Bônus de mirtilo

Bônus de mirtilo
As principais características da variedade:
  • Autores: America
  • Termos de amadurecimento: meio-tarde
  • Tipo de crescimento: alta
  • Altura do arbusto, m: 1,6
  • Gosto: doce
  • Produção: Boa
  • Rendimento médio: 5 kg por arbusto
  • Tamanho da fruta: muito grande
  • Forma de fruta: arredondado
  • Cor de fruta: azul claro
Veja todas as especificações

Na Rússia, os mirtilos raramente são cultivados em escala industrial. É despretensioso cuidar, então muitos jardineiros usam a cultura para fins decorativos. Blueberry Bonus está em grande demanda. A variedade tem todas as qualidades úteis necessárias e também tem um bom rendimento.

História de criação

A cultura foi criada na América na Universidade de Michigan. Um dos pais dos mirtilos é considerado um arbusto decíduo selvagem Vaccinium de altura. Ela cresce em partes da América do Norte e Canadá. Não há data exata do aparecimento do mirtilo Bonus, bem como informações sobre quando exatamente a cultura foi trazida para a Rússia.

Descrição da variedade

Blueberry Bonus é um arbusto alto. A altura do arbusto atinge 1,6-1,8 m, os arbustos pequenos crescem 1,2-1,4 m. A copa é elevada, espalhando-se, na circunferência é de 1,25-1,3 m, tipo aberto. Os rebentos adultos são fortes, duros e lenhificados, com 2 a 4 cm de diâmetro e cor castanha. A peculiaridade da cultura é que os ramos mais antigos morrem e se quebram com facilidade, dando lugar a novos. Se você desbastar os galhos a tempo, os brotos novos começarão a se desenvolver 2 vezes mais rápido e a taxa de crescimento aumentará.

As folhas são lisas, de forma elíptica e os pecíolos são curtos. No outono, as folhas começam a ficar vermelhas, no verão ficam com um verde rico.

Os botões são alongados, formando-se de forma caótica ao longo de todo o comprimento do broto. Cada botão de flor produz uma média de 5 a 10 botões por cacho. Os pedúnculos são brancos ou com uma leve floração rosada, na forma que se assemelham a sinos.

O sistema radicular é bem desenvolvido, é ramificado e se aprofunda não só profundamente no solo, mas também lateralmente.

Características da fruta

Os frutos do mirtilo são grandes. O diâmetro de uma baga varia de 25 a 30 mm. Peso da fruta 4-5 g. Tais indicadores são alcançados apenas com os devidos cuidados e alimentação estável. Os arbustos que são negligenciados ou selvagens são geralmente mais rasos e a produção diminui.

Todas as bagas são colhidas em cachos compactos e plantadas muito próximas umas das outras. Eles não se desintegram, pois estão bem presos ao caule.

A cor dos frutos é azul claro com leve floração esbranquiçada. A pele é firme e elástica. Graças a essas propriedades, a variedade apresenta altos indicadores de transportabilidade e manutenção da qualidade. Os frutos colhidos não perdem as suas propriedades e apresentação, são armazenados em local fresco e escuro por até 2 semanas.

A polpa é suculenta e carnuda, esverdeada, com sementes de tamanho médio.

A cultura pertence às variedades universais, por isso as bagas são consumidas não só frescas, mas também utilizadas para fazer compotas, conservas, conservas e congeladas.

Qualidades de sabor

Quase todas as variedades de mirtilo têm um sabor agradável e fresco. Não é tão pronunciado como em outras culturas, mas tem um gosto agradável.

Amadurecimento e frutificação

Blueberry Bonus é uma variedade intermediária. Os frutos amadurecem no final de julho e a frutificação ativa ocorre na primeira quinzena de agosto.

O período ativo de produção começa nos mirtilos 4-5 anos após o plantio no solo.

Produção

Em média, 5 kg de bagas são retirados de um arbusto. Com os devidos cuidados e aderência a todos os pontos agrotécnicos, o rendimento pode aumentar para 8-9 kg.

Autofertilidade e necessidade de polinizadores

Blueberry Bonus é uma cultura autofértil, portanto, nenhuma polinização adicional é necessária. Mas o plantio de outras variedades de mirtilos tem um bom efeito sobre o rendimento e o tamanho dos frutos.

Se você escolher uma safra adicional para polinização, bluegold blueberries será o suficiente. Ela tem os mesmos tempos de floração e amadurecimento dos frutos.

Crescendo e cuidando

As mudas devem ser adquiridas em viveiros especiais. Mas você deve estar preparado para o fato de que o custo da planta será bastante alto.

A escolha do local deve ser feita com sabedoria. Os mirtilos adoram áreas bem iluminadas pelo sol e ventiladas, mas não há correntes de ar. Solo azedo e leve é ​​escolhido para mirtilos. Se possível, turfa e areia devem estar presentes no solo. Se esses componentes não estiverem presentes, ao preparar a cova, eles podem ser adicionados ao solo. Em terras pesadas, a cultura não se comporta bem, costuma adoecer e o rendimento não dá bons resultados.

Você pode plantar mudas na primavera ou no outono. Muitos veranistas preferem a segunda opção, já que todas as forças do arbusto irão para a formação de um bom sistema radicular, e não para um conjunto de coloração e amadurecimento dos botões. O principal é que na hora do plantio todo o fluxo de seiva é reduzido, aí a cultura vai enraizar.

É feito um furo de 1x1 m na área selecionada, o que é necessário, pois a cultura é alta. Se várias variedades forem plantadas, é melhor plantá-las usando o método de trincheira. A profundidade neste caso será de 60 cm, a distância entre os arbustos é de 80 cm, e entre as linhas - a partir de 3 m. É melhor fazer drenagem no fundo, já que as raízes descem 60-80 cm e no seco tempo, eles podem pesquisar a umidade de forma independente. Se houver excesso de água, as raízes começarão a apodrecer.

O solo escavado é misturado com fertilizantes, areia e turfa são adicionados. A muda deve ser amarrada a uma pequena estaca.

Após o plantio, o arbusto é derramado com água e a terra ao redor é coberta com cobertura morta. Para esta variedade não é recomendado o uso de serragem fresca como cobertura morta, pois quando molhadas bloqueiam completamente o fornecimento de nitrogênio, podendo causar inanição na planta. O nitrogênio é responsável pela coleta das verduras.

O cuidado subsequente com a cultura inclui as seguintes etapas.

  • Rega regular. O mirtilo não gosta de secas severas, mas também não gosta de solo úmido. Portanto, é melhor programar e seguir um cronograma de irrigação. Devido às condições meteorológicas, ajustes podem ser feitos neste procedimento. Um arbusto tem 1-2 baldes de água. Se o solo for ligeiramente ácido, um balde deve estar com água acidificada. Em climas quentes, você pode borrifar a cultura com água fria.

  • A cobertura é aplicada sob os arbustos 3 vezes por temporada. No início da estação de crescimento, no momento da formação dos botões e após a colheita. Na primavera, são introduzidos nitrogênio e nitrato de amônio. Essas substâncias estimulam o crescimento e o desenvolvimento da cor. Então, o arbusto precisa de fósforo, bem como de superfosfato. Depois que as bagas aparecem, o nitrogênio é removido do fertilizante e o cálcio é adicionado. No outono, o arbusto é fertilizado com sulfato de potássio. Não alimente seus mirtilos com matéria orgânica (esterco ou composto). Isso tem um efeito muito prejudicial no sistema radicular, que não consegue "digerir" a alimentação.

  • O afrouxamento do solo e a remoção de ervas daninhas são realizados após a rega. Mas vale a pena fazer o procedimento com muito cuidado, pois algumas raízes estão próximas à superfície da terra. Portanto, vale a pena afrouxar apenas 3 cm de profundidade.

  • A formação e poda da copa são realizadas pelos jardineiros durante 4 anos após o plantio. O procedimento é feito no final do outono, assim que as folhas caem. E na primavera - até os botões incharem. Primeiro, são removidos os brotos que começaram a crescer dentro do arbusto. Em seguida, aqueles que começaram a rastejar ao longo do solo ou formaram-se em um ângulo. Devem sobrar apenas os rebentos mais fortes, que atingiram a altura de 0,5 m. No 6º ano procede-se à poda rejuvenescedora. Todos os ramos antigos são removidos.

Para cultivar um bom arbusto de mirtilo saudável em seu local e obter uma colheita decente de frutas saborosas e saudáveis, você precisa realizar corretamente o procedimento de plantio. Em primeiro lugar, é preciso escolher o local e a época certos para o plantio, preparar as mudas e o solo.
Uma das etapas importantes no cuidado do mirtilo é a poda. Os arbustos ficam muito densos sem poda. A colheita fica rasa e perde o sabor.A planta torna-se suscetível a doenças devido à massa de rebentos ressecados e obsoletos. A poda também prolonga a vida ativa do arbusto. Se você abordar o problema corretamente, poderá obter rendimentos elevados por um período bastante longo.
Para que a alimentação de mirtilo de jardim seja eficaz, é importante lembrar duas regras básicas: primeiro, o solo deve ser ácido; segundo, o solo deve ser úmido. Além disso, é necessário observar as proporções de fertilizantes por arbusto, uma vez que tanto a deficiência quanto o excesso de micronutrientes são a causa de muitas doenças do mirtilo.

Resistência a doenças e pragas

A variedade tem boa imunidade, mas para fins preventivos é melhor pulverizar a planta com fungicidas.

Você pode perder uma colheita de mirtilo por vários motivos: devido a uma infecção viral, doença fúngica ou ataque de pragas. Para evitar consequências desagradáveis, o jardineiro deve prestar bastante atenção às medidas preventivas.
O cuidado adequado com os mirtilos no outono e a preparação para o inverno o ajudarão a obter uma rica colheita de frutas silvestres saborosas e perfumadas para a próxima estação. O trabalho preparatório para o outono inclui os seguintes pontos: poda, alimentação, tratamento de doenças e pragas, rega, abrigo.
A condição mais importante para o cultivo de mirtilos é a composição correta do solo. Para obter os melhores resultados, o substrato deve ser o mais natural possível. Na natureza, a baga cresce na periferia de pântanos e em florestas úmidas, prefere umidade moderada. A melhor opção seria solo oxigenado e solto, que inclui: turfa alta, agulhas podres, solo de floresta de coníferas, serragem de madeira de coníferas, cavacos, areia
Existem várias formas de criar mirtilos de jardim, cada uma com as suas características. Os mirtilos podem ser propagados por sementes, camadas ou estacas. Ao enxertar, use estacas lignificadas colhidas no outono. Este método é considerado o mais ideal e confiável.
Características principais
Autores
América
Produção
Boa
Rendimento médio
5 kg por arbusto
Transportabilidade
Boa
Compromisso
para consumo fresco, para congelamento
Qualidades decorativas
decorativo
arbusto
Tipo de crescimento
alta
Altura do arbusto, m
1,6
Descrição do arbusto
levantado, espalhando, aberto
Escapes
poderoso marrom
Sai
elipsoidal, liso, pecíolos curtos, jovem - verde brilhante, no outono - escarlate
Fruta
Tamanho da fruta
muito grande
Forma de fruta
arredondado
Tamanho da fruta, mm
até 30 de diâmetro
Peso do fruto, g
4-5
Cor de fruta
azul claro
Pele
denso, com revestimento esbranquiçado
Cor da polpa
ligeiramente esverdeado
Gosto
doce
Mantendo a qualidade
Boa
Crescente
Autofertilidade
parcialmente autofértil
Resistência de inverno
Alto
Resistência ao gelo, ° C
até -34 ° С
Poda
poda moderada necessária
Rega
precisa de rega no verão
Resistência a doenças e pragas
estável
Regiões em crescimento
adequado para cultivo nas regiões do norte do Canadá e da Rússia
Maturação
Termos de amadurecimento
meio tarde
Período de frutificação
da primeira década de agosto
Avaliações
Não há comentários.
Variedades populares de mirtilo
Blueberry Aurora (Aurora) aurora Bluegold Bluegold Bluejay Bluejay Bluecrop Bluecrop Raio azul Raio azul Bônus de mirtilo Bônus Brigitta Blue Brigitta Blue Blueberry Herbert Herbert Blueberry Goldtraube 71 (Goldtraube 71) Goldtraube 71 Mirtilo darrow Darrow Denis Blue Denis Blue Blueberry Jersey (Jersey) Jersey Blueberry Duke Duque Blueberry Legacy (Legado) Legado Blueberry Liberty Liberdade Blueberry Nelson Nelson Blueberry North Country (North Country) Country do Norte Northblue Northblue Mirtilos de Northland Northland Blueberry Patriot Patriota Limonada Rosa De Mirtilo Limonada rosa Rio Blueberry (Reka) Rio (Reka) Blueberry Spartan espartano Blueberry Toro Toro Mirtilo de escolha de Hannah Escolha de hannah Blueberry Chandler Chandler Blueberry Chanticleer Chantecler Mirtilo Elizabeth (Elisabeth) Elizabeth Blueberry Elliot (Elliot) Elliot Blueberry Earliblue Earliblue
Todas as variedades de mirtilo - 33 unid.
Outras culturas
Variedades de damasco Variedades de damasco Variedades de ameixa cereja Variedades de ameixa cereja Variedades de berinjela Variedades de berinjela Variedades de uva Variedades de uva Variedades de cereja Variedades de cereja Variedades de mirtilo Variedades de mirtilo Variedades de ervilha Variedades de ervilha Variedades de pêra Variedades de pêra Variedades de amora Variedades de amora Variedades de madressilva Variedades de madressilva Variedades de morango (morango) Variedades de morango (morango) Variedades de abobrinha Variedades de abobrinha Variedades de repolho Variedades de repolho Variedades de batata Variedades de batata Variedades de groselha Variedades de groselha Variedades de cebola Variedades de cebola Variedades de framboesa Variedades de framboesa Variedades de cenoura Variedades de cenoura Variedades de pepino Variedades de pepino Variedades de pêssego Variedades de pêssego Variedades de pimenta Variedades de pimenta Variedades de salsa Variedades de salsa Variedades de rabanete Variedades de rabanete Variedades de rosa Variedades de rosa Variedades de beterraba Variedades de beterraba Variedades de ameixa Variedades de ameixa Variedades de groselha Variedades de groselha Variedades de tomate Variedades de tomate Variedades de abóbora Variedades de abóbora Variedades de endro Variedades de endro Variedades de couve-flor Variedades de couve-flor Variedades de cereja Variedades de cereja Variedades de alho Variedades de alho Variedades de maçã Variedades de maçã

Cozinha

Quarto

Mobiliário