- Autores: América do Norte
- Termos de amadurecimento: meia temporada
- Tipo de crescimento: alta
- Altura do arbusto, m: 1,5-2
- Gosto: agridoce, agradável
- Produção: Alto
- Rendimento médio: 4,5-6 kg por arbusto
- Tamanho da fruta: ampla
- Forma de fruta: volta
- Cor de fruta: azul claro
Blueberry Spartan é uma variedade de alto rendimento que produz frutas saborosas e aromáticas. O propósito universal dos frutos silvestres permite utilizá-los não só frescos, mas também conservantes de vitaminas e deliciosas sobremesas. Para obter uma colheita de alta qualidade, é imprescindível observar todas as características agrotécnicas do cultivo.
Descrição da variedade
Blueberry Spartan (Spartan) - o resultado de um trabalho árduo de criadores-praticantes dos Estados Unidos. Em 1977, a cultura foi oficialmente registrada e ingressou no varejo. A base de reprodução desta variedade tornou-se a espécie de mirtilo mais comum na América, que crescia em pântanos. A variedade de alto rendimento ganhou popularidade rapidamente não só em sua terra natal, mas também em todo o continente europeu devido ao seu rendimento, que chega a 6 kg por planta adulta, além das características de alto sabor dos frutos e sua versatilidade.
A altura de uma planta perene decídua alta varia de 1,5 a 2 metros. Poderosos rebentos centrais de cor cereja madura apresentam troncos retos de diâmetro médio. A coroa não é ramificada. A massa caducifólia de um verde profundo tem uma estrutura reta e ligeiramente alongada. No final do outono, as folhas adquirem uma tonalidade bordô, o que torna os espaços verdes atraentes para a decoração.
A profundidade de um sistema radicular fibroso altamente ramificado pode atingir até 45 cm. O crescimento intensivo da raiz ocorre no início da primavera e no outono, mas no verão e no inverno, seu crescimento pára. A formação de inflorescências ocorre nas pontas dos brotos. Até 10 flores são formadas em uma inflorescência.
Vantagens:
- resistência a baixas temperaturas;
- indicadores de alto sabor;
- a formação de uma colheita abundante;
- frutífero grande;
- alto nível de manutenção da qualidade e transportabilidade;
- alto nível de resistência a doenças e pragas;
- auto-fertilidade.
Desvantagens:
- intolerância a áreas pantanosas;
- exatidão ao solo;
- intolerância à secagem do solo;
- longa entrada na fase de frutificação;
- transporte em contentores especiais que mantêm um regime de temperatura estável.
Características da fruta
Os frutos de mirtilo globular são coloridos em um tom de azul claro com um brilho fosco. A massa dos frutos grandes pode chegar a 2 gramas e seu diâmetro médio é de 16-18 mm. A estrutura carnuda e densa da fruta é muito suculenta e aromática. Características distintivas das bagas - sem derramamento, o que aumenta significativamente a sua apresentação e rentabilidade.
Qualidades de sabor
As excelentes características gustativas dos frutos silvestres são apreciadas por todos os apreciadores de mirtilos, e seu suco doce com notas de acidez é do gosto até de gourmets. Os frutos apresentam aroma delicado e sutil. Devido às suas características de alto sabor, os mirtilos têm uma finalidade universal e são utilizados não só para consumo in natura, mas também para congelar, preparar chás vitamínicos, conservas aromáticas e deliciosas sobremesas de fruta.
Amadurecimento e frutificação
O período de amadurecimento dos frutos de mirtilo depende da região de crescimento e da época de floração da cultura. Em um clima temperado, a planta floresce no início de junho, o que impossibilita o congelamento das inflorescências. O amadurecimento técnico da fruta começa no início de julho, portanto, o mirtilo espartano pertence às safras de meia temporada.
O período de frutificação da variedade estende-se por quase um mês.A colheita ocorre pelo menos 5 vezes, o que aumenta significativamente os custos de mão de obra. A apresentação mais atraente são as bagas de 1 ou 2 colecções.
Produção
Uma planta adulta de variedade de alto rendimento, sob condições climáticas favoráveis e cuidados adequados, pode formar até 6 kg de frutas suculentas. A coleta dos primeiros frutos pode ser realizada 4 anos após o plantio das mudas. Por 8 anos de crescimento, os arbustos são capazes de produzir uma colheita anual estável. Devido ao não desprendimento dos bagos, a colheita pode ser realizada tanto manual como mecanicamente.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Blueberry Spartan pertence a safras autoférteis. No entanto, para melhorar a qualidade e o volume da colheita, os criadores profissionais recomendam o plantio de polinizadores nas proximidades que tenham um período de floração comum.
Crescendo e cuidando
Blueberry Spartan pertence àquelas culturas em que a quantidade da colheita depende diretamente da qualidade do cuidado dos espaços verdes. O período mais favorável para o plantio de mudas jovens é a primavera, imediatamente após o derretimento da cobertura de neve. O local de pouso deve ser bem iluminado, mas pode ter alguma sombra parcial.
Um pré-requisito é água subterrânea profunda e solo ácido. O solo ideal é uma mistura de turfa, areia, serragem e agulhas de pinheiro. Para o plantio, é melhor comprar brotos com sistema radicular fechado. O tamanho da cova de plantio é 60 cm x 50 cm. A distância ideal entre os arbustos é 100 cm.
Ao criar esta variedade de mirtilos, é necessário levar em consideração as peculiaridades de seu cultivo. Uma planta em qualquer idade requer rega moderada obrigatória. O solo na zona da raiz não deve secar. Você pode reduzir a frequência de irrigação cobrindo o solo com cobertura morta.
Os espaços verdes respondem muito bem à fertilização regular. É estritamente proibido o uso de matéria orgânica. Os agrônomos recomendam verificar regularmente a acidez do solo e, se necessário, adicionar enxofre coloidal ao solo. O afrouxamento periódico do solo e a remoção de ervas daninhas ajudam a melhorar o crescimento do sistema radicular.
Atenção especial deve ser dada aos arbustos de poda com mais de 6 anos. Em espaços verdes, o crescimento jovem inferior e os rebentos velhos devem ser removidos anualmente. 5-6 rebentos fortes e saudáveis são suficientes para uma planta. A poda sanitária e formativa deve ser feita no início da primavera ou no final do outono, após a queda das folhas.
Resistência a doenças e pragas
A cultivar de alto rendimento tem uma alta resposta imunológica às doenças e pragas mais comuns. No entanto, para prevenir o aparecimento de doenças como a moniliose, a morte de rebentos e a mumificação de bagas, os criadores-médicos recomendam a realização de tratamentos preventivos de espaços verdes. Ignorar esta recomendação pode causar danos aos frutos e morte de arbustos.
Resistência do inverno e a necessidade de abrigo
Apesar de a cultura ser resistente à geada e tolerar facilmente geadas severas, os agrônomos recomendam cobrir as plantas jovens e imaturas com um material de cobertura especial ou ramos de abeto antes do inverno, o que não só protegerá o sistema radicular do congelamento, mas também evitará que os roedores estragando a casca das plantas.
Requisitos de localização e solo
Para obter uma colheita estável e de alta qualidade ao cultivar mirtilos espartanos, deve-se prestar atenção especial à escolha do local de cultivo. A área selecionada deve ser ensolarada, com um pouco de sombra parcial. A planta não tolera solo encharcado. A água subterrânea fria afeta negativamente o desenvolvimento do sistema radicular e pode levar a uma diminuição nos volumes da colheita.
Os arbustos jovens só podem ser plantados em solo ácido. Os solos mais adequados são turfosos, argilosos e arenosos. As áreas argilosas requerem uma camada de drenagem adicional.