- Autores: America
- Termos de amadurecimento: meio-tarde
- Tipo de crescimento: alta
- Altura do arbusto, m: 1,6
- Gosto: doce
- Produção: Boa
- Rendimento médio: 5 kg por arbusto
- Tamanho da fruta: muito grande
- Forma de fruta: arredondado
- Cor de fruta: azul claro
Na Rússia, os mirtilos raramente são cultivados em escala industrial. É despretensioso cuidar, então muitos jardineiros usam a cultura para fins decorativos. Blueberry Bonus está em grande demanda. A variedade tem todas as qualidades úteis necessárias e também tem um bom rendimento.
História de criação
A cultura foi criada na América na Universidade de Michigan. Um dos pais dos mirtilos é considerado um arbusto decíduo selvagem Vaccinium de altura. Ela cresce em partes da América do Norte e Canadá. Não há data exata do aparecimento do mirtilo Bonus, bem como informações sobre quando exatamente a cultura foi trazida para a Rússia.
Descrição da variedade
Blueberry Bonus é um arbusto alto. A altura do arbusto atinge 1,6-1,8 m, os arbustos pequenos crescem 1,2-1,4 m. A copa é elevada, espalhando-se, na circunferência é de 1,25-1,3 m, tipo aberto. Os rebentos adultos são fortes, duros e lenhificados, com 2 a 4 cm de diâmetro e cor castanha. A peculiaridade da cultura é que os ramos mais antigos morrem e se quebram com facilidade, dando lugar a novos. Se você desbastar os galhos a tempo, os brotos novos começarão a se desenvolver 2 vezes mais rápido e a taxa de crescimento aumentará.
As folhas são lisas, de forma elíptica e os pecíolos são curtos. No outono, as folhas começam a ficar vermelhas, no verão ficam com um verde rico.
Os botões são alongados, formando-se de forma caótica ao longo de todo o comprimento do broto. Cada botão de flor produz uma média de 5 a 10 botões por cacho. Os pedúnculos são brancos ou com uma leve floração rosada, na forma que se assemelham a sinos.
O sistema radicular é bem desenvolvido, é ramificado e se aprofunda não só profundamente no solo, mas também lateralmente.
Características da fruta
Os frutos do mirtilo são grandes. O diâmetro de uma baga varia de 25 a 30 mm. Peso da fruta 4-5 g. Tais indicadores são alcançados apenas com os devidos cuidados e alimentação estável. Os arbustos que são negligenciados ou selvagens são geralmente mais rasos e a produção diminui.
Todas as bagas são colhidas em cachos compactos e plantadas muito próximas umas das outras. Eles não se desintegram, pois estão bem presos ao caule.
A cor dos frutos é azul claro com leve floração esbranquiçada. A pele é firme e elástica. Graças a essas propriedades, a variedade apresenta altos indicadores de transportabilidade e manutenção da qualidade. Os frutos colhidos não perdem as suas propriedades e apresentação, são armazenados em local fresco e escuro por até 2 semanas.
A polpa é suculenta e carnuda, esverdeada, com sementes de tamanho médio.
A cultura pertence às variedades universais, por isso as bagas são consumidas não só frescas, mas também utilizadas para fazer compotas, conservas, conservas e congeladas.
Qualidades de sabor
Quase todas as variedades de mirtilo têm um sabor agradável e fresco. Não é tão pronunciado como em outras culturas, mas tem um gosto agradável.
Amadurecimento e frutificação
Blueberry Bonus é uma variedade intermediária. Os frutos amadurecem no final de julho e a frutificação ativa ocorre na primeira quinzena de agosto.
O período ativo de produção começa nos mirtilos 4-5 anos após o plantio no solo.
Produção
Em média, 5 kg de bagas são retirados de um arbusto. Com os devidos cuidados e aderência a todos os pontos agrotécnicos, o rendimento pode aumentar para 8-9 kg.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Blueberry Bonus é uma cultura autofértil, portanto, nenhuma polinização adicional é necessária. Mas o plantio de outras variedades de mirtilos tem um bom efeito sobre o rendimento e o tamanho dos frutos.
Se você escolher uma safra adicional para polinização, bluegold blueberries será o suficiente. Ela tem os mesmos tempos de floração e amadurecimento dos frutos.
Crescendo e cuidando
As mudas devem ser adquiridas em viveiros especiais. Mas você deve estar preparado para o fato de que o custo da planta será bastante alto.
A escolha do local deve ser feita com sabedoria. Os mirtilos adoram áreas bem iluminadas pelo sol e ventiladas, mas não há correntes de ar. Solo azedo e leve é escolhido para mirtilos. Se possível, turfa e areia devem estar presentes no solo. Se esses componentes não estiverem presentes, ao preparar a cova, eles podem ser adicionados ao solo. Em terras pesadas, a cultura não se comporta bem, costuma adoecer e o rendimento não dá bons resultados.
Você pode plantar mudas na primavera ou no outono. Muitos veranistas preferem a segunda opção, já que todas as forças do arbusto irão para a formação de um bom sistema radicular, e não para um conjunto de coloração e amadurecimento dos botões. O principal é que na hora do plantio todo o fluxo de seiva é reduzido, aí a cultura vai enraizar.
É feito um furo de 1x1 m na área selecionada, o que é necessário, pois a cultura é alta. Se várias variedades forem plantadas, é melhor plantá-las usando o método de trincheira. A profundidade neste caso será de 60 cm, a distância entre os arbustos é de 80 cm, e entre as linhas - a partir de 3 m. É melhor fazer drenagem no fundo, já que as raízes descem 60-80 cm e no seco tempo, eles podem pesquisar a umidade de forma independente. Se houver excesso de água, as raízes começarão a apodrecer.
O solo escavado é misturado com fertilizantes, areia e turfa são adicionados. A muda deve ser amarrada a uma pequena estaca.
Após o plantio, o arbusto é derramado com água e a terra ao redor é coberta com cobertura morta. Para esta variedade não é recomendado o uso de serragem fresca como cobertura morta, pois quando molhadas bloqueiam completamente o fornecimento de nitrogênio, podendo causar inanição na planta. O nitrogênio é responsável pela coleta das verduras.
O cuidado subsequente com a cultura inclui as seguintes etapas.
Rega regular. O mirtilo não gosta de secas severas, mas também não gosta de solo úmido. Portanto, é melhor programar e seguir um cronograma de irrigação. Devido às condições meteorológicas, ajustes podem ser feitos neste procedimento. Um arbusto tem 1-2 baldes de água. Se o solo for ligeiramente ácido, um balde deve estar com água acidificada. Em climas quentes, você pode borrifar a cultura com água fria.
A cobertura é aplicada sob os arbustos 3 vezes por temporada. No início da estação de crescimento, no momento da formação dos botões e após a colheita. Na primavera, são introduzidos nitrogênio e nitrato de amônio. Essas substâncias estimulam o crescimento e o desenvolvimento da cor. Então, o arbusto precisa de fósforo, bem como de superfosfato. Depois que as bagas aparecem, o nitrogênio é removido do fertilizante e o cálcio é adicionado. No outono, o arbusto é fertilizado com sulfato de potássio. Não alimente seus mirtilos com matéria orgânica (esterco ou composto). Isso tem um efeito muito prejudicial no sistema radicular, que não consegue "digerir" a alimentação.
O afrouxamento do solo e a remoção de ervas daninhas são realizados após a rega. Mas vale a pena fazer o procedimento com muito cuidado, pois algumas raízes estão próximas à superfície da terra. Portanto, vale a pena afrouxar apenas 3 cm de profundidade.
A formação e poda da copa são realizadas pelos jardineiros durante 4 anos após o plantio. O procedimento é feito no final do outono, assim que as folhas caem. E na primavera - até os botões incharem. Primeiro, são removidos os brotos que começaram a crescer dentro do arbusto. Em seguida, aqueles que começaram a rastejar ao longo do solo ou formaram-se em um ângulo. Devem sobrar apenas os rebentos mais fortes, que atingiram a altura de 0,5 m. No 6º ano procede-se à poda rejuvenescedora. Todos os ramos antigos são removidos.
Resistência a doenças e pragas
A variedade tem boa imunidade, mas para fins preventivos é melhor pulverizar a planta com fungicidas.