Por que a cebola apodrece no jardim e como consertar?
Muitos residentes de verão enfrentam problemas como cebolas podres no jardim. Sobre por que isso acontece, o que fazer com doenças que causam o apodrecimento da planta e como as plantações podem ser processadas, contaremos a seguir.
Razões possíveis
Cuidado impróprio
O cuidado adequado é úmido para qualquer planta. Isso inclui irrigação, alimentação oportuna e conformidade com as regras de rotação de culturas. Se alguma dessas coisas for problemática, pode fazer com que a cebola apodreça.
Portanto, regar em excesso pode causar um problema semelhante. É necessário controlar com cuidado a quantidade de água, caso contrário, está repleto de desenvolvimento de doenças fúngicas, que causam o apodrecimento. O alagamento do solo também pode ocorrer devido a chuvas fortes e frequentes. Nesse caso, é necessário o uso de drenagem, que pode ser argila expandida ou areia grossa. Isso ajudará a eliminar o excesso de fluido.
Outro problema são os fertilizantes, ou seja, seu excesso. Isso diz respeito ao nitrogênio. Este é um elemento necessário, com o qual a planta precisa ser alimentada ainda nos estágios iniciais de seu desenvolvimento, porém, mais adiante perde seu significado para ela. Se o nitrogênio estiver na composição da alimentação das cebolas adultas e se acumular no solo, isso contribui gradualmente para o amolecimento e o apodrecimento do bulbo.
Se falamos sobre a rotação de cultura correta, estamos falando sobre o local de plantio da planta.
Se você plantar cebolas nas mesmas áreas todos os anos, com o tempo, microrganismos patogênicos e parasitas começarão a se acumular no solo. No futuro, eles atacam ativamente as plantas, destruindo-as e causando o apodrecimento. Além disso, a falta de rotação de culturas está repleta de esgotamento do solo. As cebolas começam a faltar nutrientes, o que subsequentemente causa apodrecimento.
Pragas
Uma das pragas que podem causar o apodrecimento da cebola é a mosca da cebola. Este parasita é ativo no verão, tem 8 milímetros de comprimento e uma cor cinza claro. Em muitos aspectos, o inseto se parece com uma mosca comum. Devido aos ataques deste inseto, a cebola começa a crescer mais devagar, observa-se o amarelecimento nas penas, murcham e ressecam. Da própria cebola, você pode sentir um aroma forte e desagradável: ela começa a apodrecer.
Outra praga são os nematóides do caule e do bulbo. São pequenos vermes que se encontram no solo. Devido aos seus ataques, a cebola começa a desenvolver-se mais lentamente, as penas, os caules e o sistema radicular começam a amolecer e a apodrecer. Estes parasitas têm uma vitalidade elevada, começam a manifestar a sua atividade principalmente em climas quentes e solos alagados.
Não há métodos específicos para tratar uma planta desse inseto prejudicial, então é melhor tentar evitar seu aparecimento removendo regularmente as ervas daninhas e observando as regras de rotação de culturas.
O gorgulho é outro inseto nocivo que afeta negativamente as plantações. Este parasita tem um corpo negro e forte, com cerca de 3 milímetros de comprimento. É necessário livrar-se dele o mais cedo possível. No início, ele simplesmente ataca a folhagem da cebola, depois de 2 semanas o inseto se move para mais perto do solo para botar os ovos ali.
As cebolas são freqüentemente atacadas por um inseto como o comedor de raízes. É um inseto parasita cujas larvas se desenvolvem no interior dos bulbos. Este parasita põe ovos no solo, enquanto as larvas se movem dentro do bulbo através do sistema radicular.Lá eles comem as entranhas da plantação, o que leva ao seu apodrecimento e morte. A cebola apodrecida pode ser notada pelo amarelecimento e murcha de sua parte externa. Para eliminar um inseto nocivo, você pode usar inseticidas e tratamento com preparações especiais.
Combater a doença
Fusarium
A podridão de Fusarium é uma doença fúngica comum, que deve ser tratada mesmo nos estágios iniciais de seu desenvolvimento. Com esta doença, a cebola fica amarela, as suas folhas morrem e ficam deformadas. A planta começa a crescer várias vezes mais devagar, as raízes mudam de cor para marrom e começam a apodrecer. A cebola começa a murchar rapidamente e os filamentos de micélio podem ser encontrados em suas cabeças na área do fundo.
Esta doença ocorre principalmente devido ao calor e a uma grande quantidade de umidade. Além disso, a mosca da cebola também pode infectar uma plantação. Para prevenir a doença do fusarium, é necessário aquecer o sevka, e também tratá-lo com preparações especiais, por exemplo, "Fitosporin" e cultivar cebolas em áreas frescas.
Podridão cervical
Esta doença é específica do bulbo. Ocorre durante o período de armazenamento da cebola, porém, a derrota ocorre justamente durante chuvas fortes. Com esta doença, o bulbo apodrece completamente. O processo de decadência começa no pescoço, então suas escamas amolecem, que mudam de cor para cinza.
