Mirtilos de jardim e seu cultivo

Contente
  1. Peculiaridades
  2. As melhores variedades
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado
  5. Métodos de reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Frutificação e colheita
  8. Aplicação em paisagismo

Mirtilos de jardim são ativamente cultivados na faixa do meio e no sul da Rússia. Apesar de a cultura ser bastante caprichosa e requerer cuidadosa manutenção, seu alto rendimento justifica todos os esforços despendidos.

Peculiaridades

O mirtilo de jardim é uma planta caducifólia pertencente à família Heather. Sua descrição indica que o tamanho de um arbusto adulto tem até 2 metros ou mais de altura. Um arbusto poderoso e ramificado é coberto por lâminas lisas de folhas verdes escuras, cujo comprimento chega a 8 centímetros. O diâmetro dos ramos adultos é de 3 a 4 centímetros. O mirtilo tem um sistema radicular ramificado, desprovido de pelos.

A cultura floresce de maio a junho, formando pequenas inflorescências nas pontas dos brotos que parecem escovas. Os frutos são bagos redondos, cujo diâmetro chega a 2,5 cm, caracterizados por uma cor azul escura ou púrpura, bem como um florado azulado. A polpa suculenta com sementes pequenas fica escondida sob uma casca fina.

Na natureza, os mirtilos crescem em pântanos, nas montanhas e até em solos pobres, mas no jardim preferem zonas bem iluminadas com um certo nível de acidez.

As melhores variedades

  • Para as regiões da zona média e da região de Moscou, uma das melhores variedades é considerada "Patriota". Esta variedade é caracterizada por alta resistência ao gelo e boa imunidade. O arbusto ramificado atinge uma altura de 1,2-1,8 m. A frutificação do "Patriota" começa em meados de julho. Bagas grandes de tom azul claro atingem uma massa de 1,7-1,9 g. De cada arbusto, o jardineiro recebe 4,5-7 quilos de frutas.
  • A variedade Duke não é menos popular. Depois de um rápido amadurecimento, os arbustos com copa larga são recobertos por bagos doces de 2,5 gramas. A altura do arbusto varia de 1,2 a 1,8 metros. A variedade amadurece precocemente, permitindo a colheita nas primeiras semanas de julho. 6-8 kg de mirtilos aparecem em cada arbusto.
  • "Spartan" é adequado para as regiões do sulformando um arbusto alto com poucos brotos. Em meados de julho, amadurecem frutas ligeiramente azedas azuis com uma pronunciada floração cerosa. O jardineiro consegue tirar 6 quilos de frutas de cada arbusto.
  • Adequado para regiões do sul e "Bônus", grandes bagas das quais são coletadas em cachos apertados. Em um arbusto com altura de 1,4-1,6 m, aparecem 4-8 kg de frutos.

A variedade é meio tardia e, portanto, os mirtilos com um sabor incomum de mirtilo amadurecem apenas no início de agosto.

Aterrissagem

O plantio de mudas de mirtilo é feito ao longo da temporada, mas no outono é preferível usar espécimes com sistema radicular aberto. Na primavera, é necessário atuar quando a temperatura atinge +5 graus, mas com tempo antes da formação e floração dos botões. Como material de plantio, recomenda-se o uso de mudas de 2 a 3 anos com broto desenvolvido de um ano. Os espécimes selecionados devem ser saudáveis ​​e isentos de rachaduras, manchas ou peças danificadas. Para mirtilos de jardim, você precisará encontrar um lugar bem iluminado, protegido de ventos frios. Idealmente, deve ser perto de uma cerca ou estrutura, mas longe de árvores ou toldos.

Como os mirtilos reagem mal à matéria orgânica, não deve haver plantações em volta que precisem dele. Beterraba, tomate, repolho, macieira e pera se tornarão maus vizinhos da baga. Os predecessores dos mirtilos de jardim só podem ser siderados e perenes que não "consomem" misturas orgânicas. O nível de acidez ideal não deve ultrapassar 3,5-4,8 pH. É melhor preparar o solo para o cultivo com turfa, solo de jardim e uma pequena quantidade de areia.

As covas de plantação de mirtilo têm 40-60 centímetros de profundidade e 60 a 100 centímetros de diâmetro. Entre as covas individuais, é mantida uma distância de 60 centímetros a 1,2 metros, dependendo da altura da variedade. No fundo do buraco, uma camada de drenagem e 40-60 gramas de enxofre devem ser colocados. Um pequeno morro se forma bem no buraco, onde a muda está instalada. Depois de endireitar as raízes, é necessário preencher o buraco com terra, tampar a superfície, regar o canteiro e cobrir com palha.

Cuidado

Cuidar de mirtilos de jardim envolve uma série de procedimentos comuns, mas a colheita também requer polinização. Isso ocorre com a ajuda de abelhas, que conseguem "funcionar" mesmo em clima frio. Visto que os mirtilos precisam de um polinizador, eles terão que ser atraídos ou mesmo povoados por famílias no início da floração. Por exemplo, na primavera ou no início do verão, você pode colocar casas no terreno voltado para o sul.

  • Rega. A cultura adora regas frequentes, mas o alagamento ainda afeta negativamente sua condição. Após o plantio, recomenda-se irrigá-lo a cada 2-3 dias. Se os dias forem secos, a frequência do procedimento aumenta em até 3 vezes por semana. Para plantas adultas, independentemente das condições climáticas, a rega a uma taxa de 10 litros para cada instância uma vez a cada 2 semanas será suficiente. Uma vantagem será a colocação de um sistema de irrigação por gotejamento no canteiro do jardim, bem como a acidificação periódica do solo. Pela última vez, a cada 2 semanas, você precisará diluir uma colher de chá de ácido cítrico ou oxálico em 3 litros de água.
  • Top dress. A alimentação de mirtilo é realizada em várias etapas. Para isso, recomenda-se o uso de um complexo mineral pronto - por exemplo, "Target" ou "Florovit". Pela primeira vez, os fertilizantes são aplicados em meados de abril, a segunda em meados de maio. A alimentação final é organizada um mês depois. Mesmo que o cronograma dê errado, não devemos esquecer que a aplicação de fertilizantes contendo nitrogênio deve ser interrompida antes de julho.
  • Poda. Como os mirtilos do mato crescem rapidamente, todos os tipos de poda devem ser usados ​​para isso. O processo de modelagem é organizado na primavera, mas somente a partir do quarto ano de vida da planta. Seu principal objetivo é criar a copa correta, permitindo que os raios de luz alcancem todos os ramos do arbusto. A poda regulatória é realizada no final do verão, também a partir do quarto ano de vida da planta. Dentro dessa estrutura, os mirtilos são retirados dos galhos velhos e os novos são encurtados. Mirtilos de jardim precisam de rejuvenescimento a cada 8-10 anos. Este procedimento requer poda quase completa do arbusto, com exceção de 5-6 ramos jovens.
  • Wintering. Os mirtilos são capazes de resistir a ondas de frio até -25 graus e até mesmo se recuperar de congelamento, mas é ainda mais correto protegê-los antes do inverno. Antes do início da geada, a planta é carregada de água, após o que seus ramos são cuidadosamente amarrados e dobrados ao solo. O canteiro é coberto com casca de árvore e espinhos de pinheiro, e todo o arbusto é coberto com ramos de abeto ou material semelhante.

Métodos de reprodução

Existem 4 maneiras principais de criar mirtilos de jardim. A semente geralmente é escolhida pelos criadores. O procedimento é trabalhoso e demorado, e as plantas resultantes não herdam características varietais. A semente é extraída dos frutos maduros. Após a secagem, é armazenado em sacos de papel ou imediatamente plantado para germinação.A germinação das sementes é mantida por 12 anos, mas antes do plantio, neste caso, elas devem ser mantidas em areia úmida a uma temperatura de + 3-5 graus por 3 meses. O material preparado é distribuído em recipientes cheios de turfa umedecida. Os recipientes, por sua vez, são colocados em local bem aquecido e iluminado. Quando 5 folhas crescidas aparecem nas mudas, elas são transferidas para a estufa. Após o inverno sob spandbond na próxima primavera, a planta se move para uma cama de "treinamento" ou vasos.

No início da primavera ou outono, os mirtilos são propagados dividindo o arbusto. É possível usar e estacas usando peças lignificadas e semilignificadas com um comprimento de 10 a 15 centímetros. Os galhos lignificados são cortados de dezembro a março, e os ramos semilignificados - do final de junho à segunda quinzena de julho. As estacas devem ser enraizadas na estufa após tratamento com uma preparação que estimule o desenvolvimento das raízes.

