- Autores: EUA (USDA Research Center e Rutgers University, NJ)
- Apareceu ao cruzar: Elizabeth x US 75
- Termos de amadurecimento: maturação tardia
- Tipo de crescimento: alta
- Altura do arbusto, m: 1,2-2
- Gosto: doce e azedo
- Produção: Alto
- Rendimento médio: até 10 kg por arbusto
- Tamanho da fruta: ampla
- Forma de fruta: arredondado
Hoje, os mirtilos são plantados de forma tão massiva quanto muitas outras variedades de frutos silvestres, já que a cultura é absolutamente despretensiosa, mas muito saudável e saborosa. Uma das variedades mais produtivas e procuradas é o mirtilo Legacy, que se adapta perfeitamente em regiões de clima temperado.
História de criação
A terra natal das espécies Legacy de amadurecimento tardio é a América. Uma cultura foi cultivada no estado de New Jersey por um grupo de criadores em 1993. As variedades Elizabeth e US 75 foram usadas como formas parentais da baga, que pode crescer e frutificar em invernos frios e verões curtos e frios, o que a torna ainda mais popular.
Descrição da variedade
Legacy é um arbusto alto caracterizado por ramos extensos, uma copa volumosa com espessamento moderado, folhas verde-azuladas brilhantes e rebentos densos e muito flexíveis. Em um ambiente saudável, o arbusto cresce até 2 metros de altura. Uma característica dos arbustos é a cor da casca - marrom amarelado.
O arbusto floresce no final de abril - início de maio. Nesta época, o mato está abundantemente coberto por cachos inteiros de grandes flores, sinos de delicada cor rosa, que atraem abelhas e zangões com seu aroma adocicado. Arbustos de mirtilo legados são freqüentemente usados em paisagismo.
Características da fruta
Os mirtilos são variedades de frutos grandes. Em um arbusto saudável, as bagas amadurecem até 2 gramas (diâmetro de cerca de 20 mm). Eles têm uma forma arredondada com uma superfície perfeitamente lisa. Na fase de maturação técnica, os bagos apresentam uma cor esverdeada-amarelada e, à medida que amadurecem, adquirem uma coloração azul escura, diluída com pronunciado florescimento ceroso. A casca dos bagos é de densidade moderada, firme e não dura. Os frutos grudam nos caules com força, removendo-se de maneira fácil e seca.
A vantagem da variedade é considerada boa transportabilidade da safra, além de longa manutenção da qualidade - até 3 semanas na geladeira. A finalidade dos mirtilos é universal - é útil comer frutas frescas e também pode ser congelada, processada em geleias, conservas, compotas e sucos de frutas.
Qualidades de sabor
Legado - frutas saborosas e saudáveis com polpa tenra e suculenta. A fruta tem um sabor equilibrado - brilhante, doçura de verão combina perfeitamente com uma acidez sutil e refrescante. Os bagos caracterizam-se por um forte aroma a sobremesa. A polpa das bagas contém uma grande quantidade de substâncias valiosas - sacarose, glicose e frutose, pectina, fibra, ácidos cítrico e oxálico, bem como vitaminas dos grupos A, C, B, E.
Amadurecimento e frutificação
A variedade de maturação tardia começa a se deliciar com os rendimentos 2-3 anos após o plantio. As bagas não amadurecem ao mesmo tempo, por isso o período de amadurecimento e frutificação é prolongado. A frutificação é estável - anual. Eles começam a cantar bagas ativamente nos arbustos no final de julho-início de agosto, continuando a se deliciar com frutas saudáveis e saborosas por 3 semanas. A cultura dá frutos por 8 a 10 anos.
Produção
A mata dá alta produtividade, sujeita ao cumprimento das recomendações agrotécnicas.Nos primeiros anos de frutificação, você pode obter até 6-7 kg de bagas, e então o rendimento aumenta para 10 kg de um arbusto por temporada.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Os mirtilos são autoférteis, mas os polinizadores próximos podem aumentar a produção em até um quarto.
Crescendo e cuidando
O plantio de uma muda é realizado no início da primavera ou meados do outono. As mudas com dois a três anos de idade são as que melhor criam raízes. Os mirtilos são plantados a uma distância de 3-5 metros das árvores, uma vez que não suportam uma sombra forte. Os mirtilos crescem bem na área onde cresciam gramíneas perenes.
O cuidado com a safra de baga consiste nas seguintes atividades: irrigação regular, principalmente no verão quente, adubação, capina e soltura do solo, formação de copa, poda de galhos, prevenção de doenças, preparação para o frio.
Resistência a doenças e pragas
Os mirtilos legados têm excelente imunidade, por isso são capazes de resistir à maioria dos vírus e fungos. Raramente, uma cultura é afetada por requeima, podridão cinzenta e câncer do caule. Entre os insetos perigosos para os mirtilos, pode-se distinguir a curuquerê e a lanceta.
Resistência do inverno e a necessidade de abrigo
A resistência à geada da variedade é boa - o arbusto tolera quedas de temperatura de -23 ... 25 graus. Mirtilos cultivados em uma área com invernos longos e rigorosos precisam de abrigo. Ramos de abeto, estopa, fibra agrícola são usados como material de cobertura. Antes do abrigo, cerca de uma semana, os arbustos são cortados, desbastados.
Requisitos de localização e solo
A variedade não requer tecnologia agrícola complexa, mas é recomendável escolher o solo e local de cultivo adequados. O arbusto crescerá confortavelmente em solo solto, nutritivo, respirável e ácido, por exemplo, margas ou turfeiras. O local deve ser abundantemente iluminado pelo sol, ter acesso à luz, ser amplo, protegido de ventos frios e correntes de ar.