- Autores: América do Norte
- Termos de amadurecimento: meio-tarde
- Tipo de crescimento: alta
- Altura do arbusto, m: 1,6-1,8
- Gosto: muito doce com um sabor a uva
- Produção: Alto
- Rendimento médio: 4-6 kg por arbusto
- Tamanho da fruta: ampla
- Cor de fruta: azul
- Descrição do arbusto: direito, com uma coroa densa
A planta de mirtilo tornou-se recentemente popular entre os jardineiros. Antes, a cultura era considerada exótica. Particularmente popular com mirtilos em regiões onde os verões são curtos e frios e os invernos são caracterizados por condições adversas. A variedade Elizabeth é uma das mais procuradas, por ser resistente à geada, de maturação tardia, proporcionando uma saborosa colheita de frutos silvestres.
História de criação
Os mirtilos varietais são nativos da América do Norte e, até o século 19, os frutos eram colhidos silvestres. As plantas foram cultivadas apenas em 1906. Um pioneiro nessa direção foi um botânico chamado Frederick Vernon Covill. O híbrido é conhecido como o cruzamento entre Jersey e Catharine.
Descrição da variedade
O arbusto que se espalha cresce de 1,6-1,8 metros. Os rebentos são eretos, com uma cor vermelha característica e folhas verdes com floração azulada. Eles se entrelaçam, formando uma densa coroa. A vermelhidão da cobertura dos rebentos indica a elevada resistência à geada da planta. As flores do arbusto desabrocham na primavera e encantam os olhos com uma delicada cor branco-rosa.
Com a preparação regular do arbusto de mirtilo Elizabeth, você pode colher por meio século. As regiões onde se recomenda o cultivo de bagas estão na zona central da Rússia.
Características da fruta
Os frutos são grandes, atingindo um diâmetro de 20-22 mm. A cor da casca de mirtilo é uma cor azul tradicional com uma flor característica. É denso e não tem tendência a rachar. As escovas estão soltas, podem ser facilmente removidas dos galhos.
Qualidades de sabor
Os mirtilos têm um sabor muito doce, com um sabor residual subtil a uva. Essa variedade de sobremesa é uma das mais saborosas do mundo.
Amadurecimento e frutificação
A primeira colheita de bagas pode ser obtida no 5-6º ano de plantio. Nos primeiros anos, a planta não deve dar frutos para formar um arbusto forte.
O período de frutificação é nos primeiros dias de agosto, com frequência anual. As primeiras bagas amadurecem no início de agosto, a frutificação dura várias semanas. Em termos do volume da safra colhida no mato, nota-se que as geadas de retorno da primavera afetam diretamente.
Produção
O rendimento médio do mirtilo é de 4-6 kg por arbusto. Esta é considerada uma taxa alta.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Elizabeth pertence às variedades autopolinizáveis. Mas para tornar os mirtilos mais suculentos e maiores, vale a pena plantar variedades de mirtilo com o mesmo período de floração nas proximidades. Na maioria das vezes, variedades Bluecrop, Darrow ou Nelson, Jersey são plantadas.
Crescendo e cuidando
Para que a planta cresça forte e a colheita mais rica, além das condições climáticas e do cumprimento de todas as técnicas agrícolas, é importante escolher o material de plantio adequado e observar a época do plantio.
Normalmente, as mudas dessa cultura são fornecidas com raízes fechadas. É importante que o solo no recipiente não esteja seco.
E também os mirtilos são propagados por sementes e as sementes são semeadas em agosto. O solo é pré-acidificado com turfa. As sementes são aprofundadas no solo em cerca de 1 cm, polvilhando com areia misturada com turfa. A caixa é coberta com uma camada de papel alumínio.
A rega é realizada pelo método de irrigação. Os brotos são transplantados em recipientes separados assim que algumas folhas aparecem neles. Mova-se para um terreno aberto um ano depois do plantio.
A principal desvantagem deste método de melhoramento é a baixa taxa de frutificação. A primeira colheita não deve ser desfrutada logo, mas apenas sete anos depois.
Caminhos vegetativos
Normalmente um arbusto propagado desta forma agrada com mirtilos já no 4º ano. Isso é mais promissor e benéfico para os jardineiros.
É mais conveniente e simples de propagar por estacas. O plantio é realizado em solo leve misturado com turfa. Em campo aberto, as mudas são movimentadas no segundo ano.
O corte também é um método de criação popular para variedades de mirtilo comestíveis e decorativas. Os brotos selecionados são dobrados ao solo, fixados com grampos de cabelo de jardim e polvilhados com terra. Vários anos se passarão e os brotos criarão raízes, então as camadas devem ser separadas da planta-mãe e transplantadas.
Ao dividir o mato, a safra de frutas é transplantada com menos frequência. Nesse caso, o arbusto é desenterrado e o sistema radicular é dividido de forma a preservar pelo menos 7 cm de rizomas em cada parte. Os pontos de corte devem ser tratados com carvão amassado e novos arbustos devem ser plantados.
As covas para as mudas são preparadas com antecedência: considera-se que 0,6 m de profundidade é suficiente, adere-se 0,1 m de diâmetro, observando-se um degrau de 2 m.
O algoritmo de plantio para mirtilos de Elizabeth é claro e simples.
A drenagem é distribuída ao longo do fundo do poço usando brita ou cascalho.
Uma muda com um torrão de terra é imersa em um buraco.
O colar da raiz é aprofundado em 5 cm, todas as raízes são endireitadas.
O substrato é derramado por cima e compactado.
A área próxima ao tronco é disposta com uma camada de serragem de pelo menos 5 cm de espessura.
Depois de plantar as mudas por algumas temporadas, você precisa colher todos os botões que aparecem para permitir que este arbusto de baga fique mais forte e cresça o suficiente.
Para que Elizabeth amadureça, rega abundante é necessária, especialmente em épocas de seca. A irrigação é realizada no mínimo duas vezes por semana, evitando a estagnação da água, além de controlar o nível de umidade. A rachadura do solo não deve ser permitida. Ao regar um arbusto, você precisa usar alguns baldes de água: um - de manhã cedo, o segundo - depois das 19 horas.
A planta também é importante para se alimentar. Fertilize eficazmente mirtilos Elizabeth com amônia para acidificar o solo. Curativos contendo nitrogênio são aplicados apenas na primavera e no início de junho. Durante o período de amadurecimento da cultura, é necessário fertilizar com quaisquer curativos que contenham sais de potássio.
A poda sanitária com desbaste de copa é realizada anualmente. O procedimento é realizado com a chegada da primavera ou no inverno, quando o arbusto está dormente. A primeira poda é feita apenas 5-6 anos após o plantio.
Resistência a doenças e pragas
Esta variedade distingue-se pela boa resistência a parasitas e várias infecções fúngicas como a requeima, podridão das raízes e outras.
Resistência do inverno e a necessidade de abrigo
A variedade resistente ao inverno pode resistir a geadas de até -32 graus sem abrigo. Os botões de flores nos arbustos de mirtilo de Elizabeth não congelam no inverno, mas recebem danos insignificantes quando ocorre o retorno da geada.
Requisitos de localização e solo
Os mirtilos crescem mal em arenitos, mas aceitam muito bem solos com um teor moderado de turfa. As culturas hortícolas são plantadas em áreas ensolaradas protegidas do vento.
É importante lembrar que solos pesados e alagados não são adequados para a planta, por isso os arbustos são plantados em um morro. Assim, tanto as árvores circundantes quanto os arbustos mais altos não projetam sombra sobre a planta baixa.
Visão geral da revisão
A variedade Elizabeth é adequada para colheita mecanizada. A safra colhida pode ser transportada por longas distâncias sem danos, mas não é armazenada por muito tempo. Em apenas alguns dias, ele começa a se deteriorar.
Os mirtilos maduros de múltiplas finalidades têm um sabor excelente. O sabor lembra a uva, e alguém pode sentir o gosto residual dos mirtilos.
Alguns jardineiros observam que no frio início do outono, as bagas nem sempre têm tempo de amadurecer. Além disso, os mirtilos são elogiados pelo seu excelente sabor e são consumidos in natura para a alimentação e para o cultivo à escala industrial. As bagas de Elizabeth são adequadas para fazer molhos saborosos, preparações de chá doces.