- Sinônimos de nomes: Ouro Azul
- Termos de amadurecimento: meio-tarde
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Altura do arbusto, m: 1,2-1,5
- Gosto: doce e azedo
- Produção: Alto
- Rendimento médio: 4,5-7 kg por arbusto
- Tamanho da fruta: médio
- Forma de fruta: arredondado
- Cor de fruta: azul claro ou azul com um tom prateado
Na maior parte, estamos acostumados a desfrutar dos presentes da floresta, incluindo mirtilos perfumados e deliciosos. Hoje falaremos sobre o mirtilo de jardim Bluegold, que em nada é inferior à versão da floresta, e até a supera em muitos aspectos. Um pouco de paciência, um pouco de trabalho e você terá esta baga maravilhosa e saudável por pelo menos 50 anos.
História de criação
A cultura Bluegold é o resultado do trabalho frutífero de cientistas americanos. Foi criado por A. Draper em 1989, e várias espécies altas de mirtilo que se desenvolvem produtivamente em áreas úmidas se tornaram o material de reprodução.
No século XX, a cultura, por suas altas qualidades, ganhou significativa distribuição tanto na América quanto na Europa. Foi trazido até nós na década de 90 e, a partir desse momento, começou a ser cultivado tanto em chalés de verão como em pequenas propriedades agrícolas. Ela se mostrou mais produtiva nas latitudes médias da Rússia, nos Urais e no Extremo Oriente.
Descrição da variedade
Estes belos arbustos de folha caduca, de tamanho médio, poderosos e extensos atingem uma altura de 1,2-1,5 m. Eles também têm boas propriedades decorativas. A copa é formada por ramos sólidos, de crescimento reto, que se estendem até ao topo, cujo diâmetro atinge os 3 cm. Os rebentos desenvolvem-se fortemente e com ramificações intensas. Os folhetos são obovados, ligeiramente alongados, compactados, lisos, tons de verde brilhante, com veias reticulares bem visíveis de tons de bege escuro. No outono, eles adquirem uma cor amarelo-laranja ou amarelo-vermelho brilhante. Os pecíolos são alongados, duros. As raízes são fibrosas, superficiais. As flores são pequenas, em forma de jarra, com cinco dentes, tons rosados. Até 5-7 peças são formadas em um pincel.
Os arbustos de mirtilo, com os devidos cuidados, são bastante capazes de dar frutos de qualidade e rendimento estáveis por 50 anos. Tudo o que é necessário para isso é a poda oportuna dos brotos de crescimento rápido e irrigação abundante durante os períodos de seca.
Sobre as vantagens da cultura, os jardineiros notaram:
- alto nível de resistência à geada;
- autopolinização;
- rendimentos decentes estáveis;
- boa manutenção da qualidade e transportabilidade dos frutos;
- propriedades de sabor brilhantes e memoráveis.
Também nas avaliações, existem as seguintes desvantagens:
- baixo nível de resistência à seca;
- tendência a crescer demais com pequenos ramos;
- a necessidade de podas frequentes;
- a tendência de queda dos frutos maduros;
- a agressividade dos arbustos para apoderar-se dos territórios vizinhos.
Características da fruta
Os frutos da cultura são de tamanho médio (15-18 mm), pesando até 2,1 g, configuração redonda e levemente achatada. A cor dos frutos é azul claro ou azul com reflexos prateados. A casca não é espessa, firme, elástica, bem resistente às solicitações mecânicas, com uma camada cerosa perceptível. A consistência é densa, inicialmente verde claro, e posteriormente azul claro, contendo até 9,6% de açúcar. As cicatrizes do perianto são pequenas. As frutas caem quando maduras demais. Armazena bem em unidades de refrigeração por até 3 semanas.Não deixe os bagos amadurecerem demais: a casca perde a elasticidade e começa a rachar. Os frutos são bons quando frescos. São ideais para fazer compotas, conservas e compotas caseiras. Bom em sobremesas, cereais e cereais.
Qualidades de sabor
Pelo seu sabor, os frutos são agridoces. Pontuação de degustação em pontos - 4.3.
Amadurecimento e frutificação
Em termos de amadurecimento dos bagos, a cultura é meio tardia. O período de frutificação cai em meados de julho, as bagas amadurecem sincronizadamente. Os arbustos dão frutos anualmente.
Os arbustos florescem em abril-maio, mas o tempo pode variar um pouco devido às peculiaridades do clima em certas regiões.
Produção
A planta é de alto rendimento, o volume médio é de 4,5-7 kg por arbusto.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A cultura é autopolinizada, não requer polinização adicional.
Crescendo e cuidando
A melhor época para plantar arbustos é a primavera. Nas regiões ao sul, o horário de desembarque pode ser adiado para o outono. O procedimento de desembarque é padrão. Neste caso, as ranhuras de aterragem são preparadas com 40 cm de profundidade e 80 cm de diâmetro. A parte inferior das ranhuras é forrada com toras e, em seguida, preenchida com um substrato solto. Os colares das raízes são ligeiramente aprofundados. Após o plantio, uma camada de turfa ou serragem (10 cm) é usada como cobertura morta.
Um excesso de irrigação não deve ser permitido. É necessário controle sobre o estado de umidade do solo. Se o solo estiver seco, deve-se umedecer (até 20 cm de profundidade). Atenção especial deve ser dada aos arbustos no verão, irrigando-os após três dias. A irrigação é realizada sob as raízes (10-15 l / arbusto). A irrigação não deve ser feita em dias chuvosos.
Eles começam a alimentar a cultura 2 anos após o plantio. Inicialmente, aditivos de sulfato de amônio são realizados. No verão, suplementos complexos com enxofre, cálcio, fósforo, magnésio e potássio são úteis. Com um intervalo de cerca de 10 dias, adiciona-se enxofre coloidal (1 g da preparação é diluída em 1 litro de líquido).
O procedimento de capina é obrigatório, é feito com cuidado para não ferir as raízes superficiais dos arbustos.
Os arbustos aos 6 anos requerem cuidados sistemáticos, dos quais se cortam os ramos que secam e começam a morrer. As coroas da cultura não devem engrossar muito, pois os frutos começam a ficar pequenos e azedos. O procedimento para a formação de arbustos é realizado em 5-8 brotos.
Resistência a doenças e pragas
A cultura apresenta um nível médio de resistência a doenças. Considere aqueles que podem ser encontrados na prática.
- Mumificação de bagas. Primeiro, eles secam e um revestimento acinzentado perceptível aparece neles. No futuro, os frutos maduros se enrugam, a casca torna-se laranja e depois fica marrom. Esta doença é melhor prevenida. Na primavera, os arbustos são tratados com "Topsin" ou mistura de bordeaux. Periodicamente, eles precisam ser pulverizados com fungicidas. A remoção de folhas caídas e frutos infectados é obrigatória.
- A manchada é caracterizada pelo aparecimento de manchas vermelhas na folhagem, levando à sua queda. Aqui, eles usam a composição "Rovral" e Bordeaux.
As medidas preventivas necessárias são:
- atendimento agrotécnico competente;
- procedimentos de cobertura morta;
- uso periódico de drogas especiais.
Às vezes, os arbustos estão sujeitos a ataques de pragas por traças de frutas e mosquitos. As medidas de controle e prevenção são padrão.
Resistência do inverno e a necessidade de abrigo
A preparação especial dos arbustos para o período de inverno é opcional: a cultura resistirá perfeitamente a geadas bastante severas (até -35 graus). Suplementos de fósforo e potássio na forma líquida devem ser adicionados sob os arbustos. Mas as mudas jovens, mesmo na faixa do meio, devem ser cobertas. Os galhos dos arbustos são suavemente pressionados ao solo, fixados e cobertos com galhos de abetos vindos de cima. Pequenos montes de neve são organizados no inverno.
Requisitos de localização e solo
A cultura se desenvolve de forma produtiva e frutifica em locais ensolarados com acesso suficiente ao ar puro. Para o solo, não é tanto a sua composição química que é relevante, mas sim as suas qualidades mecânicas: deve ser leve e bem arejado. Solos podzólicos levemente ácidos (pH 3,5-4,5) são desejáveis. Nos casos de proximidade com a umidade subterrânea, a cultura é colocada em um morro, drenando as depressões de plantio. As mudas devem ser protegidas de fortes ventos e correntes de ar.