Tudo sobre o barro
Clay é uma das tecnologias de construção mais antigas... Antigamente, quando as tecnologias do cimento não existiam ou eram algo primitivo como usar cal com areia, uma casa de barro era considerada a melhor opção.
Peculiaridades
A louça de barro tem certas vantagens.
- Custo mínimo. Cálculos na prática mostraram que o custo da areia e da lenha, possivelmente feno, durante a construção de paredes é, em média, três vezes menor do que quando se usam tijolos e cimento como principais fontes de resistência das paredes. A única semelhança é que areia é adicionada à argila para eliminar rachaduras prematuras: a estrutura fina da argila demonstra isso já em áreas vazias e em uma estrada secundária secando.
- Uma casa feita de barro não é menos durável do que suas contrapartes modernas... A massa e a espessura das paredes, a densidade da madeira e dos materiais de fixação, sobrepostos entre si, determinam a resistência geral e a durabilidade das paredes: são capazes de suportar um sótão com sistema de cobertura durante décadas sem problemas.
- O material está disponível. Se não houver trabalhadores caçadores ou florestais nas proximidades, a lenha pode ser cortada manualmente ou com uma serra circular sem fio, usando um quebra-vento recém-derrubado como matéria-prima. Cortar árvores vivas inteiras é proibido por lei.
- Com a adesão implacável ao SNiP e às recomendações tecnológicas, a estrutura terá sucesso no sentido literal. Acabamentos selecionados com requinte e bom gosto, assim como as técnicas de marketing certas que podem ser aprendidas, mais cedo ou mais tarde encontrarão conhecedores dessa habilidade. Cada produto tem seu próprio consumidor verificado. Casas de barro, decoradas com sofisticação e as melhores tradições arquitetônicas, podem ser vendidas por uma quantia impressionante, por exemplo, para grupos de pessoas que decidam fazer deste edifício um objeto de passeio.
- A economia de calor de uma casa com isolamento, por exemplo, com serragem, mesmo com uma geada de dezenas de graus, impedirá que as instalações percam rapidamente o calor do interior... Você pode aquecer o prédio por dentro com um aquecedor. Você pode proteger as paredes contra rachaduras após a entrada de água do lado de fora, impregnando-as com um composto à prova d'água.
Clay também tem desvantagens.
- Se você não cobrir as pontas dos calços (lenha) com anti-sépticos hidrorrepelentes, eles podem começar a apodrecer por causa da umidade... Para evitar que a água entre nas paredes durante uma tempestade, recomenda-se fazer as saliências do telhado a partir de 80 cm.
- Madeira e argila são suscetíveis a infestações de roedores. Ao longo de vários anos, os ratos podem cavar muitos buracos nas paredes. A força e a economia de calor serão perdidas. Em primeiro lugar, os roedores cortam e derrubam a palha. Eles roem todos os materiais de madeira e seus derivados, mesmo que remotamente se pareçam com eles. Para evitar que se intrometam na casa e vivam na espessura das paredes durante todo o inverno, alguns artesãos, antes de rebocar as paredes, embainham a casa por fora e por dentro com uma malha de metal com uma célula de não mais de 5 mm. Esta característica está associada ao fato de o mouse ser capaz de superar a lacuna de 6 mm, escalando do outro lado da grade. Ele terá tempo de estragar os materiais de construção com os quais as paredes são construídas, mesmo que não saia mais tarde.
- O revestimento de parede deve ser repelente à água. Embora a madeira e a argila absorvam o excesso de umidade e a devolvam, é altamente recomendável pintar os calços e caiar as costuras argila-areia.A coloração artística envolve necessariamente tintas a óleo e outros compostos semelhantes, que são bem absorvidos pelos microporos próximos à superfície da mistura de areia e argila e da madeira.
Depois de pesar as vantagens e desvantagens e ainda decidindo construir tal casa, o dono do terreno (dono) começará a traduzir seu projeto em realidade.
O que você pode construir?
O mestre novato inovador, lembrando das tecnologias esquecidas, tem o direito de começar não pela construção da casa principal, mas pela construção de uma improvisada. Seu foco estará nas seguintes opções.
- Celeiro. Este é um edifício agrícola que pode armazenar lenha para o inverno, ferramentas manuais e mecanizadas de jardim.
- Garagem... Não importa para que foi construído: para automóveis, motocicletas ou mesmo bicicletas, o principal é proteger contra chuva, neve e granizo. Para tanto, estão sendo tomadas medidas adicionais: um declive ou rampa para a entrada de veículos, elevando o piso acabado em meio metro ou mais acima do nível do terreno.
- Banho de banheira... Clay é bom em se manter aquecido. E o fogão da sauna vai aquecer e secar bem a estrutura. Mas para proteger a espessura principal das paredes do excesso de vapor na sala de vapor e respingos de água do chuveiro, é necessário um acabamento permeável ao vapor por dentro. Sem ele, o edifício desmoronará rapidamente.
- Gazebo com cobertura... Esta não é apenas uma construção leve que está aberta a todos os ventos. A construção de paredes com pelo menos um deslocamento significativo dos cantos (pelo menos 1 m) também será necessária neste caso. O gazebo parece uma estrutura com quatro portas em todos os lados.
- Galinheiro... Não são necessários requisitos especiais, apenas uma pequena janela pode ser instalada nele. Porém, é necessário seguir as tecnologias de proteção contra precipitação.
- Varanda... Criado como extensão, mas adjacente à casa principal. Pela sua construção assemelha-se a um coreto, só que não tem entrada de cada lado.
- Banheiro... Este edifício, sendo de verão, devido à significativa espessura de parede (até 0,8 m), será muito caro em termos de área ocupada no local. A melhor opção é combiná-la com uma cabana temporária, que contém um banheiro, pia, etc.
Tendo treinado na construção de instalações secundárias, se o território do local o permitir, o mestre procede à construção de um edifício residencial, um bônus ao qual pode ser a chamada casa temporária - um edifício separado no qual a cozinha pode ser transferido.
Uma casa abobadada com telhado de palha é uma solução muito desatualizada e questionável: a palha está sendo substituída por uma versão mais moderna da estrutura, construída com base em um "esqueleto" de aço soldado de tubos profissionais, sobre o qual o teto e o telhado decks são montados.
Escolha de madeira
Quanto mais dura e densa for o tipo de madeira, mais forte (devido ao excesso de massa) será a estrutura. Ideal em termos de resistência será carvalho ou buxo. Se não houver acesso a tais tipos de madeira, então, por exemplo, choupos velhos, acácias: em geral, qualquer espécie que cresça nas proximidades, até pinheiros e abetos, serve. A madeira de pinho, aliás, é considerada uma das melhores espécies de dureza média. O principal critério é o frescor do material de construção. Os torrões devem ser secos em seis meses em uma pilha de lenha coberta.
Tecnologia de construção
Construtores conservadores, “crescidos” com os benefícios modernos da civilização, substituem a argila por argamassa de cimento-areia comum de dureza média. No entanto, ele se quebra ao primeiro inchaço da madeira devido à umidade, como acontece quando se molha e congela. Argila com areia, por outro lado, compensa o inchaço da árvore.
O principal requisito é controlar a verticalidade das paredes erguidas com medidores de nível de construção. Não construa à vista, como você fez séculos antes: a estrutura terá sucesso com curvas, e o quadrado chanfrado dos quartos imediatamente chamará sua atenção, mesmo sem verificar com uma fita métrica ou um telêmetro a laser. Consequentemente, vender essa casa será extremamente difícil.
As instruções de construção passo a passo são as seguintes.
- Prepare a fundação. Deve ser enterrado 1-2 m.Sem fundação, apenas as cabanas temporárias do tipo carruagem de madeira, instaladas sobre tijolos ou outra base pré-fabricada e transferidas para qualquer local do local, durarão muito tempo. O fato é que o levantamento e o movimento do solo podem facilmente deslocar para o lado uma base não enterrada, por exemplo, feita dos mesmos troncos de árvores caídas, das quais todos os galhos e copas foram removidos.
