O que é podridão de plantas e como tratá-la?
A podridão é uma doença comum em plantas que pode ser causada por fungos e bactérias. Se um representante da flora for atacado por esta doença, partes de sua planta amolecerão e se decomporão. Devido à influência de patógenos, a substância intercelular da célula vegetal sofre, após o que suas paredes e membranas.
Apodrecimento do sistema radicular
A podridão do sistema radicular provoca o aparecimento de manchas marrons, bem como o apodrecimento das partes lateral e central do sistema radicular. Essa enfermidade é causada por microrganismos de natureza patogênica, que podem permanecer no solo ou nos restos das plantas. Os patógenos do solo incluem os agentes causadores de fusarium, verticillus, esclerocial branco, cinza, requeima e podridão bacteriana.
A penetração da infecção nas raízes ocorre por danos mecânicos ou no processo de plantio do material infectado.
Fusarium
O principal perigo da podridão fusarium é a possibilidade do fungo entrar nos vasos com o seu enchimento e movimento subsequentes para a folhagem e caules. Na vegetação herbácea, a podridão provoca o apodrecimento do sistema radicular, bem como a morte de suas partículas terrestres. Como consequência, pode-se observar a murcha traqueomicótica, que se manifesta na impossibilidade de os nutrientes chegarem às folhas e brotos em crescimento.
Se a planta for atacada pela doença de Fusarium, alguns elementos da vegetação serão afetados inesperadamente. Além disso, toda a cultura pode murchar e secar rapidamente. No sistema radicular afetado, as nervuras principais da folhagem, há uma floração fúngica branca.
Requeima
Atualmente, os jardineiros observam que a podridão da requeima se desenvolve nos morangos. Muitas vezes, a doença é importada com material de plantio importado. Em um representante doente da flora, começa um período de murcha, a folhagem fica coberta de manchas pretas, o pecíolo escurece. A área de tecido afetada é coberta por micélio fúngico, que é especialmente visível a olho nu após o período de inverno.
cinza
Em particular, a podridão cinzenta afeta os pontos de crescimento das plantas, hastes, folhas, frutos em crescimento. Há casos em que grandes plantações de vegetação morrem dessa doença. Depois que a neve derrete, corpos pretos de cogumelos frutíferos podem ser vistos na cultura. Se as plantações forem engrossadas, não só os arbustos de morango, mas também as groselhas, groselhas, roseiras, rosas podem sofrer de podridão cinzenta.
O agente causador desse tipo de podridão é um patógeno de baixa temperatura, caracterizado pela atividade de desenvolvimento sob a neve.
Por causa dessa enfermidade, mudas de árvores e arbustos são fortemente afetadas pela podridão cinzenta no viveiro, especialmente com plantações densas e um alto fundo patogênico no solo.
Periférico
A podridão periférica também é chamada de podridão do bumbum. Esta doença arbórea se manifesta pelo fato de que sob a casca da raiz e a base do tronco se forma toda uma rede de cordões pretos achatados. Se apodrecimento periférico aparecer na vegetação lenhosa, isso trará muitos problemas para a cultura.
O que afeta o tronco e as folhas?
A podridão é muito perigosa para as partes externas da vegetação. Pode causar danos tremendos à cultura, pois se espalha e infecta rapidamente as plantas vizinhas no jardim. Os motivos pelos quais os troncos e as folhas são atacados pela podridão apical podem ser diferentes, já que são causados não só por fungos, mas também por infecção.
Vamos listar os principais tipos da doença.
- Podridão causada por fungo tinder. Um ovário de cogumelo que se fixou no poste de uma árvore é o primeiro sinal de uma doença. Se uma doença for detectada em uma cultura, o jardineiro deve tomar medidas imediatas para eliminá-la.
- Cinza. Além das raízes, essa doença pode afetar os brotos de arbustos e folhagens após o inverno. Muitas vezes, a podridão cinzenta ataca framboesas e groselhas. Nas folhas, a doença se manifesta por perda de elasticidade, além do aparecimento de manchas marrons.
- Podridão não infecciosa. Esta doença é causada pela poda inadequada de árvores. A doença apical se manifesta pelo fato de o corte não fechado ficar molhado e colapsar sob a influência da precipitação atmosférica. Esses troncos apodrecem sem a participação de fungos e microrganismos.
