Como é a podridão da raiz e como se livrar dela?

Contente
  1. O que é isso?
  2. Como tratar?
  3. Medidas de prevenção

A podridão radicular é uma doença que afeta as plantas. Pode ser encontrada em berinjelas, beterrabas, alho, trigo, ervilhas, morangos, cereais e outros tipos de culturas. Mudas e vegetação adulta sofrem com isso.

O que é isso?

Esta doença também é chamada de "perna preta". Isso leva à morte da ponta dos principais rizomas. O pescoço com raízes adventícias fica preto, o que leva ao adelgaçamento do tecido, formação de numerosas constrições. Uma flor de branco ou rosa aparece nas áreas afetadas.

O crescimento das plantas adultas pára, surge o amarelecimento nas folhas, murcham, os rebentos secam, as verduras e os frutos assentados esfarelam-se.

Quando removidos do solo da cultura hortícola afetada, seus rizomas caem do caule. A podridão da raiz freqüentemente leva à morte das plantas.

O alagamento prolongado do solo leva à infecção. A podridão impede que o oxigênio chegue aos rizomas, a planta enfraquece e morre. A doença se desenvolve devido à irrigação com água fria, plantio de safras em solo insuficientemente aquecido, flutuações bruscas de temperatura.

A podridão pode atacar a vegetação saudável quando a irrigação normal é restaurada. Nesses casos, a infecção é causada por fungos patogênicos do solo. Eles não se fazem sentir por muito tempo. Mesmo um único alagamento do solo pode ser a razão para a multiplicação da "perna preta". Às vezes, as sementes são a fonte da doença.

Como tratar?

Para o tratamento da podridão das raízes de morangos, melões, melancias e outras culturas, utilizam-se preparações químicas e biológicas. O sulfato de cobre tem se mostrado bem na luta contra esse flagelo. O principal é cultivar adequadamente a terra para obter o efeito máximo.

Produtos biológicos contra o apodrecimento são um dos remédios mais eficazes. Lutar contra a "perna preta" não é fácil, mas é possível derrotá-la.

Para o tratamento das plantas utilizadas:

  1. verde brilhante;

  2. "Metronidazol";

  3. "Glyocladin";

  4. comprimidos de fungicida.

Jardineiros experientes sabem como é a podridão da raiz e o que fazer para matá-la.

As sementes são tratadas com fungicida, o solo é irrigado, as plantas são pulverizadas. Para eliminar a podridão das raízes, é feita uma solução: 3 ml do medicamento são dissolvidos em 2 litros de líquido. Durante a temporada, são usados ​​de 4 a 5 vezes. O último tratamento deve ser realizado o mais tardar 20 dias antes da colheita.

Eficaz na luta contra a podridão radicular "Fundazol", que é um fungicida sistêmico de contato. Eles são tratados com sementes e pulverizados com vegetação vegetativa. Os bulbos de flores são imersos em uma solução e mantidos por 3-4 horas. Para 2 litros de líquido, são necessários 10 g do medicamento.

Tubérculos de batata e outros vegetais são tratados com uma solução fungicida. Neste caso, 10 g do medicamento são dissolvidos em 0,5 L de líquido. A folhagem e o solo são tratados duas vezes com uma solução com uma concentração de 0,1%.

Também é possível destruir a podridão radicular com a ajuda do preparado "Maxim-M". É necessária uma ampola para um litro de líquido. A substância preparada deve ser usada dentro de 24 horas. As plantas são pulverizadas ou regadas com uma solução.

"Glyocladin" é uma preparação biológica em comprimidos. Não precisa ser dissolvido em água primeiro. Durante a colheita das mudas, os tabletes são aplicados no solo. Isso também pode ser feito ao replantar a vegetação em um local permanente.

Outra droga em comprimidos de Alirin-B. Para 10 litros de líquido, são necessários 2 comprimidos.O processamento é realizado três vezes com intervalo semanal.

