- Autores: Seleção da Nova Zelândia
- Termos de amadurecimento: cedo
- Tipo de crescimento: alta
- Altura do arbusto, m: 1,7 – 2
- Gosto: rico, doce
- Produção: Alto
- Rendimento médio: 8-10 kg por arbusto
- Tamanho da fruta: médio ou grande
- Cor de fruta: azul profundo, ligeiramente escuro
- Descrição do arbusto: direto, muito enérgico
O mirtilo é considerado um dos frutos silvestres preferidos dos russos. Tornou-se líder e continua entre eles pelo seu sabor invulgar e agradável, pelo aroma e pelos benefícios de dar água na boca. Com o uso regular de mirtilos, o bem-estar melhora visivelmente. Os médicos o recomendam para combater muitas doenças.
O mirtilo do rio é considerado uma das variedades mais comuns. Destaca-se favoravelmente em relação aos restantes devido à sua elevada resistência ao gelo e excelente sabor.
Descrição da variedade
Arbustos altos formados consistem em ramos retos e espalhados. Quando um grande número de bagas é formado, os ramos são presos a treliças ou outros suportes. A altura varia de 1,7 a 2 metros. A coroa é maciça e poderosa.
Você pode determinar a variedade pela estrutura do sistema radicular, que consiste em dois tipos de raízes. As raízes crescentes são formadas nas camadas superiores do solo e as raízes do esqueleto são direcionadas para mais fundo. O sistema radicular é desenvolvido o suficiente para absorver água das camadas profundas do solo.
A folhagem é de cor verde profundo. A forma é oval e oblonga. As bordas não são irregulares e a textura é lisa. A superfície frontal da folha é brilhante e o verso é fosco.
A variedade Reka de crescimento rápido tem excelente resistência e se adapta facilmente a quase todas as condições climáticas. A resistência a baixas temperaturas é muito importante ao cultivar variedades dentro das fronteiras da maioria das regiões da Rússia.
Durante a floração, as características decorativas da planta atingem um pico. Os ramos são cobertos por um grande número de flores branco-rosadas com um aroma rico e agradável.
Características da fruta
As bagas podem ser grandes ou médias. Tudo depende do clima em que os mirtilos crescem, bem como das condições meteorológicas e dos cuidados. O diâmetro varia de 17 a 19 milímetros e o peso varia de 1,8 a 2 gramas.
A cor dos frutos é de um azul profundo, ligeiramente escuro. A polpa é firme, mas muito suculenta. Por muito tempo após o amadurecimento final, os frutos permanecem pendurados nos brotos. A colheita pode ser feita por meios mecânicos. A excelente transportabilidade permite que a baga seja cultivada comercialmente e transportada por longas distâncias sem perda de qualidade.
Há muito se sabe que as frutas são ricas em vitaminas, fibras e antioxidantes. Todos esses componentes são necessários ao corpo humano para realizar as funções inerentes. Se você comer uma porção de frutas frescas todos os dias, um notável fortalecimento do sistema nervoso e da imunidade é observado, e o funcionamento dos intestinos está melhorando. E também as frutas terão um efeito positivo nos vasos sanguíneos e no funcionamento do sistema cardiovascular.
Os frutos da variedade acima podem ser armazenados por muito tempo sem perder a aparência e o sabor. Essas características também influenciaram positivamente a popularidade e a distribuição da variedade Reka.
Qualidades de sabor
Se você está procurando uma variedade para consumir naturalmente, os mirtilos Reka resolverão o problema por seu sabor doce e brilhante. A maioria dos residentes de verão que provaram pessoalmente a safra nota sua semelhança com mirtilos. O aroma dos frutos silvestres é agradável. O propósito das bagas é universal. O seu sabor é apreciado na sua forma natural, sendo também utilizado para a preparação de diversas sobremesas.
Amadurecimento e frutificação
Esta variedade pertence às variedades precoces, e o período de frutificação inicia-se na segunda quinzena de julho.A primeira safra pode ser colhida apenas três anos depois que as mudas criaram raízes. No primeiro ano, você não deve contar com uma rica colheita, mas a cada ano esse número aumentará acentuadamente.
Produção
Uma das principais vantagens da variedade Reka é seu alto rendimento. Em média, uma planta produz de 8 a 10 quilos.
O rendimento dos mirtilos é influenciado por muitos fatores: a idade dos arbustos, a adesão às técnicas agrícolas, a composição e textura do solo e o local de plantio. Será difícil obter altos rendimentos se as mudas forem plantadas em solo empobrecido ou em condições climáticas inadequadas para o cultivo de frutas.
Crescendo e cuidando
Assim que o processo de plantio termina, eles começam a cobrir o solo. Produtos orgânicos, como agulhas de pinheiro, folhagem, serragem ou feno, são os mais adequados para esse propósito. Isso não é apenas preservação da umidade, mas também nutrição da planta. A matéria orgânica decompõe-se gradualmente e penetra no solo.
Antes e depois da rega, a remoção de ervas daninhas deve ser feita para que a umidade seja absorvida pelo solo mais rapidamente e o sistema radicular receba a quantidade necessária de oxigênio. Não afunde a ferramenta de jardim muito profundamente durante o trabalho. Lembre-se de que algumas das raízes estão localizadas nas camadas superiores do solo e podem ser facilmente danificadas.
Os arbustos de bagas são irrigados cerca de duas vezes por semana, gastando-se 2 baldes de água sedimentada por planta. O esquema de irrigação é ajustado levando em consideração o clima. Na estação das chuvas, reduzo a regularidade da rega ou recuso completamente a umidade adicional. Na estação quente, mais água é consumida para que os mirtilos não sintam falta dela.
Na primavera, é lançado o curativo superior - 50 gramas de pó de enxofre. Com sua ajuda, é fácil manter o equilíbrio ácido desejado. E também a poda é realizada na primavera. É importante ter tempo para concluí-lo antes do início do botão. Certifique-se de se livrar dos galhos quebrados, secos e doentes. O excesso de crescimento também é removido. Jardineiros experientes aconselham deixar apenas 7 ramos poderosos.
Quanto à escolha da terra, os mirtilos crescem e frutificam em qualquer solo.
Resistência a doenças e pragas
Ao cultivar qualquer plantação de jardim, deve-se ter em mente que todos eles podem sofrer de pragas perigosas e várias doenças. Mirtilo O rio é freqüentemente afetado por infecções fúngicas que se tornam ativas durante os verões frios e chuvosos. Como o fungo adora muita umidade, a estagnação de água na área não deve ser permitida.
O sistema radicular freqüentemente sofre de murchamento traqueomicótico. Os esporos do fungo permanecem no solo e em restos vegetais, portanto, o lixo existente no território é descartado regularmente.
Quanto às pragas, elas também representam um perigo para os mirtilos: curuquerê triangular, icterícia de turfa, lanceta de urze e outros insetos.Até mesmo insetos tão inofensivos à primeira vista quanto borboletas às vezes danificam arbustos no estágio de lagarta.
Jardineiros experientes confirmam que a variedade River raramente adoece com cuidados regulares e cuidadosos e, após os danos, os arbustos são capazes de se recuperar por conta própria.
Cada residente de verão confirmará que é muito mais fácil prevenir a infecção do que curá-la mais tarde. Como medida preventiva, é aconselhável tratar os arbustos com uma mistura bordalesa em spray. E também os arbustos são regados com "Fitosporin". É necessário examinar cuidadosamente as plantas periodicamente para a presença de larvas de lagarta. Eles são coletados manualmente.
Se a doença for maciça, o tratamento é realizado com os seguintes compostos: "Iskra", "Fufanon", "Inta-Vir" e vários análogos. Use drogas antes da floração. É importante tomar medidas oportunas para que a doença não se espalhe para plantas saudáveis.