- Termos de amadurecimento: meio do início ou meio da temporada
- Tipo de crescimento: subdimensionado
- Altura do arbusto, m: 1,0-1,2
- Gosto: bom, doce e azedo
- Produção: Alto
- Rendimento médio: 4-5 kg por arbusto
- Tamanho da fruta: médio
- Forma de fruta: arredondado, ligeiramente achatado
- Cor de fruta: azul, com uma flor azulada
- Descrição do arbusto: extenso
Mirtilos de Northland são cultivados em grandes quantidades no Canadá e na América. Mas se você lhe der boas condições e cuidados, esta baga saudável e saborosa pode crescer bem em nosso país. E é apreciado pela sua resistência ao gelo e benefícios, bem como pelo seu decorativismo. O arbusto fica bem no jardim na primavera durante a floração, no verão, coberto de bagas azuis, no outono, quando as folhas ficam vermelhas e enfeitam tudo à sua volta.
História de criação
O nome da variedade de mirtilo Northland (Northland) pode ser traduzido do inglês como "Northern Land". Essa cultura foi recebida em uma base universitária no estado americano de Michigan.
Em meados do século passado, na América, o problema de criar variedades de mirtilo resistentes à geada para cultivo em escala industrial era grave. A universidade desenvolveu um programa especial para a criação dessas variedades. Em 1948, no âmbito deste programa, iniciou-se o trabalho de criação de mirtilos Northland. Para isso, os cientistas S. Johnston e J. Moulton cruzaram a cultura de mirtilo alto Berkeley e as espécies 19-H (mirtilo subdimensionado mais a muda Pioneer). Assim, após esses experimentos em 1952, a variedade Northland apareceu, e a introdução oficial na cultura ocorreu em 1967.
Descrição da variedade
Os mirtilos da variedade descrita são considerados de tamanho inferior. Em altura, a planta chega a pouco mais de 1m. Apesar disso, o arbusto parece poderoso por causa de sua densidade, se espalha e produz em abundância o crescimento basal. As raízes deste mirtilo são características da cultura: são superficiais, fibrosas, não há pêlos nas raízes.
Os mirtilos têm rebentos retos e verticais que são verdes independentemente da estação. Os ramos de um arbusto adulto são flexíveis, o que lhes permite não se desprender da massa de neve.
As folhas lisas e ligeiramente brilhantes têm forma oblonga, o comprimento é de 3 cm, nos meses de verão são pintadas em tons de verde vivo e com o início do outono tornam-se vermelho-fogo, o que torna o arbusto muito eficaz. O mirtilo americano floresce com pequenas flores rosa pálido de 5 dentes, lembrando a forma de um sino.
Características da fruta
Os bagos da cultura descrita são redondos, ligeiramente achatados, de tamanho médio, diâmetro de 14 a 16 mm. A cor da pele é em tons de azul claro, existe uma ligeira capa com um desabrochar azulado. A cicatriz característica é seca.
Qualidades de sabor
Os mirtilos da América têm um excelente sabor agridoce, é agradável, complementado por um aroma delicado. Pontuação decente e de degustação. A comissão avaliou a palatabilidade das frutas em uma escala de 5 pontos de 4,0 pontos.
O objetivo da variedade é universal. Os frutos da baga americana são muito saborosos se consumidos frescos, e também fazem preparações de inverno saborosas e saudáveis (compotas, doces, confetes, compotas), sobremesas (geleia, marshmallow). Além disso, os mirtilos mantêm-se bem secos ou congelados.
Amadurecimento e frutificação
Northland floresce no final da primavera, floresce por um longo tempo (cerca de 3 semanas). O período de amadurecimento da safra ocorre no meio do início: os frutos amadurecem após 15 de julho.A frutificação pode durar até o final de agosto.
Produção
Esta variedade americana é conhecida por seus altos rendimentos. Em média, uma planta pode produzir 4-5 kg de bagas. E o rendimento máximo foi registrado em 8 kg.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Para garantir a polinização cruzada, que será necessária para os ovários das bagas, é melhor plantar não uma planta, mas 3-4 variedades de uma vez.
Crescendo e cuidando
Cuidar dos mirtilos norte-americanos será fácil, mesmo para um jardineiro iniciante. É importante apenas manter os parâmetros de umidade ideais para a cultura, assim como a acidez do solo. É igualmente importante realizar a alimentação correta do arbusto.
O terreno no território do jardim, onde se planeja a plantação de mirtilo Northland, é escolhido de forma a que seja activamente iluminado pelo sol, porque à sombra esta casta não é de todo capaz de dar fruto. E também aqui é necessário organizar a proteção contra o vento. Você não pode plantar perto de árvores frutíferas - os mirtilos azedam sem ganhar a porcentagem necessária de açúcar.
Talvez a única desvantagem dessa variedade de mirtilo seja que ela não é resistente à seca. A cultura está ciente da falta de umidade, portanto, a adesão ao regime de irrigação correto é muito importante para ela. Para plantar mirtilos dessa variedade, você precisa de:
- preparar um orifício 0,5X50X60 cm;
- colocar drenagem;
- adicione uma mistura de nutrientes;
- colocar a muda no buraco, alisar as raízes, polvilhar com a mistura de terra;
- cubra o círculo próximo ao caule com uma camada de 5–10 cm;
- regar a muda com água.
Resistência a doenças e pragas
Os mirtilos americanos são caracterizados por uma imunidade bastante decente contra ataques de várias pragas de insetos e algumas doenças. Por exemplo, não está sujeito à mumificação de bagas. No entanto, a planta é rara, mas sofre de podridão cinzenta, câncer do caule, fisalosporose, moniliose.
Dos insetos nocivos, a cultura sofre com o ataque de pulgões, ácaros renais e também do besouro das flores. Além disso, os pássaros às vezes podem se deliciar com frutas perfumadas de mirtilo. Para preservar a colheita, você pode prender tiras de filme plástico aos galhos. Ele vai sussurrar com o vento, brilhar e assustar os pássaros.
Resistência do inverno e a necessidade de abrigo
A robustez invernal da variedade é uma das suas vantagens. Os mirtilos de Northland costumam sobreviver a baixas temperaturas de até -35 °. As flores da cultura não resistem a geadas muito grandes. A cultura foi desenvolvida especialmente por cientistas para as regiões do norte dos Estados Unidos e Canadá, portanto, é adequada para cultivo em qualquer região de clima frio e severo.