- Sinônimos de nomes: Vaccinium corymbosum Herbert
- Termos de amadurecimento: maturação tardia
- Tipo de crescimento: alta
- Altura do arbusto, m: mais de 2
- Gosto: doce, delicado, praticamente sem acidez
- Produção: Alto
- Rendimento médio: até 9 kg por arbusto
- Tamanho da fruta: ampla
- Forma de fruta: achatado
- Cor de fruta: azul
A variedade de mirtilo Herbert também é conhecida pelos nomes Herbert, Herbert e o mais completo Vaccinium corymbosum Herbert. Uma variedade desta safra de baga é caracterizada por altos rendimentos e a capacidade de resistir a baixas temperaturas.
Descrição da variedade
Herbert cresce e se torna um arbusto alto e largo, cuja altura varia de 150 a 200 centímetros ou mais. A floração ocorre de maio a junho e é acompanhada pelo desabrochar de delicadas flores rosa. Os botões de mirtilo parecem flores de lírio do vale. As lâminas das folhas brilhantes com a chegada do outono mudam de uma rica cor verde para um vermelho brilhante. Têm forma arredondada, ligeiramente alongada e de tamanho médio. Os rebentos flexíveis tendem frequentemente para o solo sob o peso das bagas. Sua casca avermelhada lisa torna-se áspera e escura com o tempo. No final da temporada, os ramos geralmente podem ficar cinza escuro.
Características da fruta
Os frutos de mirtilo Herbert atingem um diâmetro de 20-25 milímetros e o seu peso varia de 2 a 2,5 g Os frutos redondos, ligeiramente achatados e de forma regular têm uma cor azul escura. A superfície de bagas densas com uma cicatriz média é coberta por uma camada cerosa.
Qualidades de sabor
A polpa suculenta dos mirtilos Herbert tem um sabor doce, não açucarado, sem as menores notas de acidez, o que o torna um produto ideal tanto para processamento e congelamento quanto para consumo in natura. O aroma da fruta é brilhante e agradável.
Amadurecimento e frutificação
A maturação dos frutos na variedade Herbert começa em meados de agosto, o que permite classificar esta variedade como de maturação tardia. Em climas frios, a colheita começa no final do verão. Apesar de as bagas amadurecerem ao mesmo tempo, o arbusto dá frutos durante 2 a 3 semanas. Mesmo após o amadurecimento completo, não se desfazem do arbusto e a casca mantém sua integridade.
Produção
Herbert é considerada uma variedade de alto rendimento: de cada arbusto por temporada, o jardineiro consegue colher uma média de 5 a 9 quilos de frutas vermelhas. Os mirtilos toleram bem o transporte e também têm uma boa qualidade de conservação: mantendo a temperatura de 0 a +3 graus Celsius, podem ser conservados durante 2 meses. No compartimento da geladeira, os mirtilos costumam ser armazenados por cerca de uma semana.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Alguns jardineiros acreditam que Herbert é capaz de dar frutos mesmo quando não há arbustos polinizadores por perto. No entanto, vários especialistas preferem ter vários representantes de outras variedades para melhorar a produtividade. Jersey e Chandler são geralmente os polinizadores de Herbert.
Crescendo e cuidando
Herbert prefere solo ácido com um pH de 4,5 a 5,5 e boa permeabilidade ao ar. A camada de drenagem não é menos importante para a cultura e se sente melhor em uma mistura de turfa e areia ou turfa e argila. Os frutos maiores e mais doces crescem em mirtilos em áreas bem iluminadas e protegidas dos ventos do norte. Esta variedade é capaz de suportar as ondas de frio do inverno, até -32 ... 35. Os arbustos nem precisam de abrigo adicional neste momento.No entanto, Herbert não pode ser chamado de planta despretensiosa - rega moderada, mas regular, é extremamente importante para este mirtilo. Se não houver umidade suficiente, o rendimento da safra cairá e a irrigação excessiva leva à ocorrência de doenças fúngicas.
É recomendável plantar Herbert no outono, pois isso permitirá que a planta adquira uma imunidade mais forte. No entanto, é possível realizar o procedimento na primavera. A maior probabilidade de sucesso do plantio surge no caso de utilização de mudas de dois e três anos. Um lote de mirtilo pode ser preparado um mês antes do plantio. Em uma área adequada, o solo é necessariamente escavado e a oxidação excessiva é normalizada pela adição de cinza de madeira ou farinha de dolomita. Se o solo tiver acidez neutra, então, ao contrário, será necessária a adição de turfa ou agulhas.
Um buraco é cavado com 40-50 centímetros de profundidade. O comprimento e a largura do recesso são mantidos aproximadamente iguais. É importante que um intervalo de 1-1,5 metros seja mantido entre os furos individuais. Tendo enchido os poços com uma mistura de turfa e serragem, você precisará deixá-los sentar. Imediatamente antes do plantio, as raízes das mudas de mirtilo são embebidas por cerca de 30-40 minutos. Os espécimes são cuidadosamente imersos nos buracos, suas raízes são endireitadas e tudo é coberto com terra. É necessário certificar-se de que o colo da raiz é 4-5 centímetros mais profundo. Após o enchimento do solo, é realizada irrigação abundante e cobertura morta da zona próxima ao tronco.
Os mirtilos Herbert requerem rega regular à medida que a camada superficial do solo seca. Nos períodos de seca, o procedimento pode ser realizado 2 a 3 vezes por semana, direcionando cerca de 10 litros de líquido para baixo de cada arbusto. As safras de fertilização são realizadas a partir do segundo ano de cultivo.