Para evitar esta doença, é necessário armazenar adequadamente a cebola, bem como seguir as regras de rotação de culturas e processar as sementes da planta com meios especiais. Combater a doença quando ela já atingiu as lâmpadas é inútil.
Podridão bacteriana
Esta doença também é chamada de "podridão úmida". Ele começa a se ativar e se espalhar pela planta devido à abundância de umidade, e as altas temperaturas apenas contribuem para sua atividade. Esta doença pode se manifestar não só durante o crescimento da planta, mas também durante seu armazenamento.
Nos estágios iniciais da doença, formam-se na folhagem pequenas manchas de formas variadas, de coloração serosa ou marrom-escura. Com o tempo, eles começam a crescer e as folhas ficam mais macias.
Esta doença também pode começar nas raízes e flores da plantação. Nesse caso, o bulbo simplesmente apodrecerá, o que será acompanhado por um aroma forte e desagradável. Para evitar o aparecimento desta doença, é necessário dedicar tempo à limpeza de qualidade dos canteiros após a colheita final e observar a rotação de culturas de forma correta.
Peronosporose
Esta doença também é freqüentemente chamada de míldio. A razão para isso é que os sintomas da peronosporose e do oídio são muito semelhantes nos primeiros estágios. A princípio, uma flor serosa começa a aparecer nas penas da cebola, após a qual a folhagem começa a se deformar, escurecer e secar. A própria planta enfraquece significativamente, razão pela qual morre logo depois. A doença está se desenvolvendo ativamente e rapidamente se manifesta nos leitos remanescentes.
Para salvar a planta nos estágios iniciais do desenvolvimento da doença, pode-se recorrer ao uso de remédios populares. Nesses casos, as soluções feitas à base de dente-de-leão, urtiga e outras ervas daninhas são perfeitas. As plantas são pulverizadas com eles para fins preventivos. Essas soluções não só serão capazes de proteger sua planta de doenças, mas também servir como um bom alimento para elas.
Se a doença estiver em um estágio avançado, você não poderá prescindir do uso de drogas especiais, pois os remédios populares em tais casos serão inúteis. O remédio mais eficaz na luta contra o orvalho falso é Ridomil Gold.
De outros
Outra doença das cebolas é a podridão branca. Nos primeiros estágios de desenvolvimento, o murchamento e o ressecamento das penas da cebola são característicos, logo é possível notar a formação de uma flor branca nos bulbos. Uma doença pode aparecer devido ao clima frio e à umidade excessiva.Para proteger a planta desta doença, é necessário retirar os restos das plantas do ano passado dos canteiros, aplicar fertilizantes, para os quais as misturas em tanques também são adequadas. Além disso, o alagamento do solo não deve ser permitido.
Ocorre em cebolas e alternaria. Com o aparecimento da doença, aparecem manchas esbranquiçadas nas penas da cebola, que com o tempo crescem e aumentam de tamanho. A cor das folhas muda para marrom, elas começam a secar. Se neste momento a planta for regada em grandes quantidades, permitindo o excesso de umidade, então uma flor cinza-escura começará a aparecer nas penas.
A aspergilose é outra doença fúngica comum. Ocorre com mais frequência em bulbos verdes que foram removidos do jardim muito cedo. Com esta doença, as lâmpadas amolecem visivelmente, e uma camada de poeira aparece sob sua "camisa".
Muitas vezes você pode encontrar ferrugem em cebolas. Quando uma doença ocorre nas penas da cebola, você pode notar o aparecimento e a propagação de pontos avermelhados, que em muitos aspectos se assemelham à ferrugem. Com o curso e o desenvolvimento da doença, eles começam a ficar pretos e secos.
Para evitar o aparecimento da doença, é necessário seguir as regras de rotação de culturas, para evitar umidade elevada. Se ocorrer uma doença, é necessário eliminar as plantações afetadas o mais rápido possível para que a doença não se espalhe.
Medidas de prevenção
Medidas preventivas podem prevenir o desenvolvimento de doenças fúngicas e insetos nocivos. Inicialmente, o arco deve ser bem cuidado. Isso requer inspecionar regularmente as penas da cebola em busca de infestações ou pragas, limpar ervas daninhas, soltar o solo e controlar a umidade do solo, evitando o excesso de água. Também é necessário abastecer as plantas com a quantidade necessária de fertilizantes, realizando alimentação de raízes e foliar. Mas para permitir uma superabundância de nutrientes ou, inversamente, uma deficiência, caso contrário, há o risco de a cebola começar a apodrecer.
Também é necessário seguir as regras de rotação de culturas, mudando periodicamente o local de cultivo da cebola, e antes de plantar as plantas, tratar as sementes. Além disso, para efeito de prevenção, é necessário tratar periodicamente as plantas com soluções especiais feitas de acordo com as receitas populares.
O comentário foi enviado com sucesso.