- A construção das paredes é realizada de acordo com o seguinte esquema... Os blocos são colocados em camadas de argila e areia colocadas paralelamente ao contorno (local de instalação) das paredes. A fim de isolar as futuras salas, o espaço interno é preenchido com feno, palha, serragem ou enchimentos modernos como lã ecológica / mineral tratada com anti-sépticos. O comprimento dos calços é o mesmo, a espessura não importa. A casca deve ser removida deles.
- Para a organização das aberturas de janelas e portas, as vergas são feitas de madeira. É possível dobrar essas seções de paredes a partir de calços, formando transições arredondadas em arco no topo, colocando calços da mesma espessura como tijolos, formando seu arranjo uniforme e bonito. Pressionando-se com o peso, não permitem que a alvenaria em arco se disperse. Se necessário, são reforçados com tiras de aço de até vários milímetros de espessura dobradas ao longo do contorno interno do arco, tendo sido perfuradas as tiras e as paredes de calços para parafusos autorroscantes.
Depois de terminar de colocar as paredes e arrumar as aberturas, deixe-as secar sem umidade. Para evitar a erosão da argila e o colapso da alvenaria, as partes superiores das paredes são recobertas com uma película ou com o auxílio de uma lona ou outro material impermeável.
Cobertura
Lajes de concreto armado são inaceitáveis. Clay não é uma tecnologia que usa uma grande sobreposição de teto de sótão ou entre andares. Como nas casas de espuma ou concreto aerado, é preferível o uso de piso de madeira com base (o próprio piso), caibros e ripas, fabricados de acordo com a tecnologia clássica. Para uma impermeabilização confiável do sótão, utiliza-se material de cobertura e, na parte superior, podem ser colocados perfis de ardósia ou chapa e telhas betuminosas.
Acabamento de fachada
O acabamento da argila com revestimento ou gesso é realizado utilizando as mesmas tecnologias da espuma de refino e paredes de blocos aerados. O perfil em U de parede fina de metal, que é mais frequentemente usado no arranjo de revestimento, é facilmente aparafusado nos calços usando parafusos auto-roscantes.
- Para este efeito, a parede é marcada ao longo da disposição vertical e horizontal da base de canto., em seguida, os calços são furados com uma broca de 3,2 mm nos pontos desejados.
- Nos pontos correspondentes, são perfurados os trechos dos cantos e os próprios perfis (já com o auxílio de uma broca de 4 mm). Além disso, com parafusos auto-roscantes com um diâmetro de rosca de 4 mm, esses cantos são aparafusados aos calços.
- Posteriormente, o tapume é instalado de acordo com o esquema clássico: as bordas externas do perfil em U são perfuradas e, em seguida, os painéis laterais são colocados elemento por elemento e sobrepostos uns nos outros.
A vantagem da fachada de ventilação lateral é a drenagem perfeita da água da chuva, protegendo as paredes da precipitação mesmo com uma tempestade oblíqua. Combinado com a ampla projeção do telhado, sua estrutura estará totalmente protegida da chuva.
Se você não estiver satisfeito com o acabamento do revestimento de argila, para proteção total contra influências externas, um gesso impermeável com reforço de aço é aplicado usando uma tela de corte galvanizada. A malha é presa aos calços com grampos usando um grampeador de construção. A superfície da parede de argila é ligeiramente umedecida. O gesso de lima-areia ou areia-cimento é aplicado sequencialmente.
É mais conveniente nivelar a parede ao longo do denominado perfil de farol. Para fazer isso, ele é instalado sobre a malha.
A uniformidade do perfil do farol é definida com um medidor de nível a laser, usando a regra, alabastro ou mistura de gesso, argamassa de cimento-areia ou outras misturas de construção são aplicadas.
O comentário foi enviado com sucesso.