Como é a podridão do topo e como lidar com isso?
Qualquer jardineiro, pelo menos uma vez, se depara com doenças de plantas, cujas causas são várias. E se você cultiva tomates, mas depois de algum tempo a podridão de topo apareceu, você deve saber o que fazer nessas situações. Esta doença afeta não apenas o tomate, mas também o pimentão. Sua atenção receberá informações detalhadas sobre a podridão de topo, as causas de sua ocorrência e os métodos de tratamento dos arbustos.
O que é isso?
A podridão de copa das frutas é freqüentemente formada na colheita; muitos jardineiros enfrentam problemas semelhantes. Os tomates podem parecer saudáveis por fora, mas se você olhar com atenção, às vezes pode encontrar a presença de manchas específicas que aparecem na parte superior dos tomates e começam a crescer com o tempo. É uma doença bacteriana do tomate, alguns a chamam de podridão negra ou podridão de cavalo. Pode ser confundida com requeima, por isso é importante conhecer as diferenças para diagnosticar corretamente a doença e iniciar o tratamento dos fetos. A educação estraga a aparência dos tomates que não devem ser comidos.
Ao contrário da phytophthora, a podridão apical não pertence à etiologia fúngica. A causa da doença é bastante simples - cuidados inadequados com as colheitas.
Deve-se destacar que o problema atinge apenas os frutos, enquanto o sistema radicular e os arbustos permanecem saudáveis, o que significa que a planta ainda pode ser salva.
A podridão é freqüentemente encontrada em berinjelas, pimentões e abobrinhas, mas não ocorre anualmente. Se estamos falando de uma epidemia da doença, então os frutos podem ficar cobertos de manchas por toda a horta, e isso mata um terço da safra. Mas isso não significa que tais arbustos devam ser removidos, a doença pode ser estancada e a planta pode ser curada, na qual novos enteados logo aparecerão e florescerão, formando ovários frescos. Não há dúvida de que a próxima colheita será rica e saudável e pode ser comida.
Algumas variedades e híbridos de tomate podem ser mais resistentes ao apodrecimento, dependendo de sua suscetibilidade a esta doença. Mas se forem tomates em forma de ameixa ou pimenta, podem rapidamente ficar cobertos com essas manchas. As frutas grandes também estão frequentemente sujeitas a esta doença. Portanto, antes de escolher uma variedade de tomate, estude sua suscetibilidade a diferentes lesões e preste cuidados de qualidade para a futura colheita.
Causas de ocorrência
Para combater a doença de diferentes culturas, é necessário saber distingui-las, por isso é importante conhecer as causas da sua ocorrência. Se apodrecer aparecer no topo dos tomates, significa que a planta não recebeu cálcio suficiente e não tem umidade suficiente. Se esse elemento saturar a cultura, os frutos crescem devido à correta construção das células, o que afeta o tamanho da futura colheita.
O sistema radicular de qualquer planta absorve cálcio, depois do qual ele se espalha ao longo do caule, indo até o topo do arbusto.
Assim, é necessária uma quantidade suficiente deste elemento para que alcance o próprio fruto e, se não for suficiente, as células não se alinharão, a floração irá parar e a doença logo aparecerá no tomate.
Vamos considerar o que pode levar a tais consequências. Acontece que os jardineiros regam insuficientemente o solo ou não o fazem regularmente.O cálcio é transportado junto com a água, portanto, na estação quente é necessário fornecer a quantidade certa de umidade, pois evapora rapidamente das folhas e caules.
No entanto, regar com muita frequência pode causar excesso de umidade, o que também não é bom, pois o solo começará a acidificar e a absorção de cálcio pela planta será interrompida. Assim, é importante manter o equilíbrio, alimentar-se regularmente, mas em quantidades razoáveis, só assim conseguir um bom resultado.
Sinais de derrota
A presença da doença só pode ser detectada após o aparecimento dos sintomas, por isso é necessário monitorar atentamente o estado dos arbustos. A podridão superior é indicada por pequenos pontos de cor marrom claro que aparecem na parte superior dos tomates. Isso geralmente acontece durante a formação da fruta, quando os tomates ainda estão verdes. Se o tratamento não for iniciado a tempo, as manchas começarão a aumentar de tamanho e se espalhar para as frutas vizinhas. A parte afetada seca e torna-se marrom-escura.
Deve-se notar que em lugares onde a podridão do topo se manifestou, as bactérias se multiplicam, o que leva à podridão crescente. Os jardineiros podem enfrentar uma doença oculta que se forma dentro da cavidade do tecido.
Quanto à idade dos tomates afetados, podem aparecer manchas tanto nos tomates jovens quanto nos quase maduros.
Como tratar?
A doença pode afetar as plantas tanto ao ar livre quanto na estufa, por isso é importante explorar diferentes opções de tratamento para se livrar do problema. Se você encontrar frutas com manchas, antes de mais nada, elas devem ser retiradas dos arbustos e jogadas fora, pois não podem ser salvas. Em seguida, proceda ao uso de curativos com preparações que contenham conteúdo de cálcio. O nitrato de cálcio, muito procurado pelos agrônomos, pode ajudar nisso.
Drogas
O combate às drogas para alimentação foliar será muito eficaz. O primeiro passo é processar as folhas, que são mais capazes de absorver os nutrientes, ao contrário das frutas, cuja casca é muito densa. Deve-se diluir 15 g de nitrato de cálcio em um balde com água e, em seguida, pulverizar as plantas. Dessa forma, as folhas ficam saturadas e a quantidade de cálcio no caule aumenta, e os frutos poderão receber o elemento necessário para o crescimento.
Junto com isso, é necessário realizar a alimentação das raízes com calcinita, que é despejada sob a raiz em cada cova. Se o verão for bastante quente, dilua 1 g de nitrato em 5 litros de água e despeje debaixo do arbusto. Este curativo de cobertura podridão é adequado para plantas de estufa. É importante lembrar a regra principal - antes de usar qualquer medicamento, os arbustos precisam ser regados abundantemente com água limpa, o que permitirá que os nutrientes sejam absorvidos muito mais rapidamente.
Às vezes, os iniciantes cometem o erro de atrapalhar o equilíbrio do potássio e do cálcio, por isso é necessário calcular as proporções corretamente para que a planta receba a quantidade necessária de um e do segundo elemento. Você pode seguir esta proporção - cálcio - 1,0, potássio - 0,7. No entanto, você não pode se alimentar no mesmo dia, alternando nitrato de cálcio e potássio.
Se você estudou as condições do solo e constatou falta de cálcio, use nitrato de calcário, uma solução de cloreto de cálcio, que é preparada com o cálculo de 4 g por balde de água e aplicada 2 vezes por semana. Uma boa mistura é considerada "Fertivante", assim como o medicamento "Fitosporina-M", que é pulverizado na planta.
Além disso, este medicamento é necessário para combater infecções fúngicas e bacterianas. Basta usar uma colher de sopa por litro de água e borrifar cerca de 200 ml em cada arbusto.
Os especialistas recomendam "Gumfield" e "Calcifol 25", este último é oferecido na forma de pó, em que uma quarta parte é cálcio. Não há cloretos e nitratos neste fertilizante, por isso não é tóxico, o que é uma grande vantagem.Para preparar uma solução, basta tomar de 2 a 5 g do medicamento e diluir em um litro de água. O tratamento é realizado pulverizando as folhas em até 5 vezes.
Para aumentar a mobilidade do cálcio, é recomendado o uso de boro, que está contido no fertilizante Brexil Ca. Você precisa processar os arbustos a cada 2 semanas, depois de regar a planta abundantemente. Resumindo, deve-se notar que as drogas que são capazes de derrotar a podridão de topo incluem produtos que contêm cloreto de cálcio, boro e superfosfato.
Remédios populares
Não devemos esquecer que existem muitas receitas folclóricas que são utilizadas pelos jardineiros, pois são bastante eficazes. Se os tomates já se formaram nos arbustos e você não deseja recorrer ao uso de produtos químicos, pode considerar opções alternativas. No entanto, esses recursos só vão ajudar no estágio inicial da doença, o que faz com que seja necessário inspecionar os arbustos para detectar os primeiros sinais de podridão.
Um dos ingredientes mais usados como fertilizante são as cinzas, ou melhor, sua decocção. Peneire cerca de 300 g, despeje um litro de água e ferva por um quarto de hora. Esta solução é filtrada e colocada em um balde de 10 litros de água. O fertilizante precisa ser pulverizado em cada arbusto da planta, e após alguns minutos começará a absorver o elemento desejado.
Os remédios populares incluem cascas de ovo, que são misturadas com cinzas de madeira e adicionadas aos buracos durante o plantio de arbustos. Contém muito potássio, cálcio e fósforo, tão necessários para o desenvolvimento das frutas.
Quando se trata de podridão bacteriana, é melhor usar o líquido de tratamento Bordeaux. O remédio para os tomates pode ser o cloreto de cálcio, que pode ser encontrado em qualquer farmácia. Uma ampola de 5 ml é dissolvida em 5 litros de água e as plantas são pulverizadas com o líquido resultante. Esta é uma maneira fácil e segura de melhorar a saúde de seus tomates.
Se você já ouviu falar que o bicarbonato de sódio comum pode ajudar a lidar com a podridão, esta afirmação não está correta. Jardineiros experientes ressaltam que não há cálcio na fórmula desse produto, de que a planta tanto precisa, portanto, é melhor usar as opções anteriores para combater a doença.
Medidas de prevenção
Você aprendeu sobre a podridão apical, a causa do problema e como lidar com ela, mas pode evitar todas essas consequências se realizar tarefas simples. A prevenção é um método produtivo de combate a várias doenças. Se você já se deparou com podridão antes, por que não tomar cuidado para que ela não reapareça.
- Para isso, é aconselhável monitorar o estado do solo, verificar se está bem úmido, não deixar secar, mas também não exagerar na rega. Os especialistas recomendam fazer isso a cada 5 dias à noite ou de manhã cedo, quando o sol não está forte.
- Após a rega, é importante soltar o solo sob cada arbusto. É necessário cobrir o solo para evitar que resseque.
- Forneça boa ventilação na estufa onde os tomates estão crescendo.
- Para uma boa colheita, é importante remover as ervas daninhas, aplicar fertilizantes minerais e fertilizar.
- Depois de colher os tomates dos canteiros, é necessário retirar os resíduos, cavar o solo para que as pragas que nele ficam congeladas.
- Para dar soltura ao solo, jardineiros experientes semeiam adubo verde, que tem um efeito benéfico em sua estrutura.
Como você pode ver, existem várias regras, cuja observância permitirá que você proteja as plantas de várias doenças e faça você se orgulhar de uma rica colheita de frutas saudáveis.
O comentário foi enviado com sucesso.