- Doença penicilosa. A podridão deste tipo geralmente ataca os vinhedos, sua manifestação principal é o aparecimento de uma cobertura azul ou verde no caule em forma de acúmulo de esporos de fungos.
- Encolhimento do tronco. A doença atinge flores, folhagens, troncos jovens após o final do período de inverno. Se o jardineiro não tomar medidas emergenciais para salvar a cultura, a doença destruirá toda a árvore e também infectará as plantações vizinhas.
Podridão de fruta
Os frutos das plantas não têm muitas doenças, mas a podridão freqüentemente os afeta. Esta infecção bacteriana é uma doença comum de peras, ameixas, cerejas, ameixas cereja, macieiras e pode ser encontrada em uma horta. A podridão dos frutos é considerada um pesadelo para todo jardineiro, pois, levando em consideração a descrição do desenvolvimento da infecção, podemos concluir que é muito perigosa.
A origem da doença são os frutos afetados pela podridão branca, preta e marrom, que ficavam pendurados na árvore. A moniliose se manifesta pelo aparecimento de uma mancha vermelha, que aumenta de tamanho a cada dia. Como resultado, a fruta fica completamente marrom e inutilizável. Além do escurecimento, formam-se nos frutos almofadas amarelo-claras. Essas formações têm cerca de 3 mm de diâmetro.
A maçã e a pera apodrecem 3-5 dias após a infecção. Se a fruta não for destruída, ela começará a espalhar esporos que causam doenças dentro de 8 a 10 dias.
A moniliose é terrível porque pode destruir não apenas a colheita da árvore, mas também a do armazenamento.
Outra doença terrível da fruta é chamada de esclerotinia (ou podridão branca). Normalmente, a doença afeta uvas, morangos, cebolas, alho, pepinos, pimentões, tomates, girassóis, repolho e muitas outras plantas. Este fungo freqüentemente aparece em estufas e viveiros, pois prefere má ventilação e alta umidade. A esclerotinia se manifesta por murcha da copa da cultura, apodrecimento da área das raízes, descoloração da folhagem e aguado dos frutos, que ficam cobertos de flor.
A infecção das culturas com podridão branca é realizada através do solo. A doença pode progredir a uma temperatura ambiente de 12-15 graus acima de zero. Além disso, a doença se manifesta em alta umidade, bem como uma queda brusca de temperatura.
As principais formas de lutar
Todo jardineiro deve saber o que fazer se apodrecer aparecer em abobrinhas, plantas de repolho, batatas aneladas, alho, girassóis, pimentões em uma estufa ou em uma área aberta.
Nesse caso, vale pensar não só no tratamento, mas também nas medidas preventivas:
- compre material de plantio apenas em um local confiável;
- observar medidas agrotécnicas;
- cuidar das plantas corretamente e em tempo hábil;
- despeje o líquido bordeaux duas vezes por temporada.
As plantas podem ser tratadas de diferentes maneiras. Uma vez que a podridão cinzenta geralmente se manifesta em frutas que não são armazenadas adequadamente, os especialistas recomendam pulverizar o ambiente com desinfetantes. Para salvar a cultura da podridão negra, será necessário destruir os restos da flora afetada, desinfetar a semente antes de plantá-la e lembrar também de observar a rotação de culturas.
Além disso, acredita-se que seja aconselhável alimentar as plantações com permanganato de potássio.
Você pode combater a podridão branca mantendo a temperatura e a umidade corretas. Um espécime doente deve ser imediatamente destruído, bem como desinfecção térmica ou química do solo. Se a cultura sofre de apodrecimento das raízes, o solo é removido ao redor e turfa ou serragem fresca é derramada. A vegetação severamente afetada do local é eliminada borrifando as raízes com carvão.
Para combater a podridão, também são usados produtos químicos, nitrato de cálcio e outros compostos. Os fungicidas podem ter efeitos profiláticos e curativos. Eles podem conter componentes orgânicos e inorgânicos. Eles podem não apenas conservar as sementes, mas também regar a vegetação adulta. Entre os meios mais eficazes estão "Consento", "Abiga-pico", "Acrobat", "Baylon" e outros.
A podridão em plantações de horticultura e horticultura é um problema real que pode trazer muitos problemas para uma pessoa e arruinar a colheita. O resultado da luta depende da gravidade da doença. Se você iniciar a luta contra a podridão aos primeiros sintomas de sua manifestação, poderá obter um resultado positivo rápido.
O comentário foi enviado com sucesso.