Qual a aparência do apodrecimento em morangos e como lidar com isso?
A podridão branca, cinza e preta nos morangos é bastante comum e as medidas de combate devem ser aplicadas durante a frutificação e após a colheita. A prevenção bem organizada pode proteger as plantas, mas não dá 100% de garantia - às vezes é mais fácil plantar variedades resistentes a doenças. Se forem detectados sinais de podridão da raiz e danos às bagas, você terá que usar preparações especiais para o processamento.
Descrição das espécies
Os sinais de podridão nos morangos são difíceis de ignorar. Com uma lesão nos bagos, surge uma placa específica, os sinais da doença tornam-se cada vez mais pronunciados com o tempo. Os morangos não parecem apetitosos, amadurecem ainda mais e não devem ser comidos. Vale a pena falar com mais detalhes sobre que tipos de derrota existem.
- Podridão branca. Seu sinal é o aparecimento de uma penugem leve específica na superfície da fruta. Embaixo dela, há vestígios de podridão. As folhas ficam pálidas, ressecam e começam a morrer quando a umidade aumenta. Você não pode comer frutas.
- Podridão cinzenta. Na doença, todo o arbusto fica coberto por penugem de um tom específico de grafite que, ao ser tocado, libera esporos de fungos. Os frutos mudam de forma, as folhas e os ovários secam. Na ausência de ajuda, a planta morre rapidamente.
- Podridão negra. Ela se manifesta como uma fruta marrom e morango. As próprias bagas tornam-se aquosas, cobertas por uma flor incolor, que se torna preta com o tempo.
- Podridão endurecida de requeima. Quando afetada por esta doença, a planta desenvolve manchas marrons específicas nos frutos: escuros nos maduros e claros nos verdes. Os caules gradualmente adquirem uma tonalidade marrom, morrem. No interior, as bagas tornam-se mais ásperas e têm um sabor amargo.
- Podridão radicular ou rizoctonia. Morangos param de crescer brotos subterrâneos. O arbusto fica gradualmente preto, suas partes individuais morrem. As folhas na parte inferior da planta adquirem uma tonalidade marrom.
Qualquer que seja a origem da doença, qualquer dano aos frutos e raízes é um perigo sério. Quaisquer alterações não podem ser ignoradas, caso contrário você pode ficar sem uma cultura, assim como colocar outras culturas em risco de contaminação.
Causas de ocorrência
A principal fonte de qualquer tipo de podridão nos morangos são os fungos. Cada tipo de doença tem seu próprio patógeno. Por exemplo, podridão coriácea causada por Phytophthora cactorum - um cogumelo que se reproduz ativamente em uma temperatura ambiente de +10 a +25 graus em condições de alta umidade. Ele representa o principal perigo nos períodos de primavera e outono.
A podridão das raízes é causada por outro agente infeccioso, o fungo Rhizopus nigricans Ehrend. Afeta bagas danificadas, é mais ativo no calor extremo. O fungo é altamente contactável, pode ser transportado em sapatos e ferramentas de jardim e entrar no solo com água. Suas rotas de distribuição também afetam o ambiente aéreo e, às vezes, os insetos são a fonte de infecção.
A podridão cinzenta dos morangos ocorre na primavera e no verão, durante os períodos de alta umidade. Os esporos do fungo Botrytis cinerea Pers são transportados pelo ar, podem atingir os bagos com gotas de água durante a irrigação ou precipitação. Estações com chuvas fortes são especialmente perigosas.
Algumas doenças fúngicas só se desenvolvem quando o próprio jardineiro cria condições favoráveis para isso. Por exemplo, a podridão branca é causada por Whetzelinia sclerotiorum. Ela se manifesta com regas muito abundantes, superlotação de plantações.
As plantas são afetadas durante o período de maturação da cultura.
Medidas de controle
Existem certas regras para lidar com a podridão do morango de forma rápida e eficiente. Todos os medicamentos que podem ser usados para processar uma baga de jardim, se ela estiver doente, são divididos em biológicos e químicos. O primeiro grupo auxilia no combate ao fungo durante a frutificação, não prejudica o sabor da fruta, é desprovido de efeito cumulativo. É possível se livrar da podridão após a colheita com preparações químicas à base de enxofre, sulfato de cobre. Esses métodos de processamento e tratamento dos arbustos são mais difíceis, mas evitam a reinfestação.
O tratamento com agentes biológicos pode ser feito quando aparecem ovários, na presença de bagas. É comum tratar os morangos com a aplicação superficial do medicamento. Com a podridão da raiz, você terá que regar na base. Em todos os outros casos, será suficiente pulverizar os arbustos. Tratamentos repetidos podem ser necessários para salvar as plantas.
As formas de se livrar da podridão dos morangos são bastante variadas.
Você também pode lidar com as primeiras manifestações da doença com remédios populares. Isso inclui regar a zona da raiz com uma solução forte de permanganato de potássio. Depois disso, você também deve usar "Fitosporin" para restaurar a microflora útil.
Durante a frutificação
Durante o período de frutificação, não se pode usar medicamentos que se acumulam nas bagas por muito tempo. Aqui, as preparações biológicas serão mais eficazes, destruindo microorganismos patogênicos, substituindo-os por microflora útil. Com a ajuda deles, é possível dar proteção total às plantas sem prejudicar seu paladar. Produtos biológicos eficazes contra diferentes tipos de podridão são bem conhecidos por muitos jardineiros.
Isso inclui as seguintes composições.
- Fitosporin. Medicamento microbiológico que atua imediatamente desde o momento da aplicação. À venda, apresenta-se sob a forma de suspensão, pó ou pasta solúvel em água. O agente suprime o desenvolvimento da microflora patogênica, não é tóxico, retém suas propriedades quando congelado e aquecido. As frutas são completamente seguras para comer, mesmo no dia do processamento.
- "Integrante". Produto biológico adequado para o tratamento de arbustos durante o período vegetativo. A composição inclui microorganismos benéficos, humanos. A ferramenta não altera o sabor, o tempo de amadurecimento da fruta.
- "Vegetação Sporobacterin". O produto contém esporos de microrganismos benéficos, está disponível em embalagem de 10 g, o que é suficiente para a reabilitação de 200 arbustos. Adequado para tratamento profilático e tratamento de doenças fúngicas.
Também contra certos tipos de podridão, preparações como "Trichodermin", "Trichoderma", "Trichophyte", contendo um ingrediente ativo comum, são eficazes. Eles podem ser produzidos na forma de suspensão, pó ou comprimido.
Depois da colheita
Entre os fundos que devem ser usados no início da primavera ou no final do outono, após a colheita, podem ser distinguidos os seguintes produtos químicos.
- Teldor. É aplicado por pulverização com a solução preparada, forma um filme na superfície da chapa. O efeito protetor dura 14 dias, mesmo com chuvas fortes. Três vezes o processamento é mostrado durante a estação: durante a formação da roseta, após a brotação e no final da colheita.
- Horus. Preparado fungicida de longa duração, não pode ser usado na fase de formação do ovário. O produto químico é eficaz mesmo em climas frios, adequado para processamento no início da primavera e no final do outono.
- Mistura de bordeaux. É aplicado na concentração de 3% no final da frutificação ou antes da floração.
Nem todos os tipos de podridão podem ser removidos com sucesso. Danos na raiz requerem a destruição completa das plantações. Os arbustos estão queimados.O espaço restante é desinfetado com uma solução forte de permanganato de potássio. Recomenda-se reprocessá-lo na primavera.
Profilaxia
Você pode salvar arbustos de morango de danos causados por diferentes tipos de podridão se seguir certas recomendações. O transplante regular ajudará a proteger as plantas. Seu tempo e frequência são determinados exclusivamente pela variedade. Não plante morangos no solo onde as batatas costumavam crescer.
Medidas preventivas básicas.
- Manter uma distância suficiente entre os pousos.
- Boa ventilação e iluminação das plantas.
- Cobertura do solo sob variedades com uma posição baixa de frutos.
- Use folhas pretas ou linho para manter a freqüência de plantio.
- Siga as recomendações para a frequência de rega para uma variedade particular.
- Remoção oportuna de ervas daninhas.
- Inspeção periódica de arbustos, remoção de brotos afetados, folhas, bagas.
- Seleção cuidadosa do material de plantio.
- Alimentar as plantas com manganês na zona das raízes, reduzindo o volume de fertilizantes orgânicos e de nitrogênio.
- Roçada de massa verde no outono. Essas medidas eliminarão doenças e parasitas. Recomenda-se cortar no início do outono, para que a planta tenha tempo de se recuperar antes da primeira neve.
No caso da podridão radicular, a principal medida preventiva é o preparo preliminar do solo. "Trichodermin" ou "Gamair" ajudará a destruir os esporos dos cogumelos.
Além disso, será útil verificar as mudas antes de plantar no solo. É importante inspecionar o sistema radicular das plantas ao comprar para ter certeza de que está saudável e bem desenvolvido.
Variedades resistentes
Existem várias variedades de morangos resistentes a fungos. Entre eles estão os seguintes.
- Talka. Variedade voltada para o plantio na Região da Terra Preta e na Região Centro. Frutos em bagas de tamanho médio, amadurecem precocemente e proporcionam alto rendimento.
- "Início denso". Uma variedade popular da seleção da Crimeia. Difere em boa produtividade, amadurece precocemente, resistente a muitas doenças.
- "Leningrado tarde". Uma variedade com uma longa história de cultivo bem-sucedido no noroeste da Rússia. A variedade é hidratante, com frutos grandes, frutifica em abundância.
- "Elvira". Variedade de origem holandesa, caracterizada pela frutificação precoce. Adequado para cultivo em condições de poucas horas de luz do dia.
- "Maravilhoso". Variedade produtiva com formato de baga oblongo, criada na URSS. Despretensioso, pode ser cultivado em estufa ou campo aberto, os arbustos são altos, com pedúnculos poderosos, capazes de autopolinização.
- "Genebra". Uma variedade remanescente criada por criadores americanos. Difere em frutificação abundante e de longa duração, arbustos de pequena altura. Ao crescer, a cobertura do solo é necessária. A massa de bagas chega a 50 g.
- "Festival Camomila". Uma variedade criada em 1992. É caracterizada por um arbusto de até 20 cm de tamanho com uma densa cabeça folhosa e até 15 pedúnculos. Os rebentos são poderosos, bem desenvolvidos, não se dobram com o peso dos bagos. Os frutos são grandes, podem atingir o peso de 40 g.
A seleção correta das variedades de morango é especialmente importante ao cultivar em regiões úmidas. É aqui que as doenças fúngicas das plantas se desenvolvem de maneira especialmente ativa.
O vídeo a seguir contará a você o que é a podridão cinzenta dos morangos e como lidar com ela.
O comentário foi enviado com sucesso.