O produto biológico "Trichodermin" é usado para terapia vegetal na fase inicial de doenças. Pode ser em suspensão ou na consistência pulverulenta.

As plantas são irrigadas ou pulverizadas, 5 g do produto são dissolvidos em 1 litro de líquido.

Métodos populares

Para combater a podridão negra, métodos populares também são usados.

Para desinfetar o solo, uma solução de permanganato de potássio é usada. O tratamento foliar é realizado com solução de consistência de 3%. Para irrigação de mudas, utiliza-se solução de 0,2%.

As áreas danificadas nas hastes na área próxima às raízes são polvilhadas com carvão ou cinzas.

Além dos fungicidas, nos primeiros sintomas de infecção, as hortaliças recebem "ajuda de emergência", removendo as partes infectadas - caules ou rizomas. As plantas doentes são desenterradas e submetidas a um exame minucioso. Se os rizomas estiverem encharcados e escurecidos, a planta não sobreviverá.

Se a grande maioria das raízes for firme e saudável, elas são bem enxaguadas com água. Depois disso, raízes podres, folhagens com brotos são cortadas. É necessário remover também as partes superiores dos caules saudáveis ​​- isso é necessário para equilibrar a parte localizada acima do solo com raízes reduzidas. As culturas são transplantadas para um novo solo e colocadas em uma área sombreada. Irrigue cuidadosamente após a planta criar raízes em um novo local.

Se o solo estiver muito úmido, aumenta o risco de desenvolvimento de fungos, pois a umidade é a principal causa de seu aparecimento. O problema pode ser resolvido adicionando cascalho ao solo. Isso aumenta a permeabilidade do solo.

Muitos agentes especiais são usados ​​para destruir o fungo. Basta visitar uma loja que vende produtos de jardinagem e aconselhar-se sobre o assunto. O vendedor dirá como usar fungicidas de maneira adequada. Mas primeiro você precisa estabelecer corretamente o tipo de praga que infectou os rizomas da planta. Pode ser necessário enviar amostras de raízes para o laboratório. Nem todos os tipos de fungos são curáveis.

Medidas de prevenção

A principal medida preventiva é o controle do nível de umidade e temperatura do solo.

As mudas devem ser plantadas em solo solto que permita a boa passagem do ar. A opção ideal é uma mistura de grama com húmus e uma mistura de areia de rio ou turfa decomposta.

Para regar as mudas, use água morna, cuja temperatura é de pelo menos 20 graus. Irrigue enquanto a camada superficial do solo seca.

Aos primeiros sintomas de uma doença de plantas isoladas, remova-as dos canteiros para que o problema não se espalhe. Você precisa remover um pouco de terra de cima, adicionar turfa com areia seca e serragem.

No caso de flores de interior, devem ser plantadas em recipientes que possuam orifícios de drenagem.

Na fase de cultivo de hortaliças e plantas ornamentais das anuais, observe a rotação de culturas. Isso evitará o acúmulo de fungos no solo, provocando o desenvolvimento de infecções.

Evite a irrigação excessiva das plantas, preste atenção ao acúmulo de água.

No outono, controle e verifique os rizomas das culturas ornamentais; se um fungo for encontrado, desenterre os espécimes afetados.

Antes de iniciar o plantio, avalie o nível de umidade do solo e, se necessário, tome medidas.

Ao escolher plantas para plantio, dê preferência a espécimes menos suscetíveis a danos causados ​​pela podridão radicular. Cuide com antecedência da permeabilidade à umidade da terra, desenterre os canteiros antes de plantar as mudas e adicione composto.

Analise a condição do local, se houver lugares úmidos, construa canteiros em uma colina e misture em solo bom.

O aparecimento de podridão nas raízes é provocado por uma variedade de fungos patogênicos. É importante não perder tempo e tomar medidas oportunas para que não destrua todas as plantas, se livre do infortúnio na fase inicial, utilizando vários métodos para isso.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário