O que é a podridão da uva e como lidar com isso?

Contente
  1. Descrição e tipos
  2. Fatores contribuintes
  3. Os principais sinais
  4. Como tratar?
  5. Prevenção
  6. Variedades resistentes

A uva, como qualquer outra planta, é suscetível a doenças, entre as quais se destaca o apodrecimento. Não é considerada uma doença comum, mas se o jardineiro a encontrou pelo menos uma vez, é preciso muito esforço para removê-la. Neste artigo, veremos os tipos de podridão e como tratá-la.

Descrição e tipos

A doença é causada pela ocorrência dos fungos picnidianos Phoma reniformis e Phoma uvicola. A doença pode destruir quase toda a plantação, não só os cachos e as vinhas frutíferas são afetadas, mas também os brotos completamente. Existem vários tipos de podridão. O mais comum entre as frutas é a podridão cinzenta. É perigoso para todas as plantações no jardim. Uvas doentes não podem ser exportadas e armazenadas. Sem tratamento, ele pode morrer completamente.

A podridão cinzenta é visível imediatamente na fruta na forma de manchas roxas que se espalham por todo o pincel. Em seguida, começa a morrer quando uma flor cinza suja aparece nas bagas, que se parece com veludo.

Se o fungo aparecer antes de os frutos amadurecerem, mesmo nas inflorescências, eles secam antes de terem tempo de amarrar. Devido a esta doença, o sabor da baga é bastante reduzido.

A podridão negra é muito perigosa, os vinhedos que crescem perto de corpos d'água são suscetíveis à doença. Essa podridão surge devido a danos mecânicos ao tronco ou frutos. Especialmente perigosos são os danos recebidos ao anoitecer ou com uma queda na umidade e na temperatura. As partes inferiores do arbusto são suscetíveis à doença. Os sinais externos da doença aparecem em maio-junho. A podridão branca afeta a cultura em 50%, ela pode ser identificada pela cor clara da casca, que acaba virando marrom-azulada. Todo o pincel é coberto com uma camada de veludo. O fruto infectado fica inutilizável, perde o sabor doce e torna-se amargo, depois de um tempo os pincéis secam e caem. As variedades de uvas com casca fina são suscetíveis à infecção de podridão ácida. Durante o período de maturação, os cachos maduros mais suculentos podem ter a aparência de mosca da fruta.

O inseto não só se alimenta da polpa da uva, mas também cria um ambiente para a ocorrência de infecções fúngicas. Os sintomas da doença podem ser observados na forma como o fruto se deteriora, tornando-se coberto por manchas marrom-avermelhadas, de onde exala um cheiro ácido de vinagre. A podridão do Aspergillus destrói a colheita quase completamente. Todos os cachos de uvas são suscetíveis ao fungo. A doença também é perigosa para outras plantas saudáveis. No início, os cachos das uvas ficam mais brilhantes, depois adquirem uma cor escura. Os frutos encolhem e depois racham, transformando-se em uma massa marrom-azulada. A podridão radicular também é uma doença fúngica, uma característica desse tipo de doença é que possui vários patógenos. Esses são fungos causadores de doenças de uma ordem diferente. O fungo penetra sob a casca ou videira da uva, depois no tronco e soluciona completamente a madeira. Em uma planta doente, o tronco fica marrom.

Fatores contribuintes

A principal razão para o aparecimento de podridão é a umidade excessiva, que vem das chuvas prolongadas ou da rega excessiva. O segundo fator importante é a temperatura ambiente que acompanha o fungo. Devido à saturação excessiva com a umidade, a baga incha e racha. É comido por vespas e outras pragas de jardim, que contribuem para a reprodução do ambiente patogênico.

Graças a eles, o fungo patogênico entra na baga na forma de esporos ou micélio. Devido à umidade e às condições climáticas, ele cresce na planta e se espalha para outras pessoas. As manifestações externas da doença indicam a taxa de disseminação do fungo nos tecidos.

Via de regra, esses sinais são visíveis já no final da doença, quando a esporulação já começou. É nesta fase que a planta se torna uma fonte de infecção.

Os principais sinais

Os sintomas dos danos causados ​​pela podridão dependem da variedade da uva. As principais manifestações são as manchas e a podridão dos bagos, que não são típicas das uvas sãs. Devido ao desenvolvimento de patógenos, eles amolecem, se desintegram e se transformam em uma massa pastosa de várias cores. Por exemplo, devido à podridão cinzenta, os frutos são primeiro cobertos com manchas castanhas e as folhas com uma flor cinzenta, depois secam completamente. Se a doença começou quando as uvas já amadureceram, elas ficam cobertas de manchas escuras, que depois ficam marrons.

Os sinais de podridão branca são flores brancas nas bagas afetadas, que diminuem de tamanho, e as folhas também infeccionam e escurecem com o tempo, depois secam. Às vezes, essas manchas aparecem nos brotos. Se você sentir um cheiro azedo pungente de uvas e observar a presença de um grande número de mosquitos ou vespas, este é um sinal característico da cultura da podridão azeda. Na podridão das raízes, o primeiro sinal do curso da doença é que na parte inferior do arbusto as folhas ficam pequenas e amareladas, não há frutificação. O fungo morre se a seca começar, mas quando a umidade entra, ela começa a crescer novamente dentro das raízes das uvas. Em 2-3 anos, você pode perder uma planta saudável.

Como tratar?

Drogas

  • Para o tratamento de qualquer tipo de podridão, as preparações químicas são as mais eficazes. O "Topaz" é um fungicida sistêmico contra todos os tipos de podridão, bem como contra doenças fúngicas. Pode ser usado tanto para fins profiláticos quanto terapêuticos. Graças à substância ativa penconazol, a reprodução do fungo é interrompida, bloqueando a reprodução dos esporos. O agente é pulverizado sobre um arbusto de uva, graças ao qual seus componentes penetram rapidamente nos tecidos da planta. Ele não tem medo de quedas de temperatura ou precipitação prolongada. Durante a profilaxia, a planta fica protegida por 8 semanas e, para fins medicinais, seu efeito dura até 14 dias. A droga é absolutamente segura para humanos e abelhas.
  • O fungicida Paracelsus pode ser usado para combater o apodrecimento da videira para salvar a planta. Este medicamento de contato sistêmico universal é usado não só para o tratamento, mas também para a prevenção da doença. O principal ingrediente ativo da droga é o flutriafol, que combate a doença de forma sistêmica e de contato. Ao interagir com um fitopatógeno, a droga interrompe a síntese da parede celular do fungo e interrompe o crescimento do micélio, e durante a evaporação é criada uma espécie de nuvem ao redor da cultura tratada, que protege a planta do meio ambiente. O produto é absorvido pelos tecidos da uva meia hora após a pulverização e é distribuído uniformemente em todas as suas partes, incluindo os novos brotos. "Paracelsus" é resistente à chuva e irrigação. Mantém a planta de fungos e micróbios patogênicos por 45 dias. O produto interage bem com outros pesticidas.
  • Fungicite "Buzzer" tem pronunciadas propriedades protetoras que ajudam não só a prevenir a doença, mas também a se livrar de sua manifestação. Ele contém fluazinam, que atua sobre o patógeno de duas maneiras. Ele inibe a troca de energia nas células do patógeno, interrompe a germinação dos esporos e sua atividade vital. Para iniciar a ação do medicamento, basta pulverizá-lo na planta. Dentro de 7 a 14 dias, ele estará protegido contra podridão e fungos patogênicos.

A droga prevalece de forma significativa sobre as demais, uma vez que não causa dependência e resistência em cepas do patógeno. O produto não tem efeito fitotóxico.

Remédios populares

No combate ao apodrecimento, também é possível usar métodos populares que só surtem efeito nos estágios iniciais e na prevenção da doença. A pulverização pode ser feita com manganês e refrigerante. O manganês é adicionado a um balde de água para dar-lhe uma leve cor rosa. 70 g de refrigerante são adicionados à mesma solução. O produto acabado é usado para tratar um arbusto de uva em clima seco e ensolarado.

Além disso, para evitar a ocorrência de podridão, são utilizadas bactérias de ácido láctico. Para fazer isso, pegue o soro de leite e dilua em água 1: 2. A planta é tratada com a solução acabada. A infusão de alho também é usada para combater doenças. Para isso, o alho de 100 g é infundido em 10 litros de água por um dia e, em seguida, o arbusto é tratado com uma solução pronta.

Prevenção

Para evitar o aparecimento da doença, é necessário realizar medidas preventivas oportunas e regulares. A principal condição para o crescimento saudável das uvas é a poda oportuna, que melhora a troca de ar e o acesso à luz. Não deve haver ervas daninhas ao redor das raízes do arbusto. Se ocorreu uma lesão, é necessário descartar as folhas doentes e os frutos afetados.

Como medida preventiva, trate o arbusto de uva com sulfato de cobre ou outro preparado contendo cobre, especialmente se for um verão chuvoso ou se já passou granizo. Se você fertilizar suas uvas, selecione as preparações corretamente, não adicione fertilizantes orgânicos. A rega deve ser feita com moderação e em conjunto com a soltura do solo. O uso de fertilizantes de nitrogênio melhora a imunidade das plantas.

Variedades resistentes

A resistência das uvas ao apodrecimento é demonstrada pelas variedades tintas, que contêm alguns compostos que suprimem o fungo. Quanto mais espessa a casca da baga, menos suscetível a infecções. As variedades ácidas de frutas vermelhas são menos afetadas por esta doença. Portanto, quanto menos açúcar no fruto, menor o risco de adoecer. Quanto menor for a densidade de um cacho de uva, melhor é ventilado e disponível à luz, portanto, é menos suscetível a danos pelo fungo da uva.

As mais resistentes à podridão são as seguintes variedades de uvas: Riesling, Cardinal, Cabernet Sauvignon, Rkatsiteli e Merlot, Chardonnay.

Veja abaixo para mais detalhes.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário