- Autores: EUA
- Sinônimos de nomes: Vaccinium corymbosum Chippewa
- Termos de amadurecimento: cedo
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Altura do arbusto, m: 0,8-1
- Gosto: muito doce, com sabor 100% mirtilo selvagem
- Rendimento médio: 3,5 - 4,5 kg / bush (até 6)
- Tamanho da fruta: médio ou grande
- Cor de fruta: azul claro
- Descrição do arbusto: apertado, vertical, compacto
Os mirtilos Chippewa são um híbrido muito resistente que produz grandes safras de grandes frutas azuis doces no meio do verão. Requer solos altamente ácidos, precisa de excelente drenagem com boa cobertura morta.
História de criação
Chippewa é uma variedade de mirtilo desenvolvida em 1996 na Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos da América. O objetivo de sua criação foi a resistência da cultura em climas frios. Para que a variedade resista ao frio severo, até -30 ° C. Os mirtilos foram cultivados como uma variedade semi-alta, o que significa que têm cerca de metade do tamanho dos mirtilos tradicionais, mesmo na maturidade. Esta variedade é um híbrido interespecífico.
Descrição da variedade
O arbusto de mirtilo Chippewa cresce até cerca de 0,8 a 1 metro de altura, enquanto os arbustos de mirtilo tradicionais podem crescer de 1,2 a 1,8 metros.
Chippewa apresenta graciosos cachos de flores brancas em forma de sino com conchas rosa penduradas nos galhos no meio da primavera. O arbusto apresenta folhagem verde escura durante toda a temporada. As folhas ovais brilhantes são mais grossas do que outras variedades, tornando-se vermelhas ou laranja brilhantes no outono. No meio do verão, a planta se distingue por uma abundância de lindas bagas azuis. Os arbustos costumam servir como cercas vivas decorativas.
É um arbusto de folha caduca, de caules múltiplos, com um tipo de crescimento que se espalha verticalmente. Sua textura relativamente fina o diferencia de outras plantas de paisagem com folhagem menos sofisticada. Mesmo sem poda, a planta parece decente, não pertence às variedades caprichosas. Não possui características negativas significativas.
Ele atinge sua maturidade com bastante rapidez. Desde que as condições adequadas sejam fornecidas, a planta pode viver cerca de 20 anos.
Características da fruta
Os bagos são azulados, com 1,7-2 cm de diâmetro, muito densos. Os frutos amadurecem de forma irregular, o que não é adequado para a colheita, mas para o consumo do mato.
Qualidades de sabor
Chippewa é um pequeno arbusto comumente cultivado pelo seu sabor. Produz cachos de bagas redondas e azuis que geralmente estão prontas para a colheita em meados do verão. As bagas têm um sabor adocicado e uma textura suculenta. O açúcar prevalece no paladar, não há acidez, há um forte aroma de mirtilo.
Na maioria das vezes, as bagas são usadas das seguintes maneiras:
olhar fresco;
Cozinhando;
padaria;
conservas - compotas, conservas.
Amadurecimento e frutificação
As datas de amadurecimento são no início, meados de julho a agosto. Para obter mais frutas, os mirtilos Chippewa devem ser plantados ao lado de outros mirtilos semi-altos.
Produção
Pode-se esperar que o arbusto dê frutos a partir da segunda safra e seja mais produtivo na terceira e na quarta safras, produzindo uma média de 3,5-4,5 kg de mirtilos. Com um cuidado especial, você pode atingir um rendimento de 6 kg.
Regiões em crescimento
Nos EUA, esses mirtilos podem ser cultivados nas zonas 3-7 ou no norte, como Minnesota, sudeste, oeste da Carolina do Norte e norte do Texas. Alguns produtores relatam até mesmo um cultivo bem-sucedido na Zona 8, que inclui virtualmente todos os Estados Unidos, exceto Flórida e sul do Texas.
Sabe-se que em nosso país é ideal para os Urais setentrionais, bem como para outras regiões com clima semelhante.
Crescendo e cuidando
Mirtilos Chippewa requerem solo ácido com um pH de 4,0-5,0, que geralmente pode ser obtido com cobertura morta com agulhas. O cultivo de bagas maiores requer 2,5 a 5,1 cm de chuva por semana.Devido à sua altura mais baixa e distribuição mais estreita, os arbustos podem ser localizados mais próximos uns dos outros do que outras variedades, aproximadamente 1,2 a 1,5 metros de distância.
Este arbusto geralmente é cultivado em uma área designada do quintal. Cresce melhor em pleno sol ou sombra parcial. É mais adequado para condições de umidade moderada a uniforme, mas não tolera água parada. Absolutamente não tolera poeira e sujeira da cidade, por isso é melhor não plantá-lo nas áreas apropriadas ou nas ruas das cidades, será útil plantá-los em um local relativamente protegido.
Resistência a doenças e pragas
A variedade não apresenta problemas graves com insetos ou doenças. Os pássaros adoram frutas vermelhas, então você pode precisar cobrir as plantas com uma rede quando elas começarem a amadurecer para proteger a plantação. A clorose (amarelecimento das folhas) pode ocorrer em solos com pH alto. As doenças possíveis, mas incomuns, incluem o fogo, podridão da raiz, antracnose, feridas da cana, mofo e botrítis. Larvas de mirtilo e vermes cereja podem infectar a fruta.