças;
  • Elemento de aquecimento do forno e seu suporte;
  • slot de trava;
  • forro interno do forno;
  • fios de alimentação.

A superfície superior dos fogões elétricos pode ter um revestimento diferente. O esmalte é uma opção clássica.Ao usar esmaltes de alta qualidade, é possível garantir resistência aos defeitos mecânicos. Apesar da popularidade dos fogões elétricos, os fogões a gás também não estão se tornando menos relevantes. O gás é fornecido a esse fogão por meio de uma tubulação ou de um cilindro. Um guindaste especial abre e bloqueia seu caminho.

Quando o gás flui através do bico do queimador para a base do queimador, ele se mistura com o ar. A mistura resultante está sob baixa pressão. No entanto, é o suficiente para que o gás alcance o divisor e se divida em fluxos separados dentro dele. Uma vez inflamados, esses fluxos formam uma chama completamente uniforme (em condições normais).

O fogão a gás pode ser feito com grelhas de ferro fundido (ou grelhas de aço). Eles são projetados para proteger queimadores feitos de material mais macio de efeitos prejudiciais. No interior da placa existe uma tubulação própria, o que garante o fornecimento confiável e seguro do gás para o bico. Quase todas as lareiras a gás têm um forno, porque esse equipamento é comprado apenas para cozinhar.

Todos os fogões a gás modernos são equipados com eletrônicos. Além disso, sua característica é o equipamento com dois queimadores de combustível. Para aumentar a segurança dos fogões Gorenje, um sistema de controle de gás foi instalado aqui. Ele permite que você evite vazamentos, mesmo com descuido ou ocupação acidental. Tecnicamente, essa proteção é realizada graças a um termopar que reage às mudanças de temperatura.

Mas o sortimento da empresa eslovena também inclui fogões de indução. Eles usam eletricidade, no entanto, não mais com a ajuda de um elemento de aquecimento clássico, mas convertendo a corrente da rede em um campo eletromagnético induzido. Os vórtices formados aquecem diretamente os pratos onde se encontra o alimento. Os principais componentes de qualquer placa de indução são:

  • revestimento externo;
  • placa eletrônica de controle;
  • termômetro;
  • unidade de energia elétrica;
  • sistema de controle elétrico.

A eficiência de um fogão de indução é visivelmente maior do que no esquema clássico. A potência de aquecimento não mudará com as flutuações de tensão. A probabilidade de queimar-se é minimizada e é muito fácil fazer a manutenção de uma placa de indução. Mas o problema é que você terá que instalar uma fiação muito potente, e os pratos só podem ter um design especial.

Vantagens e desvantagens

É muito útil familiarizar-se com os tipos de equipamento de cozinha. No entanto, é igualmente importante apontar os pontos fortes e fracos da técnica de Gorenje. Os produtos da empresa pertencem às categorias média e cara. Isso significa que todas as placas fornecidas são de alta qualidade, mas não adianta procurar modelos econômicos. O sortimento da empresa eslovena inclui fogões puramente a gás, puramente elétricos e combinados.

Os designers trabalham com muita seriedade e consideração, eles se preocupam com a compatibilidade das peças e seu trabalho coordenado. Portanto, é possível fornecer serviço de longo prazo sem interrupções. O que é importante, o controle é compreensível mesmo sem um conhecimento próximo das instruções. O design lacônico dos fogões Gorenje não os impede de reter sua atratividade e combinar com qualquer interior moderno. O número de opções é grande o suficiente para que você possa cozinhar qualquer prato sem problemas. Alguns modelos são equipados com queimadores especiais, permitindo que você experimente a culinária asiática.

As desvantagens dos fogões Gorenje são quase inteiramente explicadas pelas especificidades das redes de abastecimento de gás russas. Às vezes o trabalho do controle de gás é interrompido, funciona mais tarde do que o necessário. Ou fica mais difícil ajustar o aquecimento do forno, porém um pequeno ajuste resolve esses problemas. As placas com elementos de aquecimento e aquecimento por indução não apresentam problemas específicos para esta marca em particular.

Variedades

O fogão elétrico Gorenje é bom porque:

  • o tamanho dos queimadores permite colocar pratos de até 0,6 m de diâmetro;
  • aquecimento e resfriamento são rápidos;
  • uma placa vitrocerâmica confiável e extremamente durável é usada para cobrir os queimadores;
  • o aquecimento é feito apenas no local certo;
  • a louça não vira sobre uma superfície lisa;
  • sair é muito simplificado.

Para controle, são usados ​​principalmente elementos de sensor. No entanto, com todas as vantagens da cerâmica de vidro, ela também apresenta fragilidades. Portanto, não vai funcionar usar pratos feitos de cobre e alumínio. Somente o aço inoxidável liso elimina de forma confiável o aparecimento de marcas características. Outra desvantagem de tal revestimento é a tendência a se danificar por qualquer objeto pontiagudo e cortante. Os fogões elétricos também se distinguem pela disposição exata de seus queimadores. A versão em espiral lembra externamente um elemento de aquecimento localizado em uma chaleira elétrica. Chaves mecânicas rotativas são usadas para ajuste. Normalmente, eles se movem tão suavemente quanto possível para que o aquecimento não mude muito bruscamente.

O chamado tipo de panqueca é uma superfície sólida de metal. Sob esta camada, 2 ou mais elementos de aquecimento estão escondidos no interior. Eles também se assentam em um suporte de metal. Nas zonas de cozimento de halogênio sob a placa de vitrocerâmica, os elementos de aquecimento são colocados aleatoriamente. Em vez disso, não totalmente caótico, mas como os designers decidem. Eles podem não consultar os engenheiros porque a localização não importa de qualquer maneira. O consumo atual em uma lareira de halogênio não excede 2 kW por hora. No entanto, apenas recipientes de ferro fundido e aço podem ser usados.

Em placas de cerâmica, os elementos de aquecimento são intrincados externamente. Eles são feitos de fios de nicromo. A geometria original do layout das espirais é necessária para garantir o aquecimento da maior superfície. Alguns fogões elétricos, inclusive os de indução, são fornecidos com forno. O aquecimento interno é produzido por elementos de aquecimento configurados de maneira especial. O forno está quase sempre equipado com um temporizador. O fato é que praticamente não adianta usar o forno sem ele.

Para assar carcaças volumosas, recomenda-se o uso de fogões com fornos de convecção. Muitos fogões a gás de cozinha são combinados, ou seja, estão equipados com um forno elétrico. Esta solução permite o uso de um grelhador. É regulado por um dispositivo mecânico adicional. Tanto os fogões Gorenje de tamanho normal quanto os embutidos são quase sempre fornecidos com queimadores controlados a gás. Mas seu número pode variar muito.

Portanto, para uma família grande, é apropriado escolher um design de 4 queimadores. Para aqueles que vivem sozinhos ou comem principalmente fora de casa, seria mais correto colocar uma lareira de duas bocas. Uma largura de 50 cm (raramente 55) é bastante justificada. Não é recomendável comprar placas menores e mais largas. A diferença entre os modelos também pode estar relacionada às peculiaridades de seu design.

O alinhamento

É impossível falar sobre todos os modelos desta empresa, por isso vamos nos concentrar apenas nas versões mais procuradas.

Gorenje GN5112WF

Esta modificação é a mais acessível, os desenvolvedores conseguiram reduzir o preço, limitando a funcionalidade. O fogão a gás faz um excelente trabalho nas operações básicas, mas isso é tudo. Deve-se ter em mente que ele nem mesmo tem uma opção de controle de gás. Mas pelo menos a ignição é realizada com eletricidade. O botão responsável por isso funciona de forma estável por muito tempo. Todos os elementos de controle são puramente mecânicos, mas são bastante confortáveis. A grelha de ferro fundido não requer manutenção sofisticada.

GN5111XF

O GN5111XF está equipado com um forno abobadado. O ar aquecido passa sem problemas. Como resultado, os pratos são assados ​​uniformemente. A ventilação é bastante estável. O ponto fraco do modelo pode ser considerado que o controle de gás é suportado apenas no forno, e a placa é desprovido dele. O kit básico inclui:

  • treliça;
  • assadeira funda;
  • assadeira rasa;
  • Suportes para recipientes de ferro fundido;
  • bicos.

GN5112WF B

Este modelo recebe quase exclusivamente críticas positivas. O material EcoClean foi selecionado para o revestimento do forno. Os designers cuidaram da iluminação do volume interno e da indicação da temperatura. Apesar de a porta ser de vidro resistente ao calor, fica muito quente no exterior.

G5111BEF

O Gorenje G5111BEF também está equipado com um forno abobadado. A placa deste fogão, tal como o forno, é revestida exclusivamente com esmalte SilverMatte resistente ao calor. Graças ao volume (67 l), pode cozinhar facilmente até carcaças de aves com peso até 7 kg. Funcionalidades adicionais são fornecidas por bandejas de cozimento largas (0,46 m). Os designers procuraram aproveitar ao máximo o volume do forno. A porta externa é composta por duas vidraças separadas por uma camada térmica. O controle de gás é fornecido por um termostato.

EIT6341WD

Entre os fogões de indução de Gorenje, destaca-se o EIT6341WD. Seu fogão aquece qualquer comida duas vezes mais rápido do que um fogão a gás. Para o revestimento do forno, um esmalte resistente ao calor durável é tradicionalmente escolhido. Uma grelha de dois níveis também pode ser considerada uma característica positiva do produto. É importante ressaltar que há um bloqueio para crianças confiável. Impede um arranque 100% acidental ou alteração não intencional das configurações do fogão. O painel de controle é feito de metal de alta qualidade e pintado com tinta cuidadosamente selecionada. Uma dobradiça especial evita movimentos bruscos ao abrir a porta do forno. Existem modos úteis como:

  • degelo;
  • limpeza a vapor;
  • pratos de aquecimento.

Como escolher?

Seria possível listar os modelos de fogões de cozinha eslovenos há muito tempo, mas o que já foi dito é suficiente para perceber que cada um encontrará a opção ideal para si. Mas você precisa saber como fazê-lo corretamente. Se for dada preferência à tecnologia de indução, então, em primeiro lugar, você terá que se familiarizar com:

  • o número de modos de energia;
  • o tamanho e a localização das zonas de cozinhar.

Ao escolher um fogão a gás, é preciso levar em consideração quantas pessoas e com que intensidade o usarão. Modelos com 4 queimadores são ideais para locais onde as pessoas vivam permanentemente. Para chalés de verão e casas de jardim, onde as pessoas vêm apenas ocasionalmente, você precisa de algo mais simples. Um fogão a gás colocado em uma casa de campo geralmente não tem churrasqueira e forno. Importante: quando você planeja transportar equipamentos regularmente, é melhor escolher as modificações mais leves possíveis.

Algumas dachas também podem ter um fogão elétrico. Mas somente se houver uma fiação de grande diâmetro confiável e segura. Recomenda-se dar preferência aos queimadores "panqueca". Assim será possível utilizar quaisquer utensílios que possam ser encontrados fora da cidade, e não entregá-los propositalmente.

Outra opção atrativa são os fogões elétricos com tubo de aquecimento rápido, isso é até uma espécie de clássico. Para quem gosta e sabe cozinhar, as informações sobre o tamanho do forno e o seu espaço de trabalho vão ser muito úteis. Claro, você deve sempre ler os comentários. Eles são muito mais precisos do que indicadores e números técnicos secos. Para assar regularmente, você precisa escolher modelos com fornos de convecção. Assim, haverá menos risco de que algo se queime.

Manual do usuário

Basta colocar o recuperador de calor perto da mobília que é projetada para aquecer acima de 90 graus. Neste caso, um nível de construção é sempre usado para excluir as menores diferenças de altura. Fogões a gás não podem ser conectados de forma independente - eles são atendidos apenas por especialistas qualificados. Para conexão a cilindros ou gasodutos, somente mangueiras flexíveis certificadas podem ser usadas.

Todos os tipos de placas devem ser aterrados. Ligue o Gorenje pela primeira vez na potência máxima. Queimar os queimadores ajudará a criar uma forte camada de revestimento protetor. Nesse momento, fumaça, pode aparecer um cheiro desagradável, mas mesmo assim o procedimento é realizado até o fim. Ao final, a cozinha é ventilada. Acertar o relógio no programador eletrônico é bastante simples.Quando a placa está ligada, os números piscarão no visor. Pressione os botões 2, 3 ao mesmo tempo e, a seguir, pressione mais e menos para definir o valor exato.

Se a estufa estiver equipada com ecrã analógico, a escolha das funções faz-se premindo o botão A. Existem também modelos em que o relógio é acertado com o movimento dos ponteiros.

Desbloquear as lajes de Gorenje também é muito fácil. Quando nenhum modo estiver selecionado, o forno funcionará, mas se uma das funções for indicada pelo programador, é impossível alterar o programa. Libere a trava pressionando o botão do relógio por 5 segundos. Antes de começar a trabalhar com a placa de toque, você deve ler atentamente as instruções que acompanham e descobrir o significado de cada ícone. Quanto à temperatura, ela é selecionada individualmente, dependendo dos pratos a serem preparados.

Opinião dos consumidores

Os consumidores apreciam os pratos Gorenje com entusiasmo. Mesmo o preço alto é totalmente justificado. Afinal, com o auxílio dessa técnica, você pode preparar refeições em casa a nível profissional. A funcionalidade da maioria dos modelos atende aos requisitos mais rigorosos. E em termos de confiabilidade, essas placas estão no mesmo nível de outras amostras premium. Quase não há comentários negativos e eles estão principalmente associados ao mau funcionamento do dispositivo ou ao fato de que o usuário inicialmente determinou incorretamente os requisitos desejados.

Para uma visão geral do fogão Gorenje, veja o vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário