Tudo sobre mirtilos
Blueberry (gonobel) é uma baga saborosa e saudável. Ao mesmo tempo, a cultura é despretensiosa, plantar e cuidar dela estão disponíveis até mesmo para um jardineiro novato. Em nosso artigo, nos deteremos em mais detalhes nas características desta planta e falaremos sobre os requisitos básicos da tecnologia agrícola.
descrição geral
Os mirtilos, por natureza, pertencem à família Heather, semelhante aos mirtilos. Inclui variedades subdimensionadas (0,3-1 m), bem como variedades altas (1,8-2 m e acima). Existem duas formas de arbusto:
- comum, mais conhecido como pântano (pântano);
- alto (popularmente chamado de baga do escudo).
O mirtilo comum é perene e se parece com um arbusto ramificado que cresce até 40-60 cm (no ambiente natural) ou 70-100 cm (em formas de jardim). Desenvolve-se melhor em substratos acidificados de turfeiras. A cultura pode ser encontrada em coníferas úmidas e densas florestas caducifólias. De forma cultural, espalha-se por toda a Rússia: na tundra, na Sibéria, bem como nos Urais e em outras regiões da Região Terra Não Negra de clima frio ou temperado. É muito despretensioso, adapta-se rapidamente a uma variedade de condições naturais e climáticas.
O período de frutificação ativa começa aos 10-15 anos e dura 70-80 anos. Cada arbusto é colhido de 200 ga vários quilos de colheita, enquanto a produtividade é muito maior na estação chuvosa. No final da primavera ou início do verão, flores caídas em forma de sino se formam nos brotos do ano passado e, após 40-50 dias, são substituídas por bagas azuis de até 10 mm de tamanho.
Os mirtilos são considerados uma variedade comum. Sua terra natal é a América do Norte. A cultura prefere áreas úmidas. Em condições favoráveis, cresce até 2-2,5 m em comprimento e largura.
A floração começa no final de maio, e frutos saborosos e suculentos começam a amadurecer no verão. As variedades precoces estão prontas em meados de julho, as variedades intermediárias em agosto e as tardias no início de setembro. As bagas amadurecem de forma irregular, depois de atingirem a maturidade total, podem ficar penduradas nos galhos por pelo menos 1,5-2 semanas. Até 3-12 kg são colhidos de um arbusto, as bagas são maiores do que a de um arbusto comum - 10-20 mm.
Formas altas são mais termofílicas. Eles não toleram umidade excessiva e seca prolongada. Em temperaturas abaixo de -25 graus, os galhos congelam, embora com a chegada do calor da primavera eles se recuperem rapidamente.
Os tipos de mirtilos selvagens e de jardim têm suas próprias diferenças:
- as bagas da floresta crescem em terras pantanosas e as formas de jardim precisam de um substrato com alta acidez;
- os frutos das plantas selvagens parecem menores e os frutos cultivados são geralmente grandes, com polpa carnuda e suculenta;
- arbustos de mirtilo domésticos crescem para cima, enquanto os selvagens se espalham ao longo da superfície da terra.
Tipos e variedades
Dependendo do período de maturação, as variedades de maturação precoce, intermediária e tardia são diferenciadas. As primeiras variedades são plantadas em áreas com um curto período de calor. Isso permite que você colha a safra madura antes da chegada da geada.
Cedo
- "Patriota" - arbusto curto com ramificações densas e grande vigor. O rendimento de cada arbusto em condições favoráveis chega a 7-9 kg. Os frutos são macios, com até 20 mm de tamanho, e apresentam excelentes características gustativas.
- "Northland" - forma de vida despretensiosa, resistente a fatores adversos externos. Pertence a variedades subdimensionadas, trazendo até 4-6 kg de rendimento por arbusto.As frutas são suculentas, doces, casca fina, diâmetro médio.
- "Chippewa" - forma de jardim, cresce até 80-100 cm. Com os devidos cuidados, cada arbusto dá até 2-3 kg de deliciosos frutos silvestres. Os frutos são de cor azul claro, bastante grandes, e os arbustos resistentes ao frio e às oscilações de temperatura.
- "Espartano" - uma espécie de alto rendimento, de um arbusto você pode obter até 6-8 kg de frutos. O tamanho dos frutos é de 15-18 mm, o sabor é doce, com notas ácidas.
- "Rio". Este arbusto permite coletar até 8-10 kg de frutas. Os frutos são densos, suculentos e de cheiro pronunciado.
Meia temporada
As variedades de maturação intermediária amadurecem imediatamente após as primeiras, o que prolonga significativamente o tempo de consumo da saborosa baga. Essas variedades são melhor plantadas em climas temperados ou quentes.
- "Legado" - uma variedade de mirtilos de baixo crescimento, trazendo até 10-12 kg de bagas de uma planta. Arbusto ramificado, até 1,7-2 m de altura, podendo ser utilizado tanto para consumo in natura quanto para enlatamento.
- "Kaz Plishka" - uma variedade com rebentos duros e bagas esféricas. Amadurecimento começa no final de julho. Frutos silvestres de sobremesa, suculentos, perfumados. O nível de desintegração é baixo, o que possibilita a coleta mecanizada.
- Polaris. Esta variedade dá 6-7 kg de fruta por arbusto. As plantas são compactas, altas. Os frutos são suculentos, muito doces. Ideal para cultivo em chalés de verão, podendo ser cultivado em escala industrial.
- "Norte" - espécies autoférteis até 1 m de altura. A produtividade é alta, os frutos crescem de 17 a 20 mm.
Maturação tardia
É aconselhável plantar variedades tardias em áreas com verões quentes prolongados. Esses arbustos crescem e se desenvolvem com mais sucesso nas regiões do sul do país.
- "Nelson" - uma variedade alta com uma altura de 1,4-1,7 m, os rebentos são bastante potentes e densos, a forma da copa é redonda, ligeiramente espalhada. A frutificação é de 5 a 7 kg por arbusto.
- Berkeley - uma variedade extensa e vigorosa, ideal para cultivo industrial e privado. Os arbustos crescem até 1,9-2,1 me rendem 5-8 kg de colheita. As bagas começam a amadurecer a partir da segunda quinzena de agosto.
- "Boniface". Este arbusto se distingue por ramos verticais. Os frutos são redondos, de tamanho médio a grande. Amadurecimento começa em meados de julho.
- "Meader". Esta variedade é apreciada pelos jardineiros por seu rápido crescimento e excepcional resistência a ataques de insetos e doenças. Arbustos de até 2 m de altura são cultivados como frutíferas ou ornamentais.
- "Jorma" - planta de tamanho médio, crescendo até 1,6 M. Os bagos são suculentos e grandes, amadurecem durante o mês de agosto. A resistência à geada da variedade corresponde a -27 graus.
Aterrissagem
O processo de cultivo de mirtilos começa antes mesmo que a muda jovem seja colocada em campo aberto. A produtividade do cultivo depende inteiramente da qualidade do preparo do local e da prontidão da própria planta para o plantio. Como a esmagadora maioria das fruteiras, o local de plantio, os parâmetros de iluminação, o regime térmico e o grau de umidade do substrato são de fundamental importância.
- Luz. Mirtilos são colheitas que gostam de luz. Na ausência de iluminação suficiente, a frutificação diminui, o sabor e a qualidade dos frutos silvestres deterioram-se. O local deve ser bem iluminado pelo sol durante todo o dia. Ao mesmo tempo, deve ser protegido de rajadas de vento. Uma solução adequada seria um local perto da casa ou uma cerca no lado sul.
- Substrato. É melhor plantar mirtilos longe da horta, pois as árvores grandes e a cultura descrita tornam-se concorrentes na captação de água.
O solo deve ser bem drenado e consumir umidade. Ao mesmo tempo, a alta ocorrência de água subterrânea não representa perigo, uma vez que o rizoma do mato é superficial e não penetra fundo.
Você também deve decidir sobre o momento do plantio. Se forem plantadas mudas jovens com sistema radicular fechado, o plantio pode ser feito de abril a outubro.Para arbustos com raízes abertas, é aconselhável plantar no outono, para que a muda tenha tempo para se adaptar às novas condições e enraizar antes do início de uma nova estação de crescimento. O plantio na primavera é permitido.
No entanto, neste caso, você pode esperar pela floração e frutificação apenas no próximo ano.
A preparação do canteiro inclui etapas padrão.
- Para começar, faça um orifício com 50 cm de profundidade e 80 cm de largura.
- Deita-se no fundo argila expandida, pedra quebrada ou outra drenagem, é aconselhável misturá-la com serragem de coníferas ou casca triturada de coníferas. Se possível, adicione um pouco de musgo.
- Nesta etapa, é necessário alimentar o substrato com compostos minerais com maior concentração de nitrogênio e enxofre.
Depois disso, você pode ir direto para o desembarque. Nesse caso, você deve seguir as regras básicas.
- É melhor plantar os arbustos de mirtilo em fileiras. Ao mesmo tempo, a distância entre eles deve ser de cerca de 1,5 m para variedades altas e 1 m para as menores.
- É importante manter o espaçamento correto das linhas, já que o espessamento excessivo das plantações leva a uma redução na quantidade de sol disponível para cada arbusto individual. Isso tem o efeito mais negativo sobre os parâmetros de sabor dos frutos silvestres, leva ao enfraquecimento da imunidade e a doenças das plantas. Para evitar que isso aconteça, pelo menos 2 m devem ser deixados entre as linhas, independentemente das características varietais.
No buraco preparado para o arbusto, cubra o solo fértil com uma lâmina, coloque uma muda jovem neste solo, endireite cuidadosamente as raízes. Encha o buraco com terra, tampe um pouco, depois despeje bastante água morna e cubra os canteiros com palha.
Cuidado
Cuidar de mirtilos culturais é fácil. Inclui medidas agronômicas padrão.
Rega
A planta prefere irrigação abundante, mas não confunda isso com irrigação excessiva do solo. Água estagnada é extremamente perigosa para a cultura. Ao mesmo tempo, a precipitação exclusivamente natural pode não ser suficiente para hidratar completamente o substrato.
Após o plantio, os mirtilos jovens são regados a cada três dias. Se o tempo estiver quente e seco, a rega deve ser aumentada em até três vezes em 7 dias. Para arbustos maduros, irrigação duas vezes por semana é suficiente.
A melhor solução seria instalar um sistema de irrigação por gotejamento.
Top curativo
A alimentação de mirtilo inclui vários estágios. Primeiro, você precisa preparar uma mistura de nutrientes. Você mesmo pode preparar um fertilizante útil. E você também pode comprar preparações complexas contendo todo o conjunto de micro e macroelementos necessários para a cultura em dosagens precisas. Jardineiros experientes geralmente escolhem Target ou Florovit.
A cobertura é realizada em três etapas. A primeira cai na segunda década de abril, a segunda é realizada em um mês. No final de julho, a fertilização é aplicada pela terceira vez.
Se, por um motivo ou outro, você for forçado a mudar o cronograma, lembre-se de que a adição de fertilizantes contendo nitrogênio ao solo deve ser realizada antes de julho, caso contrário, o arbusto não terá tempo de se preparar totalmente para o inverno.
Poda
Existem vários tipos de poda de arbustos de frutas, todos os quais podem ser usados para mirtilos cultivados.
- Formativo. Produzido na primavera. O objetivo básico é formar a copa para que os raios de sol iluminem todos os ramos e brotos do arbusto.
- Regulatório. É realizado no final do verão de cada ano, a partir do terceiro ou quarto ano de vida da planta. Nesta fase, todos os ramos antigos são cortados e os novos ramos também são encurtados.
- Anti-envelhecimento. A cada 9 a 10 anos, o arbusto é cortado quase inteiramente perto do próprio solo, deixando apenas 6 a 7 brotos jovens e fortes. Essa poda é realizada quando há diminuição da produção e deterioração do sabor dos frutos silvestres.
Wintering
Os mirtilos podem resistir a geadas de até -25 graus. E mesmo que seus brotos estejam congelados, ainda existe uma grande probabilidade de que a planta ganhe vida com a chegada do calor. No entanto, essas cargas afetam negativamente a condição dos mirtilos, portanto, é aconselhável se preparar cuidadosamente para o inverno:
- antes que as temperaturas abaixo de zero cheguem, certifique-se de realizar uma rega abundante de carregamento de água;
- Amarre os ramos de mirtilo, dobre-os cuidadosamente no chão e fixe-os no substrato;
- feche o círculo do tronco com cobertura morta (é melhor tirar resíduos de coníferas, cascas ou agulhas);
- cubra o arbusto com ramos de abeto ou embrulhe com agrofibra.
Na primavera, o arbusto pode ser aberto primeiro, porque esta planta não tem medo de voltar geadas até -5 graus.
Reprodução
Existem várias maneiras de propagar mirtilos cultivados.
- Sementes. É uma técnica bastante longa e trabalhosa, na qual uma boa colheita não pode ser esperada antes de 8-12 anos. Aqui são usados frutos maduros, que são secos e depois plantados em uma pequena trincheira. Depois de alguns anos, eles são transplantados para um local permanente.
- Estacas. Uma muda sã é separada da planta-mãe, colocada em uma caixa de areia e armazenada em um porão ou outro local fresco. Depois de alguns anos, uma muda completa é obtida, os frutos podem ser esperados dentro de um ano após o plantio em campo aberto.
- Camadas. Nos meses de primavera ou verão, o galho é cuidadosamente inclinado ao solo, um pequeno fragmento dele é borrifado com mistura de solo para criar condições ideais para o cultivo de um sistema radicular separado. Na safra seguinte, a muda com podador é separada da principal e transferida para o canteiro.
Doenças e pragas
Os mirtilos são suscetíveis à infecção por mofo cinza, antracnose e phomopsis, mas o câncer de caule é considerado o mais perigoso. O aparecimento de uma enfermidade é indicado pelo aparecimento de manchas vermelhas nas folhas, que com o tempo crescem e cobrem todas as partes verdes. Esta doença é incurável, os arbustos afetados devem ser arrancados e queimados fora dos limites do local.
A prevenção correta torna-se uma luta eficaz contra as lesões de mirtilo:
- antes que as primeiras folhas apareçam na primavera, e também imediatamente após elas caírem em outubro, borrife o próprio arbusto e um pedaço de terra no círculo próximo ao caule com o líquido bordalês;
- antes da floração, fazer três tratamentos com "Fundazol" com intervalo de 7 a 10 dias (o mesmo é feito após o final da colheita).
As principais pragas do mirtilo são as aves; para protegê-las, os arbustos são cobertos com uma rede. Podem os besouros não causar menos danos. A pulverização ajuda a livrar-se dos insetos, embora seja mais preferível recorrer a um método mecânico e coletar os besouros com as larvas manualmente.
Fatos interessantes
Os frutos de mirtilo são muito saudáveis. Eles são um depósito de substâncias biologicamente valiosas e contêm um rico conjunto de vitaminas. As frutas vermelhas têm efeitos antiescorbúticos, antiinflamatórios, antipiréticos e fortalecedores em geral. Os mirtilos contêm vitaminas e os frutos silvestres também contêm muitos flavonóides, antocianinas e minerais (zinco, selênio, cobre e manganês).
O produto é rico em hormônios naturais - fitoestrógenos. As bagas de mirtilo têm gosto de um cruzamento entre uvas verdes e mirtilos.
Fatos adicionais:
- na América, no verão, eles organizam vários festivais de mirtilo, durante os quais vendem todos os tipos de pratos com frutas vermelhas;
- frutas maduras podem ser usadas para colorir os ovos da Páscoa;
- as folhas da cultura são adequadas para curtir couro;
- mirtilos são uma excelente planta de mel.
O comentário foi enviado com sucesso.