Tudo sobre apodrecimento em pimentas
A pimenta é uma cultura bastante caprichosa e exigente, que muitas vezes precisa de cuidados extras. Para obter uma boa colheita, as plantas em todos os estágios de desenvolvimento devem ser protegidas de doenças que podem afetá-las.
Como lidar com a podridão do vértice?
Uma dessas doenças é a podridão de topo. O desenvolvimento desta doença pode ser facilitado por:
- falta de cálcio no solo;
- clima quente;
- falta de alimentação balanceada;
- rara rega de plantas ou mudanças repentinas na umidade;
- danos às raízes durante o cultivo do solo.
A infecção dos arbustos com esta doença é evidenciada por manchas marrons secas nos pimentões, que com o tempo podem cobrir a maior parte dos frutos. Depois disso, eles param de crescer.
Percebendo que apodrecimento apareceu nas camas, você deve começar imediatamente a resolver este problema. Existem vários produtos químicos populares que podem ser usados neste caso.
- Fitosporin. Esse remédio pode retardar a disseminação ativa da doença. Para atingir o resultado desejado, basta processar os pimentões com uma solução composta por 10 litros de água e 1,5 colheres de sopa. eu. preparação, 1-2 vezes.
- Nitrato de cálcio. Em um balde de água, dilua ½ xícara de nitrato de cálcio e use a solução resultante para pulverizar os arbustos. Para consolidar o resultado, o procedimento deve ser repetido após 7 dias.
- Superfosfato. Na maioria das vezes, esse agente anti-apodrecimento é usado para tratar plantas em estufas. Para preparar a solução, você precisará levar 1 litro de água para ferver e, em seguida, despejar 5 colheres de sopa nele. eu. medicamento. Então você precisa tirar 200 mililitros da mistura, coloque em um balde de água e mexa tudo bem. O produto acabado deve ser usado para pulverizar plantas. Você pode tratar pimentas com este remédio em qualquer estágio do desenvolvimento dos arbustos.
Além disso, remédios populares são usados para combater a podridão de topo.
- Infusão de farinha de osso. Para prepará-lo, você precisará derramar 50 gramas deste produto com 1 litro de água fervida. Depois disso, a mistura deve ser bem mexida e deixada em infusão por 7 dias em local aquecido. Após esse tempo, a solução deve ser misturada com 40 litros de água e, em seguida, iniciar a pulverização.
- Mistura de leite. Para preparar a solução, um litro de leite deve ser diluído em um balde de água morna. Deve ser usado na fase inicial de desenvolvimento da planta. Pulverize os pimentões com a solução resultante uma vez a cada 7 dias. Para se livrar da doença, basta realizar 2 a 3 procedimentos.
- Solução de giz. É preparado a partir de 2 colheres de sopa de giz e 1 litro de água morna. A solução é usada para regar arbustos doentes. O uso deste produto pode curar plantas jovens e adultas.
Existem várias variedades de pimentão que são resistentes ao apodrecimento.
Se você escolher um deles para plantar, pode esquecer os problemas associados a essa doença.
O surgimento e tratamento da podridão cinzenta
Na maioria das vezes, a podridão cinzenta afeta pimentas que crescem em estufas. No entanto, durante a estação chuvosa, também pode infectar arbustos que crescem em canteiros abertos. Afinal, o principal motivo do desenvolvimento da doença é a alta umidade. A propagação ativa da doença ocorre quando a temperatura do ar está acima de 20 graus.
Os primeiros sinais de mofo cinza são fáceis de detectar. Manchas marrons irregulares aparecem nas plantas.Em seguida, eles ficam cobertos por uma flor cinza-esbranquiçada, que começa a escurecer com o tempo.
Nos estágios iniciais, você pode se livrar da podridão cinzenta usando cinzas de madeira. Com este produto, é necessário processar a camada de raízes da terra ao redor dos pimentões. No entanto, se as plantas forem mais gravemente afetadas, considere o uso de fungicidas.
Você pode borrifar pimentas com drogas como Fundazol ou Trichodermin.
Outra podridão de pimentão
Existem outros tipos de podridão que podem atacar as pimentas.
Bacteriana
Esta doença afeta as plantas em verões quentes e chuvosos. Existem vários tipos principais desta doença.
- Mancha bacteriana negra afeta mudas de pimentas e arbustos adultos. Os sinais da doença são pequenas manchas pretas nas folhas, que crescem com o tempo. Depois de algum tempo, a folhagem começa a cair dos arbustos afetados. Para proteger as pimentas dessa doença, as sementes devem ser desinfetadas antes do plantio no solo. Os arbustos adultos podem ser tratados com um medicamento como o Fitolavin. É eficaz e seguro para plantas e humanos.
- Podridão bacteriana mole afeta as plantas com a mesma freqüência. Manifesta-se sob a forma de pequenas manchas aquosas deprimidas na superfície dos pimentos, que aumentam com o tempo. Para prevenir o aparecimento de tal doença, é imperativo conservar o material das sementes, bem como desinfetar o solo. Para o tratamento de plantas adultas, são utilizadas preparações químicas, por exemplo, "Fitosporina".
- Murcha ou verticilose É outra doença bacteriana que afeta pimentas. Logo no início da doença, as folhas começam a ficar pálidas. Portanto, os jardineiros costumam confundir esse sintoma com falta de nitrogênio. Porém, depois de um tempo, as folhas começam a mudar de forma e os frutos ficam menores e deformados. Após 5-7 dias, as plantas secam completamente. Infelizmente, esta doença não pode ser tratada. Portanto, quando aparecem os primeiros sinais da doença, os pimentões devem ser queimados imediatamente e o solo ao redor dos arbustos deve ser desinfetado.
Branco
Esta doença fúngica também é conhecida como esclerócio. Na maioria das vezes, afeta pimentas que são cultivadas em estufas, porque sempre há alta temperatura e alta umidade. Nos primeiros dias da doença, uma flor branca aparece no tronco da planta na zona da raiz. Em seguida, começa a engrossar e escurecer gradualmente. Com o tempo, as folhas também ficam cobertas por uma densa floração branca.
Em caso de podridão branca, todas as partes infectadas do pimentão devem ser removidas. O restante das plantas precisará ser tratado com fungicidas que contenham cobre. Estes incluem medicamentos como Fundazol ou Radomil. Para os jardineiros que preferem combater esta doença com métodos populares, podemos recomendar uma solução composta por 1,5 litros de soro de leite, 3,5 litros de água morna e meia colher de chá de sulfato de cobre.
Prevenção
Para enfrentar esses problemas com menos frequência, os jardineiros devem cumprir certas regras ao cultivar pimentas.
- As plantas devem ser plantadas em solo leve e nutritivo. O terreno ao redor dos arbustos deve ser constantemente afrouxado. As ervas daninhas perto de arbustos devem ser removidas. Também é necessário se livrar do excesso de folhas para que não retiram a umidade e os nutrientes do solo.
- Antes de plantar as pimentas, o solo pode ser corrigido. Para fazer isso, adicione uma colher de sopa de farinha de dolomita ou a mesma quantidade de giz a 1 balde de terra. Recomenda-se desinfetar as sementes antes do plantio. A maneira mais fácil de fazer isso é tratando-os com uma solução de permanganato de potássio ou estimulantes de crescimento.
- É imprescindível observar o regime de temperatura. Em estufas, a temperatura não deve ser superior a +22 graus e abaixo de +17 graus.
- Os arbustos precisam ser regados regularmente. Ao mesmo tempo, eles não devem ser derramados para evitar a deterioração da raiz. Quando esfriar, a quantidade de rega deve ser reduzida.
- A fim de reter a umidade no solo por mais tempo, ele deve ser coberto com cobertura morta. Você pode usar palha, serragem podre, grama seca ou composto como cobertura morta.
- Se as plantas forem cultivadas em estufa, recomenda-se ventilar o ambiente regularmente. Isso deve ser feito de manhã e à noite.
- As pimentas devem receber sempre a quantidade correta de fertilizante para serem fortes e resistentes a todas as doenças. Você pode usar alimentação de raiz e foliar.
Ao aderir a essas medidas preventivas e ao examinar regularmente as plantas, você pode salvar sua cultura de doenças graves.
Você pode descobrir o que fazer quando a podridão de pimenta aparece no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.