Finalmente, é adequado para mirtilos de jardim e o método de estratificação. Para isso, o caule lateral é dobrado ao solo, fixado com grampos e polvilhado com terra com serragem. Depois de algumas temporadas, as raízes aparecerão na camada e ela poderá ser separada do arbusto-mãe. O cultivo dos mirtilos resultantes é feito em viveiro ou contêiner.

Doenças e pragas

Mirtilos de jardim são frequentemente expostos a infecções virais: mosaico, nanismo ou mancha vermelha. Além disso, a planta é caracterizada por podridão cinzenta e manchas brancas, câncer de caule e fomopsia. O tratamento de todas as doenças acima é feito com fungicidas e líquido Bordeaux. No entanto, no caso de nanismo, mosaicos e filamentosidade, a planta geralmente tem que ser destruída. Para combater os fungos, antes e depois da floração, será necessário borrifar três vezes no arbusto uma solução de Euparen ou Topsin a 0,2%. As partes danificadas devem ser previamente cortadas e queimadas.

Dos insetos, os mirtilos atraem a lagarta do bicho-da-seda, dos pulgões, do besouro de maio, da curuquerê e do carrapato. Eles causam o principal dano à planta ao comer folhas e botões, além de absorver seiva. Os inseticidas adquiridos permitem que você lide com eficácia com as pragas, e as lagartas podem ser facilmente coletadas à mão. Para proteger a cultura dos pássaros, os arbustos são cobertos com redes de malha fina.

Além disso, há objetos brilhantes nos galhos e canhões de som instalados nas proximidades.

Frutificação e colheita

Os mirtilos do jardim começam a amadurecer em meados do verão. Primeiro, na segunda quinzena de julho, os frutos das variedades precoces são colhidos e, a seguir, do final do mês ao início de agosto, as variedades médio-tardias amadurecem. A época de cultivo das variedades tardias dura até meados de setembro, mas as bagas podem ser colhidas a partir da segunda quinzena de agosto. Vale a pena mencionar que nos mirtilos há encontros "amigáveis", com duração de cerca de 2 semanas, e "prolongados" - até 5-7 semanas. O momento exato de colher mirtilos é determinado em função não apenas das características da variedade, mas também da finalidade para a qual os frutos são retirados. Bagas para posterior transporte ou conservação são removidas em um estágio inicial de amadurecimento e diretamente para consumo - muito mais tarde, quando a polpa é preenchida com suco.

Em geral, o rendimento dos mirtilos é considerado bastante alto. Por exemplo, 400-500 kg de bagas estão amadurecendo por 1 hectare de plantações da variedade "Northland" por temporada. Ao mesmo tempo, de um arbusto, você pode colher de 5 a 8 quilos de frutas. A variedade Bluerop demonstra resultados ainda mais notáveis: 7 quilos por arbusto, 600 quilos por hectare. Em média, de um arbusto de mirtilo de jardim, você pode obter pelo menos 3 quilos, e de 1 hectare - 250 quilos. É necessário também esclarecer que os mirtilos começam a florir 3 anos após o plantio, então aparecem os primeiros frutos, mas a cultura frutifica plenamente somente a partir dos 6 anos.

Os frutos do mirtilo de jardim podem sobreviver por um tempo considerável no mato, portanto, não há necessidade de pressa para removê-los. Recomenda-se realizar o procedimento uma vez por semana, retirando os bagos mais macios e açucarados e deixando nos ramos bagos fortes e firmes. Mirtilos frescos podem ser armazenados na geladeira por cerca de 4 semanas e em temperatura ambiente por 1-1,5 semanas. Por fim, deve ser transportado apenas em caixotes de madeira.

Aplicação em paisagismo

A composição, cujo centro serão os mirtilos, será um adorno de qualquer área suburbana. Assim, a planta irá combinar harmoniosamente com mirtilos, cranberries, coníferas, azaléias anãs e hortênsias. Na dacha, arbustos de baga podem ser plantados ao redor do perímetro da área de lazer, zoneando assim com uma cerca viva.

Recomenda-se selecionar para este efeito as variedades "Bluegold", "Berkeley", "Herbert" ou "Northland", que apresentam uma forma esférica densa. No fundo das composições da paisagem, mirtilos altos das variedades Chandler ou Eliot parecem perfeitos. As plantas em caixas de madeira maciça, tijolo ou pedra ficarão interessantes na varanda ou no gazebo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário