Como é a podridão cinzenta das rosas e como lidar com isso?

Contente
  1. Descrição
  2. Medidas de controle
  3. Profilaxia

As rosas são muito suscetíveis a doenças como a podridão cinzenta. Como identificá-lo e como lidar com isso, descreveremos a seguir.

Descrição

A podridão cinzenta das rosas é uma das variedades de doenças causadas pelo fungo botrytis. Será difícil confundir esta doença com qualquer outra, pois seus sintomas são muito específicos. Em primeiro lugar, essa doença ataca plantas jovens e enfraquecidas. Inicialmente, ela se manifesta nos botões, depois afeta as folhas, caule e pedicelo e, por fim, o sistema radicular, após o qual a planta vai morrer.

Este fungo se parece com pequenas manchas de cor marrom, que gradualmente começam a aumentar de tamanho. Depois disso, cerca de uma semana depois, uma placa acinzentada começa a aparecer com uma "penugem" quase imperceptível, que representa esporos de fungos. Além disso, em locais de placa, corpos negros ovais são formados. Esses corpos são escleródios, em que o fungo hiberna em uma flor ou no solo.

A razão para o aparecimento da podridão cinzenta é a alta umidade e aumentos bruscos de temperatura. Chuva, nevoeiro, bem como plantas bem plantadas - tudo isso cria as condições mais favoráveis ​​para o desenvolvimento ativo da doença.

Na maioria das vezes, a doença começa a aparecer nas rosas no final do verão. Se a doença não for tratada imediatamente, será difícil se livrar dela no futuro. No inverno, estando coberto junto com as plantas, o fungo pode causar a morte de absolutamente todas as plantações.

Medidas de controle

Tendo notado os primeiros sinais de um fungo, é preciso tentar se livrar dele literalmente de imediato, o tratamento da planta não pode ser atrasado. Em primeiro lugar, é necessário eliminar as pétalas e folhagens afetadas, e é aconselhável capturar as que estão ao lado delas, mas por fora podem parecer saudáveis. Isso é necessário para evitar a propagação e o desenvolvimento do fungo.

Em nenhum caso todas as peças removidas devem ser deixadas no local próximo às plantas, caso contrário este procedimento não faz sentido. Eles devem ser eliminados para evitar a propagação da doença.

Depois disso, as roseiras devem ser cuidadosamente tratadas com agentes fungicidas. Além disso, é aconselhável não só borrifar a planta com medicamentos, mas também regá-la. Muito provavelmente, todo o processo de processamento terá que ser repetido várias vezes mais, especialmente se a doença já foi iniciada.

Note que é necessário agir de acordo com as instruções, que se encontram na embalagem do medicamento. Caso contrário, você corre o risco de agravar o estado de suas plantas.

A lista dos remédios mais eficazes que podem combater a podridão cinzenta inclui:

  • Fundazol;
  • "Phytodoctor";
  • "Gamair";
  • Fitosporin-M;
  • "Euparen-multi";
  • Alirin-B;
  • "Trocar".

Na luta contra a podridão cinzenta, remédios populares preparados de forma independente em casa também são usados ​​ativamente. Os residentes de verão mais eficazes consideram vários tipos de tinturas, que são geralmente preparadas com rabo de cavalo, alho, mostarda, permanganato de potássio, refrigerante ou sabão em pó. Sua grande vantagem, em contraste com os medicamentos agroquímicos especiais, é o baixo custo e a alta compatibilidade ambiental.

mas é importante notar que sua eficácia é várias vezes menor do que os mesmos fundos adquiridos. Portanto, se você deseja manter suas roseiras lindas e intactas, não é altamente recomendável economizar no tratamento.

Métodos alternativos são mais usados ​​para fins profiláticos ou como um complemento para preparações agroquímicas.

Profilaxia

Para prevenir o aparecimento da podridão cinzenta e consequentemente não combater esta doença, recomenda-se seguir certas medidas de prevenção do fungo.

  • Inicialmente, deve-se falar sobre o plantio de rosas. Os arbustos não devem ser colocados muito próximos uns dos outros. Por conta disso, o fungo, caso ocorra, será muitas vezes mais fácil de se deslocar para outra planta.
  • Ao plantar plantas, tente escolher áreas que possam ser bem ventiladas.
  • Não plante uvas, repolho, morangos e tomates perto de roseiras. Essas plantas também são muito suscetíveis a doenças fúngicas e podem infectar flores facilmente.
  • Preste atenção na alimentação de suas plantações. Os fertilizantes devem conter sais de manganês, pois ajudam a fortalecer as plantas e torná-las mais resistentes a vários tipos de doenças.
  • Processe suas plantas periodicamente com medicamentos e remédios populares. Isso ajudará a prevenir o aparecimento de fungos, mas você não deve exagerar com a frequência de processamento.
  • Remova os galhos mortos regularmente, pois eles podem espalhar doenças. Deixar os restos de plantas velhas ou afetadas no jardim também não deve ser.
  • Preste atenção à escolha das variedades de rosas. Tente adquirir e plantar aqueles que são altamente resistentes a várias doenças. Ao mesmo tempo, se você não tem certeza de que o material da semente para plantio está exatamente saudável ou se apresenta danos perceptíveis, não deve arriscar e plantá-lo.
  • Monitore a umidade do solo também. Não é necessário inundar a planta com grande quantidade de água, mas também não é necessário permitir a seca.

Todas essas medidas não são demoradas. Porém, ao observá-las, você pode preservar a beleza e a saúde de suas rosas por muito tempo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário