- Termos de amadurecimento: maturação tardia
- Tipo de crescimento: alta
- Altura do arbusto, m: 1,8-2
- Gosto: doce e azedo
- Produção: Alto
- Rendimento médio: 4-6 kg por arbusto
- Tamanho da fruta: ampla
- Cor de fruta: claro, azul-azul
- Descrição do arbusto: extenso
- Transportabilidade: Boa
Brigitta Blue é uma das variedades mais populares de mirtilos de jardim de alto rendimento nas regiões centro e sul do país. Os arbustos altos começam a dar frutos logo 4 anos após o plantio, trazendo grandes safras de bagas brilhantes e saborosas. Graças aos esforços dos criadores, os mirtilos desta variedade ficam perfeitamente armazenados por muito tempo e são adequados para uso não só na sua forma original, mas também como matéria-prima para conservas e compotas.
Descrição da variedade
Brigitta Blue é uma variedade alta de maturação tardia. Na época da frutificação, o arbusto pode atingir 1,8 m de altura. Ao mesmo tempo, ele coexiste perfeitamente com outros representantes de mirtilos. Começa a frutificar ativamente 4 anos após o plantio. Não requer manutenção complexa, mas é sensível à composição do solo e à localização dos arbustos no local.
Características da fruta
Os arbustos frutificam em grandes bagos que atingem 15 mm de diâmetro. No momento da plena maturação, os frutos adquirem uma rica cor azul claro.
Qualidades de sabor
Os frutos silvestres têm um sabor brilhante, rico, doce e azedo, típico dos mirtilos. Devido às peculiaridades das variedades, são armazenadas por muito tempo e são perfeitas para o transporte por longos períodos, enquanto não perdem a aparência e o sabor.
Amadurecimento e frutificação
A variedade apresenta maturação tardia. Normalmente, todas as bagas adquirem simultaneamente uma tonalidade característica de plena maturação. Dependendo das condições climáticas e da época do início da primavera, a safra pode ser colhida de meados ao final de agosto. Nas regiões mais ao norte - no início do outono.
Produção
A variedade apresenta alto rendimento, o que a torna adequada para grandes propriedades. O rendimento médio de um arbusto por temporada é de 4 a 6 kg de bagas. Com um bom groundbait e a localização correta no local, é possível obter taxas mais elevadas.
Regiões em crescimento
A planta é bastante resistente, por isso pode crescer e dar frutos em quase todos os climas. Porém, não é recomendado para as regiões do norte, pois o fruto está atrasado. Em áreas com um verão curto, pode simplesmente não ter tempo de amadurecer.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Os mirtilos Brigitte Blue são variedades autoférteis e não requerem esforços adicionais para o aparecimento dos frutos silvestres. Porém, a localização de arbustos próximos de outras variedades de mirtilo, devido à ação dos polinizadores, aumenta significativamente o rendimento final de cada arbusto.
Crescendo e cuidando
Brigitta Blue é uma variedade alta que exige muito calor e sol, por isso antes de plantar vale a pena marcar com antecedência o local mais adequado para os arbustos. Recomenda-se plantar a planta na primavera. Durante o período de verão, terá tempo de criar raízes e ficar mais forte o suficiente para sobreviver ao inverno sem problemas.
1-2 meses antes do plantio, são preparadas covas de plantio com diâmetro de 50 cm e profundidade de 40 cm, que ficam em pé. E só depois são plantados os arbustos, observando todas as etapas. Somente mirtilos plantados corretamente serão capazes de dar uma grande colheita já por 4 anos.
As plantas requerem cuidados especiais ao longo do ano. Em determinado momento, são realizados procedimentos simples e fáceis de dominar, mesmo com pouca experiência em jardinagem.
De 2 a 4 anos, a poda de outono é realizada periodicamente para formar um arbusto e rejuvenescer os ramos. Em um período quente de tempo, rega regular, mas não muito intensa e alimentação periódica são necessárias.
Resistência a doenças e pragas
Os arbustos de mirtilo Brigitta Blue são altamente resistentes à maioria das doenças e pragas. Vale a pena esperar pela infecção apenas se o solo estiver completamente esgotado e não puder fornecer à planta os nutrientes necessários. A umidade constante nas raízes também é considerada um fator perigoso.
O cultivo de bagas dessa variedade enfrenta apenas dois problemas: besouros e pássaros. Devido ao sabor atraente das bagas, os pássaros muitas vezes voam para o mato em bandos inteiros para bicar a carne tenra. Um abrigo contra uma rede ajudará a proteger os frutos.
Os besouros podem estragar as flores e folhas da planta, e suas larvas costumam prejudicar o sistema radicular. Para evitar o problema, vale a pena realizar o tratamento todas as primaveras e adicionalmente como medida preventiva no outono.
Resistência do inverno e a necessidade de abrigo
Os mirtilos altos Brigitta Blue toleram facilmente geadas de inverno de até -15 graus, portanto, em regiões quentes, eles não precisam de proteção adicional para o inverno. Em áreas com clima mais severo, deve-se criar um abrigo para preservar os arbustos. O trabalho é realizado após a poda de outono com o início das geadas noturnas até -10 graus. Os galhos do mirtilo são pressionados contra o solo e cobertos com qualquer material de cobertura até que a neve derreta.
Requisitos de localização e solo
O sistema radicular específico e as características de crescimento da variedade Brigitta Blue tall requerem condições especiais na escolha de um local no local. Para uma frutificação abundante, é necessário colocar a planta do lado do sol, à sombra o rendimento diminuirá significativamente. O solo deve ser suficientemente permeável à umidade e bem drenado. Uma atenção especial deve ser dada à acidez. O mirtilo prefere solos ácidos com um valor de pH de pelo menos 3,5–5.