- Autores: EUA
- Termos de amadurecimento: meia temporada
- Tipo de crescimento: alta
- Altura do arbusto, m: 1,8-2
- Gosto: bom, doce e azedo
- Produção: Alto
- Rendimento médio: 6-9 kg por arbusto
- Tamanho da fruta: ampla
- Forma de fruta: esférico
- Cor de fruta: azul fosco
Os mirtilos são conhecidos pelas suas muitas características positivas. O consumo regular da fruta tem um efeito benéfico na saúde. Separadamente, eles notam as altas qualidades decorativas dos arbustos, que são perfeitos para criar uma sebe ou como decoração independente de um terreno de jardim.
Uma das variedades mais populares na Rússia é o mirtilo Toro. Esta variedade possui certas características que devem ser consideradas para altos rendimentos.
Descrição da variedade
Esta variedade é considerada alta e cresce até 1,8-2 metros. Devido à estrutura compacta, as plantas não ocuparão muito espaço no local. A densidade da coroa é média. Para dar aos arbustos uma aparência atraente, a poda é realizada regularmente, durante a qual os brotos são desbastados.
As folhas são de tamanho médio, afinando ligeiramente nas pontas. A cor é verde profundo. A forma é redonda, elíptica.
Características da fruta
Os agrônomos observam o grande tamanho das bagas em uma forma esférica padrão. Em peso, cada baga ganha cerca de dois gramas. Cor - azul, textura da superfície - fosco. Existe uma flor de cera de densidade média. Os bagos são colhidos em longos cachos, muito semelhantes às uvas.
A separação é seca, permitindo uma colheita rápida e conveniente. O local de fixação do pedúnculo é pequeno. Os bagos permanecem nos rebentos de frutificação mesmo após a maturação final, pelo que não é necessário colhê-los imediatamente após o enchimento. A colheita é armazenada por 10-14 dias. A fruta Toro é rica em minerais, vitaminas e aminoácidos. Todos esses ingredientes são essenciais para um ótimo bem-estar e boa saúde.
Qualidades de sabor
Os frutos agridoces eram apreciados pela maioria dos jardineiros que cultivavam esta variedade. O sabor agradável da fruta realça o aroma leve e delicado característico dos mirtilos. Pelas suas boas qualidades gastronómicas, as frutas não só são consumidas na sua forma natural, mas também utilizadas para encarnar quaisquer ideias culinárias. Blueberries são frequentemente adicionados a produtos doces assados.
Amadurecimento e frutificação
Os arbustos frutificam no período de 20 de julho a 10 de agosto. A data pode ser diferente em diferentes regiões climáticas. Em condições climáticas favoráveis, a safra hortícola dá frutos até meados de setembro, sem reduzir a qualidade da safra.
Produção
O indicador de rendimento da variedade Toro é considerado alto. Em média, de uma planta é possível colher de 6 a 9 quilos de frutos. A transportabilidade da fruta é média. Ao transportar frutas por muito tempo, é preciso ter muito cuidado para não prejudicar a colheita. O propósito da fruta é universal.
Um método mecânico para colher mirtilos não funcionará. É aconselhável colher os frutos com as mãos para não danificá-los. A colheita é colocada em um recipiente limpo e seco. Os arbustos dão frutos a cada temporada, dando uma safra regular sem interrupção.
Autofertilidade e a necessidade de polinizadores
Uma colheita rica depende muito de uma polinização bem-sucedida.Os mirtilos Toro são autoférteis, por isso os polinizadores não precisam ser plantados ao lado deles. Se você cuidar bem das plantas, elas irão deliciá-lo com uma colheita estável e de alta qualidade e sem medidas adicionais de polinização.
Apesar da autofertilidade, alguns jardineiros têm certeza de que outras variedades de frutas devem ser plantadas nas proximidades para obter o rendimento máximo. A principal condição é que os arbustos de bagas floresçam ao mesmo tempo. E também existe a opinião de que a polinização cruzada afetará negativamente as qualidades gastronômicas da fruta e deve ser abandonada.
Se os mirtilos não forem cultivados comercialmente, você pode se recusar com segurança a plantar safras adicionais. Nesse caso, você não terá que engrossar o plantio, e o rendimento será regular mesmo sem ele.
Crescendo e cuidando
O cultivo de qualquer safra de horticultura começa com a seleção de um local adequado. Preste atenção não só à composição, mas também à estrutura do solo e outras características. Os mirtilos crescem bem em solos nutritivos e drenados, com acidez na faixa de 3,8-4,8 pH. Se necessário, você precisa acidificar a terra com ácido cítrico. Dissolva 3 colheres de chá do pó em 10 litros de água.
O vinagre de mesa comum (9%) também é adequado. Para preparar uma solução para um balde de água, use 90-100 mililitros. Você não pode usar constantemente esta opção de acidificação, mas para lidar rapidamente com o problema, este método é ideal. A composição para acidificar o solo é preparada a partir de componentes do orçamento que podem ser encontrados em qualquer cozinha.
Nenhuma recomendação específica e tempo de rega foram desenvolvidos para mirtilos. Os residentes de verão dependem das condições meteorológicas. O principal é que o solo no local está constantemente em um estado moderadamente úmido. É importante manter um equilíbrio entre a umidade estagnada e a seca. No calor, os arbustos são regados com mais frequência para que uma crosta áspera não apareça na superfície da terra. Rachaduras também indicam falta de água.
Recomenda-se regar os mirtilos com água ligeiramente acidificada a cada 14 dias. Para preparar a composição, um dos oxidantes acima é usado. Proporções - 1,2-1,5 gramas de produto por litro de água limpa. No resto do tempo, os arbustos são irrigados com água sedimentada.
Para preservar a umidade nas camadas superiores do solo, especialmente no calor prolongado, o solo ao redor do círculo do tronco é coberto com uma espessa camada de cobertura morta. Recomendamos o uso de serragem ou casca de pinheiro. A espessura da camada é de 10 centímetros.
Um elemento importante no cuidado dos frutos silvestres é a alimentação. Os arbustos são fertilizados três vezes ao longo da temporada. Complexos minerais e compostos orgânicos são usados. Na primeira vez a cultura é alimentada com a chegada da primavera, utilizando 15 gramas de carbamida ou sulfato de amônio (o consumo ideal por planta adulta). A mesma cobertura é usada cerca de uma semana antes da floração. Se os arbustos tiverem mais de 4 anos, a dosagem deve ser dobrada.
Misturas com alto teor de nitrogênio são adicionadas diluídas. Em média, não mais do que 2 gramas da substância são consumidos por litro de água. Misturas de potássio, como sulfato de potássio, são recomendadas durante a frutificação. Para uma planta adulta, 30 a 60 gramas do componente serão suficientes.
Fertilizantes com nitrogênio não podem ser usados, pois são fertilizantes com alto teor de nitrogênio. Em vez disso, são utilizadas composições minerais: monofosfato de cálcio, sulfato de magnésio e outras opções comuns.
A matéria orgânica aplicada sem diluição prejudica as plantas. Estrume ou fezes frescas de pássaros deixam queimaduras nas raízes. Esses componentes devem ser reaquecidos antes da aplicação. Na primavera, a matéria orgânica é uniformemente espalhada sob os arbustos de bagas. Curativos prontos também são comuns. Nas lojas, você pode encontrar fertilizantes especialmente formulados para mirtilos e outras frutas.
A variedade Toro não tem medo de geadas de até 34 graus Celsius, por isso não é necessário cobrir as plantas antes da chegada do inverno. E também os mirtilos não têm medo de infecções fúngicas e doenças mais comuns.