- Autores: EUA
- Termos de amadurecimento: maturação tardia
- Tipo de crescimento: alta
- Altura do arbusto, m: 1,5-2
- Gosto: sobremesa doce
- Produção: Alto
- Rendimento médio: 6-8 kg por arbusto
- Tamanho da fruta: médio e grande
- Forma de fruta: volta
- Cor de fruta: azul claro
A liderança na produção de mirtilos altos pertence aos Estados Unidos, pois foi lá que começou seu cultivo. O American Garden Blueberry Breeding Program produziu muitas variedades excelentes. Um dos veteranos desse programa é o Elliot Blueberry, a variedade ainda é popular e tem uma alta classificação.
História de criação
Elliott foi o resultado do trabalho do eminente pomologista George M. Darrow de Maryland, cruzando Burlington e US1 e foi originalmente denominado E-70. Em 1948, a novidade foi enviada para teste em Michigan na fazenda do Dr. Arthur Elliott, um famoso criador de mirtilos, e posteriormente recebeu seu nome. Em 1973, a variedade foi colocada em uso comercial.
Descrição da variedade
Elliot é uma variedade de mirtilo de maturação tardia, alta (até 2 m), autofértil e produtiva, com boa imunidade a doenças e resistência à geada. Forma um arbusto poderoso com brotos lenhosos fortes e eretos.
Nas regiões meridionais, a planta é valorizada pelo seu alto efeito decorativo: as folhas verde-escuras com tonalidade azulada permanecem nos ramos quase todo o ano. A cobertura decídua é renovada na primavera, e em maio os arbustos são cobertos por inflorescências rosa claro com flores em forma de sino.
Os frutos são de tamanho médio (de 1,2 a 1,8 cm), de cor azul claro com flor de cera esbranquiçada intensa, pele densa e sabor adocicado. A colheita é bem armazenada e transportada.
Características da fruta
As bagas da variedade Elliot são redondas, ligeiramente achatadas, bastante grandes (diâmetro médio 1,4-1,6 cm, peso de cerca de 2 g), recolhidas em cachos alongados soltos. No topo da baga há uma pequena xícara de 4-5 dentes. A pele é fina, firme e elástica. A polpa é suculenta, gelatinosa, esverdeada e com sementes pequenas. O suco não mancha as mãos com pigmento.
Qualidades de sabor
Os frutos silvestres maduros têm sabor de sobremesa: são doces, com um aroma delicado e agradável. A adstringência pode ser causada por verões frios e chuvosos.
Em primeiro lugar, o produto é bom fresco, com vitaminas "vivas" (A, C, K, grupo B) e minerais. Os mirtilos são pobres em calorias e ricos em antocianinas e polifenóis benéficos.
Você pode fazer tortas e sobremesas com mirtilos, e para o inverno você pode fazer uma geléia de cinco minutos, moer as frutas vermelhas com açúcar (guarde na geladeira), cozinhe geléia ou compota. As propriedades benéficas das bagas serão preservadas quando congeladas em recipientes ou sacos bem fechados e armazenadas no congelador.
Amadurecimento e frutificação
A colheita desta variedade tardia é feita a partir da segunda década de agosto nas regiões do sul. Nas regiões centro e norte, Elliot dá frutos do final de agosto ao início de setembro. As bagas amadurecem juntas, quase simultaneamente.
A primeira colheita de um arbusto pode ser obtida no 2-3 anos após o plantio. A frutificação abundante começa no 4-5 ano de vida da planta.
Produção
Uma das principais vantagens da variedade é seu rendimento consistentemente alto. Um arbusto adulto traz anualmente uma média de 6 a 8 kg, a tecnologia agrícola competente ajuda a atingir 9 kg por arbusto.
Os frutos não racham, mas podem descascar. Os bagos ficam secos ao serem separados e mesmo os que caíram não se deformam.Em jardins comerciais, a colheita mecanizada com uma colhedora especial é possível. A safra resiste perfeitamente ao transporte sem perdas para apresentação.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A variedade Elliot é autofértil, mas com o replantio de variedades com o mesmo período de floração, é possível obter um rendimento mais rápido, amigável e alto. A polinização cruzada é especialmente útil quando cultivada nas regiões do norte.
Crescendo e cuidando
O arbusto é vigoroso e necessita de podas regulares. O processo pode ser demorado devido à altura e densidade da bucha.
A variedade é despretensiosa, mas há nuances no cuidado:
deve-se usar apenas suplementos minerais, sem matéria orgânica;
o solo deve ser acidificado com enxofre ou deve ser preparado um substrato solto - turfa ácida, areia, húmus de coníferas;
a cobertura morta é obrigatória (agulhas de abeto, casca de árvore, serragem);
rega - goteja, diretamente na zona da raiz, com água sem cloro.
Elliot tolera bem verões quentes e secos e é bastante resistente à geada, até -26 ... 29 ° C. Em invernos mais frios, os arbustos devem ser cobertos com agrotêxtil permeável ao ar.
Resistência a doenças e pragas
Criadores norte-americanos alegam resistência às principais doenças. Mas na Federação Russa, Bielo-Rússia, Ucrânia, de acordo com jardineiros, Elliot pode ser afetado por moniliose, antracnose e podridão radicular, especialmente a umidade e o frio afetam isso. De rolos de folhas e pulgões, os arbustos são tratados com inseticidas.