- Autores: Canadá
- Termos de amadurecimento: meio-tarde
- Tipo de crescimento: alta
- Altura do arbusto, m: 1,5-1,8
- Gosto: doce
- Produção: Boa
- Rendimento médio: 6 kg por arbusto
- Tamanho da fruta: médio e grande
- Forma de fruta: arredondado
- Cor de fruta: azul claro, com uma tonalidade cinza
Algumas pessoas ainda acreditam que os mirtilos são frutos silvestres que não podem ser cultivados por conta própria. Mas não é esse o caso. A cultura é cultivada há muito tempo em seus terrenos por jardineiros e notam que é muito despretensiosa de cuidar e tem uma produção estável. E cuidar dos mirtilos não complicará nem mesmo um residente de verão novato.
História de criação
Blueberry Nelson foi criado por um criador americano no Canadá em 1988. O par parental eram variedades Berkeley e Bluecrop. A cultura é cultivada em quase todos os cantos do planeta, da América do Norte ao leste da Rússia. Os mirtilos são mais comumente encontrados nas regiões mais frias do norte, como Altai e a tundra.
Os residentes de verão se apaixonaram por esta cultura por suas qualidades úteis e bom gosto. Você pode comprar mudas em lojas ou viveiros especiais.
Descrição da variedade
O arbusto de mirtilo é alto, podendo atingir de 1,5 a 1,8 m de comprimento.Nas regiões do sul, a altura do broto pode aumentar até 2 m.A copa é densa, ligeiramente espalhada. Os rebentos são direitos e elevados, a sua cor é o verde claro. À medida que amadurecem, os rebentos tornam-se lenhosos e tornam-se castanhos escuros ou cinzentos.
As folhas são lisas, alternadas e resistentes. O comprimento é de 2,5 cm, têm forma lanceolada e topo arredondado. A borda do prato está um pouco virada para baixo. A cor das folhas é verde-azulada, o dorso é ligeiramente mais claro. E também as folhas têm uma pequena flor de cera.
Todas as flores são formadas nos brotos do ano passado, coletados em pequenos cachos soltos. A xícara tem o formato de um sino. Os botões são ligeiramente caídos, de cor rosa pálido. A floração ocorre a partir da segunda quinzena de junho e não dura mais do que duas semanas.
Características da fruta
Formam-se frutos de diferentes tamanhos, na maioria das vezes bagas médias e grandes. São de formato redondo, com até 20 mm de diâmetro. Os maiores podem crescer até 25 mm. A massa de uma fruta é de 1 g.
A cor dos bagos é azul claro, com ligeira mancha cinzenta e floração, que se forma devido ao brilho ceroso. A casca é densa e elástica. A polpa é macia, suculenta com pequenas sementes dentro.
Os mirtilos aderem bem ao caule e não se desfazem. A colheita é fácil sem o uso de força.
A finalidade das frutas é universal, portanto, as bagas podem ser comidas frescas, feitas em compotas ou conservas, e também congeladas.
Observa-se boa transportabilidade e manutenção da qualidade. Em um local fresco e escuro, a colheita pode ser armazenada por até 2,5 semanas.
Os frutos maduros começam a perder a elasticidade e ficam muito macios, por isso a colheita é difícil, pois os frutos simplesmente começam a rebentar nas mãos.
Qualidades de sabor
Os frutos silvestres têm um sabor vínico agradável, sem qualquer adstringência. Os fabricantes observam que uma fruta contém uma grande quantidade de vitaminas dos grupos B e C, bem como ferro, cálcio e fósforo. Devido à grande quantidade de vitaminas em sua composição, os mirtilos estão ganhando popularidade entre os jardineiros.
Amadurecimento e frutificação
Como todas as variedades de mirtilo, Nelson é uma safra intermediária.Os botões se formam em junho e as bagas levam de 40 a 55 dias para amadurecer. Portanto, a colheita ocorre na segunda quinzena de agosto. Os frutos amadurecem em vários passos, a frutificação é estendida.
Produção
Bons rendimentos são notados pelos jardineiros. Uma média de 4 a 6 kg de bagas são colhidas de um arbusto. Com os devidos cuidados, os indicadores podem crescer até 8-10 kg.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A cultura é autofértil e os frutos podem se formar naturalmente. Mas alguns residentes de verão observam que, além disso, a polinização tem um bom efeito no rendimento e na qualidade das bagas.
Para polinização adicional, variedades são selecionadas como:
Berkeley;
Espartano;
Herbert;
Pemberton.
Crescendo e cuidando
Para que a variedade dê uma boa colheita, é necessário cumprir não só os requisitos agrotécnicos, mas também escolher a época e o local de plantio adequados.
Para o desembarque, escolha o início da primavera ou o outono. Nelson é mais frequentemente plantado na primavera, pois nessa época a cultura se acostuma com as novas condições. A plantação é feita apenas com a condição de que o solo esteja suficientemente quente.
É melhor escolher um local que seja ensolarado, com uma área bem ventilada, mas que não haja correntes de ar forte. Não deve haver edifícios muito altos nas proximidades, pois à sombra as bagas começam a encolher e a perder o sabor.
O solo deve ser solto e de acidez média. Os níveis normais de ácido devem estar entre 3,5 e 5.
A água subterrânea deve estar pelo menos 70 cm acima do nível do solo. Se o solo não tiver ácidos, é melhor fertilizá-lo com turfa, casca de árvore ou agulhas.
O pouso é executado da seguinte forma. É necessário cavar um buraco de 60 cm de profundidade, e a largura deve ser de 1 m. Uma camada de pedrinhas é colocada no fundo do buraco como sistema de drenagem para que a água não fique estagnada no solo. Uma pequena colina de solo fértil é feita sobre a drenagem e uma muda é lançada sobre ela. As raízes são alisadas suavemente, evitando vincos. Em seguida, as raízes são gradualmente cobertas com terra. O solo é compactado.
Tudo é abundantemente derramado com água morna e coberto com cobertura morta, e turfa também pode ser derramada no círculo do tronco.
Os cuidados subsequentes com a cultura serão os seguintes.
A rega é realizada com moderação quando a terra começa a secar. Em média, o procedimento é realizado de 1 a 2 vezes por semana. O excesso de umidade, assim como sua falta, afeta negativamente os arbustos. Portanto, vale a pena traçar um cronograma de irrigação. Se o tempo estiver muito seco ou, ao contrário, muito úmido, a rega é ajustada.
A fertilização de mirtilos Nelson é necessária tendo em conta o nível de acidez do solo. Se o solo não for muito ácido, ácidos adicionais devem ser adicionados durante a rega. Os sinais de deficiência são o avermelhamento das folhas na primavera ou durante o período de floração. Entre os curativos, nitrato de amônio, uréia, sulfato de potássio ou nitroammofoska, enxofre em pó, ácido cítrico são os mais utilizados. Na primavera, fertilizantes contendo nitrogênio são aplicados adicionalmente. E durante o período de floração - cálcio, manganês e fósforo.
A poda deve ser realizada várias vezes por temporada, uma vez que a cultura está ativamente lançando novos brotos. Em média, de 4 a 7 brotos são removidos de um arbusto. E também os ramos secos, quebrados ou extintos são removidos.
O fabricante declarou que a variedade é resistente ao gelo. A bucha pode suportar até -35 ° C. Mas em regiões frias com mudanças bruscas de temperatura, os arbustos são cobertos com fibra não tecida. E o tronco é coberto com folhas secas ou turfa. A camada deve ser feita cerca de 10 cm.
Resistência a doenças e pragas
A cultura raramente adoece, principalmente se todas as características agrotécnicas e cuidados forem devidamente observados. Mas, para prevenção, é melhor borrifar medicamentos como Fundazol ou Iskra. Eles ajudarão a proteger o arbusto de uma série de doenças fúngicas, bem como a prevenir a propagação das existentes.
Essa pulverização deve ser realizada 3 semanas antes do amadurecimento das primeiras bagas. Caso contrário, a primeira colheita não pode ser comida.
O tratamento com cinzas de madeira é considerado seguro. Ele é colocado na forma sólida sob o arbusto ou diluído em água e pulverizado.